Item nº: SCP-1098
Classe do Objeto: Euclídeo
Procedimentos Especiais de Contenção: Todas as instâncias escritas de SCP-1098 devem ser queimadas, pintadas por cima ou destruídas de outra forma. Uma única escrita que contem SCP-1098 é mantida em uma fita cassete padrão para estudo. Em nenhuma circunstância, esta gravação deve ser digitalizada.
Instâncias de SCP-1098-1 devem ser contidas em quartéis convertidos de Classe-D. As instâncias devem receber alimentos da cafeteria da área em horários regulares. Sob nenhuma circunstância podem receber implementos de escrita ou mídia de gravação. Uma televisão, quebra-cabeças e jogos devem ser fornecidos para o entretenimento das instâncias de SCP-1098-1. Os quartéis devem ser insonorizados para STC 60+.
Dois guardas devem ser posicionados na porta dos quartéis de SCP-1098-1. Todos os guardas devem usar fones de ouvido completos equipados com filtros ativos projetados para misturar fala humana.
Descrição: SCP-1098 é uma palavra de █ silaba(s), com um padrão de fonema consistente com origem de falantes modernos de inglês americano. Parece não ter efeito em falantes que não falam em inglês. Pessoas que leem ou escutam SCP-1098 em contexto relatam que é eufônico e um tanto humorístico. A exposição ao SCP-1098 fora do contexto parece ser segura, mas isso não foi estabelecido de forma conclusiva.
A exposição ao SCP-1098 em forma escrita ou falada pode levar à infecção, com maior probabilidade para cada exposição adicional. Há uma correlação inversa entre o tamanho do vocabulário de trabalho de um indivíduo e sua susceptibilidade a infecção, mas isso não foi rigorosamente quantificado. As pessoas nas primeiras fases da infecção parecem ser as mais contagiosas.
Os indivíduos infectados (daqui em diante conhecido como SCP-1098-1) começarão a usar SCP-1098 preferencialmente como um nome de espaço reservado (da mesma forma que "oquevocêpodechamar", "bugiganga" ou "qualesonomedele") e responder positivamente ao seu uso por outros.
Exemplo do uso:
"Ei Ray, você pode me ajudar com esse [REDIGIDO]? Não, esse não, a droga do [REDIGIDO] ali."
Dentro de 2-3 semanas de exposição, SCP-1098-1 começará a substituir SCP-1098 por outras partes da fala com frequência crescente. Inicialmente, é possível se comunicar com SCP-1098-1 ao inferir o significado pretendido de SCP-1098 do contexto, mas logo a prevalência de SCP-1098 na fala torna-se tão alta que apenas outras instâncias de SCP-1098-1 são capazes de compreender. Nos estágios finais da infecção, cada enunciado de SCP-1098-1 torna-se uma série de escritas variadas que contem SCP-1098. Esses efeitos também aparecem na comunicação escrita.
As instâncias de SCP-1098-1 geralmente são cooperativas, mas expressam dificuldades ao descobrir que a próprias instâncias não podem ser entendidas. Ao falar com outras instâncias de SCP-1098-1, as instâncias parecem aliviadas ou até mesmo exaltadas. Testes padronizados confirmam que não possuem comprometimento cognitivo diferente da fala confusa.