- Básico
- Desenvolvendo Ideias
- Procedimentos Especiais de Contenção
- Estilo de Escrita
- Humanoides
- Cross-link
- Formatação
- Modelos
- Tópicos Delicados
- Publicando
Você quer escrever um SCP?
Para iniciantes, é extremamente recomendado que leiam "Escrevendo SCPs para Iniciantes", que cobre todo o básico.
Aqui você aprenderá como escrever um SCP em Português. Se você está lendo esse texto, você provavelmente é um membro do SCP Wiki Lusófono e gostaria de tentar escrever seu próprio artigo. Esta página pode te ajudar a começar do jeito certo. Antes de começar, leia a página de ajuda.
Leia calmamente, tome o tempo que precisar. Após terminar de escrever seu artigo SCP, releia a página novamente, porque você é humano(certo?) e você realmente não quer esquecer de botar(ou mudar) nada no seu artigo.
Antes de começar: Algumas coisas que precisa saber.
Como regra básica, artigos SCP bem executados tem os seguintes elementos:
- Uma ideia interessante
- Procedimentos especiais de contenção lógicos e explicáveis
- Descrição clara
Esses são elementos essenciais para um bom item SCP. Um SCP deve incluir o leitor na história; ninguém quer ler histórias chatas que não fazem sentido. Tente desenvolver uma ideia clara do quê seu SCP faz antes de começar.
Muitos artigos SCP falham por um ou outro motivo, dependendo da experiência do escritor.
Isso não é desculpa para não tentar
Isso não é uma tentativa de demonizar novos membros
Isso não é uma lição de vida ou do universo
Isso é um desafio.
Alguns primeiros SCPs são incrivelmente bem escritos, ou porque seus autores entenderam de cara como escrever (o que é bem raro) ou porque eles tomaram o tempo que precisavam para aprender a escrever SCPs. Para evitar o erro de ter um primeiro SCP falho, queremos te ajudar com feedback e crítica no nosso fórum ou chat.
Se páginas forem muito mal avaliadas, ex: - 4, e não tiverem nenhuma avaliação positiva, elas serão deletadas do wiki. Não fique chateado se uma de suas obras for deletada. Se um de seus SCPs falhar, tente tirar algo da experiência. Aprenda por quê leitores não gostaram dele, melhore erros de gramática (que não deveriam ser encontrados) e leia outros artigos. Como já foi mencionado, você sempre pode postar seu artigo SCP no fórum e receber feedback.
Além disso, note que postar SCPs ruins para "tirar a má sorte" não mudará o fato dele ser mal-recebido.
Quando você escreve o seu primeiro SCP, deve tentar o seu melhor, já que ele servirá de exemplo de como sua escrita será em artigos futuros.
Demore o quanto precisar, note o que é interessante e o que não funciona, veja o que outras pessoas estão querendo no site e divirta-se escrevendo seu próprio artigo SCP. Novos artigos em português devem aparecer na página da Série PT.
O Que Fazer Depois?
Para ver o que você deverá fazer para escrever seu próprio SCP, retorne ao topo deste documento e escolha outra aba.
A ideia é a alma da sua história. Seja em um conto ou um SCP, uma boa ideia te levará longe, incentivando seu sucesso. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a invocar conceitos interessantes no seu artigo:
- Se você quer escrever um artigo assustador, pense no que te dá medo. O site tem suas raízes em "horror de internet", e tentamos manter essa tradição. Quanto mais estranho melhor; muitos dos terrores e fobias comuns já foram abordados, e nós amamos criatividade.
- Se você quer escrever um artigo estranho, pense fora da caixa. Quanto mais estranho e original seu artigo for, mais fácil será de destacá-lo na multidão.
- Se nenhuma das anteriores se aplica, tente encontrar outra emoção ou reação que deseja provocar no seu leitor. Talvez você queira fazer o leitor se sentir triste, ou entretido, ou intrigado, então encontre um jeito de fazer isso.
- Tente encontrar uma foto interessante. A internet é um lugar muito, muito estranho, e há milhares de fotos esquisitas ou assustadoras que você pode usar como a semente de uma ideia. Algo incomum, para capturar o interesse do leitor e inspirar sua imaginação. Apenas se certifique da imagem seguir a política de uso de imagem do site.
- Dê uma olhada nas nossas páginas de 'combustível de SCP'. Você pode encontrá-las visitando a Visual Records Wiki (em inglês), administrada por Roget. Nós temos um monte de material lá. Qualquer um pode ver o site, mas se você quiser contribuir vai precisar se afiliar. Para isso, mande uma mensagem privada para Roget para receber a senha.
- Sites de imagens com Creative Commons que podem ajudar a encontrar inspiração também são listados na nossa lista de recursos.
- Quando JÁ TIVER uma ideia interessante, olhe SCPs similares. Você também deve perguntar pelo fórum ou chat; outras pessoas podem conhecer algum artigo que você não leu. Tem mais de dois mil SCPs no wiki-EN; há uma grande chance de que já exista um artigo por aí similar a sua ideia. Se você encontrar um artigo existente com ideia igual a sua, veja se consegue dar um toque único no seu artigo para diferenciá-lo de outros.
- Muitos artigos tem anomalias "mundanas", mas são extremamente interessantes por causa de como seus conceitos básicos foram executados ou explorados. Pra cada conceito de um SCP, há mil modos de executá-lo. Lembre-se disso se achar muitos furos no seu rascunho original. Lembre-se, também, de que os melhores artigos no wiki passaram por muito rascunho e feedback.
- Mostre para os outros. Muitas vezes você pode achar que tem uma ideia super legal e quer escrevê-la o mais rápido possível. Antes de postá-la, você deve sempre fazer uma página de sandbox e mostrar o rascunho no fórum de rascunhos e críticas ou postar sua ideia no fórum de ideias. Você também pode fazer isso no nosso chat. Lembre-se que as pessoas não vão magicamente achar sua sandbox e te dar opinião, você realmente precisa pedir por isso nos lugares mencionados.
- Não force uma ideia. Tentar forçar uma ideia incompleta geralmente termina com um artigo fraco. Se você está tendo problemas com um trabalho, tente passar para outros membros no chat, ou faça um tópico nos fóruns.
Dicas Gerais
Aqui seguem algumas dicas gerais para ajudar você a escrever SCPs:
- Aja como se cada SCP fosse o primeiro que alguém iria ler. Isso significa não colocar muita coisa que precisa de conhecimento prévio de qualquer outra coisa no site. Claro, você está livre para colocar menções a outros artigos no site, mas faça isso por sua própria conta e risco. Se fizer isso demais e leitores não vão ter ideia do que está acontecendo se não leram os outros materiais. Isso inclui artigos 'icônicos' como os da Coleção Patrimonial.
- Menos é mais. Enquanto alguns artigos obtém sucesso em criar registros de exploração/recuperação/experimento com muitas páginas, a maioria dos SCPs são melhores se feitos como uma pedaço de ficção curta e fácil de digerir. Não comece a escrever com a suposição de que seu SCP precisa de uma quantia enorme de explicações, registros e adendos; inclua eles se eles melhorarem o artigo, mas deixe-os de lado se não adicionarem conteúdo interessante.
- Tenha uma ideia clara do seu conceito principal antes de começar a escrever. Isso vai ajudar você a escolher que detalhes incluir e quais deixar de lado. Deixar de lado os detalhes certos podem adicionar mistério a um artigo, e manter o leitor pensando sobre por que, ou como, o objeto funciona.
- Perigoso nem sempre é o mesmo que interessante. Um objeto que tem a habilidade de instantaneamente liquidar ossos em um raio de 160 km é bem perigoso, sim, mas a não ser que você consiga escrever sobre isso de forma interessante, as pessoas não vão gostar muito.
- Encontre um 'gancho' de algum tipo. Um 'gancho' é algo que imediatamente capta o interesse do leitor. SCPs que são apenas 'coisa anômalas que fazem coisas anômalas' raramente são famosos. O que o gancho é depende de você, mas tenha certeza de que funciona e inclua no artigo o mais cedo possível. Se você deixar pro final não é bem uma fisga, e é capaz de muita gente não chegar nela por ter parado de ler antes.
- Aceite as críticas que recebe. Ninguém é obrigado a te dar opinião (nem satisfação de voto) depois que você postar na wiki principal, e ninguém precisa pegar leve com você. Se você sinceramente acha que está sendo tratado de forma injusta, contate um moderador. NÃO comece uma briga de quem "digita mais alto" com alguém que você acredita estar sendo cruel ou mal-intencionado. Leve conselhos em consideração mesmo eles sendo severos ou diretos.
- Sangue e tripas só pra ter sangue e tripas é estúpido. Se seu artigo não tem nada acontecendo além de rios e rios de sangue sendo (figurativamente) jogados na cara do leitor, ou se seu artigo depende de uma imagem feiosa mas não tem nada para oferecer contexto nela, vai falhar. Sangue é OK, mas precisa ser suportado por conteúdo real.
- Não tenha medo de pedir ajuda. Tem quase sempre um de nós no chat ou nos fóruns que estarão mais que felizes em dar uma ajuda ou revisada no seu artigo.
A primeira coisa que você deve saber quando escrever seu artigo é que o lema da Fundação SCP é Secure, Contain, Protect (Assegurar, Conter, Proteger), não Destruir, Destruir, Destruir (ou nós obviamente seríamos chamados de DDD ou Fundação D3.) Muitos poucos SCPs se safam ao ordenar a destruição de um objeto.
Contenção de um objeto deve ser clara e lógica. Sem devaneios, sem recursos demasiados. todo SCP deve ser providenciado com o que precisa, nem mais nem menos. Isso significa que se a contenção do seu SCP não é dependente de algo nos seus procedimentos de contenção, isso não pertence lá. Um bom exemplo são as dimensões de uma cela/armário/mala/coquilha onde seu SCP é contido. Seria realmente importante se a sala tivesse 1.31 cm fora da especificação? Se não, não bote isso. Se importar, você terá que nos convencer disso.
Aliás, não bote coisas no seu procedimento de contenção que são autoexplicativas. Se seu artigo é sobre uma criatura viva, podemos assumir que ela é alimentada. Isso não precisa estar nos procedimentos de contenção, exceto caso a dieta seja especial. Em adição, lembre-se que a Fundação é fria, não cruel; sim, nós poderíamos enfiar outros seres humanos anômalos em uma cela de concreto vazia sem janelas mas isso só faria nós termos SCPs terminalmente depressivos. Por esse motivo, você pode assumir que eles são dados serviços básicos e que conseguem ter alguma oportunidade para lazer, mesmo que seja nos confinamentos de suas celas. Se eles precisarem de algo especial, você pode botar nos procedimentos de contenção.
Em geral, contenção precisa alcançar um balanço entre logicamente e efetivamente conter um objeto tão bem quanto a tecnologia atual é capaz, assim como ser razoável em sua demanda por recursos. A maioria dos SCPs não precisam de uma bomba no local para contê-los.
Classes de Objeto
Cada SCP precisa ser atribuído a uma Classe do Objeto baseada na dificuldade de contê-lo. Essencialmente, as três principais classes do objeto seguem essas orientações:
- SCPs de classe Seguro são facilmente contidos. Entretanto, Seguro não significa automaticamente sem perigo. Em vez disso, significa que podemos trancá-los e não precisarmos nos preocupar com eles. Objetos de classe Seguro vem em todos os formatos e incluem Dragão de Pele, A Garagem Infinita e a Brahmastra.
- SCPs de classe Euclídeo requerem procedimentos de contenção razoavelmente específicos, mas se eles forem seguidos, o SCP é facilmente contido. A maioria dos humanoides e animais sapientes/sencientes provavelmente devem ser classificados Euclídeo porque são capazes de livre arbítrio. SCPs de classe Euclídeo são alguns dos mais variados no site inteiro; esta classe inclui o primeiro SCP, SCP-173, o Vínculo de Lugares Abandonados e os Falecedores.
- SCPs de classe Keter requerem procedimentos de contenção extremamente específicos e são simplesmente tão difíceis de conter efetivamente que precisam de níveis mais altos de cuidado e recursos para serem suprimidos. Se você trancá-los em uma caixa e tiver uma chance de sair através da tampa por conta própria a não ser que você siga procedimentos de contenção bem rigorosos, é Keter. Um SCP classe Keter precisa se destacar de outros artigos e ser uma ameaça única por si só. Esta classe inclui Pessoa das Sombras, Um Registro Incompleto e Talvez Tenha Monstros.
- SCPs de classe Thaumiel são capazes de, e em alguns casos, realmente serem usados pela Fundação para conter e/ou contra-atacar outros SCPs, geralmente os Keter. Essa é uma classe raramente usada e por um bom motivo, já que é incrivelmente difícil escrever com sucesso. Esta classe inclui Deus Ex Machina, Sauelsuesor e Opção Preferida.
Também existem diversas classificações secundárias, como Neutralizado e Explicado. Você pode ler mais sobre elas aqui.
Certos artigos usam outras classes de objeto mais específicas para o(a) próprio(a) autor(a); de fato, não há regras ditando que você não pode usar uma classe do objeto diferente. Entretanto, o sistema de classificação S/E/K é, para a maioria das pessoas, cânone; usar outro sistema ou classe pode causar seu artigo a receber avaliação negativa, então faça-o ao seu próprio risco.
Sobre Tom
Muitas pessoas entendem mal quando nos referimos a tom clínico. Elas acham que significa usar palavras grandes ou tentar soar mais esperto. Ou pensam que significa um foco "trevoso". Isso não é correto. A seguir são coisas a serem lembradas quando tentar alcançar o tom certo.
Seja Preciso e Conciso.
Seja preciso: Evite fraseamento ambíguo. Seja conciso: Não use muitas palavras quando poucas cumprem o trabalho. Não use palavras mais longas só porque "soam mais espertas" (a não ser que realmente sejam mais apropriadas). Evite fraseamento ambíguo ou florido. Não use mais adjetivos que o necessário. Você está escrevendo um artigo técnico — escreva de modo plano.
Seja Profissional.
Você está escrevendo pela perspectiva de um pesquisador SCP. A maioria dos profissionais não mandariam um relatório para seus chefes com uma piada de peido. Você provavelmente também não deveria usar gírias em um trabalho escolar.
Assim como, pesquisadores deveriam ser separados e não-emotivos em sua escrita. Não por não possuírem emoções, mas porque deixar isso entrar na escrita os faz parecer menos objetivos e faz a escrita ter mais carga emocional.
Exemplo: Se estiver descrevendo um lobisomem, você não deveria escrever:
A entidade é um homem lobo de dez pés, com olhos vermelhos brilhantes e dentes feito adagas. Seu uivo dá calafrios na suas costas, como se você soubesse instintivamente que nós somos suas presas.
Em vez disso, escreva algo como:
A entidade é um canídeo bípede com aproximadamente 3 metros de altura. Ele possui olhos vermelhos luminescentes e incisos proeminentes. Suas vocalizações desencadeiam universalmente um reflexo de medo em indivíduos humanos.
Sobre Censura
Redigições, [DADOS EXPURGADOS] e censura similar pode ser usada para adicionar mistério ou remover dados em excesso. Você deve saber que informação você está expurgando. Não expurgue algo só para você não precisar escrever; esconda informações-chave para imergir o leitor. Faça-o imaginar o que pode estar por trás da informação escondida.
Aliás: não redija nada em procedimentos de contenção. Se os procedimentos forem redigidos, como os funcionários saberão como conter o item?
Se quiser saber mais sobre , existe um guia em inglês excelente para você.
Outras Dicas
- Não se refira ao sujeito do seu artigo como "o SCP"; No universo, SCP significa Special Contaimnent Procedures. Use SCP-XXX-PT quando escrever rascunhos e lembre-se de substituir o XXX com o número do seu artigo quando publicá-lo. Se deseja evitar repetições (o que não é mandatório) você pode usar termos como "o organismo", "o espécime", "o objeto", "o artefato", "a entidade" etc, ou apenas reestruturar suas sentenças.
- Se usar "sujeito" ou "indivíduo", confira se você não vai confundir o leitor, pois "sujeito" ou "indivíduo" geralmente se refere a sujeitos a experimentos como funcionários Classe-D ou pessoas involuntariamente expostas a SCPs.
- Em registros de entrevistas, tente escrever o que soaria mais natural caso fosse dito por uma pessoa de verdade — aqui, termos como "scip" são permitidos
- Evite blocos gigantes de texto. Eles são visualmente desagradáveis e desestimulantes. Quebre paredes de texto com quebras de parágrafo, subtítulos ou listas marcadas.
- Revise. Faça isso para evitar buracos na lógica, conferir escrita e remover frases e palavras redundantes. Absolutamente peça a outros para que revisem também, pois você como autor(a) desenvolveu uma certa cegueira para sua própria escrita. Outros podem oferecer observações valiosas a respeito de pontuação, escrita e gramática.
Objetos SCP humanoides podem ser uns dos objetos mais difíceis de escrever. Porquê, você pergunta?
Por diversos motivos. O motivo mais comum é algo que nós nomeamos "Síndrome de X-Man". Isto é, fazer um humanoide com "poderes" em vez de uma anomalia com história. Entretanto, não há nenhum jeito certo de dizer se um SCP humanoide será um X-Man, ou se ele se encaixará no site; como já dito, não existe algo como ideia ruim, apenas execução ruim.
Aqui está uma lista breve de coisas para se lembrar quando escrever seu artigo humanoide:
- Não escreva seus procedimentos de contenção de forma que são apenas "Dê O Que Pedir". A Fundação não é um hotel, é uma prisão.
- Não entre em detalhes demasiadamente ordinários sobre a aparência ou gostos pessoais do humanoide. Esse é um jeito bem fácil de fazer eles parecerem mais com um personagem de histórias em quadrinhos e menos com um SCP.
- Evite usar pronomes pessoas; se refira ao SCP com artigos neutros ("ele" deve se referir a palavra "objeto", "ela" deve se referir a palavra "entidade", etc). Enquanto certos humanoides são referidos por pronomes masculinos ou femininos no artigo, eles geralmente possuem bom motivo para tal.
- Não escreva eles de modo que todo mundo no universo automaticamente ama seu SCP. A não ser que isso seja um resultado de algum de seus efeitos, geralmente não há razão real para funcionários declararem sentimentos positivos direcionados a um objeto.
- Dito isso, não faça a Fundação ser desnecessariamente má. Como já dito, a Fundação é fria, não cruel.
- Dobradores de realidade, usuários de magica ou pessoas com diversos superpoderes são muito difíceis de fazer certo. Enquanto alguns conseguiram fazê-los com sucesso, geralmente é preciso um(a) escritor(a) amadurecido(a) e experiente para fazer bem o suficiente para o artigo não afundar em uma avaliação negativa. Exemplos de SCPs bem recebidos desse tipo são Um Projeto Abandonado, Vida Líquida/Totenkinder e O Cirurgião Foguete.
- Se seu humanoide tem mais de um efeito ou propriedade anômala, assegure-se de que eles fazem sentido e combinam.
Lembre-se, mesmo que seja humanoide, ainda são objetos SCP pelos olhos da Fundação.
Sobre Cross-Linking
Cross-links (vínculos cruzados) são o corpo e a alma do site e é como muitas pessoas começam a explorar o universo da Fundação. Mas enquanto muitos artigos antigos fazem cross-link com outros artigos no site, artigos mais recentes não fazem. Achamos que isso é uma pena.
Como Fazer Cross-Links Corretamente
- Tente vincular SCPs desconhecidos, como SCPs na série 3, 4, INT ou nossa própria Série PT.
- Pense desta maneira: Você quer que outros leiam seu SCP, certo? E que vinculem ele, talvez? E você está escrevendo na Série PT igual o resto dos outros autores, certo? — Então por que está mostrando amor apenas para SCPs da Série 1?
- Você pode vincular qualquer SCP que quiser. Mas se você vincula um SCP da Série 1, você também deveria considerar vincular alguns SCPs novos.
- Tenha certeza de que seu artigo é interessante por si só.
- Seu artigo não precisa ser autônomo, mas precisa ser interessante mesmo que o artigo original desapareça.
- Tenha certeza de que o cross-link seja interessante por si só.
- Não diga apenas "Pode estar conectado a SCP popular X"; nos dê mais material!
- Evite clichês de cross-link! Alguns exemplos:
- "Meu SCP é maior/melhor que esse SCP velho!"
- "Meu SCP NUNCA deve entrar em contato com esse SCP velho."
- Todos viram os olhos pra isso. Nos dê uma razão real — por exemplo, se ele entrar em contato e más notícias (interessantes) aconteceriam.
- Nota: Não tente usar isso para fazer seu SCP parecer ser mais perigoso. Não vai funcionar. Se seu SCP for mais perigoso, tudo bem, mas assuma que ninguém deve se importar.
- Você não precisa pedir permissão para adicionar cross-links nos seus próprios artigos.
*…mas sempre peça permissão do(a) autor(a) antes de adicionar cross-links no artigo dele(a).
Mitos de Cross-link
- Apenas autores veteranos podem fazer vínculos cruzados. (Falso. Só precisa fazer certo.)
- Você não pode vincular Contos. (Falso. Só precisa combinar com o artigo SCP).
- Ninguém gosta de vínculos — você será avaliado negativamente! (Falso. Alguns irão votar negativamente porque eles desgostam de todos os cross-links, mas apenas alguns.)
- Apenas Não Fazemos Mais Isso. (Falso. Alguns anos atrás, lidamos com tantos cross-links ruins que muitos membros da equipe administrativas e autores veteranos protestaram contra o conceito e era proibido por um tempo. Mas mudamos essa política a anos atrás, porque cross-links são bons.)
Sobre Cross-Tests/Testes Cruzados
Uma visão grande sobre a Fundação mantém que nos não fazemos testes cruzados em SCPs. Nunca. Esses itens que mexemos são perigosos. A maioria age de forma bizarra por si só e agora você quer combiná-los para ver o que acontece? Isso vai de "má ideia" a "extremamente perigoso". Você poderia literalmente acabar com o mundo.
Outra visão grande sobre Fundação é que nós, de fato, fazemos testes cruzados de objetos SCPs. Sim, é perigoso, mas saber mais sobre um SCP pode ser de muita ajuda para a sua contenção efetiva e testes cruzados podem ser um modo efetivo de obter esse conhecimento. Temos limites — nós não somos a Insurgência do Caos — mas pesquisas científicas são mais importantes que prevenção excessiva, Afinal, quanto mais saber, menos prevenção precisa, certo?
Uma terceira visão sobre a Fundação toma uma rota mediana. Talvez alguns Sítios façam testes cruzados de SCPs e outros proíbam qualquer teste cruzado. Talvez pesquisadores possam fazer testes cruzados apenas acima de uma certa posição ou nível de credencial. Talvez tenha controvérsia sobre isso. Talvez cosias horríveis tenham acontecido mas grandes descobertas tenham sido feitas também.
Qual visão é correta? Bem, isso depende de você e da sua história. Escolha com cuidado, pois sempre haverão pessoas que irão a avaliar negativamente caso sintam que você não executou-a bem.
Dicas de Testes Cruzados:
- Seja qual for a visão que tomar, tenha certeza de que a Fundação não seja acidentalmente feita de palhaços. Se coisas horríveis estão acontecendo por causa dos testes cruzados, a Fundação não vai continuar repetindo os mesmos erros. Se, na sua visão da Fundação, isso for comum, então testes cruzados deveriam ser restringidos ou proibidos.
- Assuma que pesquisadores tenham permissão para fazerem testes cruzados, caso façam-no. Isso significa: Não proíba especificamente testes cruzados nos procedimentos de contenção, pelo menos não sem motivo especial. Implicar que pessoas podem aleatoriamente fazer testes cruzados sem supervisão faz com que a Fundação pareça idiota.
Nota geral: para mais detalhes, veja a página de Formatação e/ou Estilos para SCPs.
Formatação de Texto
Estes são os estilos de formatação mais usados:Código | Efeito |
---|---|
**Negrito** | Negrito |
//Itálico// | Itálico |
__Subtraço__ | Subtraço |
--Rasurado-- | Rasurado |
[[[SCP-173|Vínculos no site]]] | Links no site |
[https://pt.wikipedia.org/ Links externos] | Links externos |
Um blackbox (█), também conhecido como FULL BLOCK, é utilizado para censurar informações como nomes, datas, ou designações de Sítios e Áreas. Você pode tanto copiar e colar isso de outros artigos, ou pressionar [ALT]+219 para conseguir o caractere. Você precisa usar o teclado numérico para isso.
Uma lista completa de sintaxe suportada pode ser encontrada na página de Formatação. Adicionalmente, abaixo de todo editor de texto que encontrar no site, você verá um link para Referência Rápida. Você também pode encontrar vários comandos disponíveis em botões acima do editor de texto.
Módulo de Avaliação
Você precisa colocar um módulo de avaliação de todo conto ou SCP que criar.
Há duas maneiras de se fazer:
- Módulo de Avaliação com Créditos: Para isto, siga as instruções aqui.
- Módulo de Avaliação sem Créditos:
[[>]]
[[module Rate]]
[[/>]]
Inserindo uma Imagem ou Arquivo de Mídia
Mídia é opcional mas geralmente melhora um artigo, contanto que seja apropriada para o assunto, não quebre o realismo e siga todas as regras do site. Se tiver dúvidas, consulte nossa Política de Atribuição e Uso de Imagem.
Não use uma imagem se:
- For uma ilustração e realisticamente uma foto seria usada
- Tem marcas d'água visíveis ou avisos de copyright (Remover o copyright também não é aceitável, isso é ilegal)
- Contém material ilegal ou pornográfico (Isso é motivo para remoção imediata da imagem).
Nota: Favor não utilizar arquivos que excedam 500 kbs.
Para inserir uma imagem no seu artigo, você precisa enviá-la para a página. Por favor, não faça hotlink diretamente para uma imagem publicada em outro website. Para fazê-lo, primeiro tenha certeza de que a imagem possui um formato correto (.jpg, .jpeg ou .png) e está redimensionada para um tamanho otimizado (não envie imagens de megabytes múltiplos). Caso esteja a inserir uma imagem em um artigo original de sua autoria na Filial Lusófona, siga as seguintes instruções:
- Vá para a página que quer inserir imagem.
- Vá até o final e clique em Arquivos.
- Clique em Enviar um Arquivo do Seu Computador.
- Localize e selecione a(s) imagem(s) que você deseja usar, e clique Abrir
- Finalmente, clique Enviar.
Neste ponto, a imagem foi enviada para sua página. Para inserir a imagem no artigo com o estilo correto, tudo que tem que fazer é incluir o seguinte trecho de código no local apropriado (abaixo do módulo de avaliação e acima da linha "Item nº:" para sua primeira imagem, onde quiser para imagens adicionais.)
[[include component:image-block
name=SUAIMAGEM.jpg|
caption=LEGENDA DA SUA IMAGEM
]]
Note que você pode botar o código em uma linha só. Quebramos ele aqui para evitar criar uma linha horizontal feia. Preste atenção para substituir tudo após o igual (=) até a linha horizontal (|) ou os colchetes finais (]]) com o que for relevante ao seu artigo. Não funciona se você copiar sem substituir o necessário.
Note que por padrão, o bloco de imagem é definido a largura de 300px. Se você precisa que seja de tamanho diferente (como no caso onde a imagem possuir tamanho menor a 300px), então pode adicionar opcionalmente um atributo de largura para o bloco de imagem, como mostrado aqui:
[[include component:image-block
name=SUAIMAGEM.jpg|
caption=LEGENDA DA SUA IMAGEM|
width=300px
]]
A altura da imagem vai ser ajustada automaticamente junto à largura. Não exceda 300px, pois blocos mais largos que isso quebram o fluxo normal do documento. Se tiver qualquer pergunta sobre usar imagens em artigos, entre em contato com um membro da Administração.
Para inserir um arquivo de mídia no seu artigo, você precisa enviá-lo para a página da mesma forma que envia uma imagem, como explicado anteriormente. Para inserir o arquivo no artigo para ele ser tocado com um player HTML5, use a seguinte sintaxe enquanto referencia o arquivo, como feito no exemplo de inserção de imagem:
[[include :snippets:html5player
|type=audio
|url=LINK DO SEU ARQUIVO
]]
Se quiser usar um vídeo, simplesmente troque o 'type' de 'audio' para 'video'.
Nota: Para a inserção de imagens em traduções utilize hotlink da imagem original, caso esta não precise de adaptação. Caso seja uma imagem editada ou esteja a inserir um arquivo em uma sandbox, utilize hotlink para websites de terceiros que façam a hospedagem de arquivos, como o Imgur. Nestes casos, não envie a imagem para a página e faça a seguinte alteração no código:
[[include component:image-block
name=LINK.jpg|
caption=LEGENDA DA SUA IMAGEM
]]
Registros e Gravações de Testes
Registros também são opcionais mas podem melhorar ou quebrar um artigo. Eles vem em vários formatos, desde o detalhado:
__**Teste A - Data**__
> **Sujeito:**
> **Procedimento:**
> **Resultados:**
> **Análise:**
Para o casual:
*Tempo*: Evento
Crie um formato apropriado para seu artigo e use o mesmo formato para toda adição no registro.
Dobráveis (Collapsibles)
Dobráveis podem ser usados para esconder registros ou listas longas sem tomar espaço na página. Para fazer este efeito:
Use este código:
[[collapsible show="+ Título que aparece para abrir" hide="- Título que aparece para fechar"]]
SEU TEXTO
[[/collapsible]]
Você também deve substituir o "+ Título que aparece para abrir" e o texto acompanhante para esconder o texto engavetado com algo relevante ao seu artigo.
Notas de Rodapé
Notas devem ser usadas para inserir informações adicionais em um artigo sem quebrar o fluxo do texto. Para fazer este efeito:
Texto.1
Use este código:
[[footnote]]SEU TEXTO[[/footnote]]
Modelo Básico para um Artigo SCP
[[include credit:start]]
**Artigo:** SCP-XXX -- TÍTULO
**Autor:** [[*user AUTOR]]
**Original:** LINK PARA O ORIGINAL (se necessário)
**Tradutor:** [[*user TRADUTOR]] (se necessário)
**Imagem:** Créditos das imagens e suas licenças
[[include credit:otherwise]]
Espaço opcional para créditos como comentários de autor, etc. Não inclua "[[include credit:otherwise]]" caso o espaço opcional não seja necessário
[[include credit:end]]
**Item nº:** SCP-###-PT
**Classe do Objeto:** Seguro / Euclídeo / Keter (indique qual classe)
**Procedimentos Especiais de Contenção:** (parágrafos explicando os procedimentos)
**Descrição:** (parágrafos explicando a descrição)
**Adendo:** (parágrafos adicionais opcionais)
Entrevista/Interrogação:
> **Entrevistado:** (A pessoa, pessoas ou SCP sendo entrevistado)
>
> **Entrevistador:** (Entrevistador, pode ser bloqueado usando █)
>
> **Prefácio:** (Breve trecho descrevendo a entrevista)
>
> **<Iniciar Registro, (informação de tempo opcional)>**
>
> **Entrevistador:** (fala)
>
> **Pessoa:** (fala)
>
> (repita o quanto for necessário)
>
> **<Fim de Registro, (informação de tempo opcional)>**
>
> **Declaração de Encerramento:** (sumário curto e trecho do que aconteceu em seguida)
Nota: Quando inserir blocos de citação com o símbolo >, tenha certeza que você botou um espaço antes de cada > que usar – caso contrário, seu texto não aparecerá como um bloco de citação.
Mais exemplos de modelos podem ser encontrados na página de Modelos para SCPs. Exemplos de formatação podem ser encontrados no Guia de Formatação.
Estes são assuntos que devem ser lidados com muito cuidado:
- Abuso sexual/estupro
- Assédio sexual
- Sequestro
- Linchamento
- Violência doméstica/violência por pessoas íntimas
- Suicídio
- Comportamento autodestrutivo
Esses são assuntos que podem afetar direta e indiretamente usuários nas suas próprias vidas reais e a mera menção destes assuntos pode levar a desconforto ou até desencadear um trauma. Não é proibido usar estes assuntos, alguns deles são bons elementos para horror ou choque, mas é preciso de muito tato e sensibilidade para implementar corretamente tais tópicos.
A Fundação, dentro do universo, aprendeu por experiência que trabalhar com SCPs geralmente é um peso mental significativo, e presumidamente possui um exército inteiro de psicólogos e psiquiatras a disposição. Bullying, assédio sexual, suicídio, etc, provavelmente são bem raros na Fundação. Há reuniões regulares obrigatórias com psicólogos da instalação para todos os funcionários, e todos os empregados são regularmente treinados e sensibilizados para identificar e relatar problemas de saúde mental de seus colegas de trabalho, além de problemas interpessoais como bullying, e providenciar apoio psicológico emergencial.
Artigos originais que não forem publicados com o formato -PT e numeração correta serão removidos instantaneamente do site. Leia as instruções com calma.
Para publicar seu SCP, siga estas etapas:
1. Vá para a página da Série PT. e escolha qualquer número de 001 a 199 que não esteja sendo usado. Este número será o do seu SCP.
2. Crie a página inserindo o nome no campo em branco da barra lateral para criar uma nova página com o número do seu SCP (ex: SCP-XXX-PT). Todo SCP original precisa ter a designação -PT após seu número.

3. Copie o texto do artigo da sua página de sandbox (ou seja onde você escreveu seu rascunho) e cole em um editor de texto.
4. Revise o texto para se assegurar de que todas as referências ao seu número SCP combinam com o que você escolheu para inserir na lista.
5. Conserte o título da página (acima do editor de texto) de Scp XXX Pt para SCP-XXX-PT (maiúsculo e com traço), substituindo XXX pelo seu número escolhido.
6. Clique no botão Salvar abaixo do editor de texto.
7. Volte para a página da Série PT, deslize até o fim e clique "Editar". Isso permitirá que você mude a página da série. Insira seu SCP por ordem numérica utilizando o seguinte código:
[[image na.png]][[[SCP-XXX-PT]]] - Título
- na.png — Ícone usado para indicação de classe do objeto. Substitua para o apropriado seguro.png, euclídeo.png, keter.png, thaumiel.png ou esotérica.png2
- SCP-XXX-PT — Substituir por número que escolheu.
- Título — Substituir pelo título do seu artigo. Esse título não é presente dentro do universo SCP, logo NÃO bote-o no próprio artigo.
8. Salve a página de Série PT.
9. Pronto! Caso queira, anuncie seu SCP no nosso fórum ou chat Discord.
Para publicar um Conto, siga estas etapas:
1. Crie a página inserindo o nome no campo em branco da barra lateral para criar uma nova página com o nome de seu conto. Conserte o título da página, caso seja modificado pelo Wikidot.
2. Cole o texto do seu conto, completo, no editor de texto.
3. Clique no botão de Salvar.
4. Adicione as tags conto e pt na página.
5. Abra nossa página de Contos da Fundação e insira o seu conto na aba 'Originais' de acorco com a ordem alfabética, utilizando este código:
**NomeDeUsuario**
* [[[link-do-conto |Título do Conto]]] - Um resumo de uma linha ou duas.
- Preencha os campos de forma apropriada.
6. Pronto! Caso queira, anuncie seu conto no nosso fórum ou chat Discord.