- Antes de escrever qualquer coisa para este cânone, por favor fale com outros contribuidores sobre sua ideia para garantir que o que você quer escrever não contradiz continuidade estabelecida ou planejada. Podemos oferecer assistência com qualquer passo do brainstorming, redação e edição para ajudá-lo a produzir o artigo da mais alta qualidade possível. Se você estiver contribuindo pela primeira vez, você deve receber aprovação de pelo menos dois contribuidores existentes antes de postar.
- Agora tem um servidor oficial de Discord. Sinta-se livre para entrar para fazer perguntas, criar um rascunho ou só conversar com os contribuidores. Você pode se juntar clicando neste LINK CONVITE.1
- Alguns dos contribuidores também passam o tempo no Servidor Oficial da Fundação SCP e no servidor do /r/SCPDeclassified, podendo receber mensagens lá ou por meio de mensagens privadas no Discord se você tiver alguma pergunta. Os contribuidores que estão lá variam dependendo do horário, então se você não tiver certeza de quem mandar mensagem, só pergunte e alguém provavelmente irá lhe direcionar para uma pessoa.
- O canal de IRC da Terceira Lei é o #Apotheosis no SkipIRC, embora ele esteja em sua maior parte obsoleto. No entanto, você ainda pode usá-lo para entrar em contato com contribuidores para fins de troca de ideias.
- Se você não estiver confortável usando Discord nem IRC, você pode mandar uma mensagem privada para GreenWolf, A Random Day ou TyGently. Aguarde alguns dias para obter uma resposta.
- Agora tem um servidor oficial de Discord. Sinta-se livre para entrar para fazer perguntas, criar um rascunho ou só conversar com os contribuidores. Você pode se juntar clicando neste LINK CONVITE.1
- Devido ao tamanho do cânone, ler ele por completo não é mais um requisito para contribuir. No entnato, você ainda deve ler parte do cânone para se familiarizar com o ambiente. Você também deve ler em profundida o resto das informações nesta central.
- Durante discussões de elaboração e troca de ideias, outros contribuidores ajudarão você a identificar artigos importantes que sejam relavantes para o assunto. Você deve ler todos estes artigos.
- Ao postar um novo artigo da Terceira Lei, se certifique de fazer o seguinte:
- Todas as páginas que façam parte deste cânone devem ter esta página central configurada como sua página mãe, para facilitar navegação.
- Todas as páginas que façam parte deste cânone devem receber a etiqueta terceira-lei.
- Notifique GreenWolf para que ele possa adicionar seu artigo à central. Isso é um pouco complicado, então não tente fazer isso por conta própria.
- É preferível que quaisquer artigos (especialmente contos e formatos GDI) escritos explicitamente para este cânone usem o tema CSS da Terceira Lei (ou uma de suas variantes), embora este não seja um requisito absoluto. Você pode fazer isso adicionando o seguinte código no topo do seu artigo. Ele até funcionará na sandbox!
[[include :scp-pt-br:theme:3law]]
A Terceira lei tem um escopo mais amplo do que a maioria dos cânones, não tendo uma narrativa abrangente ou cenário fixo. Em vez disso, a Terceira Lei é definida por uma única continuidade, um tom comum e um conjunto de temas recorrentes: como um resultado, quase qualquer história que se encaixe nesses critérios é elegível para inclusão neste cânone.
Continuidade
Embora uma visão geral completa da continuidade expansiva da Terceira Lei seria longa demais para cobrir aqui, a seguir estão os princípios básicos da construção de mundo do cânone que formam a fundação da continuidade. Se um artigo contradiz um ponto listado aqui, ele é fundamentalmente incompatível com a Terceira Lei.
- O universo é ultimamente compreensível. Embora tenham várias coisas que existem que desafiam o entendimento convencional da física, o universo é fundamentalmente ordenado e lógico, e todos os fenômenos anômalos podem eventualmente ser entendidos, dado tempo e esforço. Isso é mais evidente nos campos da paraciência — taumatologia, metafísica, psiônica, etc… — que providenciaram com sucesso marcos teóricos para muitos fenômenos anômalos, mesmo que elas permaneçam separadas da física convencional. Isso é uma visão mais otimista no Fundaçãoverso do que o normal, e significa que trabalhos que adotam uma postura mais pessimista — obras que podem geralmente ser classificadas como horror cósmico — provavelmente serão incompatíveis com a Terceira Lei.
- Paratecnologia é comum. Isso serve como um corolário para o primeiro ponto. Paraciência rigorosa permitiu o desenvolvimento extensivo de paratecnologias, que são amplamente utilizadas em ambos os lados da Máscara. Muitos produtos de consumidor contem tecnologia que é paranormal em natureza ou derivam de fenômenos paranormais, embora a verdade disto possa ser conhecida apenas por alguns. Em um mundo anômalo em expansão, agencias de preservação da normalidade, como a Fundação, dependem cada vez mais da paratecnologia para sustentar a Máscara, apesar de possíveis reservas ideológicas.
- A Máscara está presente, mas enfraquecendo. A existência do anômalo, incluindo campos inteiros da paraciência, é oculta da maioria do mundo por agências de preservação da normalidade e governos nacionais, em um esforço conhecido como a Máscara. Isso geralmente assume a forma de supressão de informações relacionadas a fenômenos anômalos, embora agências como a Fundação possam ter um papel mais proativo em tentar conter objetos anômalos. A Máscara não é absoluta — a maioria das pessoas tem pelo menos uma vaga consciência da existência de coisas inexplicáveis pela ciência, embora poucos indivíduos admitiriam isso se pressionados. De fato, cidades e comunidades inteiras existem no outro lado da Máscara, povoadas inteiramente por pessoas cientes do anômalo e dos esforços de ocultá-lo. Alcançando o pico de sua força em meados do século XX — pouco após a 7º Guerra Oculta — a Máscara vem se deteriorando constantemente desde o fim da Guerra Fria, apesar dos melhores esforços das agências de preservação da normalidade.
- A Normalidade é definida por consenso. Fenômenos anômalos são uma parte inerente do universo, e são apenas considerados "anormais" pelo consenso daqueles que defendem a Máscara. Muitos campos da paraciência completamente compreendidos são mantidos atrás da Máscara, enquanto vários fenômenos misteriosos foram publicamente documentados pela ciência convencional. A decisão sobre o que é e o que não é anômalo geralmente se deve mais à política do que à ciência.
- Inteligência Artificial é extremamente rara. Devido ao extremo perigo em potencial representado pelo possível desenvolvimento de taumaturgia das máquinas, toda a pesquisa em IAs em geral é fortemente restringida pelas agências de preservação da normalidade. Em 2020, as únicas IAs em geral na existência são o Silicon Nornir da GOC, SCP-2897 da Fundação e um pequeno número de derivados do Bardeen não contidos.
- Não há Paraíso. Há vários fenômenos empiricamente observáveis que podem ser considerados "almas", e é possível para a consciência persistir após a morte, independente de um corpo, mas cessação da consciência é final. Se houver uma vida após a morte, ninguém a encontrou ainda.
Tom
A Terceira Lei é melhor descrita como ficção científica em um mundo de fantasia urbana, uma combinação que dá origem a seu próprio tom único. O mundo está cheio de maravilhas e horrores fantásticos, mas, através da capacidade e genialidade humanas, eles podem ser entendidos e até aproveitados. Sim, existem monstros e demônios e até coisas piores do Exterior, mas os humanos podem e vão lutar contra eles. Assim, o tom geral do cânone é mais de teimosia otimista diante de um universo que é terrivelmente vasto e desconhecido.
Isso é um pouco difícil de quantificar, então você não recebe marcadores. Desculpe.
Temas
Se o tom da Terceira Lei é um de otimismo científico, então os temas são aqueles das consequências científicas. Histórias e artigos dentro da Terceira Lei devem tentar explorar os efeitos — tanto diretos e indiretos — da parasciência no mundo em geral. Isso pode variar de documentação técnica de um projeto de paratecnologia a um conto sobre um dia na vida em um enclave anômalo. Outra via em potencial é levar as várias estruturas da parasciência às suas conclusões lógicas, examinando casos extremos em uma estrutura ou observando como diferentes fenômenos paranormais interagem.
Alguns pontos específicos:
- Conhecimento é poder. Isso é importante o suficiente para tornar essa a legenda de todo o cânone, e é também o lema dentro do universo tanto para os Laboratórios Prometheus quanto para o Departamento de Analíticas da Fundação. Cada organização no Fundaçãoverso está trabalhando para aumentar seu próprio conhecimento — do anômalo, de uma da outra, de tudo — porque o conhecimento lhes dá o poder para alterar o mundo, às vezes extremamente literalmente.
- Ações tem consequências. Normalmente não intencionais. Os efeitos a longo prazo de qualquer ação individual são numerosos e imprevisíveis, e até mesmo a melhor das intenções pode dar terrivelmente ruim. Tente manter isso em mente.
- Mágica é apenas outra forma de ciência. Isso se liga de volta ao universo ser compreensível. Tem muita coisa estranha acontecendo, mas tudo deve se comportar de maneira consistente, porque existe uma lógica subjacente até para a anomalia mais bizarra. Você não precisa revelar esta lógica, mas você deveria saber o que ela é.
- A tecnologia é um multiplicador de força. Nenhuma tecnologia é inerentemente boa ou ruim, mas ela pode fazer boas situações melhores e situações ruins piores. Em todos os lugares onde a paratecnologia aparecer, ela deve ser usada para promover os fins da pessoa que a utiliza, sejam eles bons ou maus.
- Humanos são uns merdas. Atando ao que tem acima, a tecnologia pode não ser ruim, mas seres humanos tem uma tendência de rapidamente encontrar a pior maneira de utilizá-la. A engenhosidade humana é a ferramenta mais poderosa à nossa disposição, e muitas vezes ela acaba sendo aplicada contra outras pessoas. A maioria dos conflitos deve ser motivada por motivos e ações humanas, e não por problemas de contexto externo.