SCP-017-BR
Avaliação: +2+x
kidizinhu.jpg
Sujeito infectado com SCP-017-BR

Item nº: SCP-017-BR

Nível de Ameaça: Amarelo

Procedimentos Especiais de Contenção: Amostras de sangue que possuam aneuplóides contendo SCP-017-BR devem ser contidos em um Refrigerador de Amostras no Site-36. Pessoal de gênero masculino que carregam SCP-017-BR estão proibidos de ter relações sexuais com o gênero oposto. As relações sexuais entre os transportadores de SCP-017-BR devem ser aprovadas por dois Pessoais de Nível 3, apenas para fins de teste. As crianças geradas a partir de transportadores de SCP-017-BR devem estar contidas em celas de humanoides padrão, cada uma separada da outra. Essa criança deve ser atendida de acordo com a gravidade de seu problema.

O rastreio de problemas visuais e auditivos em crianças com SCP-017-BR, assim como a avaliação do desenvolvimento, devem ser realizados periodicamente. As anomalias constatadas devem ser seguidas em consultas de especialidade. Para uma melhor resposta, o tratamento com testosterona deve ser iniciado aos 11-12 anos de idade. Está demonstrada a sua eficácia numa porcentagem importante dos indivíduos, tanto em aspectos psicossociais como físicos. Por estes motivos estas crianças e adultos jovens devem ser acompanhados numa consulta de endocrinologia. Caso se encontrem sujeitos férteis, deve ser oferecido o diagnóstico pré-natal a fim de excluir alterações cromossómicas uma vez que existe um risco acrescido da mesma.

Descrição: SCP-017-BR consiste num grupo de anomalias cromossômicas nas quais encontra-se dois ou mais cromossomos █ em pessoas do gênero masculino. As alterações decorrentes de SCP-017-BR são tardias e só se tornam evidentes após a puberdade. Os sujeitos afetados apresentam na maioria das vezes um quadro clínico caracterizado por hipogonadismo hipergonadotrófico, azoospermia, atrofia testicular de consistência firme, hipodesenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e ginecomastia.

A inteligência dos sujeitos afetados (independentemente se forem adultos ou crianças) é geralmente normal. Entretanto, dificuldades de leitura e distúrbios da fala são bastante comuns. Estes sintomas podem ser agravados se a aneuploidia apresentar três ou mais cromossomos █. SCP-017-BR ocorre geralmente de forma aleatória, mas gestantes idosas podem ter um risco ligeiramente aumentado de ter filhos com a anomalia, que não é herdada dos genitores. SCP-017-BR é diagnosticada pelo teste genético conhecido como cariótipo. Embora não exista cura contra SCP-017-BR, uma série de tratamentos podem ser utilizados com eficácia, como fisioterapia, fonoaudiologia e acompanhamento terapêutico.

Sujeitos com níveis significativamente baixos de testosterona podem recorrer à reposição hormonal e aqueles com ginecomastia podem submeter-se a procedimentos cirúrgicos, como a adenomastectomia, lipoaspiração a laser e lipólise a laser. Sujeitos com SCP-017-BR parecem ter risco aumentado de desenvolver câncer de mama em relação aos demais, mas menor que as mulheres. Os sujeitos afetados tem uma expectativa de vida quase normal.

O espermatozoide ou óvulo podem ser formados com cromossomos extras, deixando outro espermatozoide com um cromossomo a menos. Alguns sujeitos com SCP-017-BR são mosaicos genéticos, o que significa que algumas células têm um cromossomo █ extra e outras células não. Nesse caso o cromossomo extra ocorreu durante a divisão inicial dos cromossomos no zigoto logo após a fertilização. Alguns mosaicos são férteis. Os cromossomo █ extras causam mal funcionamento testicular levando a deficiência na produção de testosterona, mal funcionamento cognitivo e social, além de aumenta o risco de doenças como câncer de mama e doenças endócrinas.

O atraso da linguagem (51%), o atraso motor (27%) e problemas escolares (50%) complicação no desenvolvimento das crianças com SCP-017-BR e em alguns estudos estão descritos comportamentos anti-sociais e psiquiátricos. Cerca de metade possuem uma boa adaptação social e no trabalho, enquanto a outra metade possui sérias dificuldade para socializar. Mais cromossomos █ causam maiores os sintomas. Outra complicação é a deficiência auditiva, no entanto não está descrito um aumento da frequência de infecções respiratórias na infância, ao contrário das doenças auto-imunes (diabetes mellitus ou doenças do colágeno).

Só cerca de 10% dos casos de SCP-017-BR são encontrados por diagnóstico pré-natal. Por isso os primeiros sinais clínicos podem aparecer na infância ou, com mais freqüência, durante a puberdade, como a falta de caracteres sexuais secundários e a observação de espermatogênese, enquanto alta estatura, como um sintoma, pode ser difícil de diagnosticar na puberdade. Apesar da presença de testículos pequenos, apenas um quarto dos homens afetados são reconhecidos como tendo SCP-017-BR na puberdade, e 25% receberam o diagnóstico em idade adulta tardia: os sujeitos afetados, cerca de 64%, não são reconhecidos como tal.