Classes de Objeto

Todo objeto, entidade e fenômeno anômalo, necessitando de Procedimentos Especiais de Contenção, é designado uma Classe de Objeto. Uma Classe do Objeto é parte do modelo padrão de SCPs, e serve como um indicador bruto do quão difícil um objeto é de ser contido. No universo, Classes de Objetos são destinada a identificar necessidades de contenção, prioridade de pesquisa, orçamento e outras considerações. A Classe do Objeto de um SCP é determinada por vários fatores, mais os mais importantes são a dificuldade e o propósito de sua contenção.

A classificação particular de uma anomalia é sujeita a ser atualizada e modificada conforme pesquisas e nosso conhecimento sobre o objeto, entidade ou fenômeno melhora.

Classes Primárias

Estas são as Classes do Objeto mais comuns designadas à anomalias, e compõe o miolo do banco de dados da Fundação.

Seguro

Objetos da classe Seguro são anomalias são facilmente e seguramente contidas. Isso geralmente deve-se ao fato de que a Fundação pesquisou o SCP bem o suficiente de modo que contenção não necessita de recursos significativos, ou que as anomalias necessitam de uma ativação ou acionamento específico e consciente. Classificar um SCP como Seguro, entretanto, não significa que manuseá-lo ou ativá-lo não representa uma ameaça.

Para uma lista completa de artigos classe-Seguro no site, clique aqui.

Euclídeo

Objetos de classe Euclídeo são anomalias que requerem mais recursos para serem contidas completamente, ou que a contenção nem sempre é confiável. Geralmente isso é porque o SCP é insuficientemente entendido ou fundamentalmente imprevisível. Euclídeo é a Classe do Objeto com o maior alcance, e geralmente é um bom palpite que um SCP será desta classe se não se encaixar facilmente em nenhuma das outras Classes de Objeto padrões.

Em particular, qualquer anomalia que exibe autonomia, senciência e/ou sapiência geralmente é classificada como entidade de classe-Euclídeo, no mínimo, devido à impredicabilidade fundamental de um objeto que pode agir ou pensar por si mesmo.

Para uma lista completa de artigos classe-Euclídeo no site, clique aqui.

Keter

Objetos de classe Keter são anomalias que são excessivamente difíceis de serem contidas consistentemente ou confiantemente, com procedimentos de contenção frequentemente sendo extensivos e complexos. A Fundação frequentemente não consegue conter estes SCPs bem devido a não possuir um entendimento sólido da anomalias, ou faltar tecnologia para propriamente contê-la ou combatê-la. Um SCP Keter não significa que o SCP é perigoso, apenas que ele é muito difícil ou caro de conter.

Para uma lista completa de artigos classe-Keter no site, clique aqui.

Thaumiel

Objetos de classe Thaumiel são anomalias que a Fundação usa para conter ou contra-atacar outros SCPs ou fenômenos anômalos. Até a própria existência de objetos classe-Thaumiel é classificada para os mais altos níveis da Fundação, e suas localizações, funções e status atuais são conhecidos por poucos funcionários da Fundação fora do Conselho O5.

Para uma lista completa de artigos classe-Thaumiel no site, clique aqui.

Neutralizado

Anomalias neutralizadas são as que não são mais anômalas, ou por serem intencionalmente ou acidentalmente destruídas e desabilitadas, ou por, de alguma forma, não funcionarem ou exibirem seus efeitos anômalos.

Para uma lista completa de artigos classe-Neutralizado no site, clique aqui.

Classes de Objetos Não-Padrão

As seguintes Classes de Objetos são sub-classes que suplementam a classificação primária (ou antiga) do objeto.

Explicado

Anomalias Explicadas são as que são completamente entendidas, ao ponto que seus efeitos são explicáveis por ciência popular, foram descreditados como classificação falsa ou errônea, ou são tão disseminados e espalhados publicamente que sua contenção não é mais possível.

Para uma lista completa de artigos de classe-Explicado no site, clique aqui.

Classes Esotéricas/Narrativas

Classes do Objeto Esotéricas, também referidas ocasionalmente como classes Narrativas, são Classes do Objeto que não se encaixam em nenhuma das seções prévias. Elas geralmente só são usadas uma vez, e são criadas para extender a narrativa de um SCP em particular. É altamente recomendado que SCPs usem uma das Classes de Objetos padrões listadas aqui. Enquanto alguns autores escolhem introduzir exceções a estas regras, elas são raramente feitas e precisam justificar sua própria existência e lugar. Muitos membros do site vão avaliar negativamente Classes de Objetos não-padrões, se usadas sem mérito.

Para uma lista completa de artigos classe-Esotérica no site, clique aqui.

Descomissionado

SCPs Decomissonados são uma Classe de Objeto não-canônica que foi usada por moderadores sênior no passado para não só deletar artigos indesejados como movê-los para uma espécie de "Mural da Vergonha", para servirem como exemplos do que não fazer.

Artigos descomissionados em geral não são mais feitos, parcialmente porque tais edições pesadas pela moderação SCP não são feitas, e parcialmente porque descomissionar acabou saindo pela culatra. Veja a Central da História do Universo (em inglês) para mais informação histórica sobre SCPs Descomissionados e seu uso no passado.

FAQ de Classe do Objeto

O que é o Teste da Caixa Trancada?
O Teste da Caixa Trancada é uma orientação informal, usada para determinar a Classe do Objeto mais apropriada de cada objeto. Funciona assim:

  • Se você trancar o objeto em uma caixa, deixar quieto, e nada de mal vai acontecer, então o objeto provavelmente é Seguro.
  • Se você trancar o objeto em uma caixa, deixar quieto, e você não tem muita certeza do que vai acontecer, então o objeto provavelmente é Euclídeo.
  • Se você trancar o objeto em uma caixa, deixar quieto, escapar com facilidade e que você deverá se esforçar ainda mais, então o objeto provavelmente é Keter.
  • Se o objeto for a caixa, então ele provavelmente é Thaumiel.

Note que, como consideração especial, algo que é autônomo, vivo e/ou sapiente quase sempre é no mínimo classe-Euclídeo. Isto é, se você trancar uma coisa viva em uma caixa e esquecer dela, eventualmente ela vai sufocar e morrer de fome, e isso não é um bom fim. Algo que é inteligente também pode acabar sendo esperto o suficiente para superar nossos procedimentos de contenção e/ou parar de cooperar com nossas tentativas de contê-lo, fazendo-o ser mais perigoso do que realmente é.

E se eu achar um SCP que está na Classe de Objeto errada?

As Classes de Objeto são intencionalmente deixadas vagas para não limitar a liberdade criativa dos autores; um sistema rígido e definido de classes pode obstruir a habilidade de um autor de escrever do jeito que planejava, e por isso múltiplas propostas no passado para criar sistemas melhormente definidos foram declinados pela administração do SCP Wiki-EN.

Se encontrar um artigo SCP que você ache que pode estar erroneamente classificado, sinta-se livre a discutir sobre o tópico e ver o que outros membros da comunidade acham. Se a explicação não te satisfazer, então sinta-se livre para expressar sua opinião sobre o assunto e vote de acordo na página.

Se um SCP é bem perigoso, sua Classe do Objeto deve ser maior?

Não, perigo não afeta realmente uma Classe do Objeto de um SCP. Como já foi repetido diversas vezes acima, uma Classe do Objeto de um item é mais baseada na dificuldade de contenção, ao invés do perigo que representa de algum modo. Por exemplo, um botão que pode destruir todo o universo quando é pressionado seria Seguro, enquanto um gato que muda aleatoriamente de lugar com outro gato em qualquer lugar na Terra seria considerado Keter.

Caso tenha mais dúvidas sobre Classes de Objeto, sinta-se livre a perguntar na discussão.