Código de Conduta

Comportamento

  • Argumentos e Maturidade: Você pode questionar as ações de outros usuários e moderadores, com tanto que isso seja feito de modo calmo e maduro.
  • Postando: Não encha o site de artigos malfeitos, tanto traduzidos quanto originais. Se os moderadores disserem pra você relaxar ou parar de postar, ouça eles.
  • Comentários: Você pode comentar em qualquer artigo, contanto que você seja respeitoso(a) com os outros usuários. Na filial lusófona por ainda ser bem pequena, temos regras de comentário e crítica mais relaxadas que o site original. Isso não significa que comentários repetidos ou desnecessariamente longos são incentivados. De qualquer forma, o ideal é tentar comentar ou sobre a qualidade da tradução ou com crítica/opinião sobre o artigo original.
    • É aconselhado o uso de 'gavetas' para comentários extensos.
  • Votando: Você pode votar pelo motivo que quiser, contanto que seja baseado apenas no conteúdo do artigo. Não vote positivamente/negativamente baseado na sua opinião do autor, como um esforço em manipular a mediana, ou tentar ganhar concursos por atrição, já que isso é considerado votação maliciosa. Incentivar a avaliação de um artigo por razões além do próprio conteúdo é estritamente contra as regras.
  • Plágio: Você não deve plagiar o trabalho de outras pessoas. Plágio é copiar ou tomar uma grande quantidade de outra obra e apresentar como sua. Fazer isso resultará no artigo ser deletado e você receberá um aviso.
  • Usando imagens: Lembre-se, imagens incluídas no seu artigo precisam seguir as regras da nossa Política de Uso de Imagens. Você precisa incluir a fonte das suas imagens na página de discussão, e essa fonte precisa ser complacente com a nossa política de site e licença. Em caso de dúvidas, contate o time de licença (SCP English) ou os moderadores.
    • Esta regra também é válida para artigos com imagens feitas por você.
  • Fórum: Não faça postagens sem conteúdo ou excessivamente curtas o tempo todo (spam), não "upe" postagens (já que esses "ups" são essencialmente spam) e não responda a postagens com alguns meses sem atividade se você não está contribuindo substancialmente para a conversa.
    • Edite sua postagem antiga usando a função de "edit" abaixo da aba de "options" no canto direito de todo comentário.

Edição

Seja o artigo original ou traduzido, é explicitamente proibido fazer adições, modificações e remoções que afetem o conteúdo do texto sem a permissão explícita do(a) autor(a) do artigo.

Exceções são descritas a seguir:

  • Editando Seus Artigos: Você pode reverter edições dos seus próprios artigos como quiser. Por favor, não edite ou remova tags ou correções de tradução/gramática adicionados por membros da moderação durante revisões.
  • Editando Outros Artigos: Você pode fazer diferentes graus de edição, dependendo do tipo de artigo que quer editar:
    • Editando uma Tradução: Você pode fazer:

Porém, note que não é permitido remover as tags de revisão o e ⦿ caso você não seja membro da moderação1. Caso queira contribuir ativamente com revisões, leia esta página.

  • Editando um Artigo Original: Você pode fazer edições pequenas à gramática e ortográfica em artigos originais de outras pessoas. Edições maiores como inclusão de conteúdo próprio, reescrita e inserção de imagem precisam ser autorizadas pelo(a) autor(a) original e serão removidas se a mesma não for providenciada.

Sempre que editar um artigo (original ou traduzido) você deve deixar um comentário na seção de "Breve descrição das mudanças", para resumir o que mudou e facilitar o trabalho dos moderadores.

  • Registros Colaborativos: Você é livre a adicionar conteúdo para registros colaborativos abertos. Sempre adicione uma linha escrita + Experimentos em Português (ou uma adaptação apropriada do mesmo) antes da sua colaboração, ou, caso já esteja presente, bote-a no final da seção já criada. Páginas colaborativas são marcadas com "colaboração". Conteúdo de baixa qualidade será removido pelo dono da página(no caso de conteúdo original) ou moderadores. Não se encarregue de remover edições não-autorizadas ou ruins de nenhuma página.

Interagindo com Administradores/Moderadores

  • Pedidos da Moderação: Se um membro da moderação pedir que você mude algo sobre seu comportamento, ou pedir para você parar temporariamente de fazer certos tipos de postagem, por favor, ouça.
  • Discussões Finalizadas: Se um membro da moderação acabar uma discussão, acabou. Somos muito pacientes e compreensivos, mas não tente conseguir a palavra final; apenas pare.
  • Decisões da Moderação/Apelando: Respeite as decisões da moderação, mesmo que você discorde delas. Se você sentir que está sendo tratado(a) injustamente, apele a um membro diferente da moderação. Se a situação for dita justa, não continue a apelar a outros membros da moderação com esperança de receber uma resposta diferente.

Se você sentir que um usuário violou qualquer uma das regras nessa página, contate um membro da moderação.

Política de Banimento

A política normal para punir ofensivos é dividida assim:

  • Aviso informal por fórum
  • Aviso formal por mensagem privada
  • Revogação de associação com o site
  • Banimento (tempo a critério da administração)
  • Banimento permanente

Nota: Em casos de ofensas graves, como vandalismo, sockpuppetry,spam, trollagem óbvia ou participação com idade abaixo de 14 anos, o banimento permanente é aplicado sem passar por outras etapas.

Antes de ser banido, você geralmente vai ser avisado(a) a relaxar seu comportamento. Se um membro da moderação tiver que conversar com você sobre seu comportamento ou uma postagem da moderação no fórum administrativo for feita sobre seu comportamento e você ignorar, a moderação irá iniciar a fase de banimento.

Qualquer um e todos esses direitos, obrigações e punições são sujeitos a alteração, remoção ou adição após revisão pela moderação.