AVISO: POR ORDEM DO CONSELHO LUSÓFONO DE DIRETORES
O arquivo que você está tentando acessar somente pode ser averiguado por indivíduos com credenciais Nível 4 ou superior. Indivíduos não autorizados que tentarem acessá-lo serão rastreados e posteriormente punidos.
4/047-PT NÍVEL 4/047-PTULTRA SECRETO |
![]() |
Item nº: SCP-047-PTClasse do Objeto: Keter |
Procedimentos Especiais de Contenção: O web rastreador FPF330PTA deve manter-se operante durante um período de 24 horas a fim de detectar a circulação de qualquer tipo de instância de SCP-047-PT em meios de comunicação, mídia ou rede social. Na eventualidade da detecção de uma das referidas instâncias, tal deverá ser o mais cedo possível removida do meio onde foi encontrada e posteriormente neutralizada. Os indivíduos responsáveis pela circulação das instâncias devem ser rastreados e capturados, se possível.
A Força-Tarefa-Móvel-PT-47-β ("Os Vigilantes") é designada para monitorar continuamente emissoras de TV em funcionamento. Caso alguma instância de SCP-047-PT seja detectada nesse meio, o já referido procedimento de remoção deverá ser executado.
Qualquer indivíduo que tenha sido exposto a uma instância de SCP-047-PT por um período superior à 7 segundos deverá ser tratado com amnésicos Classe-A e realocado para o Sítio PT47. Os afetados que não apresentarem uma melhora significativa em seu quadro de sintomas dentro de 2 meses deverão ser neutralizados. Aqueles que apresentarem melhora terão o Sítio PT47 como sua residência até que se descubra um modo de reverter permanentemente as consequências causadas pelas propriedades anômalas de SCP-047-PT.
Os referidos sujeitos deverão ser mantidos em celas de contenção humanoide devidamente equipadas com câmeras que possibilitem visualização completa de seu interior. Na ocorrência de um incidente envolvendo o indivíduo presente na cela, este deverá ser tratado assim que possível.
As celas de contenção deverão estar providas de mobílias adequadas à vivência humana e algum tipo de lazer solicitado que não possa ser infectado por SCP-047-PT. Os indivíduos devem semanalmente receber acompanhamento psicológico e médico.
Qualquer indivíduo identificado como membro de SCP-047-PT-1 deve ser realocado para o Setor-05 do Sítio PT47 e posteriormente interrogado. Membros de SCP-047-PT-1 que não possuírem intenção de cooperar devem ser neutralizados. Os referidos sujeitos deverão ser mantidos em celas de contenção humanoide padrão e, sob nenhuma circunstância, devem deixar suas celas.
Descrição: SCP-047-PT é a designação dada a qualquer tipo de mídia audiovisual, digital ou textual infectada e/ou produzida por SCP-047-PT-1 que contenha SCP-047-PT-2.
SCP-047-PT-1 é a designação dada a uma sociedade religiosa brasileira, autodenominada "Sociedade da Orquestra Oculta", que aparenta ter sido fundada durante o início da década de 2000. SCP-047-PT-1 possui como principal objetivo espalhar instâncias de SCP-047-PT por meio dos mais variados tipos de mídia e, através desse procedimento, ocasionar uma infecção memética no maior número de indivíduos possível.
SCP-047-PT-1 cultua e possui como centro de sua crença SCP-047-PT-2. SCP-047-PT-2 é a designação dada a uma entidade humanoide que assemelha-se a um ser humano caucasiano do sexo masculino. SCP-047-PT-2 aparenta possuir entre 25-30 anos de idade. SCP-047-PT-2 é frequentemente representado em instâncias de SCP-047-PT trajando um terno e um chapéu negro fedora, enquanto fuma um cigarro que emana grande quantidade de fumaça. SCP-047-PT-2 é comumente referido pela Sociedade da Orquestra Oculta como "O Maestro". A origem de SCP-047-PT-2 é atualmente desconhecida.
Quando SCP-047-PT-2 é inserido em qualquer tipo de mídia audiovisual, digital ou textual, uma instância de SCP-047-PT será produzida. SCP-047-PT manifesta propriedades anômalas de caráter memético que possuem elevado risco cognitivo. Quaisquer indivíduos expostos a uma dessas instâncias por mais de aproximadamente 7 segundos passarão a ser designados como uma instância de SCP-047-PT-3. Instâncias de SCP-047-PT-3 passarão a sofrer de um quadro de sintomas que engloba sequelas físicas e psicológicas. O referido quadro de sintomas é designado por SCP-047-PT-1 como "Metamorfose" e verifica-se em:
- Alucinações audiovisuais por meio das quais as instâncias relatam observarem e ouvirem frases vindas de SCP-047-PT-2. É comumente relatado que a entidade não demonstra comportamento hostil, permanecendo parada observando o indivíduo enquanto solicita a ele que "espalhe a palavra";
- Amnésia súbita em estado avançado, por meio do qual os afetados se olvidam de detalhes dados como de extrema importância relacionados ao passado de sua vida;
- Constante e forte tosse, comumente liberando sangue durante o ato;
- Convulsões violentas;
- Desenvolvimento súbito de comportamentos físicos repetitivos;
- Elevado almejo de compartilhar a instância de SCP-047-PT ao qual foi exposto;
- Fadiga em excesso;
- Intensas dores de cabeça dos mais variados tipos;
- Náuseas;
- Pesadelos constantes envolvendo SCP-047-PT-2;
- Sangramento nasal acompanhado de febre;
- Traumas oculares.
Os sintomas manifestam-se sem que seja necessário que o afetado por estes tenha um histórico de saúde propício para seu surgimento. A amnésia relatada pelos indivíduos resulta no esquecimento de informações relevantes sobre a formação e constituição do indivíduo, tais como dados relacionados ao seu nascimento. As alucinações audiovisuais não demonstram variações no que se refere ao comportamento e à caracterização da entidade vista durante sua ocorrência. No que diz respeito aos pesadelos vivenciados pelas instâncias, estes comumente consistem em interações para com SCP-047-PT-2 em ambientes diversos. O comportamento da referida entidade é semelhante ao observado nas alucinações.
Os referidos sintomas, se não devidamente tratados, tornam-se mais intensos e recorrentes conforme o tempo. Até o momento, não foi descoberta uma maneira de reverter tais sintomas, embora acompanhamento psicológico e médico regular junto de tratamento com amnésicos Classe-A tenham se mostrado eficazes em minimizá-los. Procedimentos alternativos de tratamento vêm sendo analisados.
Associados à Sociedade da Orquestra Oculta sob custódia da Fundação asseveram ter anteriormente vivenciado o mesmo quadro de sintomas. Alucinações envolvendo SCP-047-PT-1 também são relatadas por tais, que alegam ser capazes de comunicar-se com a entidade durante o fenômeno. O comportamento dos ditos integrantes possui semelhança ao modo de agir das instâncias de SCP-047-PT-3, em específico os sintomas físicos, que ainda se manifestam. No que diz respeito à conduta psicológica, esta possui tênues traços de personalidade esquizóide. Os demais sintomas aparentam não se manifestar e, se ainda o fazem, é em quantidade mínima.
Integrantes de SCP-047-PT-1 justificam espalhar instâncias de SCP-047-PT por sentirem uma profusa vontade de "disseminar a palavra do Maestro e fazer com que sua Orquestra flua harmonicamente". Espalhar instâncias de SCP-047-PT aparenta causar um predominante êxtase de felicidade naqueles que o fazem. Filiados à Sociedade da Orquestra Oculta possuem uma espécie de imunidade a amnésicos. A razão para essa imunidade ainda é desconhecida e vem sendo estudada. A Fundação atualmente tem sob custódia 14 membros de SCP-047-PT-1, cuja psique é estudada com o intuito de tentar desenvolver uma cura antimemética para os sintomas originados pelo contato com SCP-047-PT.
Adendo-047-PT-001
Descoberta e História
As primeiras instâncias de SCP-047-PT foram disseminadas no início dos anos 2000 em fóruns e grupos brasileiros existentes nas primeiras redes sociais a tornarem-se relativamente comuns de uso público, em específico o Orkut.
A maior parte das instâncias compartilhadas durante esse período foram fotografias contendo SCP-047-PT-2 como figura central, comumente publicadas nos comentários de fóruns de discussão ou enviadas a indivíduos por meio de e-mails. Com o passar do tempo, SCP-047-PT-2 passou a ser incluído em mídias como vídeos e textos. Durante esse período, cerca de 89 instâncias de SCP-047-PT-3 foram realocadas para o Sítio PT47. Os responsáveis por esses incidentes iniciais não foram descobertos até a atual data.
Com o surgimento da rede social Facebook no ano de 2004, incidentes envolvendo SCP-047-PT tornaram-se mais frequentes. Entre 2004 e 2006, 91 indivíduos foram realocados para o Sítio PT47 em decorrência de incidentes envolvendo SCP-047-PT na referida rede social.
Em 2005, durante uma transmissão de um jogo de futebol na emissora █████, aproximadamente 115 indivíduos foram afetados e posteriormente realocados para o Sítio PT47 em decorrência da inserção de um vídeo contendo SCP-047-PT-2 na transmissão. Esse incidente levou ao rastreamento e à captura de 4 membros de SCP-047-PT-2. Durante a interrogação de um dos envolvidos, descobriu-se a existência de SCP-047-PT-2.
Após esse incidente, o Conselho Lusófono de Diretores realizou uma reunião em 03/09/2005. Na reunião, decidiu-se que os indivíduos que não apresentassem melhoras em seu quadro de sintomas dentro de 2 meses deveriam ser neutralizados, a fim de evitar o gasto desnecessário de recursos. Aproximadamente 41,6% dos indivíduos afetados demonstraram avanço significante no tratamento.
Fenômenos semelhantes ao referido incidente foram observados com o surgimento de redes sociais que viriam a se tornar predominantemente comuns, em específico Instagram, Twitter e YouTube, com a maior parte das instâncias de SCP-047-PT-3 sendo oriundas de incidentes ocorridos nestas entre 2009-2014.
Durante 2015, SCP-047-PT-1 permaneceu completamente inativo em decorrência de razões desconhecidas. Suas atividades foram retomadas no ano de 2016, por meio do qual dois incidentes ocorreram em decorrência da inserção de um vídeo contendo SCP-047-PT-2 durante duas transmissões de emissoras de TV divergentes. Um total de 74 indivíduos tiveram de ser realocados para o Sítio PT47. Em 2017, SCP-047-PT-2 permaneceu ativo e operou um incidente por meio do qual 4 transmissões de divergentes emissoras de TV foram infectadas por uma instância de SCP-047-PT, resultando na realocação inicial de 61 indivíduos.
Tanto em 2018 quanto em 2019, se acredita que SCP-047-PT-1 tenha somente se manifestado em portais de notícias online, inserindo SCP-047-PT-2 em imagens e vídeos de reportagens, ocasionando a realocação de 70 indivíduos. SCP-047-PT-1 ainda não demonstrou sinais de atividade em 2020.
Em decorrência de razões desconhecidas, a maior parte dos indivíduos relacionados aos incidentes não pode ser rastreada. A possibilidade desse fenômeno estar relacionado a uma propriedade anômala vem sendo estudada.
Adendo 047-PT-002
Registros de Entrevistas com Membros da Sociedade da Orquestra Oculta
Registro 1, 21/08/2005.
Entrevistada: Melissa Santos, envolvida no incidente da emissora █████.
Entrevistador: Dr. César.
<Iniciar Registro>
Dr. César: Poderia me dizer no que consistiu esse ataque? Por qual motivo você e seus companheiros o fizeram? Alguém os ordenou a fazê-lo?
Melissa: Nós espalhamos a palavra do Maestro. O fizemos pois esse é nosso objetivo. Trazer a Metamorfose a todos e fazer com que nos tornemos um. Por isso, precisamos espalhar a imagem Dele.
Dr. César: Se refere à figura humanoide nas imagens?
Melissa: Tenha mais respeito com o Músico Absoluto.
Dr. César: Como fizeram para fornecer à figura propriedades meméticas?
Melissa: Não fizemos nada além de a inserir nas imagens. Curioso, não? Milagres realmente não podem ser explicados.
Dr. César: O que quer dizer por "milagre"?
Melissa: Você não entenderia. Sabe, eu passei pelo mesmo quadro de sintomas que essas pessoas. A Metamorfose é necessária para acompanhar e se juntar à Orquestra.
Dr. César: Poderia me dizer como foi esse processo?
Melissa: É necessária a dor para atingir o êxtase de alegria que Ele nos dá. É a mais bela sinfonia que a natureza pode conceber. Nós apenas queremos que todos sintam o mesmo. Por isso, estamos espalhando a palavra. Somos milhares. Em breve, milhões. No fim, seremos todos um só, participantes do uma grande Orquestra liderada pelo nosso Maestro. Somos a Sociedade da Orquestra Oculta.
Dr. César: Você tem alguma ideia sobre qual é a origem da entidade?
Melissa: Milagres não podem ser explicados, Doutor. Já disse isso. Apenas permita que O Maestro guie a Orquestra que mudará o mundo. Ele apenas existe e sua existência não pode ser explicada. Não com o limite de nosso conhecimento.
Dr. César: Por qual razão vocês de autodenominam como "Sociedade da Orquestra Oculta"?
Melissa: Já foi a uma orquestra, Doutor?
Dr. César: Sim. Por quê?
Melissa: Queremos que nossos esforços, feitos nas sombras, liderados pelo mais Habilidoso e Absoluto Músico já visto, sejam harmônicos e tocantes como uma apaixonante orquestra. Queremos que ela seja capaz de causar em qualquer indivíduo o desejo de se juntar a nós para espalhar a palavra. O desejo de tornar todos equivalentes e guiados por um único, porém nobre objetivo.
Dr. César: Certo. Obrigado por colaborar conosco.
<Fim de Registro>
Registro 2, 04/09/2007.
Entrevistado: Hugo Silva, membro da Sociedade da Orquestra Oculta, rastreado e capturado após ocasionar um incidente que resultou na realocação de 7 indivíduos.
Entrevistador: Dr. César.
<Iniciar Registro>
Dr. César: Olá. Gost-
Hugo: Você não crê que toda esta situação seja inútil?
Dr. César: O quê?
Hugo: Mesmo que tenham pego-me, a Orquestra continua enquanto estamos aqui.
Dr. César: O que quer dizer com isso?
Hugo: Enquanto estamos aqui, mais e mais pessoas estão descobrindo a Sinfonia de Nosso Líder. É inútil tentar barrar nosso desenvolvimento. É inútil tentar parar o que está acontecendo. O mundo está para mudar, começando por aqui.
Dr. César: Vocês possuem o hábito de se reunir?
Hugo: Não há necessidade em nos reunirmos. Assim que a Metamorfose é concluída e passamos a nos comunicar com O Maestro, seguimos livremente suas instruções para rumar à mudança do mundo como nós o conhecemos. Mesmo distantes, estamos firmemente conectados uns aos outros.
Dr. César: Está inferindo que são capazes de se comunicar com a referida entidade?
Hugo: Todos podemos. Ele nos diz para espalhar a palavra e como isso mudará o mundo.
Dr. César: Quais são os resultados esperados com seus esforços?
Hugo: Queremos ser capazes de nos tornar somente um. Todos por um objetivo em comum: espalhar a palavra de nosso Maestro e permitir com que a Orquestra flua harmonicamente. Um por todos, todos por um.
Dr. César: Certo. Obrigado por colaborar conosco.
<Fim de Registro>
Adendo 047-PT-003
Registros de Entrevistas com Instâncias de SCP-047-PT-3
Registro 1, 22/11/2007.
Entrevistado: Arthur Gomes, há 4 meses sob custódia.
Entrevistadora: Dr. Felipe.
<Iniciar Registro>
Dr. Felipe: Olá, Arthur.
Arthur: … Oi, Doutor.
Dr. Felipe: Mesmo sendo um assunto desgastante para você, gostaria que cooperasse da melhor maneira possível.
Arthur: O-ok.
Dr. Felipe: Desde que você viu a imagem, o que de mais significativo mudou em sua vida?
Arthur: Olha, muita coisa mudou. Especialmente meu psicológico, embora o físico também.
Dr. Felipe: O que você sente?
Arthur: Na questão física, eu ainda tusso com sangue e tenho náuseas. De vez em quando, meu nariz sangra, também.
Dr. Felipe: O que pode nos dizer sobre os fatores psicológicos?
Arthur: Tenho uma amnésia fortíssima sobre o meu passado. Não lembro do meu nome certas vezes, pra você ter ideia. Eu também vejo aquela figura da imagem, sabe?
Dr. Felipe: Sim. O que ela faz?
Arthur: Ela só fica parada enquanto me observa. De vez em quando, me diz pra "espalhar a palavra". Talvez ele queira que eu faça mais pessoas verem a imagem.
Dr. Felipe: Desde quando isso ocorre?
Arthur: Desde um pouco depois de eu ver a imagem.
Dr. Felipe: Você sente vontade de compartilhá-la?
Arthur: Muita. Têm vezes que eu só penso nela. É um desejo muito profundo e honesto. Ele é totalmente involuntário e consome totalmente o seu ser.
Dr. Felipe: Precisamos que seja sincero. O tratamento tem te ajudado? Se sim, de que forma?
Arthur: S-sim. Ele é bom. Estabiliza os sintomas, sabe? Eles não são mais tão frequentes. Eles são bem minimizados, até.
Dr. Felipe: Poderia nos fornecer uma avaliação numa escala de 0 a 10?
Arthur: Bom, acho que 9.
Dr. Felipe: Certo. Obrigado por cooperar conosco.
<Fim de Registro>
Registro 2, 02/12/2007
Entrevistada: Ágata Guedes, há 6 meses sob custódia.
Entrevistador: Dr. Felipe.
<Iniciar Registro>
Dr. Felipe: Olá, Ágata. Como está?
Ágata: Estou… menos transtornada. As alucinações estão se tornando bem menos recorrentes, mas ainda existem.
Dr. Felipe: A amnésia ainda é recorrente?
Ágata: Sim. Eu me esqueci de toda a minha infância a este ponto. A amnésia é um problema que, mesmo com o tratamento, ainda insiste em se manifestar.
Dr. Felipe: E os pesadelos? Você ainda os tem?
Ágata: É, sim. Eu tive aquele pesadelo de novo. Sobre… sobre aquela figura nas escadas.
Dr. Felipe: Poderia nos dizer como foi?
Ágata: Extremamente intenso e realista. Eu senti que estava vendo-o. Ele estava lá, de chapéu e terno, me dizendo coisas.
Dr. Felipe: Que coisas, mais especificamente?
Ágata: Coisas como "espalhe a palavra". Sempre que ele me diz isso, eu tenho vontade de espalhar coisas que tenham ele, como o vídeo que eu vi e me fez ficar assim.
Dr. Felipe: Você ainda sofre de sintomas físicos, Ágata?
Ágata: Tosse e febre com sangue. Mas o tratamento está me ajudando bastante a controlar isso. Contudo, eu achei muito estranho repentinamente começar a ter umas manias, tipo uns tiques.
Dr. Felipe: Como seu corpo reage a isso?
Ágata: Eu fico me mexendo e me revirando repentinamente. Não tenho controle sobre isso. Mordo os lábios, ranjo os dentes, balanço as pernas involuntariamente etc. Eu até me machuco de vez em quando.
Dr. Felipe: Poderia nos fornecer uma avaliação numa escala de 0 a 10?
Ágata: Eu dou um 9.5, Doutor.
Dr. Felipe: Certo. Obrigado por cooperar conosco.
<Fim de Registro>
« SCP-046-PT | SCP-047-PT | SCP-048-PT »