Transcrição de uma palestra dada pelo Professor ████████████ sobre Taumatologia Aplicada.
avaliação: +4+x

"Boa noite. Por favor, sentem-se. Vocês encontrarão vinho, água, pão e sal no fundo da sala, se precisarem de um refresco. Também café e donuts e todo o resto. E vá devagar com o vinho. Raramente me encontro com um agente da Divisão de FÍSICA que consegue manter o decoro em relação ao álcool grátis.

"Enquanto vocês pegam seus refrescos e se sentam, deixe-me falar um pouco sobre rituais."

"Pão e sal é um meio tradicional de saudar convidados ilustres no Leste Europeu. Afinal, nada surpreende: o pão era considerado o sustento da vida, com o sal sendo um suplemento caro, mas necessário naquela época. Era tradição o convidado rasgar um pedaço de pão do pão, mergulhar ele em sal e o consumir. Esse ritual parece com alguma outra coisa que vocês possam ter encontrado? Ah. Vejo que os protestantes na sala entenderam imediatamente. Sim, é semelhante ao método de comunhão conhecido como intinção, onde um pedaço de pão é tirado de um pão, mergulhado em um cálice comum e os elementos reunidos. Vejo que alguns dos católicos presentes na sala estão um pouco confusos. Assim como vocês que cresceram em um ambiente onde a Sagrada Comunhão era realizada de forma diferente. Em ambos os casos, o ritual é um símbolo não só de boas-vindas, mas de fraternidade. Por isso consideramos um ato de fraternidades 'partir o pão' juntos; por que tantos encontros começam com ou incluem uma refeição."

"Além disso, a água. Quando Saladino capturou os líderes dos cruzados em Hatim, havia um homem entre eles chamado Reinaldo de Châtillon que ele odiava acima de tudo. Châtillon, na opinião de Saladino, era um homem cruel e indigno de confiança que quebrava seus votos e agia com grande perfídia para com os fiéis de Alá. Quando os nobres dos cruzados foram trazidos a sua tenda, Saladino forneceu água ao Rei dos Cruzados: Guido de Lusinhão. O Rei, é claro, passou a água para seu amigo, Reinaldo de Châtillon… nesse ponto, Saladino apontou, muito secamente, que fora Guido quem dera água ao seu odiado inimigo sem sua permissão. Fornecer água aos convidados em uma região tão árida era considerado uma promessa de que nenhum mal lhes aconteceria. Saladino, com a intenção de matar Reinaldo, estava muito empenhado em que suas ações não fossem vistas como a quebra de um voto sagrado."

"Hoje em dia oferecemos donuts e café como cortesia a convidados que podem ter perdido o café da manhã vindo a esses seminários, e como forma de garantir que vocês não precisem sair para comer ou beber, caso precisem de refresco. Mas não é difícil ver uma linha comum entre essa cortesia aparentemente mundana e os rituais sagrados de nosso passado. Tudo isso é uma maneira longa e complicada de dizer, enquanto vocês todos se sentam: bem-vindos."


"Permitam-me que me apresente. Meu nome é ████████████. Vocês podem me chamar de Professor. Eu sou um Professor Emérito no campus de Massachusetts do Centro Internacional para o Estudo da Taumatologia Unificada: CIETU. Minha especialidade é em Inteligência Construída. A gata é minha companheira, Meia-Noite. Esta palestra tem como objetivo dar a vocês, novos agentes da Divisão de FÍSICA, uma compreensão dos princípios básicos por trás da Taumatologia Unificada. Não pensem que depois disso vocês vão poder realizar uma operação ou invocar uma Inteligência do Exterior. Mas espero que esta breve palestra dê a vocês alguma compreensão do que é que nós, Tipo Azuis, fazemos e como o fazemos."

"Começamos com os primeiros princípios. A Taumatologia é o estudo dos princípios mágicos como uma ciência prática. Em muitos aspectos, ela é semelhante à Física, exceto que ela nasce de princípios muitos diferentes. Por exemplo, pode-se dizer que a física moderna começa com os princípios das três leis do movimento de Newton. A Taumatologia começa com um conjunto muito diferente de leis básicas, chamadas de a Lei do Contágio e a Lei da Similaridade. Elas podem ser resumidas da seguinte maneira: 'A parte afeta o todo,' e 'Semelhante produz semelhante.'"

"Vocês já podem ver onde isso se depara com um problema. A física já nos ensina que esses dois princípios são inválidos: se eu arrancar um pedaço deste pão e queimar o pedaço, isso não faz com que o resto do pão se queime. Chifre de rinoceronte em pó também não cura a impotência masculina, não importa o quão semelhante esse apêndice possa se parecer com um pênis masculino. O que nos leva ao terceiro princípio básico da magia, originalmente declarado como: 'A magia requer um praticante talentoso.' Apenas certos tipos de pessoas podem fazer mágica. Como e por que nunca foi estabelecido. E este foi o estado da taumatologia prática por centenas de anos… até o início do século 20."

"Veja, até aquele ponto, a taumatologia… ou magia, como ainda era conhecida naquela época… estava em crise. Os avanços na ciência e na física estavam começando a expulsar as áreas cinzas nas quais eles confiavam. Praticantes estavam começando a perder eficácia. Teorias foram levantadas variando da expansão humana mudando o fluxo de mana no mundo, até o próprio progresso da ciência transformando a realidade em um estado mais estável. Praticantes chegaram ao ponto de se isolar deliberadamente da sociedade moderna para evitar que suas mentes fossem contaminadas por descobertas científicas… até que um homem chamado Heisenberg propôs uma proposta surpreendente em 1927."

"O Princípio da Incerteza de Heisenberg afirma que, ao lidar com uma partícula, quanto mais precisamente seu impulso é conhecido, menos precisamente sua localização é conhecida, e vice-versa. Não foi essa teoria em si que galvanizou o mundo taumatológico, mas seu princípio correlato: a observação muda o mundo. Foi aí que o terceiro princípio da magia foi revisado de 'A magia requer um praticante talentoso,' para 'A observação muda a Realidade.' Ou, para simplificar… certas mentes podem mudar a maneira como o mundo funciona."

"Incidentalmente, acredita-se agora que os dobradores de realidade Tipo Verde podem ser pessoas com talentos incomuns nesta área, daí o nome alternativo 'Observador Externo' proposto por alguns. Há, de fato, um movimento para reclassificar ambos dobradores de realidade Tipo Verdes e taumaturgos Tipo Azuis dentro de uma única categoria. Não sei como vamos chamá-la: Tipo Verde-Azulado? Tipo Aqua? Veremos."

"Conforme o tempo passava e novas teorias sobre a mecânica quântica surgiam, a comunidade mágica percebeu que seu mundo tinha mais áreas cinzas do que eles tinham antecipado. Quase que da noite para o dia, o mago mudou de eremita recluso se escondendo do mundo para jovem cientista, explorando-o avidamente. Até mesmo o nome do campo mudou do calmo e supersticioso 'mágica' para o muito mais científico 'taumatologia.'"

"… e então a Sétima Guerra Oculta estourou… e enfrentamos as consequências dessa nova ciência, assim como o mundo enfrentou as consequências graves da era nuclear, levando à formação da Coalizão Oculta Global. Mas isso é uma palestra para um momento diferente."


"Então. O que um velho mago como eu pode lhes dizer sobre taumatologia?"

"Primeiro de tudo… se lembrem desses três princípios básicos: Semelhante Produz Semelhante. A Parte Afeta o Todo. Observação Muda a Realidade. É esse terceiro princípio que é o foco principal da taumatologia moderna: o isolamento do quantum da EVE, a unidade fundamental da energia viva, nos ensinou como a observação muda a realidade. Ele é o princípio orientador do sistema de imageamento COLLICULUS. E ele nos levou a novas tecnologias que seriam inimagináveis cem anos atrás."

"Por exemplo: todos vocês tiveram um padrão de prata coloidal tatuado em algum lugar discreto de seu corpo. Esta é uma defesa vital contra ataques taumatológicos: todos nós perdemos pedaços de nós mesmos onde quer que vamos, variando de células de pele a células de cabelo. Se vocês não estivessem protegidos, um único fio de cabelo do seu corpo poderia ser usado para fazer-lhes grande mal. As proteções quebram as ligações quânticas entre o seu corpo vivo e as partes não vivas que ele desprende, ajudando a protegê-los de seus inimigos com bonecos de vodu. Por outro lado, podemos usar esses mesmos princípios a nosso favor: obter uma amostra de cabelo ou DNA de um alvo pode permitir que um taumatologista da GOC rastreie a pessoa onde nossos meios tecnológicos não conseguem. Algo a considerar priorizar quando vocês estiverem no campo."

"Vamos para algo um pouco mais espetacular. Este é um círculo de Aportação. Ele é basicamente um grande teletransportador quântico mágico: ele basicamente convence cada partícula em seu corpo de que ela deveria assumir a chance ínfima de ela estar em algum lugar longe, em vez de onde deveria estar. Isso requer uma quantidade incrível de energia… e o processo de forçar o universo a expressar um estado tão improvável faz com que muitas outras coisas improváveis ocorram. Chamamos isso de reação, e é a razão pela qual não usamos tanto Aportação como poderíamos: toda vez que o fazemos, algo estranho acontece, e geralmente estamos no negócio de impedir que coisas estranhas aconteçam, não de causá-las."

"Sim, abaixem as mãos, eu sei que isso soa como uma história ruim de Douglas Adams. Vocês sabiam que ele foi inspirado pela física quântica? Pensem nisso."

"Aqui está mais uma aplicação prática a ser considerada. Diga oi para a Meia-Noite. Meia-Noite aqui é o que chamamos de um 'familiar,' agora mais conhecido como uma Inteligência Construída. Pense nela como um pedaço de inteligência pura com forma felina. De onde veio essa inteligência? Ah. Essas são as perguntas, não são? Aquelas que estamos tentando responder."

"Porque a taumatologia é uma ciência nova. Ela tem sido estudada há anos, mas como mitologia e superstição. Foi apenas nos últimos cinquenta anos que um estudo real dela foi feito. E ainda temos muitas coisas para aprender."

"De qualquer forma, espero ter ajudado a quebrar alguns dos equívocos em torno da taumatologia e ilustrado alguns lugares em que leigos como vocês podem utilizá-la para seu benefício. Vou responder suas perguntas agora."

Série de Seminários de Taumatologia
« INÍCIO | Voltar à central da GOC | Radiação de Aspecto »

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License