ROUNDERHOUSE 100 POR 100: CONSELHOS SOBRE COMO TER SUCESSO AO MÁXIMO POR AUTOR DE SCP DEFINITIVAMENTE AINDA RELEVANTE


avaliação: +4+x
100.png

Oi. Sou o RounderhouseRounderhouse. Tenho 19 anos. Me juntei ao site em Junho de 2018, e comecei a escrever no outono daquele ano. Eu postei o SCP-4049, que foi recebido de forma mediana. O deletei e o reescrevi. Ainda acho que é ruim, mas está a quase 100, então talvez eu esteja errado. Sabe-se que isso ocorre.

Desde então eu postei 99 outras páginas no site (esta sendo a centésima), desde dois 001s a SCP-6000 a um bando de contos que ninguém leu. Eu venci vários concursos. Eu tenho mais artigos acima de +100 do que abaixo disso. Eu postei temas. Eu entrei no time administrativo, foi expulso do time administrativo, depois entrei no time administrativo novamente. Me tornei o que generosamente pode ser chamada de uma figura na comunidade. No momento em que escrevo isso, sou o autor nº21 no site.

Então no geral, diria que minha experiência na Wiki SCP tem sido uma grande decepção.

Qualquer parte disso significa que sei o que estou fazendo? Nem fudendo. Eu passo por longos períodos de "bloqueio de escritor", indiferença, e rascunhos ruins como qualquer um. Mas através dos quatro anos em que estive aqui, eu aprendi muito sobre a escrita, ambos para SCPs especificamente, quanto em geral. Eu desenvolvi estratégias para combater os pequenos homens dentro do meu computador que tentam me destrair da escrita. Eu absorvi Justus SCP Proibidos, que nenhum homem deveria dominar, sobre como subreviver e viver nas Wikis.

Nada do que vem a seguir são conselhos 100% precisos que se aplicam a 100% das situações 100% do tempo. Mas são 100 afirmações, destiladas das minhas próprias experiências no site, que eu espero que possam trazer alguma sabedoria a outros escritores, criadores, e membros da comunidade no site.


1. Se divirta enquanto escreve. Sério, este é relevante. Você precisa ter prazer em alguma parte do processo de escrita e publicação que não seja só "obter upvotes". Se não, você está desperdiçando tempo fazendo merda que você não gosta, o que é provavelmente uma das coisas mais chatas que você poderia fazer.

2. Descubra porque escreve. Aí vai com tudo nesse propósito.

3. Ninguém nunca vai ler nada se você não os der uma boa razão.

4. Os dê uma razão.

5. "Você fica bom em algo ao ser péssimo até deixar de ser. Isso é verdade para basicamente tudo na vida." — Captain Kirby-san

6. Logo, ser ruim em algo é uma razão terrível, terrível, para não o fazer, seu otário.

7. Logo cedo, criticismo bom é provavelmente o melhor e mais valioso recurso que você pode encontrar no site. Se encontrar uma boa fonte, não a solte.

8. Mais tarde, tempo é provavelmente o melhor e mais valioso recurso que você pode encontrar no site. Não o desperdice em coisas burras e ideias que sabe que são ruins.

9. Não há ideias ruins, só execuções ruins.

10. Tendo dito isto, não é qualquer um que consegue executar direito. A execução certa para uma ideia pode estar fora do seu alcance como um criador.

11. Não há desonra em não ser capaz de fazer algo.

12. desonra em não contar uma história da melhor forma que você conseguir.

13. Esse ponto é tão importante que tenho que reiterar: Se você não está fazendo seu melhor, que porra que está fazendo?

14. SCPs podem ser qualquer coisa que você quiser. Desde um meio completamente textual a uma experiência multimídia. Pense sobre o que você quer que o seu seja.

15. Não deixe outras pessoas te dizerem que o que você está escrevendo "não é um SCP". Podem dizer que não é uma história completa, ou anômalo, e podem estar corretos, mas isso não é a mesma coisa.

16. Não diga a outras pessoas que o que estão escrevendo "não é um SCP". Você pode dizer que não é uma história completa, ou anômalo, e pode estar correto, mas isso não é a mesma coisa.

17. Você assina um contrato social invisível quando você se junta ao site (ou qualquer outra comunidade). Seus termos são tão incompreensíveis quanto são invioláveis.

18. Seja legal, seja suave, e em nove a cada dez vezes, não terá que lidar com problemas por causa disso. E na décima, saberá o que fazer.

19. Leia artigos de outras pessoas. Comente neles. Muito. Ser capaz de criticar o trabalho de outros é o primeiro passo para ser capaz de traduzir seu próprio trabalho.

20. Quando criticar o trabalho de outras pessoas, seja educado e respeitoso. Ser um merdinha é o caminho mais rápido de fazer com que seu criticismo válido seja ignorado, e depois todo mundo sai infeliz.

21. Se você pensa que este último ponto é injusto ou incorreto, considere o quanto você estaria disposto a ouvir os seus professores se eles insultassem sua redação nas margens. Entende?

22. Eu escrevi uma dissertação sobre como deixar crítica diplomática. Você deveria a ler. Você não pode impeir um de meus conselhos ser uma propaganda.

23. CSS e estilização podem e devem elevar sua história e narrativa. São o estilo para a sua substância, e usar todas as ferramentas que pode para elevar o seu trabalho é bom.

24. Não encubra (ou mascare um ausência de) substância com estilo. Não vai funcionar, e pessoas vão chamar a sua atenção, merecidamente.

25. Eu atropelei um homem em Scranton, Pennsylvania em 1994. Eu não parei o carro, e a chuva levou embora as marcas dos pneus. Os policiais fecharam a investigação depois de três anos por falta de indícios, relatando ser um acidente infeliz. Nunca fui pego ou implicado. Nunca senti culpa por minhas ações, mas uma vez vi sua viúva no supermercado, tentando fazer as compras quando seu cartão foi negado. Eu intervim e paguei por tudo. Ela me agradeceu, me chamando de "seu heroi".

26. Não há nada que as pessoas silenciosamente desprezam mais do que alguém que constantemente fala sobre seu próprio trabalho enquanto se recusa a engajar com o de outros. Não seja esse cara.

27. "Propostas de 001 não são tão importantes" é uma afirmação feita quase exclusivamente por pessoas que tem uma proposta de 001.

28. Não significam que estão erradas. Quanto mais propostas de 001 tiverem, o quão inerentemente menos exclusiva será a vaga, o que não necessariamente é uma coisa ruim. Mas a sua tem que se sobresair, o que requer uma caralhada de prática escrevendo artigos normais.

29. "Um SCP adiado é eventualmente bom, mas um SCP feito às pressas e ruim para sempre." — Shigeru Miyamoto-san

30. É por isso que você não deve fazer hype dos seus artigos até que sejam um produto finalizado, se sequer você deve. Fazer hype pode muitíssimo facilmente te fazer parecer um mané.

31. Concursos são experiências competitivas no site. Faça o seu melhor, ou você vai se arrepender por um longíssimo tempo.

32. Ao mesmo tempo, concrusos não são essa porra séria toda. Decida se seu objetivo é escrever o melhor que pode enquanto se diverte, ou se divertir enquanto escreve o melhor que pode, e então se comprometa a isso.

33. Concursos fornecem uma excelente oportunidade para você trabalhar com amigos ou até com estranhos. Você deve usar essa oportunidade para se familiarizar com a "escrita por comitê".

34. É mais difícil do que parece. Você vai provavelmente ser péssimo nisso! Veja o nº6.

35. Lembre-se não importa o quão legal o seu CSS é, tem alguém na filial japonesa que está fazendo isso melhor do que você.

36. Um bom título pode elevar ou afundar um artigo. Não deixe o seu afundar.

37. Tem muitíssimos SCPs hoje em dia. Demais para que se leia todos. Não tente ficar em dia com tudo que é postado. Mas tente ao mínimo ler coisas regularmente. É frequente demais o caso de alguém se tornar autor e parar de ler.

38. Dar upvote em artigo ruim para rir deles é muitíssimo coisa de filho da puta.

39. Quando você posta artigos ruins só de meme, as pessoas estão rindo de você, não com você.

40. Não se preocupe sobre se tornar parte do time administrativo. Se é para acontecer, acontecerá. Se não, melhor assim. Você pode focar em contribuir para o site.

41. Escreva. Escreva escreva escreva escreva escreva. Ou desenhe.

42. Aprenda a sacrificar bodes para os deuses da criatividade para pegar no tranco. Ou descubra suas próprias estratégias, que seja.

43. Se você já escreveu mais do que 15 artigos, faça uma avaliação para TDAH. Você me agradecerá depois.

44. Se você é um escritor, aprenda arte. Se você é um artista, aprenda palavras.

45. Misturar e aprender novas abilidades é foda.

46. Ninguém vai ler seus procedimentos de contenção se você não os disser para fazer isso.

47. Não coloque muito valor ou peso em upvotes. Isso também é uma afirmação feita só por quem tem muitos upvotes.

48. … Mas, novamente, eu ainda estou certo. As cinquenta pessoas que leram algo pensando que só é ok = +50. As dez pessoas que leram algo e pensaram que é a melhor coisa na terra = +10.

49. Todos os manifestos de página de autor no mundo todo não conseguem resumir a verdade da wiki:

50. Nunca conte a uma mulher sobre sua escrita de SCP. Autores de SCP não são namoráveis.

51. A verdade de fato da wiki é que é software de mídia social rodando em hardware de comunidade de escrita.

52. "Gaste nenhum tempo argumentando sobre o que faz um bom SCP. Escreva um." — Marcus Aurelius-san

53. Não escreva cegamente e sem rumo. Pense. Pense. PENSE sobre o que você está escrevendo, e como se encaixa na história, que propósito serve para a narrativa. Analise tudo.

54. Se não está contribuindo de alguma forma, corte. Aprenda a matar os seus queridinhos.

55. Você não tem o luxo de um editor pago, então precisará sujar as suas mãos.

56. Há uma tentação incrivelmente sedutora para todos os criadores: falar do seu trabalho ao invés de trabalhar nele. Se virar vítima disso, vai se arrepender depois.

57. Um projeto pequeno e focado feito direito é melhor do que um projeto amplo e ambicioso feito porcamente, 100% do tempo.

58. Tendo dito isso, a ambição é boa. Tremenda, até. Aprenda a usar a dissatisfação e desgosto com o seu trabalho para criar algo ainda melhor.

59. Tenha em mente que, por mais que nem sempre pareça, as apostas são incrivelmente baixas. Você tem nada a perder por não experimentar, e tudo a perder por não experimentar.

60. A sorte favorece os corajosos.

61. Tem uma quantidade finita de atenção na wiki pela qual todos os artigos estão competindo. Sua tarefa, como um autor, e garantir que as pessoas que decidem gastar seu tempo com o seu artigo saiam satisfeitas.

62. Falando amplamente, a maioria dos artigos no site não são bons. Aprenda a indetificar as falhas e as cheque com seu próprio trabalho.

63. Há nada de errado em deletar seus artigos velhos que não atendem mais os seus padrões.

64. Mas se você se encontra fazendo isso a cada poucos artigos, comece a escrever melhor.

65. A crítica não está sempre correta.

66. Mas, mais frequentemente está mais correta do que errada. É por isso que você deve buscar uma amostra grande.

67. Trent Reznor uma vez me disse que queria escrever SCPs, mas eu roubei a ideia dele e escrevi com uma conta alternativa. Está a +200.

68. Aprenda a escrever nos pequenos momentos. Enquanto senta e está com seu celular. Enquanto assiste TV. Enquanto espera por algo. Nós vivemos em uma sociedade digital; você tem um processador de texto no seu bolso 24 horas por dia, 7 dias por semana.

69. Escrita é um músculo que você precisa exercitar. Se você não escreve por 2 meses, volta, e espera sacar um artigo em um dia, você tem outra coisa a sua espera.

70. Não seja a porra de um "do contra". Simplesmente ir contra o padrão por nenhuma razão não é legal, e as pessoas vão notar.

71. Falei muito sobre criticar artigos, mas isso não significa só encotrar falhas neles.

72. Também significa olhar para eles e identificar os elementos que funcionam e contribuem para o todo, e demonstrar apreciação por estes.

73. E aí roubar esses e os integrar em seus próprios artigos por diversão e lucro.

74. Consuma mídia fora a wiki SCP, seu Neandertal.

75. Se você quer introduzir um GdI ou cânone, o faça lentamente e sutilmente. Pessoas irão notar se você está escrevendo um SCP como um veículo para o seu "grupo de estimação".

76. A wiki fala bastante merda de outros. Isso é o resultado de nerds que sofreram bullying continuando o ciclo de violência.

77. Se você quer ser realmente grande, construa um nome. Se torne reconhecível.

78. Chats gerais não são o lugar para falar das suas mágoas.

79. Seu artigo não precisa ser um conceito 100% original, se existe tal coisa. Só precisa ser melhor do que a última pessoa que o fez.

80. Tente usar estratégias diferentes de fazer rascunhos. Delineando artigos, fazendo "a mão livre", um artigo de cada vez, pulando entre artigos, nunca não escrevendo, escrevendo só quando vcê tem uma ideia.

81. Sério, você é um autor de SCP. Eu não consigo expressar o suficiente o quão pouco você tem a perder ao tentar coisas novas.

82. Algum do melhor conteúdo que está na Wiki está na forma de contos, então leia mais contos.

83. Algum dos pior conteúdo da Wiki também está na forma de contos, porque menos pessoas os dão um olhar crítico.

84. Meu ponto é que você não deve desprezar autores de contos, mas autores de contos não são melhores ou piores do que autores de SCP. Guerra entre classes evitada.

85. Leia seu diálogo estúpido em voz alta com sua voz estúpida para ver o quão estúpido é. Aí conserte as partes estúpidas.

86. Nem todo artigo precisa ter um núcleo temático. Mas ajuda ter algo em mente enquanto escreve.

87. Falar sobre o seu conceito vale nada. Ao invés disso, escreva sobre ele.

88. Discussões sobre coisas sem valor são a canção da sereia da wiki SCP. Não seja arrastado a desperdiçar as suas palavras com pessoas que já tem a mente formada — ao invés disso, as use na escrita.

89. Nem todo comentário é crítica. As vezes é so um cara estranho forçando a interpretação estranha dele do seu artigo em você, e há supreendentemente pouco que você pode fazer a respeito.

90. A wiki não é justa.

91. Mas é muito mais justa do que você pensa.

92. "Reconhecimento de nome" só é algo na wiki no sentido de que está e todo lugar. Pessoas estão mais inclinadas a ler algo se já leram trabalho de qualidade daquele autor no passado. Lutar contra isso não é muito efetivo.

93. Escrever porra tão bem que você se torna impossível de ignorar é muito, muito mais efetivo. Seus escritores favoritos todos já foram novatos.

94. Se você está contente com o que produz, parabéns. Melhor assim pra você, amigo.

95. Se não está, bom. Permaneça com fome por melhora.

96. Não há elogio melhor no site inteiro do que alguém dizer que quer escrever por causa de você.

97. É incrivelmente fácil focar nos comentários negativos e crítica e haters e esquecer porque você se juntou ao site originalmente. Tome seu tempo para se centrar e olhar para os comentários agradáveis, e aos amigos dos quais está orgulhoso.

98. Escreva 100-500 palavras por dia, dependendo da sua habilidade. Desenvolva uma rotina. Seja capaz de entrar naquele "modo de escrita" como quem aciona um interruptor. Isso é muitíssimo mais difícil do que soa. Ainda estou lutando com isso. Mas estou tentando, o que é tudo que posso pedir de você ou qualquer outra pessoa.

99. No final, os artigos serão esquecidos. Os upvotes vão sumir, seu nome vai entrar nos registros históricos, e vão perguntar "quem diabos era RounderhouseRounderhouse e porque que ele escreveu 100 conselhos como se alguém desse a mínima para o que ele tinha a dizer?". Tudo acaba mais cedo ou mais tarde.
O que vão durar são os amigos que você fizer neste site. Os mantenha perto.

100. a casa sempre ganha

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License