O termo Instalação Segura refere-se aos conjuntos de propriedades da Fundação Lusófona capacitados e classificados para uso operacional institucional. Normalmente, estes complexos edilícios possuem uma extensa infraestrutura capaz de operacionalizar e providenciar todo e qualquer espaço e serviço possivelmente necessário para a condução das atividades ordinárias e extraordinárias da instalação segura.
Cada instalação segura da Fundação Lusófona possui uma ou mais especializações que definem, de maneira geral, suas áreas de atuação devido a relação de equipamentos e recursos (inclusive humanos) disponíveis em seus espaços.
Independentemente de suas especializações, as instalações seguras possuem certas necessidades básicas e possuem infraestruturas comuns departamentalizadas ou setorizadas; toda instalação relevante possui seu próprio departamento de logística, de medicina, de segurança, etc.
Majoritariamente, as instalações seguras operam 24 horas por dia, 7 dias por semana em 3 turnos de serviço (manhã, tarde e noite) com um contingente variável de acordo com as necessidades operacionais locais e, portanto, ofertam acomodações, guarnições e residência aos oficiais ali lotados, além de acesso e suporte a serviços básicos.
A segurança e proteção das instalações seguras da Fundação Lusófona contam com os mais sofisticados sistemas de acessibilidade (para pessoas com deficiências ou necessidades especiais), proteção contra incêndio e pânico e outros níveis e soluções de segurança, em especial, estruturas compatíveis com a utilização de informações e materiais confidenciais como instalações compatíveis com sistemas compartimentalizados de segurança de scifs.
A Fundação Lusófona opera com 4 categorias distintas de Instalações Seguras:
- SÍTIOS — são instalações seguras na forma de complexos edilícios;
- ÁREAS — são instalações seguras cujas operações abrangem uma localidade geográfica relevante além das delimitações de suas estruturas edilícias;
- ZONAS — são instalações, em formas de áreas geográficas e/ou estruturas edílicias, especificamente designadas para a contenção de um ou mais objetos anômalos que não podem ser ou não serão movidos para outra localidade geográfica por n motivos. As ZONAS são subordinadas a uma Área ou Sítio responsável pela contenção do objeto;
- ENTREPOSTOS — são instalações não utilizadas para a contenção de objetos anômalos mas para fins especiais como esconderijos seguros para oficiais em campo, guarnições e postos dentro de estruturas governamentais brasileiras e portuguesas como bases, consulados, embaixadas, etc. Os ENTREPOSTOS são, normalmente, subordinados a uma Área ou Sítio próximos.
As Instalações PROVISÓRIAS são instalações que possuem um tempo útil de vida programado e foram estruturadas temporariamente com algum objetivo ou missão em mente.
Todas as Instalações Seguras da Fundação Lusófona possuem o sufixo PT seguido de um grupo de algarismos de 1 a 99 (e.g. PT5, PT10, PT15, etc.). O mesmo conjunto de algarismos não se repete entre instalações seguras da mesma categoria (e.g. não existem dois Sítio PT10, mas pode existir a Área PT10 e assim conseguintemente).
Esta página lista todas as Instalações Seguras que são utilizadas de maneira consistente e extensiva em vários artigos. O propósito desta lista é providenciar informações básicas sobre as instalações seguras; informações extenuantes deverão ser discriminadas por meio de Dossiês de Instalação Segura.
Você não é obrigado a usar apenas as instalações seguras desta lista, entretanto, aconselhamos que você as utilize devido a sua consistência. Caso você acredite que nenhuma instalação segura disponível atenda as suas necessidades narrativas, sinta-se livre para criar a sua própria; caso seja utilizada consistentemente e de maneira razoável, ela poderá fazer parte desta lista.
INSÍGNIAS
As insígnias das instalações foram criadas para tornar esta página mais visual e mais bonitinha de se navegar. Elas podem ser utilizadas da forma que for mais conveniente fora desta página.
A maioria das insígnias nesta página foram criadas pelo Jerden, mas isto não quer dizer que você não possa criar sua própria Insignia para sua própria instalação segura!
Caso você deseje criar uma insígnia, utilize os seguintes templates para Sítios e para Áreas. Recomendamos manter nos padrões estéticos já estabelecidos.
Lembre-se que criação de uma Insígnia é completamente opcional.
EDIÇÕES
A página é, normalmente, editada pelo time Administrativo da Wiki (o que inclui os Curadores), mas todos os Autores podem editar a página livremente caso a edição seja razoável, como em casos para corrigir erros de gramática, adicionar novas informações ou itens às listas, etc.
Adição de conteúdo suplementar como o nome específico de diretores ou outro conteúdo extra para a descrição das instalações é permitido desde que o objeto da adição seja conteúdo de um artigo aprovado oficialmente.
REQUERIMENTOS PARA NOVAS INCLUSÕES
Novas instalações seguras podem ser adicionadas nesta lista caso sejam utilizadas de forma consistente em pelo menos 5 artigos (por qualquer autor). A inclusão de novas instalações segue as mesmas normativas e instruções do Guia Oficial de Postagem.
INCLUINDO UMA NOVA INSTALAÇÃO
Você deverá providenciar algumas informações básicas:
- O Tipo e o Número da Instalação (e.g. Sítio PT10);
- Um nome para a Instalação (e.g. "Complexo de Contenção de Anomalias Biológicas");
- A localização da Instalação em território lusófono (quanto mais específica, melhor);
- O nome do atual Diretor de Instalação;
- Uma breve descrição sobre a Instalação;
- Links de pelo menos 5 artigos que utilizam a Instalação;
Caso a sua Instalação seja foco de um cânone, ou série dentro da Lusófona, aconselhamos que seja mencionada para que seja incluído um link para a página do cânone/série respectivo.
PREDEFINIÇÃO PARA INCLUSÕES
Quando for adicionar uma nova instalação na lista, siga a ordem numérica existente e utilize a seguinte predefinição:
[[include :scp-pt-br:fragment:site-snippets start=--
|type=sítio ou área |number=PTXX
]]
+ SÍTIO OU ÁREA PTXX
[[=]]
NOME DA INSTALAÇÃO
[[/=]]
LOCALIZAÇÃO: LOCALIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO
DIRETOR DE INSTALAÇÃO: NOME DO DIRETOR DE INSTALAÇÃO
DESCRIÇÃO DA INSTALAÇÃO.
[[include :scp-pt-br:fragment:site-snippets | end=--]]
Para usar uma Insígnia, capitalize SÍTIO ou ÁREA e adicione o parâmetro icon especificando o URL da imagem.
[[include :scp-pt-br:fragment:site-snippets start=--
|type=SÍTIO ou ÁREA |number=PTXX
|icon=http://scp-pt-br.wdfiles.com/local--files/instalacoes-seguras/Site-PTXX.svg
]]
Existe também um parâmetro opcional color que modifica a cor e o número padrão do logo.
[[include :scp-pt-bri:fragment:site-snippets start=--
|type=sítio ou área |number=PTXX
color=qualquer sintaxe de css
]]
Se a instalação possui um Dossiê ou aparece relevantemente em algum cânone ou série, você pode adicionar um link especial da seguinte forma:
[[div class="doc-link"]]
[[[dossie-de-instalacao|Dossiê de Instalação]]]
[[/div]]