O artigo é muito bem polido e escrito, o único problema de gramática que eu consegui identificar foi um erro de concordância no parágrafo abaixo:
00:15: Indivíduos captados pela gravação demonstram sinais intenso de pânico por conta da manifestação de SCP-001-PT. Ao fundo, gritos e choros podem ser ouvidos, bem o som de veículos colidindo entre si. O indivíduo que está gravando permanece correndo, tornando-se cada vez mais ofegante.
Não gosto muito do fato do artigo ter uma proposta similar a uma das propostas 001 Anglófonas. E particularmente, também considero o ''Protocolo-Delta'' desalinhado com os parâmetros da Fundação, mas esses são apenas pontos subjetivos.
Tendo dito isso, achei a narrativa muito bem escrita e interessante. Os adendos contribuem de forma bastante efetiva para trazer vida aos elementos, deixando evidente a dedicação do autor. Pelo potencial de entretenimento propiciado pela leitura: +1.
Erros captados: Só consegui pegar um pequeno erro que foi ".me levantei e me dirigi até o mercado,"
Enredo O artigo é direto ao ponto, possui um embasamento cientifico bacana e uma boa justificativa para os PECs. Obviamente, o maior destaque do artigo estão em seus adendos. O primeiro adendo dá uma boa noção do desespero que o leitor irá testemunhar, dá pra imergir de forma visceral em toda loucura e confusão causada pela a ausência do Sol. Adendo-002 me incomodou no que diz respeito a menções a um "instituto", achei que ficou muito clichê e até tosco, mesmo sabendo que era uma ilusão. Acho que o "instituto"poderia ser substituído por qualquer tipo de coisa fantasiosa como: super-heróis, fadas ou o próprio exército. Só que isso não tira o mérito do adendo, que foi capaz de trazer aos poucos a insanidade trazida pelo gelo. O adendo seguinte, visto pelos olhos de um inocente, só deixa as coisas mais aterrorizantes. Conforme me aventurava pelo artigo, mais e mais lembrava do futuro distópico de Chrono Trigger, um mundo gelado sem esperanças para a humanidade. Os adendos posteriores só poderiam sair do pesadelo mais nefasto de um supervisor de Fallout, a pouca esperança que tínhamos é completamente destruída durante o monólogo do doutor Rafael. No começo ficou confuso para discernir quem era o Doutor Lallana e quem era a Dr. Souza, mas isso ficou claro conforme a trama avançava. O final com o resto do poema fecha e translação desesperadora que testemunhamos. Em resumo essa proposta é tensa do começo ao fim e mostra o quão dependente nós somos de nosso Rá, Olorun, Apolo ou qualquer deidade refente ao sol. Merece devidamente seu lugar com o posto de 001-PT, +1.
Para bom entendedor, meia palavra basta.
Meu Deus isso ficou muito bom. A escrita bem formulada, informações bem apresentadas, a cada frase eu sentia mais medo de dá tudo errado, é uma história que representa de forma impecável como seria o sumiço do sol.
Incrível. Definitivamente um +1.
EriKiwi
Não sei se foi inspiração mas isso me lembra um arg. Amei o artigo nota 10/10