Uma das três versões do Logo da Instituição
O Instituto para a Educação e Progresso Humano (Institut für menschliche Bildung und Weiterentwicklung, posteriormente abreviado como "IMBW") é um instituto de pesquisa que, de acordo com dados recuperados, realiza experimentos e projetos que trabalham para o objetivo do transumanismo. O Instituto trabalha em vários campos científicos, incluindo:
- Manipulação Genética
- Procedimentos Cirúrgicos
- Produtos Farmacêuticos
- Influência Psicológica e Condicionamento
- Educação e Pedagogia
- Parabiologia
- Taumatologia
Há evidências abundantes de que o Instituto também trabalha em outras disciplinas científicas relacionadas ao anômalo. Além disso, é conhecido por realizar experimentos humanos, em parte em civis completamente desavisados, convidados por vários meios para seminários ou cursos que prometem expandir as capacidades físicas ou mentais e, posteriormente, monitorados por anormalidades na vida cotidiana ou por meio de reportagens. A maioria dos experimentos são realizados em pessoas que foram sequestradas ou compradas e, portanto, o IMBW trabalha principalmente com sem-teto, órfãos, imigrantes ilegais e refugiados de guerra. O destino da maioria de suas vítimas é desconhecido, mas supõe-se que a maioria dos experimentos são fatais devido à constante necessidade de novos sujeitos de teste.
As evidências até agora sugerem que o Instituto procura especificamente objetos e entidades anômalas para pesquisá-los ou utilizar seus efeitos, usando indivíduos e/ou esquadrões treinados e aprimorados para esse fim. Já foi observado como as propriedades anômalas de anomalias humanóides foram transferidas com sucesso para pessoas comuns.
Sabe-se que o IMBW é financiado por várias pessoas e instituições financeiramente privilegiadas, incluindo vários super-ricos, Marshall, Carter & Dark Ltd. e Industrias Raptor Tec. Em contrapartida, a IMBW fabrica produtos ou elabora processos encomendados por seus financiadores e, ao mesmo tempo, realiza seus próprios estudos e projetos. Também é comum que os próprios clientes se submetam ao tratamento para aprimorar determinadas capacidades físicas ou mentais ou mesmo adquirir habilidades anômalas.
O IMBW é liderado pelo PdI Professor Alexander Voss, uma anomalia humanóide conhecida por ter realizado muitos experimentos e melhorias em si mesmo para desenvolver procedimentos transhumanists.
A Instituição e, acima de tudo, o Professor Voss elogiam a Fundação por localizar, armazenar e contenção das anomalias para a proteção da humanidade, mas criticam que as anomalias não sejam usadas para o desenvolvimento dos seres humanos e da sociedade. Apesar de várias aberturas do Instituto, a Fundação classifica o IMBW como uma organização hostil, até porque vários agentes disfarçados foram expostos pelo IMBW e usados para experimentação.
O IMBW foi fundado em 1972 pelo Professor Voss, com a ideia de promover a educação e o desenvolvimento humano. O IMBW evoluiu de um pequeno instituto para um grande centro de pesquisa em Berlim. Na época, supunha-se que o instituto era um instituto comum de pesquisa em educação, preocupando-se com os pré-requisitos e possibilidades dos processos educacionais. Nada se sabia sobre seu uso de objetos e entidades anômalas, ou sua experimentação em seres humanos.
O financiamento de vários benfeitores, incluindo organizações de pesquisa em educação, permitiu que o IMBW em 1987 se estabelecesse em vários locais da Alemanha. O financiamento veio abertamente de filantropos ricos ou instituições acadêmicas. Após a queda do Muro de Berlim, o IMWB começou a oferecer seminários e cursos em toda a Alemanha sob a cobertura de pseudônimos e organizações de fachada, nos quais a educação ou as capacidades físicas dos participantes eram promovidas através da exposição a objetos anômalos. Esses eventos geralmente cobravam uma taxa de admissão. As abordagens e métodos educacionais para os visitantes consistiam principalmente na interação com entidades e objetos anômalos, bem como memes ou aprendizado de práticas específicas. Nenhum dos participantes foi informado de que havia sido exposto a anômalias. O IMBW expandiu-se ainda mais em 1997 para a Suíça, Áustria e outros países como Bélgica e Holanda. Em retrospectiva, fica claro que a Fundação desconhecia quase todos os locais do IMBW. O único local conhecido era a instituição do IMBW em Berlim.
A Fundação tomou conhecimento do instituto em 2004, pois nessa época a instituição havia realizado várias operações parcialmente bem-sucedidas para obter objetos e informações anômalas para uso próprio, e vários infiltrados foram descobertos e presos. Neste ponto, o instituto começou a ir para a clandestinidade. A Fundação realizou várias incursões, mas com exceção da localização em Berlim, os outros endereços do IMBW eram apenas empresas de fachada. No entanto, o ataque ao local de Berlim foi considerado um sucesso e colocou vários dados e anomalias do IMBW nas mãos da Fundação.
A perda de doadores públicos não parece ter afetado o trabalho do IMBW, presumivelmente devido ao maior apoio de pessoas e grupos que também operam na clandestinidade. No entanto, a perda de imagem pública fez com que o instituto prosseguisse seus estudos de forma mais agressiva, e ampliou muito sua busca e aquisição de objetos e entidades anômalas. O instituto ainda oferece seminários e cursos sob nomes falsos, mas estes não são gratuitos e são principalmente para testar procedimentos ou invenções maduras. Da mesma forma, a liberação voluntária e espontânea de anomalias em área densamente povoada já foi vinculada ao IMBW, mas a maioria não tem consequências diretamente danosas para os indivíduos afetados, como observado em detenção pela Fundação ou por organizações similares, como a Coalizão Oculta Global.
Acima de tudo, o IMBW é uma instituição de pesquisa com especialistas em inúmeras áreas científicas. No entanto, existem outros departamentos que tornam o instituto o perigo que é.
Gestão: O IMBW é liderado pelo Professor Alexander Voss, fundador do Instituto para a Educação e Progresso Humano. No entanto, devido à sua extrema multitarefa e sua capacidade incomparável de controlar vários RTI-Titans ao mesmo tempo, ele também assumiu outras funções. Aparentemente, isso é motivado principalmente pela curiosidade.
Departamento de Pesquisa: O coração do IMBW. O departamento de pesquisa é dividido em inúmeras seções individuais, cada uma especializada em seu próprio campo de pesquisa. Eles estão em rede para que possam trocar ideias e colaborar uns com os outros.
Departamento de Aprovisionamento de Pessoal e Materiais: Como o nome sugere, são as pessoas responsáveis pela aquisição de recursos e recrutamento de novos funcionários e anômalias para o IMBW. Uma grande parte de sua mão de obra é usada para a aquisição de cobaias. Disposto a usar meios moralmente questionáveis, uma vez que as necessidades das seções de pesquisa individuais são sempre bastante exóticas.
Unidade de Caça: Uma tropa relativamente pequena de pessoal de combate que compensa sua mão de obra limitada através do uso de tecnologia RTI e aumentos caseiros. Responsável pela captura de anômalias procuradas ou deflagradas pelo IMBW. Ao contrário de seu nome, eles também são os responsáveis por rastrear e buscar novas anomalias. Em emergências, eles também se envolvem em roubos e furtos. Membros da unidade às vezes se voluntariam para experimentos do IMBW na esperança de ganhar o status de Agente Especial.
Divisão de Inteligencia: Uma rede de espiões e infiltrados, plantados em vários grupos que o IMBW quer ficar de olho por vários motivos. Principalmente não aumentado, para evitar atrair atenção.
Agentes Especiais: A solução do IMBW para problemas maiores, sem a necessidade de trazer forças externas como o grupo mercenário Primordial . Agentes Especiais são indivíduos que foram fortemente aumentados pelo IMBW, implantados como pessoal de combate ou espionagem extremamente competente. Os Agentes Especiais diferem do pessoal comum, pois podem escolher um codinome. Isso é para evitar confusão, semelhante aos apelidos usados pelas unidades FTM da Fundação. Um dos Agentes Especiais mais conhecidos é Magma-M, mas o Professor Voss também se considera um Agente Especial.
Vendas: Parte do IMBW responsável pela captação de novos negócios, gestão de vendas e divulgação dos produtos do Instituto. Também organiza seminários e cursos para testar novas invenções.
Administração: corpo administrativo completamente normal.
Nome: Professor Alexander Voss
Função: Líder do Institut für menschliche Bildung und Weiterbildung
Aparência: Desconhecido. Em todos os momentos, o Professor Voss está totalmente coberto por roupas e usa um capacete de motocicleta com design futurista, presumivelmente para esconder sua forma anormalmente alterada, embora se saiba que sua altura é de 2,31 cm. RTI-Titans são controlados remotamente por ele com a aparência de um homem magro de cabelos castanhos com cerca de 1,86 cm de altura, a fim de interagir com outras pessoas e com o mundo em geral. Estes sempre usam uma gravata borboleta no pescoço.
Resumo: As investigações revelaram que a identidade do Professor Voss foi falsificada, porém seus doutorados são genuínos, exceto pela data de recebimento. Os investigadores finalmente descobriram um professor com o mesmo nome nascido em Heidelberg em 1892, no que hoje é Baden-Württemberg, na Alemanha. Supõe-se com base na aparência dos RTI Titan usados por Voss que este indivíduo e o atual Professor Voss são a mesma pessoa. A probabilidade dessa hipótese foi calculada em 92% pela AI KAI. De acordo com informações recuperadas, o professor Voss cresceu em Heidelberg e estudou medicina na universidade da cidade, antes de ser convocado para o exército alemão como médico em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial. Após o fim da guerra, o professor Voss continuou seus estudos e obteve vários doutorados, antes de receber sua cátedra em 1931 e começou a pesquisar como aumentar o desempenho do corpo humano. O professor Voss passou a se esconder em 1934 após o estabelecimento do regime nacional-socialista. Não existem registros públicos após este ponto, e o que aconteceu com ele no período de 1935 a 1984 é desconhecido. Ele é casado desde 1994 e teve dois filhos, mas em 2002 toda a sua família desapareceu em circunstâncias misteriosas.
Caracteristica Distintas: O Professor Voss é um dos humanos mais anormalmente aumentados conhecidos pela Fundação, a ponto de até mesmo seu DNA e anatomia serem dificilmente identificáveis como humanos. Algumas de suas propriedades anômalas incluem:
- Um braço protético cibernético (esquerda) com inúmeras armas embutidas e outras funções, mais notavelmente uma poderosa arma de plasma na palma da mão. Isso parece ter sido continuamente desenvolvido pela IMBW, adicionando e substituindo recursos ao longo do tempo.
- A capacidade de cobrir seu corpo com placas de armadura feitas de um metal desconhecido, capaz de resistir a tiros de metralhadoras e explosões.
- Uma cauda maciça, sem pelos e afilada, com cerca de dois metros e meio de comprimento, que parece ser uma extensão de sua coluna. De cor verde clara, geralmente escondida sob a roupa. Não se sabe se o Professor Voss o envolve em torno de si ou o retrai em seu corpo. Usado como uma arma e como uma ferramenta emocionante.
- A capacidade de manipular sua própria biomassa à vontade. Possibilita o rápido crescimento e redução muscular quando necessário, além de alterar a forma de suas partes do corpo.
- Poderes regenerativos moderados permitem que ele se recupere completamente de feridas fatais ou amputações em poucos dias.
- A capacidade de controlar receptores eletrônicos através de um implante em sua cabeça, usado de várias maneiras, inclusive para controlar remotamente seus RTI Titans.
- Múltiplas consciências paralelas trabalhando em harmonia, permitindo que o Professor Voss se envolva em multitarefas extremas. Ele foi observado pilotando até cinco de seus Titans ao mesmo tempo em distâncias de centenas de quilômetros dessa maneira.
O professor também é conhecido por seu carisma envolvente. Existem casos conhecidos em que ele conseguiu persuadir membros de facções hostis a trabalhar para ele, incluindo alguns de nossos próprios funcionários da Fundação. Efeitos anômalos são considerados, mas ainda não foram comprovados. Além disso, ele é classificado como altamente perigoso, principalmente por causa de suas anormalidades psicológicas. Os agentes em campo são aconselhados a fugir se o encontrarem inesperadamente. Um perfil psicológico preciso ainda está sendo criado.
Nome: Magdalena Marcelina Mager (Codenome "Magma-M")
Função: Pessoal de Combate, responsável pela captura e aquisição de anômalias.
Aparência: Cabelo castanho na altura do queixo, magra, cerca de 1,83 cm de altura, provavelmente na casa dos trinta, quase sempre usa roupas de proteção, geralmente encontradas em equipamentos de combate resistentes ao calor.
Resumo: Desconhecido, de acordo com informações recebidas, ela foi apanhada na rua pelo Professor Voss em 1992. Perdeu todos os membros em um acidente não especificado, exceto o braço direito, que foi gravemente mutilado. Foi equipado com membros protéticos pelo IMBW para permitir a função normal, com o braço direito amputado e também substituído. Foi designado para o pessoal de combate do IMBW desde 2000 e é considerado um dos agentes mais capazes de adquirir objetos e entidades anômalas.
Caracteristica Distintas: Ciberneticamente aumentada, possuindo membros mecânicos e melhorias na coluna, pélvis, ombros e crânio. Isso aumentou muito a força física e a resiliência. Tem experiência com o uso de várias pistolas e armas brancas. Também capaz de gerar temperaturas de até 8000°C com suas próteses, seu corpo aparentemente sendo capaz de suportar o calor sem danos. Também parece sofrer de um complexo de super-heróis, inclusive insistindo em ser abordada por seu codinome na frente de indivíduos hostis. Classificado como altamente perigosa.
Prefácio: A lista varia de Hostil a Ruim, Neutra, Boa e Aliada.
Fundação SCP
Líderança: Conselho O5
Atitude: Hostil
Relação Atual: O IMBW elogia a documentação e pesquisa sobre alguns objetos. O IMBW também mostra grande interesse em anomalias que possam servir ao desenvolvimento humano e à educação. No entanto, a instituição considera o cativeiro de alguns objetos SCP uma tolice. Após vários incidentes em 2004 em que o IMBW tentou roubar objetos SCP, o relacionamento com a Fundação tornou-se muito tenso. Dado que eles são perseguidos pela Fundação, o IMBW não está acima de invadir sítios da Fundação e roubar anomalias armazenadas.
Academia de Magos
Liderança: Archmago e Conselho
Atitude: Hostil
Relação Atual: O IMBW emprega alguns magos desertores para usar suas habilidades para criar novas anomalias para eles. Além disso, o Instituto está trabalhando ativamente para criar magos artificiais, considerando-os como uma evolução dos humanos. A Academia de Magos considera-se ter a obrigação moral e legal de se opor e destruir o IMBW devido a repetidas violações de sua carta pelos magos do IMBW. Se a Academia se apodera das criações do IMBW, faz o possível para torná-las inofensivas, ou pelo menos libertá-las de suas anormalidades.
O Quarto Reich
Liderança: Senhor Rass
Atitude: Hostil
Relação Atual: Senhor Rass fez com que o Acólito Stier se infiltrasse no IMBW e desviasse vários recursos do Instituto para o Quarto Reich. No entanto, o Acólito foi exposto em 2010 e depois libertado pelo Quarto Reich . Desde então, Senhor Rass recusou tanto a cooperação quanto outras infiltrações, por razões desconhecidas. Por sua vez, o IMBW ridiculariza a visão do Quarto Reich como equivocada e fadada ao fracasso, e vê as ações da organização como um desperdício de potencial útil. Se os membros de ambos os grupos se encontrarem, eles geralmente entram em conflito.
Divisão XXV
Líderança: Oficial Konstantin Mader
Atitude: Neutro
Relação Atual: O IMBW obteve alguns objetos da Divisão XXV em 200█ por acidente, sem nenhuma informação sobre eles. Seu conhecimento limitado do uso desses objetos ocasionalmente leva à operação incorreta das anomalias ou à detecção de efeitos colaterais indesejáveis que ocorrem tarde demais. Não há informações suficientes para dizer muito sobre o envolvimento da Divisão no IMBW durante os dias da RDA, mas sabe-se que a Stasi desviou conhecimento do Instituto para seus próprios fins.
Coletivo Caecus-Carneliana
Líderança: Kether / O Crown
Atitude: Neutro
Relação Atual: Devido ao roubo de dois SCPs "sencientes" relacionados ao Coletivo da Fundação, o Coletivo tomou conhecimento do IMBW. Não tem problema com o desenvolvimento da humanidade e os outros projetos do IMBW. Alguns membros ainda guardam ressentimento pelos sequestros e falha em entregar seus companheiros, e ocasionalmente tentam atacar o IMBW, apesar da proibição de Kether. A falha geralmente resulta na captura desses membros.
Sonderkommando für Paranormales
Líderança: [REMOVIDO]
Atitude: Desconhecida
Relação Atual: Não se sabe se o Professor Voss ou outros funcionários do IMBW entraram em contato com o Sonderkommando. No entanto, foi confirmado que parte do trabalho do IMBW é baseado em projetos da organização nazista dissolvida.
Industrias Raptor Tec.
Líderança: ?
Atitude: Boa
Relação Atual: Existe um acordo comercial com a Industrias Raptor Tec., dando ao IMBW acesso a uma série de tecnologias e fundos RTI, ao mesmo tempo em que desenvolve novas tecnologias para o fabricante de armas aprimorar soldados humanos. A RTI não se preocupa com os objetivos do IMBW, e em seu trabalho com o grupo de interesse se concentra apenas na fabricação e comercialização de anomalias e tecnologias.
Das Wunderkabinett
Líderança: Sra Mirabilis
Atitude: Neutro
Relação Atual: O Instituto vê Das Wunderkabinett e seus membros como opções possíveis para pesquisar a evolução humana, porém Mirabilis conhece a experimentação humana do IMBW e se recusa inflexivelmente a interagir. Professor Voss também é uma das poucas pessoas com banimento vitalício da loja. Devido a contra-reações ferozes anteriores à tentativa de contato com o IMBW, ambos os grupos evitam um ao outro sempre que possível.
Informações sobre como escrever artigos IMBW, como artigos SCP e Contos
A seguir está uma lista de algumas informações e pontos a serem lembrados ao escrever um novo artigo SCP ou conto relacionado ao IMBW.
Se faltarem pontos importantes ou dignos de nota e as perguntas permanecerem sem resposta, recomenda-se entrar em contato com o
Dr Ore.
Informações:
O IMBW é uma instituição científica para o desenvolvimento e promoção da educação humana e da espécie humana em geral. A direção em que essa progressão vai é irrelevante. O IMBW tem um conceito insalubre de humanidade e o que pode ser visto como uma valorização da existência e inteligência humana e, portanto, realiza pesquisas em todas as áreas imagináveis. Isso inclui, entre outras coisas, a criação de armas e drogas, a mutação de humanos em espécies completamente diferentes, memes que afetam a mente e a realização de ideais de beleza.
- O IMBW cria suas próprias anômalias, usadas em seminários educacionais públicos para experimentos com os ignorantes. Objetos e processos concluídos e prontos para produção são vendidos comercialmente.
- O IMBW não emprega os incompetentes, ou pelo menos não por muito tempo, mas mesmo eles não estão imunes ao fracasso quando objetos de pesquisa e invenções revelam propriedades imprevistas ou consequências de longo prazo.
- Para algumas criações armadas, o IMBW usa tecnologia semelhante ou a mesma da RTI, principalmente porque a própria empresa fez o pedido.
- Não há mais nenhum local do IMBW conhecido pela Fundação. O instituto opera no subsolo. As investigações estão em andamento.
- Embora o IMBW conduza experimentos em humanos, os regulamentos internos exigem que as pessoas testadas sejam tratadas com o máximo de respeito e humanidade possível. No entanto, isso não muda o fato de que eles podem sofrer a morte, ou pior, durante os experimentos.
- O IMBW não está acima de adquirir objetos externos ou sequestrar indivíduos anôrmalmente dotados para estudar suas habilidades anômalas. No entanto, uma abordagem pacífica é sempre escolhida em primeiro lugar. As violações desse algoritmo de escalonamento geralmente resultam no indivíduo responsável sendo rebaixado para a cobaia pessoal de Voss.
- Houve incidentes em que a Fundação entrou em contato com funcionários do IMBW no local de uma anômalia.
- O IMBW só deixa o logotipo de sua instituição em anômalias que eles mesmos fazem, mas nunca em humanos.
- Todos os artigos do IMBW devem ser marcados com "IMBW".
Professor Alexander Voss
- Em primeiro lugar, ele é um dos antagonistas mais cruéis da Fundação Germanófona, mas não é motivado por malícia, mas pelo desejo honesto de ajudar. Ele até tenta fazer amizade com seus sujeitos de teste e cuida amorosamente das crianças e dos restos vivos das cobaias sob seus cuidados. No entanto, ele simplesmente nunca entendeu que "amor" e "amizade" na verdade significam que você não deve submeter a pessoa amada a experimentos potencialmente mortais, e ele não entende que o que está fazendo é errado. Como tal, ele acha que está fazendo um favor a seus sujeitos de teste, sacrificando-os pelo bem da humanidade e dando sentido às suas vidas, e geralmente fica muito orgulhoso de seus protegidos sempre que pode aprender algo com seu terrível destino.
- Por favor, faça um favor a todos nós, e não tente fazer Voss tirar o capacete. A última pessoa a ver seu rosto inteiro teve que ser internada em uma ala psiquiátrica. É suficiente que saibamos que há alguma coisa desumana sob suas roupas. Você está convidado a apresentar novas habilidades para ele e novas peculiaridades da biologia de seu corpo. A consistência não é tão importante aqui, já que ele está sempre ganhando novos e perdendo os antigos experimentando em si mesmo.
- Voss geralmente é um sujeito alegre e extrovertido que tenta fazer amizade com todos que conhece. No entanto, ele reage com uma recusa educada às tentativas de flerte. Afinal, ele é casado e ama sua esposa e filhos.
- Ele gosta de se retratar como Alívio Comico, porque torna mais fácil para ele trabalhar com outras pessoas, especialmente crianças.
- Voss considera a humanidade um coletivo fascinante e de tirar o fôlego. É essa admiração que o leva a fazer as coisas que faz.
- Não se sabe se o professor ainda possui a capacidade de sentir tristeza ou raiva.
- Ele odeia punir seus funcionários, pois gosta muito de todos eles. No entanto, como já sabemos, isso não afeta o bem-estar dos infratores. Ele emite punições puramente fora da lógica da dissuasão e pede desculpas profusamente à sua vítima antes de submetê-la a experimentos particularmente horríveis por ofensas graves.
- O professor Voss se lembra dos nomes e personalidades de todos os seus funcionários e de todos os assuntos de teste com os quais lidou. Ele até os reconhece se não os vê há muito tempo e/ou eles sofreram mutações devido a algum incidente.
- Frase favorita: "Onde há potencial, deve ser usado."
Magma-M (Agente Magdalena Marcelina Mager)
- Magma-M é um grande fã de quadrinhos e mangás de super-heróis. Infelizmente, como ela modela sua própria carreira, ela se vê como uma super-heroína.
- Ela tem um senso extremo de justiça. Extremo, neste caso, significa extremamente distorcido. Embora ela tente impor virtudes comuns, ela é estranhamente cega para as maquinações sinistras do IMBW. Ela ressalta que é por uma boa causa e com intenções puras, e que o Professor Voss aparentemente está trabalhando para restaurar suas vítimas.
- Na verdade, era apenas mais um objeto de teste, mas os experimentos em que ela participou foram um sucesso completo, razão pela qual ela foi contratada no IMBW a seu próprio pedido. Alguns cientistas do IMBW acreditam que Magma-M sobreviveu aos testes de Voss puramente por causa de sua força de vontade. No entanto, ela pessoalmente acredita que o professor nunca a colocou em perigo.
- Em público, ela sempre usa roupas de manga comprida para esconder seus membros protéticos.
- Nasceu de uma mulher sem-teto fora de um hospital e, portanto, não tinha identidade oficial até que o professor Voss lhe desse uma. No entanto, ninguém sabe, nem ela mesma, como ela perdeu os membros.
- Tem uma espécie de relação pai-filha com o Professor Voss, embora ela sempre o chame de "Professor".
- Sempre usa roupas resistentes ao calor quando está em serviço, embora não haja armas que possam suportar sua potência máxima. Como resultado, seus armamentos vão derreter ou queimar se ela aumentar muito a temperatura.
- Enquanto ela ganhou experiência com a caça antes de se tornar uma agente especial, seu conhecimento de armas e combate foi programado nela com a ajuda de uma anômalia do IMBW.
- Gosta de sapos.
Nomes, doutores, professores, etc. podem ser livremente pensados pelos autores, tendo as pessoas e unidades mencionadas anteriormente um assento permanente no IMBW. Uma adição a esta central pode ser realizada em consulta com a pessoa responsável por esta central.