Transcrição de uma palestra dada pelo Professor ████████████: Conclusão, Perguntas e Respostas.
avaliação: 0+x

"E estamos de volta para a última sessão deste seminário. Estamos quase acabando. Eu só tenho mais algumas coisas a dizer, e então poderemos acabar pra noite."

"Eu quero abordar umas coisas que me perguntaram durante o jantar… a saber, agora que a Taumatologia Unificada existe, ela pode ser considerada uma grande teoria unificadora para o paranormal?"

"Gostaríamos que fosse esse o caso… mas, infelizmente, a resposta é 'Não.' A Taumatologia Unificada fornece uma base forte para o estudo da magia: acreditamos que ela também possa ter implicações em outros campos. Mas há lugares que lidam com o paranormal onde a teoria começa a falhar."

"Dois exemplos bem grandes são os Dobradores de Realidade Tipo Verde e os Tipo Negros, ou Divindades Ex Machina. Se lembrem do que eu disse antes, que toda operação taumatológica tem uma fonte e causa uma reação. Tipo Verdes violam ambas as regras: eles são capazes de alterar a realidade sem uma Fonte, e suas alterações não causam reação. Há várias teorias sobre por que isso pode acontecer: uma teoria é que a reação é desviada para uma realidade paralela… talvez como um fenômeno paranormal para eles lidarem? Outra teoria é que a reação é absorvida pela própria consciência do Tipo Verde. Talvez isso explique por que tantos enlouquecem. Infelizmente, não temos a resposta para isso. É um campo que o Instituto está dedicando muitos recursos para estudar. O progresso é, necessariamente, lento, como qualquer estudo envolvendo Tipo Verdes. É difícil coletar dados úteis quando esses dados podem ser manipulados pela cobaia."

"Tipo Negros e Ex Machinas… eles são ainda mais estranhos. Seus efeitos são semelhantes à taumatologia e à dobra de realidade, mas eles não parecem obedecer a nenhuma das leis taumatológicas que encontramos. Não há explosões de Radiação de Aspecto causadas por suas habilidades. Eles nem mesmo podem ser detectados por meio de Imageamento de Ressonância Etérica. De fato, a palavra de código para uma semidivindade, 'Tipo Negro,' vem do fato que muitas delas simplesmente não têm auras etéricas… desculpe, padrões de EVE… nem um pouco. Não temos ideia do que essas coisas são… exceto que elas são muito poderosas e, em muitos casos, hostis à humanidade."

"E então tem as muitas ameaças que vocês podem enfrentar que não têm nada a ver com Radiação de Aspecto. Anomalias no espaço-tempo. Criptídeos. Ciborgues malucos. Telepatas. A verdade é que, quanto mais aprendemos, mais percebemos que o mundo é um lugar mais estranho e assustador do que pensávamos antes de começar nossos estudos. Para cada resposta que encontramos, mais duas perguntas são levantadas."

"Mas essa é a natureza da investigação científica, afinal."

"Se há algum sentido para este seminário, no entanto, espero que seja este: que vocês saiam daqui com uma compreensão básica do que é a taumatologia e o que os taumaturgos fazem. Parte do medo e do poder da magia era que ela era tão misteriosa. Desvendando um pouco desse mistério, nosso objetivo é armá-los com a arma mais forte de que vocês precisarão se algum dia se depararem com uma ameaça taumatológica: o conhecimento de que vocês, como não-taumaturgos, não estão indefesos. Um aluno meu uma vez me deu algo inédito com uma frase de que gostei muito: 'Não importa o quão sutil seja o mago, uma faca nas costas pode prejudicar seriamente seu estilo.'"

"Agora vou responder às perguntas."


Agudo e Plano podem ser ligados ao sexo com proteção ou à fertilização in vitro?

Bem, sim. Mas, na prática, o ato procriador é mais eficaz quando feito para fins de procriação entre duas pessoas. Suponho que se eu tivesse que listá-los em uma escala descendente, provavelmente seria in-vitro, masturbação, sexo não procriativo, sexo procriativo, com parto em algum lugar próximo ao topo também. Mas de novo, também há atos sexuais que tendem fortemente para Plano. Eu não vou entrar em detalhes aqui. Tenho certeza que você pode pensar neles.

Por que usar sangue? Você não poderia simplesmente comprar alguns jarros de leite em um supermercado se precisar de EVE?

Você poderia, mas quanto mais tempo um fluido corporal fica separado do corpo, menos eficaz ele se torna. O mesmo acontece com cadáveres… em algum ponto, um cadáver ou jarro de leite deixa de ser uma coisa viva e simplesmente se torna… uma coisa. Embora eu suponha que leite materno para pessoas lactantes pode funcionar em uma pitada… o sangue é simplesmente mais universal. E há um pouco mais de dignidade em cortar o polegar com uma secespita do que nas alternativas.

Já houve alguma tentativa de utilizar os tipo verdes da mesma forma que tipo azuis são empregados? Ou isso é considerado perigoso demais para ser considerado?

Não posso falar pela Coalizão sobre isso, mas sim, tiveram tentativas de utilizar Tipo Verdes. Elas invariavelmente falham, devido à tendência dos Tipo Verdes para a megalomania e à dificuldade de derrubá-los se eles fugirem do controle. Embora haja rumores de que houve um ou dois casos de sucesso. Os dois suspeitos mais comuns são a D.C. al Fine e o Herói da Cornualha.

A Coalizão tem escrúpulos em usar meios anômalas para combater para-ameças?

Isso depende da sua definição de anômalo. A posição oficial da Coalizão Oculta Global é que taumatologia Tipo Azul cai sob o domínio da "tecnologia tangencial," não das para-ameaças anômalas. Aqueles de nós empregados pela Coalizão juraram os mesmos juramentos que o resto de vocês. Ainda somos humanos. Ainda queremos proteger a humanidade. E fazemos isso com todos os talentos à nossa disposição.

Afinal, o objetivo final da pesquisa taumatológica é incorporar a teoria da magia em nossa compreensão moderna da física. Feito isso, o conceito de "magia" não terá sido finalmente destruído?

Há maneiras de eliminar para-ameças além de usando uma bala.

Se a Coalizão tivesse que se ver como uma para-ameça, em que nível de ameaça ela estaria? O que seria necessário para aumentar o nível de ameaça?

Se as organizações membros da Coalizão se voltassem contra os melhores interesses da humanidade, isso resultaria na falha imediata de todas as missões, provavelmente exigindo uma Resposta de Nível Pizzicato. A Coalizão existe, no entanto, para evitar que tais eventos ocorram.

É, no entanto, interessante contemplar o que poderia acontecer com a Coalizão se seus principais rivais fossem eliminados ou incorporados em seus ranques. Afinal, o poder absoluto corrompe absolutamente.

Talvez seja melhor que nenhuma organização controle todo o poder do mundo paranormal.

Onde está o ponto em que a taumatologia se torna ineficiente e impraticável quando comparada com tecnologia, mesmo tecnologia 0+? Quero dizer… estou pensando no exemplo anterior envolvendo uma viagem de ônibus e/ou uma orgia massiva, isso é claramente impraticável. A magia exige mais esforço do que vale para mudanças materiais importantes?

Em muitos casos, sim. Por exemplo, é mais fácil construir um rifle usando uma fábrica do que com uma operação. Também é muito mais fácil pegar um táxi pro centro do que fazer uma aportação pra lá.

Onde a taumaturgia se destaca é quando você precisa fazer o impossível. Por exemplo: você precisa levar uma Equipe de Assalto do Michigan à Sibéria… em uma hora. Taumaturgia. Você precisa entrar nos arquivos de uma pessoa e apagar sua identidade? Taumaturgia.

Falando nisso, isso me lembra de um caso em que a taumaturgia provou ser 100% mas eficaz do que qualquer coisa que a tecnologia normal poderia fazer: eu supervisionei uma transferência de identidade para uma jovem mulher trans que se juntou à Coalizão. Não me importa o quão bom de um cirurgião você seja, você nunca realizará uma redesignação sexual boa o suficiente para resultar em uma mulher adulta fértil.

Coletar informações é mais fácil e limpo do que dobrar a realidade? Ouvi falar de um agente Tipo Azul usando o cabelo de um indivíduo para determinar sua posição relativa em uma floresta não mapeada. Isso poderia ter uma reação ou teria consequências menos negativa?

De muitas maneiras, todo feitiço taumatológico é uma forma de vidência: lembre-se de que tudo se resume ao efeito observador e com que intensidade você observa. Localizar indivíduos é um feitço comum e, na maioria dos casos, a reação é facilmente controlável por meio de desvios e dissipadores. Essa é uma aplicação de intensidade bastante baixa, por exemplo: se lembre de que a reação ocorre proporcionalmente ao feitiço original. Se o feitiço original usou apenas uma pequena quantidade de energia, a reação geralmente é insignificante.

Isso é, assumindo que estamos olhando para o outro lado ou a montante… desculpe. Para o presente ou passado. Vidência a jusante… ou seja, prever o futuro… é muito mais difícil, como andar de bicicleta subindo uma colina em vez de lateralmente ou descendo a colina. Na verdade, a operação de vidência a jusante mais efetiva até hoje são as Nornirs de Silício… e elas exigem dois supercomputadores inteiros calculando e observando o presente e o passado para conduzir um terceiro grupo realizando a visão do futuro.

Desculpe, Senhor, eu só queria agradecer por uma apresentação maravilhosa e perguntar… tem alguma chance de que grupos religiosos construídos em torno de certos milagres ou presságios sejam na verdade os herdeiros de fundadores Tipo Verdes ou Tipo Azuis? Temos evidências sobre isso?

Sim, existe uma chance. Sim, temos evidências. Não, não vou te contar quem é.

Não tenho certeza se entendi isso direito algumas horas atrás, desculpe. Um Tipo Vermelho é capaz de dobrar a realidade de alguma forma?

Depende do tipo de Vermelho de que estamos falando. Muitos deles simplesmente têm sistemas de cicatrização acelerados. Muitos outros, entretanto, especialmente Regeneradores Expansionistas, são o resultado de poderes taumatúrgicos fora de controle. Lembre-se que Tipo Vermelho é uma indicação de efeito, não de fonte.

Por quanto tempo a Radiação de Aspecto relacionada a um evento Azul pode permanecer no ambiente?

Proporcional à intensidade, altura, tom e textura. Em geral, esses três fatores tendem a aumentar a duração da Radiação de Aspecto: maior intensidade, tonalidade mais baixa (isso é, tendendo mais para Rubi do que para Ébano) e textura mais apertada. Altura tente a se degradar, com o tempo, em direção ao centro: ela geralmente oscilará um pouco para frente e para trás, antes de se estabilizar lentamente, como um pêndulo.

Dos três, no entanto, a textura é o aspecto mais importante para determinar a longevidade da Radiação de Aspecto. Tem um motivo pelo qual o nível mais apertado de Textura é chamado de "Fechado."

Se uma parte afeta o todo, você não poderia usar qualquer objeto para mudar a natureza de todo o universo?

Sim. Mas é uma questão de inércia. Ou seja, o universo mostra uma resistência à mudança. E quanto mais você tenta mudar, mais energia requer e mais difícil se torna. Por exemplo, poderia ser possível alterar a constante gravitacional do universo usando um grão de areia. Para isso, precisaríamos devorar toda a produção de energia de cerca de cem mil galáxias do tamanho da Via Láctea.

Qual é a diferença entre um Tipo Negro e um tipo Ex Machina?

Um Tipo Negro é um ser humano que exibe as características de um Tipo Ex machina. Os Ex Machinas tendem a operar em um nível muito mais alto do que os Tipo Negros. Mas funcionalmente, em termos taumatológicos, eles são praticamente idênticos.

Existe algum tipo de recurso taumatúrgico além da energia vital?

Existem, mas a EVE é a fonte de energia mais eficiente que encontramos até agora. E em muitos casos, o que pensávamos serem fontes de energia alternativas à EVE acabam sendo EVE em uma forma diferente… Já foi pensado que as Linhas Ley, por exemplo, fossem um canal de energia alternativo à EVE, antes de percebermos que elas eram EVE de altura e tom em uma combinação que nunca tínhamos visto antes.

A atual vanguarda na pesquisa de EVE é consolidar a teoria Vital Elan com a Grande Teoria Unificada. Coisas emocionantes.

Alguém já tentou usar a taumaturgia para lidar com problemas globais como guerra e fome? E se sim, por que nunca funcionou?

Já tentaram. Chamamos isso de o Incidente da Cornualha: um Tipo Negro, em aliança com um grande clã de aliados Tipo Azuis, tentou uma operação mágica massiva para acabar com a dor e o conflito humano. O resultado final ameaçava o fim do espírito humano.

Veja, guerra e fome derivam da insatisfação com seu status quo atual. Quando você está completamente satisfeito com seu status quo, você não tem motivação ou desejo de fazer… nada. Se livrar da guerra e da fome e da dor exigia se livrar do ciúme… se livrar da identidade. E haviam alguns que achavam que o sacrifício valia a pena.

Se não fosse pelas ações heroicas de alguns da Coalizão Oculta Global, a humanidade como a conhecemos deixaria de existir. Ainda nos esforçamos para acabar com a guerra e a fome… afinal, esse é o objetivo das Nações Unidas, promover a Paz na Terra. Mas temos que fazer isso da maneira mais difícil. O caminho curto é pavimentado com boas intenções.

Sempre que imagino magia, eu penso em caras velhos em túnicas, segurando cajados e varinhas e coisas assim. Vocês já usaram alguma dessas coisas?

Tenho minhas vestes, chapéu e cajado cerimoniais em meu escritório. Fato interessante: o cajado do mago se origina não apenas da bengala muito prática, mas também do cajado usado para marcar o tempo em rituais xamânicos antigos. Os primeiros taumaturgos também os consideravam úteis para inscrever círculos: muito mais fácil de desenhar em pé do que ter que ficar de joelhos. A ideia da varinha mágica, eu acho, provavelmente se origina da prática de usar mudas vivas de árvores em práticas cerimoniais.

Nós usamos elas com a mesma frequência com que os estudiosos modernos usam capelo e beca ou canetas de pena e tinteiros. Alguns institutos e organizações membros da GOC ainda os exigem: o mesmo com grimórios. Por outro lado, posso obter um padrão muito mais preciso usando lasers e espelhos. ou mesmo uma tela LCD de alta resolução. O taumatologista moderno geralmente tem menos a ver com velhos em mantos carregando cajados, e mais com pessoas mais jovens de jeans, carregando laptops.

Claro, alguns afirmam que a cerimônia e o estado emocional que vêm de usar um manto e um chapéu elegantes e carregar um cajado podem ajudar o taumaturgo a realizar sua operação. Se funcionar pra você, mais poder pra você. Eu, pessoalmente, acho que as vestes são muito arejadas e os cajados são um saco de carregar.

Qual é o processo para se tornar um Tipo Azul?

Se você descobrir, publique seus resultados. Há um prêmio de dez milhões de dólares em jogo para a primeira pessoa que descobrir como isso funciona.

Porque, sério… ninguém sabe. Simplesmente não sabemos por que algumas pessoas ganham a habilidade de manipular magia e outras não. Parece estar ligado à genética em alguns casos. Em outros casos, parece estar ligado à inteligência, ou proximidade com efeitos mágicos. Mas então tem os magos 'selvagens' que aparecem do nada, desafiando todos os fatores percebidos.

A melhor analogia que já vi é o câncer. Há muitos fatores de risco envolvidos no fato de você ter câncer: idade, genética, ambiente, exposição a agentes cancerígenos e assim por diante… mas se você vai ter câncer ou não, é principalmente uma questão de sorte.


"Acho que isso é tudo então. Eu tenho mais uma coisa a dizer e então vocês estão todos dispensados."

"O consumo de álcool é um meio quase universal de estabelecer fraternidade e amizade. Você vê exemplos desde a Última Ceia de Cristo, ao culto a Dioniso, às noites de fraternidade e despedida de solteiro em todo o mundo. Eu pessoalmente sou um fã de sessões: semelhante ao yum cha chinês, onde beber e comer é secundário em relação à comunhão e conversa à mesa.

"O que estou tentando dizer é: o seminário pode ter acabado, mas não há razão para que a conversa termine. Sintam-se à vontade para me encontrar no clube de alistados e eu pagarei a primeira rodada de bebidas."


Série de Seminários de Taumatologia
« Operações Taumicas | Voltar à Central da GOC | FIM»

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License