Créditos
Autor:
Imagem: Esfera de Ferro, fotografada pelo autor do artigo.

SCP-077-PT
Item n°: SCP-077-PT
Classe do Objeto: Seguro
Nível de Ameaça: Amarelo ●
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-077-PT deve ser armazenado dentro de um recepiente não translúcido, herméticamente selado, e banhado em óleo de lubrificação sintético, para reduzir o processo de oxidação. A utilização de um metal de sacrifício na contenção, não altera a capacidade de oxidação do mesmo. Está localizado no Sítio-PT5. Em caso de quebra de contenção, reusinar e polir a superfície do objeto, a fim de diminuir a oxidação. Necessário polimento completo a cada 3 semanas.
Descrição: SCP-077-PT é uma esfera de aço, aparentemente SAE 8620, de 10cm de diâmetro. Possui potencial de redução de +3,21, o que faz ter uma oxidação rápida.
Quando SCP-077-PT é observado e não possui vestígios de oxidação, nenhuma anomalia é presenciada.
Quando o objeto está oxidado e é observado, o ambiente o qual o observador se encontra, começa a encolher gradativamente conforme o tempo de observação, podendo ser reduzido em até ██x██x███ milímetros. A anomalia é cancelada e o ambiente retorna ao normal na mesma velocidade a qual encolhia, se cessada a observação do SCP-077-PT. Apenas o observador é afetado pela anomalia, e fotos ou reproduções de mídia não afetam o observador. Apenas humanos são afetados pela anomalia.
O ambiente não é alterado na visão de não-observadores do SCP-077-PT. Análises foram realizadas com pessoal Classe D para coletar informações breves sobre a anomalia visualizada, como mostra o Adendo SCP-077-PT-1.
Em apenas 3 semanas após o polimento do objeto, toda a sua superfície se encontra oxidada. Quanto mais oxidada estiver a superfície de SCP-077-PT, maior é a velocidade de encolhimento do ambiente o qual o observador se encontra, variando de 4 minutos, para superfície recentemente polida, e 8 segundos para completamente oxidada.
SCP-077-PT foi coletado em 19/07/2015, em uma empresa de usinagem de peças aeronáuticas em São José dos Campos, São Paulo, após um funcionário ser encontrado [REDIGIDO] e em formato cúbico de aproximadamente 500x500x200 milímetros.