SCP-1138
avaliação: 0+x
1138.jpg

A forma atual de SCP-1138, as letras de Friedrich Nietzsche.

Item nº: SCP-1138

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-1138 deve ser armazenado dentro de um cofre no escritório de Dr. █████ no Sector-██. Pessoal de Nível 2 ou superior pode acessar o objeto para fins de pesquisa com a autorização do Dr. █████. O pessoal com fortes convicções filosóficas deve ser negado o acesso. O pessoal não deve contestar o objeto nem questionar a correção das informações contidas.

Uma vez por mês, um pesquisador que estuda conceitos filosóficos (seja por dever de serviço ou para educação pessoal) deve compor um artigo contendo pelo menos █ referências ao objeto. Pelo menos ██ outros funcionários devem se familiarizar com este artigo; ele deve ser arquivado depois.

Descrição: SCP-1138 é percebido como um livro de correspondência dos filósofos e/ou escritores. Embora o estilo de escrita sempre corresponda a um autor dado, a grande maioria das letras são falsas, com algumas encontradas para serem rascunhos não enviados. O autor do livro muda com base nos interesses científicos e pessoais do leitor e seus conteúdos dependem das crenças do leitor sobre as idéias do autor. SCP-1138 sempre contém informações que contradizem as crenças atuais do leitor (ver Adendo). Em outras palavras, o leitor, pensando que um filósofo aderiu a uma opinião específica, encontrará cartas que expressam idéias que contradizem diretamente a sua, ou suas crenças, escritas apaixonadamente e com grande detalhe. Se o leitor não tem preocupações com conceitos filosóficos, SCP-1138 conterá as letras de pessoas que o leitor respeite, criticando sua posição de vida.

Manipular e ler os livros tem vários efeitos. Os leitores que compartilham completamente as opiniões do autor presumido caem em uma depressão prolongada que comparam a ser traída por um amigo íntimo. Os indivíduos mais abertos se regozijam primeiro, às vezes cai na euforia e afirmam que "finalmente encontraram a verdade" antes de se tornarem distraídos e incapazes de se concentrar. Esta condição dura cerca de uma semana. Pesquisadores profissionais que têm prova definitiva da falsidade da informação de SCP-1138 experimentam um forte desejo de iniciar uma discussão. Se eles começassem, [DADOS EXPURGADOS] seguiu em 24 horas por um acidente invariavelmente letal. A causa teorizada deste [DADOS EXPURGADOS].

Atualmente, não há como encontrar a forma "neutra" de SCP-1138. Na presença de humanos e/ou animais, o livro mantém sua aparência anterior. Manipulando SCP-1138 com um robô controlado remotamente, levou o livro a transformar um tomo das cartas de Isaac Asimov em que ele provou que as Três Leis da Robótica não deveriam ser usadas na criação de robôs. Em primeiro lugar, a adesão às leis levará a que essas leis sejam quebradas, por isso são inúteis. Em segundo lugar, os robôs são mais perfeitos do que os seres humanos e não devem ser restringidos em suas ações em relação aos seres humanos. A tentativa foi interrompida; o robô e o controle remoto usado no experimento foram examinados. O exame mostrou [DADOS EXPURGADOS].

Se não houver um artigo científico escrito sobre SCP-1138 em um mês, o objeto desaparecerá e reaparecerá na biblioteca ou na livraria mais próxima que teoricamente contenha publicações de letras. Portanto, se o livro romper a contenção, os pesquisadores atribuídos ao SCP-1138 devem monitorar as notícias e investigar cada "avanço sensacional" na filosofia e na história.

Historia: Algumas das aparições mais interessantes de SCP-1138 estão listadas aqui:

  • As letras de Marcus Tullius Cicero em que afirma que todos os conflitos devem ser resolvidos através da força bruta; a busca de compromisso com base em leis e moralidade foi considerada desnecessária. "Cedant arma togae" foi afirmado como "uma piada estúpida".
  • As letras de de Niccolò Machiavelli que explicam conseqüências econômicas, políticas e culturais negativas, se a Itália medieval se tornar um estado unido. Ele também afirma que um governante deve atuar dentro da lei e ética e nunca quebrar essas regras. Note-se que O Príncipe (o livro que inspirou o termo "maquiavelismo") é geralmente considerado como uma sátira política pelos estudiosos.
  • As letras de Blaise Pascal, descrevendo o cristianismo como uma fé mais vil, falsa e abominável para a dignidade humana.
  • As letras de Friedrich Nietzsche, alegando que o cristianismo e o budismo são a razão das conquistas de toda a humanidade. Ele também denuncia duramente a aspiração de algumas pessoas de "ser elas mesmas" e não pertencer à massa social.
  • As letras de Fiodor Dostoievski em que afirma que uma vida digna e feliz só pode ser alcançada através da negação da existência de almas e da falta de compaixão e beneficência.
  • As letras de O5-█, nas quais ele solicita que todas anomalias contidas pela Fundação sejam soltas ou encerradas. Além disso, ele afirma ter [DADOS EXPURGADOS].

Conclusão preliminar de Dr. █████: Atualmente, não podemos determinar se o objeto é sapiente. Talvez seja sapiente e cria informações que contradizem nossas crenças, a fim de provocar-nos a argumentar e tornar-se suas vítimas. Se for esse o caso, matar é uma maneira de sustentar sua vida e o comportamento do objeto é a maneira como ela caça. Talvez o objeto não seja sapiente e simplesmente re-traduza pensamentos de outra realidade em que os filósofos e pensadores vieram a diferentes idéias. É necessário um estudo mais aprofundado.