Código de Conduta

Comportamento

  • Argumentos e Maturidade: Você pode questionar as ações de outros usuários e moderadores, com tanto que isso seja feito de modo calmo e maduro.
  • Postando: Não encha o site de artigos malfeitos, tanto traduzidos quanto originais. Se os moderadores disserem pra você relaxar ou parar de postar, ouça eles.
  • Comentários: Você pode comentar em qualquer artigo, contanto que você seja respeitoso(a) com os outros usuários. Na filial brasileira, por ainda ser bem pequena, temos regras de comentário e crítica mais relaxadas que o site original. Isso não significa que comentários repetidos ou desnecessariamente longos são incentivados. De qualquer forma, o ideal é tentar comentar ou sobre a qualidade da tradução ou sobre crítica/opinião sobre o artigo original.
  • Votando: Você pode votar por qualquer motivo que quiser, contanto que seu motivo seja baseado apenas no conteúdo do artigo. Não vote positivamente/negativamente baseada na sua opinião do autor, um esforço em manipular a média ou tentar ganhar concursos por atrição, já que isso é considerado votação maliciosa. Incentivo a votação de um artigo por razões além do conteúdo é estritamente contra as regras.
  • Plágio: Você não deve plagiar o trabalho de outras pessoas. Plágio é copiar ou tomar uma grande quantidade de outro trabalho e apresentar como seu. Fazer isso resultará no artigo ser deletado.
  • Usando imagens: Lembre-se, imagens incluídas no seu artigo precisam seguir as regras da nossa Política de Uso de Imagens. Você precisa incluir a fonte das suas imagens na página de discussão, e essa fonte precisa ser complacente com a nossa política de site e licença. Em caso de dúvidas, contate o time de licença (SCP English) ou os moderadores.
    • Esta regra também é válida para artigos traduzidos e artigos originais com imagens feitas por você.
  • Fórum: Não faça postagens sem conteúdo ou excessivamente curtas o tempo todo (spam), não "upe" postagens (já que esses "ups" são essencialmente spam) e não responda a postagens com alguns meses sem atividade se você não está contribuindo substancialmente para a conversa.
    • Edite sua postagem antiga usando a função de "edit" abaixo da aba de "options" no canto direito de todo comentário.

Edição

  • Respondendo a Edições dos Seus Artigos: Você pode reverter edições aos seus próprios artigos como quiser. Por favor, não edite ou remova tags adicionados por membros da moderação.
  • Editando Outros Artigos: Você pode fazer diferentes graus de edição, dependendo do tipo de artigo que quer editar:
    • Editando uma Tradução: Você pode fazer:
      • edições de gramática
      • revisão(e adição) de trechos de tradução incorreta
      • conserto de links
      • edição de tags(faltando e presentes)
      • remoção de código que não segue o padrão de formatação do nosso wiki
      • dar crédito ao autor original, de acordo com a nossa Política de Licença

PORÉM, é altamente recomendado que, caso o autor da tradução seja um usuário ativo, você deixe um comentário na discussão da página informando o autor sobre tudo que houver de errado na tradução, para ajudá-lo a melhorar no futuro. SEMPRE que você julgar necessário editar o artigo de outra pessoa, deixe um comentário na seção de edição de "Breve descrição das mudanças", para resumir o que traduziu e facilitar o trabalho dos moderadores.

  • Editando um Artigo Original: Você pode fazer edições pequenas à gramática e ortográfica em artigos originais de outras pessoas. Edições maiores, inclusão de conteúdo próprio e reescrita precisam ser autorizadas pelo autor original. Sempre que fizer uma edição, deixe um comentário na seção de "Breve descrição das mudanças" na página de edição.
  • Registros Colaborativos: Você é livre a adicionar conteúdo para registros colaborativos abertos. Sempre adicione uma linha escrita + Experimentos em Português (ou uma adaptação apropriada do mesmo) antes da sua colaboração, ou, caso já esteja presente, bote-a na seção já criada. Páginas colaborativas são marcadas com "colaboração". Conteúdo fraco será removido pelo dono da página(no caso de conteúdo original) ou moderadores. Não se encarregue de remover edições não-autorizadas ou ruins de nenhuma página.

Interagindo com Administradores/Moderadores

  • Postagens Moderadoras: Este tipo de regulamento ainda não é presente na filial por falta de necessidade. Quando necessário, ele será criado.
  • Pedidos da Moderação: Se um membro da moderação pedir que você mude algo sobre seu comportamento, ou pedir para você parar temporariamente de fazer certos tipos de postagem, por favor, ouça.
  • Discussões Finalizadas: Se um membro da moderação acabar uma discussão, acabou. Somos muito pacientes e compreensivos, mas não tente conseguir a palavra final; apenas pare.
  • Decisões da Moderação/Apelando: Respeite as decisões da moderação, mesmo que você discorde delas. Se você sentir que está sendo tratado(a) injustamente, por favor, apele a um membro diferente da moderação. Se a situação for julgada justa, não continue a apelar a outros membros da moderação com esperança de receber uma resposta diferente.

Se você sentir que um usuário violou qualquer uma das regras nessa página, contate um membro da moderação.

Política de Banimento

A política normal para punir ofensivos é dividida assim:

  • Aviso
  • Banimento Curto (Geralmente 24h)
  • Banimento Longo (Geralmente 48h até uma semana)
  • Banimento permanente

Antes de ser banido, você geralmente vai ser avisado(a) a relaxar seu comportamento. Se um membro da moderação tiver que conversar com você sobre seu comportamento ou uma postagem da moderação for feita sobre seu comportamento e você ignorar, a moderação irá iniciar a fase de banimento.

O jeito mais comum de receber o banimento de 24h é violando uma das regras mencionadas acima. Violações adicionais resultam em banimentos mais longos. Banimento permanente instantâneo ("instaban") só é feito em situações onde vandalismo, assédio, sockpuppetry e trolagem são óbvias e severas.

Qualquer um e todos esses direitos, obrigações e punições são sujeitos a alteração, deletação ou adição após revisão da moderação.