SCP-072-PT
avaliação: +8+x

Item nº: SCP-072-PT

Classe do Objeto: Seguro

Nível de Ameaça: Azul

Procedimentos Especiais de Contenção: O objeto deve ser mantido numa sala de segurança comum de 4 x 4 x 4 metros quadrados, sem qualidades adicionais. A sala do objeto deve ser guardada por dois funcionários classe C portando armamento não letal, constantemente, alternando-se em turnos. O objeto deve ser mantido numa cúpula de vidro translúcido propícia para alimentos (comumente conhecida como “porta bolo”) sustentado por uma mesa de madeira comum de altura de 1 metro e largura de 40 centímetros.

Uma manutenção rotineira no local e no instrumento de contenção do objeto deve ser realizada numa janela de tempo de 3 em 3 dias por funcionários de credencial de segurança nível 0, com a devida escolta e acompanhamento de um funcionário classe C portando armamento não letal.

A cúpula e a sala devem ser plenamente higienizadas com produtos de fragrâncias e pH neutro, segundo requerimentos do objeto1.

A interação com o objeto se restringirá a funcionários com credencial de segurança nível 2 previamente alimentados a fim de evitar danos ao objeto. Por conta da imprevisibilidade e desobediência do objeto, quaisquer interações devem ser acompanhadas por não menos do que dois Funcionários, onde apenas um deve conduzir qualquer teste enquanto o outro se restringe a tomar notas e observar o estudo. Fica terminantemente proibido qualquer teste que envolva interação do objeto com qualquer outro SCP, por conta das qualidades físicas e sociais do objeto serem tentadoras a ocasião de dano ao próprio objeto por tentativa de ingestão.

Descrição: SCP-072-PT é um sanduíche que consiste na seguinte organização:

QUANTIDADE INGREDIENTE CARACTERÍSTICA
02 Fatias Pão de forma integral Massa de farinha de Triticum spp. integral sabor quinoa salgada produzida pela marca ██████.
75 Gramas Hambúrguer de soja Composto de Glycine max transgênica, pré-temperada e processada num formato circular produzido pela marca ██████.
02 Folhas Alface crespa Espécime de Lactuca sativa de coloração saudavelmente esverdeada adquirido em feira local.
02 Fatias Tomate italiano Fruto de Solanum lycopersicum de coloração vermelho-vivo adquirido em feira local.
Aproximadamente 10 gramas Molho de mostarda Condimento líquido pré-temperado de semente de Sinapis alba de marca ██████.
Aproximadamente 15 gramas Molho “especial” de alho e salsa Condimento líquido resultante da mistura de H2O, vinagre, amido de milho, Allium sativum e Petroselinum crispum. Manufaturado pelo próprio Dr. Marco.

O objeto possui dois estados de consciência. No primeiro, inércia, o objeto não difere de um sanduíche comum; mantendo-se imóvel e não demonstrando qualquer sinal anômalo. Observadores que desconhecem das propriedades incomuns do objeto não saberão distinguir irregularidades em SCP-072-PT.

Para atingir o segundo estado, sapiência, o objeto deve ser provocado fisicamente. Tal provocação pode ser um simples toque ou uma interação à distância através de um utensílio com massa e força capaz de mover o objeto. Ao atingir o estado de sapiência, SCP-072-PT se demonstra capaz de interação. Exibindo capacidades cognitivas, pensamento crítico e proficiência mental e acadêmica comprovadamente acima da média. Ademais, é munido de compreensão da própria forma e existência, apresentando muitas vezes pensamentos filosóficos e questionamentos universais amplamente debatidos sobre tópicos considerados irresolutos, como a vida, a universalidade e demais temas.

Para exprimir seus pensamentos, SCP-072-PT produz uma forma de vocalização ao movimentar os ingredientes de sua composição. O objeto usa de suas folhas de alface para vibrar o ar que percorre em seu interior. O hamburger é usado como um simulacro de uma língua para produzir o som laringiano, tensionando conjuntamente as fatias de tomate como dentes e as fatias de pão como lábios. Deste modo, o objeto produz um tipo de fala incipiente.

É desconhecido da Fundação o método completo da funcionalidade e sapiência do objeto, tendo em vista a falta de órgãos responsáveis pela cognição, organização mental, sistemas respiratório, nervoso, sanguíneo, digestivo e excretor em SCP-072-PT.

O objeto até então não necessitou de alimentação ou qualquer método de recebimento e processamento de energia. Ademais, o objeto não demonstrou sinais de oxidação ou degeneração molecular com a passagem do tempo, mantendo-se inalterado desde a ocorrência de seu descobrimento. Contudo, o objeto não atinge grandes períodos de sapiência, entrando em seu estado de inércia após ██ horas de interação e conversa. O objeto alega que “se exauriu de discutir” e que “irá repousar por alguns momentos”. Nesse estado de “repouso” mesmo com provocações insistentes, qualquer tentativa de interação com SCP-072-PT será frustrada, alcançando sucesso apenas após ██ horas de “descanso”.

Tentativas de desmantelar a composição do objeto resultaram em falhas. Em seu estado de sapiência, não é possível a remoção de qualquer ingrediente, apresentando uma rigidez entre eles similar à constituição de tecido orgânico humano. Tentativas de desmantelar a composição do objeto também resultam em expressões de dor e emanações de protesto.

Descoberta: O sanduíche em questão foi produzido pelo Dr. Marco nas imediações da Fundação, mais precisamente na copa do sítio de contenção PT5. O fato ocorreu em uma manhã propriciamente, segundo relatos, “chuvosa e sinistra2"; com grande incidência de descargas elétricas nas imediações. A Fundação tomou conhecimento das propriedades anômalas do sanduíche quando o próprio Dr. Marco buscou nervosamente por auxílio nos corredores do sítio, demonstrando confusão e incompreensão a respeito das capacidades comunicativas de sua refeição. Inicialmente foram conduzidos experimentos para descobrir se a origem da anomalia era a copa em si ou os instrumentos utilizados para o preparo do sanduíche.

Posteriormente, após uma confissão verbal do objeto e análises de emanação de energias radiofônicas e eletromagnéticas do tipo sigma-2, constatou-se de fato que o objeto era o responsável pelas anomalias que demonstrava. Ao presenciar tais dados, três funcionários de classe C que se alimentavam no local rapidamente iniciaram o processo de contenção de protocolo “B010V”, primeiramente armazenando o objeto num contêiner de poliestireno oferecido pelo Capitão ██████. Durante o transporte, ocorreram incessantes protestos por parte do objeto direcionados aos funcionários que conduziam o protocolo, especialmente ao Capitão ██████. O objeto foi remanejado para uma das salas de contenção vacantes do sítio, sendo transferido, a pedidos do próprio objeto, ao atual compartimento de contenção onde reside.

Adendo: Testes realizados: AVISO: Interações com o objeto podem causar frustração social, dores de cabeça, incompreensão; questionamento religioso, pessoal, universal e sobre a obediência perante a Fundação; mudança de escolhas de estilo de vida, sentimento de inferioridade cognitiva e de inteligência, além de efeitos ainda não catalogados. Interação com o objeto pode elevar o nível de necessidade de alimentação. Testes com SCP-072-PT com devem ser procedidos com cautela e discrição.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License