SCP-104-PT

avaliação: +10+x


Nível de Ameaça: Laranja

Procedimentos Especiais de Contenção: Sujeitos afetados por SCP-104-PT devem ter sua conexão com o inconsciente coletivo terrestre rompida para evitar a propagação da influência de SCP-104-PT. Isso pode ser realizado de maneira taumo-noética1, pela incapacitação linguística, ostracização do sujeito, intervenções cirúrgicas ou, em últimos casos, pela terminação. O agente memético THOMASSON-LEMOS-AMIE foi desenvolvido para incentivar a rejeição subconsciente a conceitos exógenos à sociedade humana, e deve ser esporadicamente re-inoculado na população mundial.

Qualquer indivíduo exposto a um evento Heureka deverá ser mantido sob custódia da Fundação e receber amnésticos classe-A. Se a amnestização não for suficiente para reverter integralmente os efeitos de SCP-104-PT, o afetado será mantido no Sítio PT4 para maiores experimentos. Uma vez considerada suficiente a contribuição do sujeito para com os esforços de pesquisa, este deve ser submetido às intervenções de ruptura da conexão noosférica antes de ser reintroduzido à convivência civil.

Estabeleceu-se o Projeto Enóquio-Talbot, que visa facilitar operações logísticas entre o Sítio PT19, que está mais próximo da maior parte dos eventos Heureka registrados, e o Sítio PT4, capacitado para monitorar perturbações na noosfera e realizar pesquisas mais aprofundadas em anomalias relacionadas ao (in)consciente humano. Sob a alçada do projeto, também estabeleceu-se a Iniciativa Iyrin, que conduz pesquisas etnográficas para determinar os impactos de SCP-104-PT no inconsciente coletivo terrestre pelo monitoramento de expressões culturais ao redor do globo. Expressões culturais associadas a SCP-104-PT devem ser deslegitimizadas e obscurecidas do conhecimento público.

Funcionários da Fundação envolvidos na contenção de SCP-104-PT devem passar por exames noosemióticos a cada 6 meses para garantir que a repetida exposição a significantes do ideário de SCP-104-PT não tenha causado contaminação conceitual. Casos confirmados devem ser reportados para o Departamento de Segurança Interna do sítio correspondente, que tomará as medidas necessárias para evitar a continuidade da contaminação.

Quanto a SCP-104-PT-1, suas características singulares desencorajam o uso de tecnologias de manutenção espaçotemporal atuais2 para sua contenção. O Departamento de Pesquisa do Sítio PT19 aprovou o pedido de priorização orçamentária para projetos de desenvolvimento de tecnologias suplementares.

1280px-Oxford_Circus%2C_London%2C_United_Kingdom_%28Unsplash%29.jpg

Diagrama rizomático do cerebelo do sujeito █████, inoculado por SCP-104-PT. A origem do estresse neuropático é indicada pelas vias neurais realçadas em vermelho. Logo após a diagramação, o sujeito entrou em crise nervosa e foi terminado por oficiais de segurança próximos.

Descrição: SCP-104-PT é uma egrégora de origem não-humana enclausurada no interior de um espaço paradimensional finito de curvatura Φ-negativa e porosidade aguda3, doravante denominado SCP-104-PT-1. Egrégoras são entidades metafísicas que surgem dos pensamentos e esforços coletivos de um determinado conjunto consciente. Uma vez constituída, a egrégora passa a influenciar o ideário coletivo de maneira similar a outras construções meméticas não-anômalas (como ideologias ou corporações), mas se distingue destas por conseguir manifestar-se no espaço e, de forma limitada, alterá-lo.

A alta porosidade de SCP-104-PT-1 permite que a realidade consensual seja sobreposta pelo seu conteúdo interior com frequência relevante para escalas temporais humanas4. Especula-se que esta característica de SCP-104-PT-1 seja resultado da manifestação das vontades subjacentes à SCP-104-PT no tecido espaçotemporal. Até o presente, não foram registradas sobreposições de magnitude suficiente para causar destruição ou danos latentes à realidade local. Foi observada uma maior probabilidade de sobreposições de SCP-104-PT-1 nos centros urbanos de países subdesenvolvidos, um fenômeno ainda não explicado pelas atuais teorias acerca da anomalia.

Apesar da irrupção mínima de SCP-104-PT-1, sua aparição permite que SCP-104-PT realize contato com o inconsciente coletivo terrestre, causando instâncias de contaminação conceitual entre as duas estruturas. Instâncias registradas e confirmadas deste fenômeno são denominadas "eventos Heureka". A contaminação afeta tanto a estrutura, causando alterações nos fluxos noéticos que compõem a noosfera terrestre, quanto os agentes: consciências humanas ou similares na vicindade de tais eventos serão sujeitas à inserção de conceitos e/ou vontades contidas no arcabouço conceitual de SCP-104-PT, incidindo em mudanças na sua estrutura interna que podem ou não causar mudanças significativas em seu comportamento ou capacidade de funcionamento.

Noosphere_-_Philip_Beesley.jpg

Arranjo de capacitância eletronoética (ACEno), equipamento do Sítio PT4 utilizado no monitoramento de eventos Heureka.

Seres humanos são incapazes de compreender ou descrever ideias contidas no arcabouço conceitual de SCP-104-PT, dada sua concepção não-humana; sujeitos sobreviventes de eventos Heureka, quando interrogados pela Fundação, não utilizam descritivos consistentes entre si para a descrição de conceitos implantados por SCP-104-PT. Entre os termos já utilizados estão "encadernamento em massa", "fractalidade", "teleologia fascista" e "plantações de soja"; os pacientes reconhecem a natureza inusitada dos termos, mas afirmam ser os léxicos mais aptos à descrição. Referindo-se à experiência de testemunhar o evento, o único tema comum entre os interrogados é o sentimento de trauma psicológico.

Sujeitos expostos à evento Heureka passam por um processo de total reorganização da estrutura cerebral, e frequentemente sofrem sequelas de difícil reversão. A principal sequela, observada em pouco menos de um terço dos sobreviventes, é a afasia. Dentre os outros efeitos já registrados, constam:

  • Paralisia cerebral
  • [REDIGIDO]
  • Perda da permanência de objeto
  • Amnésia anterógrada
  • Afantasia
  • Ataques de pânico

Em um caso específico, um paciente analisado pela Fundação mostrou-se incapaz de reter conhecimento conceitual sobre ███████ ou reconhecê-l█s no ambiente. Algumas sequelas podem ter aparecimento súbito restrito apenas a momentos quando o indivíduo é induzido a refletir sobre a experiência. Além dos efeitos cognitivos, os sujeitos podem demonstrar mudanças em seu comportamento, tornando-se socialmente retraídos e, em raras observações, infantilizados. Sequelas de menor gravidade podem ser revertidas pela administração de amnésticos, mas a maior parte dos efeitos, por serem resultado de alterações profundas na estrutura cerebral, resiste à ação de intervenções cognitivas ou medicamentosas e são permanentes; por este motivo, especula-se que a gravidade da sequela tenha relação causal e proporcional à integração dos conceitos exógenos propagados por SCP-104-PT.

polar

Mensura da atividade noosférica feita em 31/09/2020, logo após a emergência de um evento Heureka no círculo árctico.

Não se sabe a data de início das interações de SCP-104-PT com a noosfera terrestre. Projeções atuais estipulam a existência de 3500—98000 sobreviventes de eventos Heureka atualmente fora do alcance da Fundação. Da mesma forma, a totalidade das consequências do contacto entre o inconsciente coletivo e o arcabouço conceitual de SCP-104-PT também é desconhecida. Sujeitos afetados por SCP-104-PT podem, inconscientemente, continuar a propagação de conceitos exógenos por meio de repetido contato linguístico com indivíduos não-afetados. O contágio conceitual realizado desta maneira é significativamente menos traumático, mas igualmente capaz de promover mudanças radicais na estrutura cerebral do sujeito, levantando a possibilidade da influência de SCP-104-PT ser capaz de, a longo prazo, causar um Cenário Classe-AK "Reconfiguração da Consciência Humana".

Entende-se que SCP-104-PT, por tratar-se de uma egrégora, possua como substrato um agrupamento de consciências extraterrestres localizadas no interior de SCP-104-PT-1. Pouco se sabe sobre o conteúdo de SCP-104-PT-1 para além de suas características espaçotemporais gerais. Dado que o arcabouço conceitual contido em SCP-104-PT é majoritariamente incompatível com a psiquê humana, existe uma possibilidade considerável que o interior de SCP-104-PT-1, junto do inconsciente coletivo que lá reside, sejam incompreensíveis. Por este motivo, existem poucas evidências que corroborem as atuais especulações acerca das motivações de SCP-104-PT interagir com a noosfera terrestre. A única constante entre as especulações é o entendimento que, quaisquer sejam as motivações, a aceleração da contaminação conceitual amplia as capacidades da anomalia de intervir no plano material terrestre, sendo invariavelmente benéfica para SCP-104-PT.


Adendo 104-PT-1: Iniciativa Iyrin

Uma vez compreendida a abrangência dos efeitos de SCP-104-PT, a Iniciativa para a Etnografia de Comunidades Semianômalas (também chamada pelo codinome Iniciativa Iyrin) coordena uma série de levantamentos etnográficos com foco especial em países subdesenvolvidos5. Com estes levantamentos, objetiva-se:

  • Identificar expressões culturais aparentemente desraizadas do contexto histórico, social e político local
  • Identificar tendências similares na comunidade anômala regional e internacional
  • Identificar expressões culturais correlatas ou superficialmente similares internacionalmente
  • Realizar análises comparadas dos dados levantados para acentuar expressões culturais embasadas em conceitos e ideários exógenos, como os de SCP-104-PT

Por se tratar de um levantamento de escala massiva, relatórios e dossiês julgados irrelevantes para a contenção de SCP-104-PT são desclassificados para pesquisadores da Fundação. A existência da Iniciativa também é desclassificada, com exceção de seu envolvimento com a contenção de SCP-104-PT.

O trabalho da Iniciativa Iyrin permitiu que fossem identificadas alterações significativas nos modos de vida dos países subdesenvolvidos. Desde o início dos levantamentos, as seguintes tendências socioculturais foram indicadas como possivelmente associadas à contaminação conceitual de SCP-104-PT:

  • Esvaziamento de estruturas de organização social tradicionais
  • Desconfiança para com instituições políticas e subsequente instabilidade
  • Substituição da moeda corrente por títulos financeiros e ativos privados
  • Cultivos de subsistência baseados em espécies invasivas
  • Expansão desproporcional do uso do concreto na construção civil
  • Resistência ao uso de línguas tradicionais

Entende-se que um mapeamento profundo da relação entre as tendências levantadas possa ser fundamental para um maior entendimento do ideário e vontades subjacentes a SCP-104-PT, e é uma linha de pesquisa ativa entre antropólogos, sociólogos e semiotistas empregados pela Iniciativa.

Ademais, foram identificados 79 grupos de interesse de forte identificação com as tendências destacadas; destes, 3 possuem alas com conhecimento do anômalo e 5 estão totalmente integrados à comunidade anômala regional. Todos os grupos estão sob vigilância do serviço de inteligência da Fundação. Especula-se que a formação destes grupos não seja um efeito direto de SCP-104-PT, e sim a livre agremiação de indivíduos com vivências similares: muitos grupos se originam como círculos de apoio entre sobreviventes de eventos Heureka.

A principal ameaça apresentada por estes grupos é a normalização de conceitos exógenos. Ao se organizarem em grupos, os indivíduos exercem maior influência sobre a sociedade e criam canais legitimados de transferência conceitual que podem agravar a reconfiguração noosférica promovida por SCP-104-PT e, por conseguinte, sua força de ação no plano físico.

No entanto, a dissonância comunicativa-conceitual entre os grupos e a população geral traz entraves à capacidade dos mesmos de recrutar novos membros e expandir sua influência organicamente. Sem exposição a um evento Heureka, indivíduos apresentam algum nível de rejeição a diversas características que são singulares aos grupos levantados, especialmente à linguagem meândrica utilizada pelos participantes. Os maiores grupos operam virtualmente e em escala transnacional, dificultando intervenções de maior eficiência pela Fundação: dentre eles, destacam-se os grupos GdI-9822-PT "Philistines of Amputechture" e GdI-16040-PT "Asilos Magdalena". Juntos, os dois grupos reúnem 41% dos indivíduos conhecidamente influenciados por tendências estudadas pela Iniciativa Iyrin, e leituras analíticas das discussões levantadas nestes grupos podem ser encontradas em seus respectivos dossiês.

Uma fração expressiva dos grupos de interesse levantados se utiliza da prática artística para superar os entraves comunicativos originados da incompreensibilidade conceitual de SCP-104-PT. Pelo menos 25 grupos realizaram a exibição de uma instalação artística, produziram uma obra audiovisual, publicação de literatura6 ou intervenções culturais em espaços públicos dentro dos últimos 24 meses. A exposição à obras de artistas influenciados por SCP-104-PT não só aproxima os observadores à comunidades conceitualmente corrompidas, como também é uma forma de contato linguístico capaz de realizar contágio conceitual com maior eficiência que a comunicação estritamente verbal.

Circuitos de arte contemporânea do Sul global estão começando a reconhecer as expressões artístico-culturais influenciadas por SCP-104-PT como uma derivação pós-colonial do movimento dadaísta, designando-a "outromundismo". As obras outromundistas, segundo acadêmicos, tendem a apresentar um teor absurdista ou realista mágico, e empregam forte uso de colagens, metáforas e alegorias que ressignificam diversos ícones culturais de maneira irreconhecível, buscando representar ideais transcendentais ou além da compreensão humana7. Pesquisadores da Iniciativa Iyrin demonstraram preocupação com este fato, argumentando que a inserção de tendências culturais semianômalas derivadas de SCP-104-PT no mainstream artístico torna a metodologia atual, pautada na identificação de outliers, gravemente ineficaz.


Adendo 104-PT-2: Evento Heureka-27

lubango

Noograma geográfico do evento Heureka-27. Áreas em vermelho possuem assinatura noética compatível com outras aparições de SCP-104-PT. Áreas em azul possuem assinatura alternativa similar, mas distinta, à atividade noosférica basal.

No dia 31/08/2023, um evento Heureka foi identificado nos arredores da região metropolitana de Lubango, no sudoeste da Angola. Enquanto um destacamento do Sítio PT19 estava sendo despachado para o local, um segundo surto noosférico de assinatura noética distinta foi detectado no perímetro do primeiro evento. Notavelmente, este segundo surto demonstrou vetores de fluxo diametralmente opostos aos de SCP-104-PT e ordens de magnitude mais intensos, inibindo a potencialidade do evento registrado. Até o momento, a origem desta atividade é desconhecida, bem como seus objetivos — no entanto, o saldo de disrupção total foi efetivamente menor que a esperada de eventos Heureka de escala similar. Nenhum indivíduo apreendido pela Fundação apresentou sequelas irreversíveis, e análises preliminares não encontraram efeitos danosos do segundo surto para com indivíduos específicos ou a noosfera como um todo.

Uma breve análise da assinatura noética do segundo surto foi anexada abaixo.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License