Como Se Tornar Um Crítico Melhor

Masoquê?

Olá, sou o Communism will win, também conhecido como Scantron. Ultimamente, percebi um problema com as críticas do site: muitas delas são ruins. Esse artigo existe para ajudar pessoas a redigirem críticas melhores.

Obrigado(a), mas já faço boas críticas.

Você pode estar certo(a), considerando que eu não sei quem você é. Entretanto, se você pensa que pode melhorar, continue lendo. Se você realmente FAZ boas críticas, esse artigo pode te ajudar a ensinar outras pessoas a fazê-las.

Quem é você? Por que eu devia te escutar?

Entrei nesse site em 2010, acumulei uma boa quantidade de postagens, escrevi uns 50 artigos e fiz um bico como moderador há um tempo. Fiz um monte de críticas boas, recebi um monte de críticas boas, fiz um monte de críticas ruins e recebi um monte de críticas ruins. Fui banido pelo terceiro, mas voltei um ano depois para ver as pessoas cometendo os mesmos erros que eu…

Todavia, há apenas uma maneira de saber se tenho algo para te ensinar (e não é olhando minhas credenciais).

Então… como me torno um(a) crítico(a) melhor?

Começaremos com a regra de outro: diga ao(à) autor(a) o que ele(a) precisa ouvir. Isso não é absoluto, mas você precisa tentar entender com quem está lidando e então dar o conselho que se encaixa nas suas (dele(a)) necessidades. Sua própria necessidade de se sentir superior, receber atenção ou aprovação (ou desaprovação) de seus colegas é irrelevante.

Se o problema era óbvio, o(a) autor(a) já teria consertado. Esse princípio, assumir que o(a) autor(a) já saiba o que fez de errado, é errôneo.

Se seguir essas orientações, você poderá fazer postagens consistentemente úteis (mas isso é mais fácil dito que feito). Passaremos pelas categorias de artigos que você lerá e algumas dicas que você pode relembrar quando for criticá-los.

O que é: Exatamente o que está escrito. O "Desastre" é geralmente postado por usuários com muito pouca experiência com o site. Formatação, tom clínico e/ou lógica não são apresentados, e como resultado, esses geralmente possuem pouca semelhança com artigos bem-sucedidos. Há uma grande possibilidade do(a) autor(a) ser menor de idade, dado seu uso atrapalhado do português.

Dicas de comentário:

  • Não faça. Geralmente os autores que produzem "Desastres" não dão indicação nem de que leram alguma página de orientação. Esses autores precisam mais de habilidades linguísticas, fluência em 'internet' e paciência do que precisam de crítica. Sua energia e atenção é melhor utilizada com pessoas que se beneficiarão delas.
  • Fale claramente. Se o(a) autor(a) demonstrou que está lendo as páginas de orientação, tente usar elementos gramaticalmente simples e palavras comuns. Evite todos os jargões ou termos específicos do site de modo a evitar confusão.
  • Aborde o problema. O problema não são os erros específicos que o(a) autor(a) fez em um artigo, mas sim que ele(a) não possui a capacidade de fazer algo melhor. Em vez de desmontar o artigo problema por problema, sugira que o(a) autor(a) deva focar em suas habilidades gerais de escrita e leitura e que talvez deva aguardar algum tempo antes de escrever SCPs.
  • Não humilhe. Fazer piada com um "Desastre" é fácil. Absolutamente não faça isso no site ou em uma sala de conversação. Ninguém quer ouvir sobre como esse é o pior artigo que você já leu na sua vida ou sobre qualquer coisa que você pode adicionar. Se você quer reconhecimento, escreva seu próprio artigo ou faça uma postagem memoravelmente útil.
  • Seja legal. Ser demasiadamente rígido é insensível e não é particularmente útil — usuários inexperientes que respondem bem a uma crítica severa são raros. Esses usuários também não respondem bem a desdém, então não os desrespeite. Você pode comentar sobre os problemas provenientes de sua idade enquanto os trata como iguais.

Não tenho [tempo/energia/saco] para ler ou seguir todas essas orientações.

Você não precisa. Nem toda postagem precisa ser longa o suficiente para incorporar toda sugestão relevante. Entretanto, lembre-se que, às vezes, é melhor nem postar. As observações de ninguém — nem sua, nem minha — não valem nada antes que tenham algum esforço e compreensão inclusa, então se você não tem nada para oferecer, deixe outro faça isso por você. Crítica meia-boca pode ser confusa e/ou enganosa.

O artigo que eu quero criticar não se encaixa em nenhuma dessas categorias.

Improvise. Essas categorias são generalizações e enquanto acho que são generalizações úteis, sempre existe algo que desafia os padrões.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License