SCP-022-PT
avaliação: -2+x
SCP-022.PG

Entrada para o interior do SCP-022-PT localizada no andar térreo do edifício.

Item nº: SCP-022-PT

Classe do Objeto: Seguro Euclídeo

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-022-PT deve ser mantido trancado por uma porta feita de aço com 3,6 centímetros de espessura, 2,12 metros de altura e 1,29 metros de largura. Para reforçar a segurança na contenção, foi adicionada recentemente uma nova fechadura na porta de entrada para SCP-022-PT. No fim da escada, existe uma grossa porta de ferro que leva para o estacionamento do subsolo-1 do edifício; atualmente esta porta está trancada por ordem de segurança de Agentes nível-4 da Fundação. A porta de entrada a SCP-022-PT está sendo constantemente monitorada por uma câmera de segurança da Fundação, caso algum invasor tente possuir acesso ao local.

Testes com SCP-022-PT só poderão ser autorizados por funcionários Nível 3 ou superior. Sujeitos afetados por SCP-022-PT devem ser encaminhados para um tratamento psicológico de avaliação de sanidade mental.

Descrição: SCP-022-PT é uma escada de descida retilínea com vinte e oito degraus conectando um corredor do andar térreo com o estacionamento do primeiro subsolo do edifício ███████ (nº: ████) localizado na capital de São Paulo. Na escada não há nenhum tipo de iluminação ou lampadas com sensor de movimentos. Sujeitos que permanecerem por mais de 50 segundos no interior de SCP-022-PT pode sofrer delírios e alucinações e comumente, costumam presenciar a aparição de SCP-022-PT-1.

Descoberta: SCP-022-PT foi descoberto após um grande número de funcionários de limpeza pediram demissão do edifício ███████, moradores e funcionários do edifício que passavam pelo interior de SCP-022-PT relatavam sentir náusea, uma grande dor de cabeça ou alucinações.
Existem documentos como [EX-022-PT-A] e [EX-022-PT-E], que são relatos de pessoas que cometeram suicídio cerca de duas semanas após passarem pelo interior de SCP-022-PT. Os eventos anômalos chamaram a atenção da Filial Lusófona da Fundação, fazendo com que alguns Funcionários e Agentes Nível 4 fossem enviados para realizar uma investigação. Após a realização de alguns testes, agentes catalogaram duas entidades denominadas como SCP-022-PT-1 e SCP-022-PT-2

Adendo das anomalias catalogadas nos testes feitos pela Fundação:

  • SCP-022-PT-1: Consiste em uma criatura humanoide de aparência fantasmagórica e coloração transparente. Costuma flutuar lentamente em direção a pessoas dentro da escadaria, aparentemente tentando alcançá-las. Caso sejam tocados por SCP-022-PT-1, sujeitos entrarão em um estado temporário de alucinação1.
  • SCP-022-PT-2: Um vulto que aparenta possuir o formato de uma mão fantasmagórica de aproximadamente vinte centímetros de comprimento. Costuma aparecer enquanto o sujeito estiver descendo a escada. Ao passar pelo sujeito, pode causar um sintoma de delírio ou uma sensação de fraqueza; a causa dos sintomas ainda não foi identificada.

Observação: Aparentemente, as entidades catalogadas não podem sair ao lado exterior de SCP-022-PT por motivos desconhecidos, e apenas manifestam suas capacidades anômalas enquanto algum sujeito estiver em seu interior. Aparentemente, existe ainda uma terceira entidade (não confirmado) no interior de SCP-022-PT catalogada como SCP-022-PT-3.

  • SCP-022-PT-3: Aparentemente é um globo ocular semelhante a um olho humano com uma pupila de coloração preta e uma fonte desconhecida de brilho, fazendo com que o mesmo aparente estar sendo iluminado. Estima-se que o globo ocular tenha entre 15 a 21 centímetros de diâmetro. O resto de sua aparência fisiológica é desconhecida até o momento, fazendo com que Funcionários especulem se o globo ocular tenha uma criatura como dono, ou seja apenas uma aparição aleatória. Costuma aparecer na parte de menos iluminação da escada (geralmente no meio, perto do topo). Depois de aproximadamente um segundo de contato visual, SCP-022-PT-3 costuma desaparecer sem deixar rastros.