SCP-1074

avaliação: 0+x

Item nº: SCP-1074

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-1074 deve ser mantido em uma moldura com uma cobertura opaca, em uma sala de arquivo trancada no Sítio 342. Nenhum funcionário deve visualizar SCP-1074 em nenhuma circunstância, com exceção de funcionários da classe-D submetidos a testes. Qualquer fotografia ou gravação de vídeo de SCP-1074 deve ser conduzida por um drone controlado remotamente.

No caso de visualização acidental de SCP-1074, o sujeito deve ser imediatamente dosado com amnésticos Classe-A e removido da área onde SCP-1074 deve ser armazenado ou testado. A pessoa exposta deve se apresentar para análise psiquiátrica a cada dois dias e receber amnésticos adicionais conforme necessário, desde que o início dos sintomas da exposição possa ser evitado.

Descrição: SCP-1074 é uma pintura a óleo sobre tela do tamanho de um retrato, feita por um artista não identificado. Quando fotografado ou gravado em vídeo, a superfície de SCP-1074 parece ser pintada em um tom uniforme de cinza, com pinceladas claramente visíveis. Amostras removidas de SCP-1074 por um drone controlado remotamente foram identificadas como uma tinta cinza à base de óleo do tipo que é comumente disponível em lojas de materiais de arte nos Estados Unidos.

Quando SCP-1074 é visualizado por um ser humano, o observador imediatamente começa a exibir sintomas fisiológicos semelhantes ao início da síndrome de Stendhal,1 incluindo aumento da frequência cardíaca, sudorese e vertigem. O indivíduo que visualiza SCP-1074 tentará descrever vividamente a imagem que está vendo para qualquer uma das pessoas presente, frequentemente descrevendo-a como a maior ou mais comovente obra de arte que já viu. As declarações das pessoas afetadas não a descrevem como uma tela cinza vazia, mas como uma pintura altamente detalhada de natureza inconsistente. Não houve dois indivíduos expostos a SCP-1074 que descreveram a mesma pintura; Temas recorrentes em declarações dos sujeitos descrevem imagens que sugerem mortalidade humana, insignificância individual, julgamento jurídico ou moral, escatologia religiosa e [REDIGIDO].

Depois de visualizar SCP-1074, a pessoa não desviará o olhar dele voluntariamente, a menos que seja fisicamente contido, e tentará convencer qualquer pessoa em sua presença a olhar para ele também. Os sujeitos ficarão rapidamente desorientados e isolados, tentando discutir questões filosóficas levantadas pela pintura, de uma natureza cada vez mais esotérica à medida que a exposição continua. Dentro de 3-5 minutos após a primeira exposição, o sujeito torna-se catatônico e deixa de responder a estímulos externos. Nenhum meio de reverter esse estado de catatonia foi descoberto; o sujeito permanecerá estacionário e morrerá de causas naturais dentro de vários dias, a menos que seja fisicamente tratado. Leituras do EEG dos indivíduos exibindo catatonia relacionada a SCP-1074 indicam que o sujeito continua a demonstrar um alto nível de atividade cerebral, compatível com uma pessoa que está acordada e totalmente ciente de seus arredores.

Se um sujeito for removido da vizinhança de SCP-1074 antes do início da catatonia, os sintomas físicos da exposição diminuem em cerca de 30 segundos. Os efeitos psicológicos, no entanto, continuam a se desenvolver, embora em um ritmo mais lento. Esses indivíduos frequentemente descreverão todos os detalhes da imagem que observaram e relatarão tê-la visto em seus sonhos, ao fechar os olhos ou piscar, e em sua visão periférica enquanto estão acordados. Confusão, dissociação e catatonia ocorrem em um período de 5 a 8 dias após a primeira exposição, em média; quanto mais longa a exposição a SCP-1074, menos tempo se passa antes do início da catatonia.

Amnésticos Classe-A provaram ser capazes de apagar memórias da imagem e restaurar o estado mental normal do sujeito. Em todos os casos observados, isso é temporário; o sujeito começará a relatar memórias da imagem, e defeitos mentais associados, dentro de sete dias após receber os amnésticos. Doses subsequentes de amnésticos têm um efeito de diminuição gradativa; o período mais longo registrado entre a exposição e a catatonia neste momento é de 6 semanas e 4 dias.

SCP-1074 chamou a atenção da Fundação em ██/██/20██, após relatos de um surto de histeria em massa na Galeria █████████ em [REDIGIDO]. Depois que a equipe de limpeza inicial experienciou os efeitos de SCP-1074 em primeira mão, ele foi recuperado por um drone. A administração da galeria afirmou que a exposição da pintura, intitulada "O Pesadelo de Stendhal", foi organizada indiretamente pelo agente do artista, havia sido entregue e instalada na noite anterior por uma equipe sob a direção do agente e foi coberta por um véu até ser exposta na abertura da exposição. Todas as informações de contato fornecidas pela galeria foram consideradas fraudulentas.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License