SCP-1001
avaliação: +1+x

Item nº: SCP-1001

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-1001 é mantido na Área Biológica-103, em uma estufa reforçada de acordo com o Protocolo de Organismos Perigosos-12A. SCP-1001 permanece roteado no núcleo do solo, 9 m de diâmetro x 4 m de profundidade, no qual foi retirado do local da descoberta. É irrigado e fertilizado esporadicamente, conforme detalhado no Documento 1001-2. Nenhum objeto capaz de produzir som perigoso (armamento sônico, efeitos meméticos baseados em áudio, infrasons de alto decibel, etc.) é permitido na distância auditiva do Área Biológica-103.

O objetivo é alimentado mensalmente, com 20 kg de Suplemento Nutricional 1001-R-8. A fórmula precisa para Suplemento Nutricional 1001-R-8 é detalhada no Documento 1001-2, mas é preciso repetir que o conteúdo proteico do suplemento não deve ser inferior a 40% em massa e que toda proteína deve derivar de porcos, cães, ou espécies comparativamente inteligentes. Essas diretrizes podem ser alteradas conforme necessário quando o teste exige que SCP-1001 fique faminto.

Ossos, chifres e outros tecidos duros nunca devem ser fornecidos exceto como parte de testes devidamente supervisionados. Todos os testes envolvendo provisão de tecido duro devem ser pré-aprovados pelo Dr. Glastonbury e pelo atual Diretor de Segurança da Área-103.

Descrição: SCP-1001 é uma unica planta aparentemente pertencente a uma espécie não descrita de Welwitschia. Ao contrario de outra especies de Welwitschia, SCP-1001 possui um tronco de árvores que se amplia em uma arraba arborizada de 180 cm de largura e 5 m de comprimento, 2 m sob a sua superfície. Suas folhas, com até 6 m de comprimento, revestidas com espinhas de arame farpado e capazes de segregar uma resina pegajosa e que são capazes de movimentar com destreza e força consideráveis. SCP-1001 é geograficamente desvinculado de suas relativas conhecidas, tendo sido encontrado na Cordilheira dos Andes, perto de ██████. Peru.

O tronco de SCP-1001 e a roda direcionada são vazios, abrindo para uma abertura arredondada no ápice e preenchidos com uma solução altamente cáustica de ácido clorídrico e enzimas digestivas comparáveis ​​às encontradas nos jarros de Nepenthes. Esta solução é capaz de reduzir 50 kg de tecido de animal macio para uma pasta fina dentro de 20 minutos de submersão.

Embora seja capaz de fotossíntese, as folhas de SCP-1001 são singularmente ineficientes, produzindo apenas aproximadamente 50% dos requisitos calóricos da planta. Do mesmo modo, suas raízes são inusitadamente ineficazes na absorção de nutrientes orgânicos e minerais. Para mitigar esta deficiência, SCP-1001 é um carnívoro obrigatório: usa suas folhas pré-angulares para capturar presas que passam por perto, e puxará as suas presas para a cavidade central, onde é digerido.

A inteligência de SCP-1001 é altamente discutível. Suas táticas básicas de caça são semelhantes às de Paralichthys. (plumas): enterra suas folhas mais longas na areia e espera que um animal suficientemente grande (pelo menos 40 kg) passe, depois disso surge de repente e captura a presa que passa. Quando esta tática não produz resultados suficientemente rápidos, entretanto, SCP-1001 recorre a mimetismo de áudio sofisticado. É capaz de reproduzir literalmente qualquer som que tenha sido exposto, além de recombinar sons "conhecidos" em frases novas. Observou-se usando a última capacidade de atrair presas humanas, falando nas vozes de outros seres humanos conhecidos. Seus meios de produção de som são desconhecidos.

Também são interessantes as preferências de presas de SCP-1001: prefere consumir animais inteligentes, especialmente aqueles capazes de usar ferramentas ou de construir estruturas artificiais. Os seres humanos são sempre suas presas preferidas, mas, na sua ausência, aceitou primatas, cães, papagaios, porcos, castores, formigas e pássaros que construíam ninhos. Note-se que muitas dessas espécies caem bem abaixo do seu limiar de tamanho usual, alguns até certo ponto em que capturar e digerê-los produz uma perda de energia líquida. Seu método de detecção de inteligência é desconhecido, mas aparentemente não é baseado na experiência, já que atacou lulas e pequenos golfinhos com ânsia comparável aos seus ataques contra humanos e macacos andinos.

SCP-1001 é incapaz de digerir completamente os tecidos duros: os ossos de sua presa são gradualmente excretados através de canais próximos das bordas superiores do cáudex. Uma vez excretado, estes ossos são invariavelmente recolhidos com uma das folhas do objeto e movidos para uma localização em ou abaixo da superfície do solo em torno de SCP-1001. O objeto organiza os ossos em padrões complexos que são manifestamente inúteis para a captura de água e, principalmente subterrânea, não ajudam a atrair presas. A sua semelhança com ███ █████ █████ Nazca [DADOS EXPURGADOS] e as mandalas devocionais de [DADOS EXPURGADOS] levaram Dr. Glastonbury a formular a hipótese de que eles podem ser representativos ou mesmo [DADOS EXPURGADOS] efeitos anômalos.

No momento da sua descoberta pela Fundação em 18██, SCP-1001 foi localizado no centro de um padrão ósseo aproximadamente circular de 18 m de diâmetro e 8 m de profundidade, sendo que █7% era composto de osso humano. As tribos nativas vizinhas professavam o medo religioso do objeto e estavam fornecendo-os com sacrifícios humanos regulares. O ritual de sacrifício, tal como finalmente divulgado aos interrogadores da Fundação, exigiu que os sacerdotes presentes escoltissem o sacrifício para SCP-1001 ao longo de uma "avenida" estritamente delineada que mais tarde se encontrava de acordo com certas características do padrão dos ossos subterrâneos. Os desvios do padrão foram punidos pela captura e consumo dos atendentes, bem como pelo sacrifício, mas um ritual bem-sucedido resultou em apenas uma pessoa sendo tomada. Em casos raros, um sacerdote seria direcionado para mover um determinado [DADOS EXPURGADOS] fornecido em troca com um presente não especificado, ou mesmo repelir a data do próximo sacrifício requerido. As histórias orais afirmam que o ritual foi originalmente exigido por SCP-1001, [DADOS EXPURGADOS] "falou na voz de nossos [DADOS EXPURGADOS].