Item nº: SCP-018-PT
Classe do Objeto: Euclideo
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-018-PT é mantido em uma câmara de contenção padrão para humanoides no Sítio PT20. Câmeras de segurança ou qualquer tipo de aparelho fotográfico não devem ser instalados na câmara ou ser portados por funcionários próximos, exceto durante experimentos. Devido à sua deficiência, toda comunicação ocorrendo nos testes deverá ser feita por escrito até que o objeto seja versado em LIBRAS.
Testes com SCP-018-PT deverão ser feitos com intervalo de pelo menos 1 semana, para que o objeto se mantenha cooperativo.
Descrição: SCP-018-PT é um homem caucasiano com aproximadamente 25 anos de idade, com 1,75 metros de altura e 90 quilos. SCP-018-PT possui surdez e afonia, porém se mostra capaz de entender claramente escrita (em português, inglês e ████████) e de aprender LIBRAS. Quando SCP-018-PT tem seu corpo fotografado ou filmado (em filme ou digital) por qualquer tipo de câmera ou gravadora de forma que seu corpo ocupe ≥ 15% do enquadramento, ele é transferido para dentro do registro1 por tempo indefinido ou até se transferir para o exterior contra a própria vontade. Durante o processo, SCP-018-PT é transferido para uma réplica perfeita do cenário (incluindo qualquer objeto, alimento ou ser vivo) que foi capturado dentro das margens do registro. Ao fazê-lo, SCP-018-PT pode ser observado por espectadores, porém comunicação não aparenta ser possível.
Enquanto se mantém em registros fotográficos estáticos, SCP-018-PT mantém seu metabolismo em estado inerte (não precisando se alimentar ou dormir) e pode interagir com qualquer objeto presente no cenário, porém estes, quando deslocados, se comportam como se presentes em vácuo absoluto. Quando em registros filmados, objetos e pessoas se comportam da maneira que foram filmados, repetindo e reiniciando a ‘rotina’ gravada após ela encerrar; SCP-018-PT possui livre arbítrio independente do que foi gravado originalmente. Pessoas gravadas não sofrem os efeitos de SCP-018-PT e suas 'réplicas' registradas não interagem com a entidade fora da 'programação'. Qualquer modificação feita por SCP-018-PT no registro onde está mantido será revertida após 15-20 minutos (em fotografias) ou a partir de uma reinicialização (em filmagens).
Quando SCP-018-PT se transfere para fora do registro, a entidade aparece em qualquer local não obstruído próximo da mídia que deixou, desaparecendo completamente do registro. Registros (exceto por degradação) entram em um processo de autorreparação quase-instantâneo ao sofrer qualquer tipo de dano. Degradação natural nunca deteriora mais que 50% da mídia.
SCP-018-PT foi encontrado por funcionários da Fundação em 12/05/2017, em um depósito de itens anômalos seguros. O indivíduo afirma chegar ao local após deslocar-se para fora de uma fotografia anômala armazenada desde 03/05/2011 (agora descartada). Após entrevistas e pesquisas referenciais, é suposto que SCP-018-PT tenha permanecido na fotografia desde 19█8.
Comunicações com SCP-018-PT revelaram que a entidade já foi capaz de se comunicar vocalmente antes de sua retenção no registro, porém afirma ter perdido ou esquecido suas habilidades vocais; é suspeito que tal efeito seja psicológico. É de se notar que a entidade também aparenta sofrer grande desconforto ao utilizar suas habilidades; isto também é suposto como resultado de traumas psicológicos e não ser um efeito colateral de suas habilidades anômalas.