Créditos
Mais Informações:
Item nº: SCP-021-PT
Nível de Ameaça: Laranja ●
Classe de Objeto: Keter
Procedimentos Especiais de Contenção: Devido às características geográficas de SCP-021-PT, este não pode ser transportado para nenhuma instalação segura da Fundação. O corpo hídrico precedendo a entrada da zona onde SCP-021-PT se encontra deverá ser guarnecido pelo Navio de Pesquisas Hidroceanográficas da Fundação "Dama das Neves", enquanto definido como uma zona de exploração científica sob os cuidados de uma iniciativa privada; cronogramas de manutenção e suprimento (incluindo recursos humanos) são citados no anexo da documentação relevante dos arquivos pertinentes à Operação: Antártida.
O manuseio de equipamentos capazes de ocasionar danos estruturais deve ser realizado cautelosamente; elementos explosivos, ou de capacidade explosiva que não sejam essenciais para a manutenção da custódia de SCP-021-PT devem ser mantidos em estoque fora da zona de exclusão. Em caso de recessão ocasionada por influência natural ou humana que comprometa a infraestrutura do objeto, o Protocolo Igloo deverá ser acionado, e uma base instituída ao redor de SCP-021-PT para acobertá-lo.
Funcionários pertencentes à equipe de contenção de SCP-021-PT devem evitar participar de maneira passiva ou ativa de apresentações realizadas por instâncias de SCP-021-PT-1. Visualização por indivíduos dentro do local é estritamente proibida, sendo preterível sua realização de maneira remota por meios audiovisuais captados por equipamento previamente disposto no local. Indivíduos convertidos completamente devem ser considerados perdidos.
Instâncias de SCP-021-PT-1 devem ser tratadas com cautela apesar de sua natureza amigável; nenhuma conexão pessoal deve ser realizada com as entidades à exceção de Rapport; suas apresentações não devem ser interferidas por nenhum agente externo. Requisições por estas instâncias devem ser providas à critério do conselho expedicionário. Durante eventos SCP-021-PT-B, o Protocolo Vigília deverá ser ativado, durante qual, instâncias -1 deverão ser extraídas de 021-PT e protegidas até o próximo período válido de apresentação1, quaisquer instâncias de SCP-021-PT-3 devem ser liquidadas à primeiro contato.
Descrição: SCP-021-PT é um iceberg marítimo encontrado à deriva deslocando-se em direção à costa do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Foi inicialmente avistado2 deslocando-se pela região sul-litorânea da Argentina e Uruguai e por embarcações navegando os oceanos Antártico e Atlântico. SCP-021-PT fora rebocado, e ancorado novamente no Oceano Antártico, atualmente com seu estado estacionário inalterado por correntes marítimas.
SCP-021-PT abriga uma caverna glacial de lapa, predominantemente horizontal de salão único3, antecedido por um corredor de meandro, abrigando a estrutura parcial de um teatro4; a estrutura é simétrica-semicircular, possuindo parterre, loges, e três galerias, que são ocupadas por ~170 instâncias de SCP-021-PT-2.
A totalidade dos elementos da arquitetura, salvo aqueles extensivamente utilizados por instâncias de SCP-021-PT-1, apresentam sinais de congelamento, e falta de manutenção, com pequenas áreas totalmente arruinadas devido à exposição; o proscênio, e a parterre são divididos por uma ruptura irregular de 20 metros de diâmetro por 50 metros de profundidade5.
No interior desta estrutura existem atualmente cinco6 instâncias de entidades humanoides de aparências similares à de indivíduos andróginos humanos, denominadas SCP-021-PT-1, atualmente de A até E. São compreendidas de um material vítreo-cristalino similar à gelo. O vestuário comum, e as fantasias utilizadas por estas instâncias são adaptadas para as condições climáticas da região, normalmente de maneira lúdica. Estas instâncias apresentam capacidades e funcionamento fisiológicos humanos porém não necessitam de manutenção dos mesmos; seus crânios não apresentam cavidades nasais ou oculares.
Estas instâncias são geralmente afáveis7, sendo capazes de comunicar-se em inglês, italiano e francês. Suas habilidades e perícias são variadas porém são normalmente conectadas à performances artísticas.8
SCP-021-PT-2 são instâncias fisicamente similares às entidades -1, estando presentes nas áreas designadas à plateia. O vestuário destas entidades apresenta elementos característicos de diversos estilos, comumente com as regiões quais SCP-021-PT foi avistado antes de ser contido. Normalmente encontram-se em um estado de estase que é apenas suspenso durante eventos de apresentações programadas.
SCP-021-PT-3 são verossímeis às entidades -1 e -2, porém possuem comportamento extremamente agressivo, exibindo hostilidade em relação à instâncias -1, e indivíduos humanos presentes no local. Movem-se de forma letárgica e errática, como se sofressem de convulsões epilépticas. Suas características fisiológicas são extremamente variáveis, à exceção de suas mandíbulas, que aparentam ser destacáveis, permitindo abrirem suas bocas em até 90º, podendo vocalizar sons alcançando de 80dB até 150dB.
Instâncias de SCP-021-PT-3 possuem resistência física vítrea, porém são capazes de permanecerem ativas mesmo com a deficiência de apêndices cruciais como a cabeça, ou o tronco; quando avariadas, ou destruídas, irão exsanguinar uma substância viscosa cristalina, que caso entre em contato com apêndices avariados ou subtraídos de instâncias -3, regenerar-se-ão, ou fundir-se-ão em novos constructos ou amálgamas.
SCP-021-PT-1, invariavelmente, são psicofisicamente condicionadas a apresentarem-se de maneira compulsória em três sessões — diurna (8:30 GMT), vespertina (17:30 GMT) e noturna (22:30 GMT) — com durações e conteúdos variáveis9, esporadicamente durante a semana. Ao final de cada apresentação, um Evento SCP-021-PT A ou B irá ocorrer dependendo da performance artística dos apresentados enquanto julgadas por instâncias de SCP-021-PT-2.
Eventos A: Ocorrem quando pelo menos 2/3, ou mais, das instâncias presentes na plateia demonstram satisfação qualitativa positiva em relação às apresentações realizadas;
Eventos B: Ocorrem quando pelo menos 2/3, ou mais, das instâncias presentes na plateia demonstram insatisfação qualitativa em relação às apresentações realizadas. Nestes eventos, instâncias de SCP-021-PT-3 irão se manifestar na área compassada pela ruptura separando as áreas do palco e da plateia até o momento da próxima apresentação.
A satisfação propriamente dita é arbitrária e mensurada pela intensidade da ovação realizada por instâncias -2, expressando euforia por meio de aplausos, produzindo sons — de maneira desconhecida —, atirando buquês e/ou recados — de conteúdo variável — para os artistas — também de maneira desconhecida, visto que entidades não aparentam possuir outros itens além de suas vestimentas e acessórios. Ações similares, porém negativas serão produzidas em Eventos B.
Qualquer indivíduo humano presente no palco ou auditório interagindo de maneira ativa10 com a performance realizada por instâncias -1 ou -2 irá sofrer um processo de transfiguração, interruptível — mas irreversível até o momento — caso o indivíduo seja removido do local imediato, ocorrendo por meio da transmutação de tecido humano para a substância vítrea compondo entidades de SCP-021-PT. Áreas afetadas, inicialmente as extremidades, sofrem dores agudas durante a conversão, forçando o indivíduo à um estado de síncope.
Adendo: Carta recuperada dos pertences de uma instância de SCP-021-PT-1 falecida.