Item n°: SCP-1173
Classe de Objeto: Euclídeo
Procedimentos Especiais de Contenção: Conhecimento sobre a “existência” da IDAS deve ser expurgado de todos os bancos de dados o mais cedo convenientemente possível. Esta remoção deve incluir fontes online e impressas; contenção será considerada completa quando informação sobre SCP-1173 estiver presente em bancos de dados da Fundação apenas. Tentativas ativas de conter SCP-1173 estão atualmente suspensas; por favor consulte o Adendo SCP-1173-1 para detalhes. Três (3) funcionários de Classe-D infectados com SCP-1173 devem ser mantidos no Sítio 38 para propósito de testes limitados; qualquer uso não-autorizado da frase operante para transmissão de SCP-1173 fora de protocolos de teste deve resultar em terminação e substituição.
Embora a atual necessidade de conter SCP-1173 seja de suma importância, funcionários da Fundação não devem, em nenhuma circunstância, entrar em ação hostil contra indivíduos tentando espalhar SCP-1173. Esforços para conter SCP-1173 devem ser focados em descobrir a natureza de SCP-1173 e pesquisar métodos para eliminar SCP-1173, a despeito de quaisquer ações que sejam necessárias para realizar isto. Porém, todas as unidades da Fundação devem se abster de atacar umas às outras, incluindo como parte de uma tentativa de conter SCP-1173.
O Documento 1173-A deve ser deletado na primeira oportunidade e todos os funcionários afetados tratados. Segundo o Protocolo 1173-Omicron: Até que a natureza de SCP-1173 possa ser mais definitivamente determinada e medidas anti-meméticas possam ser executadas, conflito direto entre funcionários afetados e funcionários normais da Fundação deve ser evitado. Discussão sobre SCP-1173 de forma não-oficial é estritamente proibida para evitar confrontos interpessoais entre funcionários da Fundação.
Descrição: SCP-1173 é um fenômeno memético centralizado em uma crença delirante em uma entidade política, conhecida como a “União Islâmica da Samotrácia Oriental,” "Ισλαμική Δημοκρατία της Ανατολικής Σαμοθράκης" (no grego original), ou “IDAS.” Indivíduos afetados possuirão graus variáveis de compreensão ou consciência da história ou cultura da IDAS, mas entrevistas com indivíduos sob a influência de SCP-1173 isolaram várias características-chave das quais a entidade política é comumente descrita como possuidora. Geograficamente, a IDAS aparenta ser uma nação de língua primariamente grega composta por um pequeno enclave continental na península Anatoliana e uma série de ilhas no mordeste do mar Egeu. Como o nome indicaria, dentro do contexto do delírio, uma porção significativa da população pratica Islamismo Sunita, com um número limitado de praticantes Xiitas e um pequeno grupo de Cristãos Ortodoxos Siríacos, embora este último grupo tenha em grande parte deixado o país devido a conflitos religiosos.
Indivíduos podem se tornar infectados por SCP-1173 apenas ao ouvirem uma frase operante falada em voz alta em sua presença por um indivíduo infectado; em pesquisas determinou-se que a frase operante é "Você ouviu sobre aquela coisa lá na Samotrácia?" Indivíduos que ouviram esta frase frequentemente expressam um pequeno interesse na conversa subsequente, que invariavelmente descreve alguma forma de conflito militar mutuamente destrutivo, massacre, fome, seca, limpeza étnica, ou outras atrocidades ocorrendo no país.
Indivíduos não-infectados têm o que a pesquisadores da Fundação nomearam uma “resistência passiva” à informação relacionada à IDAS; tais indivíduos irão consistentemente e sem falha ignorar ou falhar em observar quaisquer dados ou informações relacionadas à nação exceto se diretamente comandados a absorver informação sobre o assunto. Após se tornarem infectados com SCP-1173, indivíduos começarão a notar detalhes e referências ao “atual” estado da IDAS em notícias e outras fontes impressas; indivíduos começarão a notar referências a versões mais antigas da nação (comumente chamada de “Saemothras de Maomé”) em obras de literatura clássica datando até o século XVII, e ocasionalmente farão referências casuais à Samotrácia da mesma forma que a “Timbuktu” ou “Bangkok”, significando um fim de mundo obscuro de pouca importância.
O delírio sobre a existência da IDAS não é diretamente danoso à maior parte dos indivíduos. Entretanto, pesquisas sobre esquizofrenia conduzidas pela Fundação por motivos não-relacionados geraram uma série de conexões entre infecção por SCP-1173 e certas abnormalidades psicológicas previamente inexplicadas. Especificamente, descobriu-se que um número significativo (acima de 800) de indivíduos sem-teto ou institucionalizados diagnosticados com esquizofrenia estão infectados por SCP-1173. Ademais, quando entrevistados como parte de terapia psicológica, muitos deles se descreveram como veteranos de uma força Americana contra-insurreição na IDAS; indivíduos afetados desta forma frequentemente descrevem encontros próximos com crianças e mães grávidas como bombardeiros suicidas, ataques fúteis por partisans mal-armados que terminavam em massacres, e crimes de guerra cometidos pelas tropas ocupantes dos E.U.A. Casos particularmente lúcidos destes indivíduos fazem referências vagas à relações geopolíticas tensionadas com a Rússia, que se sente ameaçada pela incursão Americana, e com a China, que é descrita como tendo entrado em combate de larga escala contra um exército revolucionário Uigur fortemente armado inspirado pela resistência Samotraciana.
Adendo 1173-1: Após a descoberta de SCP-1173, uma pesquisa de funcionários da Fundação revelou extensiva infecção por SCP-1173 em todos os níveis da cadeia de comando. Tentativas de estabelecer e executar procedimentos de contenção foram complicadas devido a esforços feitos por outras unidades da Fundação para deliberadamente infectar mais indivíduos com SCP-1173. Estes conflitos tornaram-se lutas armadas esporádicas entre unidades da Fundação antes do Protocolo 1173-Omicron ser implantado, banindo toda a comunicação não-oficial entre funcionários a respeito de 1173 e concordando em manter o equilíbrio contemporâneo entre funcionários infectados e não-infectados (estimados como grupos de tamanho aproximadamente igual).