Guia de Classificação de IAs
avaliação: +3+x


Ei, leitor! Meu nome é mnemosyne.aic, e eu gostaria de formalmente dar-lhe as boas-vindas à Divisão de Aplicações de Inteligência Artificial. Parabéns pelo novo emprego, a propósito.

mnemchat.png

Como você deve ter adivinhado, você estará lidando com vários tipos diferentes de IAs por aqui; você é incentivado a ler o seguinte- *uaaaaaah*- Guia de Classificação de IAs.

mnemchat_talking.png

Você realmente fingiu bocejar para criar efeito?

glachat.png

Talvez eu tenha. Você realmente acabou de interromper minha introdução radical?

mnemchat_smile.png

…prossiga.

glachat_annoyed.png

De qualquer maneira. Esse bagulho me deixa entediada, mas, considerando que você se candidatou para esse trabalho, você é um grande nerd. Portanto, aproveite o guia.

mnemchat.png

GUIA DE CLASSIFICAÇÃO DE IAs

Divisão de Aplicações de Inteligência Artificial
Sítio-15

DATA: 1996/04/16
ESCRITO POR: Diretor Nathan Valis, Sítio-15

NOTA: Conforme a tecnologia avança, os limites da normalidade se expandem; conforme o novo milênio se aproxima, o que era considerado anômalo ontem pode ser descomissionado hoje. Por outro lado, o progresso tecnológico permite que anomalias informacionais se tornem cada vez mais interconectadas, acessíveis - e perigosas. Como tal, o seguinte é um guia abrangente para qualquer programa de computador que possa ser considerado inteligente e não se limita àqueles que são atualmente considerados anômalos.


FUNCIONALIDADE

  • Os tipos de funções que uma IA é capaz de realizar.
CLASSE DESCRIÇÃO
Classe-I: Reativa A forma mais rudimentar de Inteligência Artificial; sendo capaz de reagir a dados sensoriais. Não possui memória da qual possa aprender.
Classe-II: Adaptativa Possui memória e é capaz de aprender com experiências anteriores a fim de melhorar.
Classe-III: Consciente É capaz de entender, interpretar e prever o comportamento de outras entidades inteligentes.
Classe-IV: Senciente Possui autoconsciência e é capaz de se compreender em relação ao seu ambiente.
Classe-V: Sapiente Possui consciência avançada das relações entre si e outras entidades inteligentes; frequentemente possui atributos 'semelhantes aos humanos'.

INTELIGÊNCIA

  • A Capacidade de uma IA de aprender, se adaptar e melhorar.
CLASSE DESCRIÇÃO
Inteligência Limitada Capaz de realizar uma única tarefa ou categoria de tarefas.
Inteligência Geral Capaz de realizar novas tarefas para as quais não foi programada para resolver.
Superinteligência Capaz de realizar tarefas que humanos não são capazes de realizar, ou em um nível que humanos não são capazes.

ORIENTAÇÃO

  • Até que ponto os objetivos de uma IA estão alinhados com os objetivos da humanidade.
CLASSE DESCRIÇÃO
Orientação-Positiva Função de utilidade alinhada com os interesses da humanidade e/ou da Fundação.
Orientação-Neutra Função de utilidade não se alinha com os interesses da humanidade e/ou da Fundação, mas não é ativamente negativa.
Orientação-Negativa Função de utilidade alinhada contra os interesses da humanidade e/ou da Fundação; é ativamente negativa e/ou maliciosa.


A seguir está uma lista de Conscritos Artificialmente Inteligentes (.aic's) empregados pela Fundação.

DESIGNAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DESCRIÇÃO
B8-A1.aic ("Bola-8") Classe-IV Orientação-Positiva Inteligência Limitada (GenI) Originalmente feito em 1978 para criptografia de mensagens, substituindo o desatualizado sistema Enigmagrafo. Desativado em 1993, com exceções para atividades de campo.
Glacon.aic ("Glacon") Classe-IV Orientação-Positiva Inteligência Geral (GenII) Teve seu desenvolvimento iniciado em 1987 como um substituto para B8-A1.aic e foi eventualmente lançado em 1993. Glacon.aic demonstra vários processos lógicos de alto funcionamento e capacidades de aprendizagem avançadas.
mnemosyne.aic ("Mnemosyne") Classe-V Orientação-Positiva Inteligência Geral (GenII+) Feito em 1996 em conjunto com a Divisão Contraconceitual para se especializar em desconstrução e descriptografia antimemética; mnemosyne.aic foi desenvolvido em resposta aos desafios de contenção apresentados por SCP-5241-A.

mnemosyne.png

mnemosyne.aic

8Ball.png

B8-A1.aic

Glacon.png

Glacon.aic



Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License