SCP-1178 durante seu evento de lançamento inicial em ██/██/19██.
Item nº: SCP-1178
Classe do Objeto: Keter
Procedimentos Especiais de Contenção: Uma área de exclusão foi criada em torno da área ativa de SCP-1178. Qualquer humano ou veículo que entrar nesta área deve ser imediatamente exterminado ou destruído. Funcionários de segurança patrulhando esta área do solo devem manter um estado de silêncio de rádio o tempo todo. Aeronaves patrulhando a área nunca devem se mover a menos de 2 quilômetros da área de exclusão de SCP-1178. Equipamentos de observação devem ser de antes de 1938 e ser constantemente operados por funcionários da Fundação.
Se SCP-1178 mostrar qualquer sinal de movimento em direção ao perímetro, deve-se considerar isso uma brecha de contenção e um possível cenário apocalíptico. Unidades de alto-falante configuradas em torno de SCP-1178 devem criar constantemente transmissões de natureza variada, incluindo:
- Notícias fabricadas sobre guerra nuclear limitada entre os estados da OTAN que possuem armamentos nucleares e a União Soviética e a República Popular da China. Além disso, devem haver notícias indicando que o meio-oeste dos Estados Unidos foi devastado em um ataque retaliatório e que o Exército dos EUA invadiu a Península de Kamchatka.
- Falsas transmissões indicando movimento de tropas e comunicações das forças armadas soviéticas e dos Estados Unidos.
- Falsas transmissões civis correspondentes aos eventos acima.
- Sinais de televisão para programas transmitidos entre 1962 e 1981 na União Soviética.
- Anúncios de produtos de consumo, como máscaras de gás, roupas contra radiação e armas de fogo que possam ser usadas por uma criança ou pai.
No caso de SCP-1178 começar a acelerar, todos os funcionários devem iniciar o Protocolo Pretia. No caso de uma falha do Protocolo Pretia, o Comando Supervisor deve ser colocado em alerta máximo para a possibilidade iminente de um cenário de fim do mundo.
Descrição: SCP-1178 é um míssil balístico intercontinental RT-2 da era soviética (Designação da OTAN SS-5 'Skean'), fabricado entre 1962 e 1967. SCP-1178 está suspenso exatamente 1,34 km no ar acima de █████, uma antiga base de mísseis soviética. Os foguetes de SCP-1178 serão ativados de forma intermitente, no entanto, o mesmo nunca foi observado se movendo fora de eventos de brecha.
Se qualquer veículo ou organismo mamífero se aproximar de █████ ou de SCP-1178 a uma distância de 200 quilômetros ou menos, ou se uma transmissão contrária às transmissões padrão de SCP-1178 for feita no alcance de SCP-1178, o mesmo começará a se acelerar lentamente de sua posição acima da base. SCP-1178 se move muito lentamente, com a maior velocidade já obtida sendo estimada em 1,6 km/h, alcançada durante seu evento de ativação inicial. A aceleração de SCP-1178 deve ser considerada um evento de brecha, visto que ela fará com que o efeito secundário de SCP-1178 se inicie. A iniciação do Protocolo Pretia deve ser feita dentro de 3 minutos da aceleração de SCP-1178 para ser eficaz.
O efeito secundário de SCP-1178 será iniciado caso o míssil seja capaz de acelerar a uma velocidade superior a 0,2 km/h. Os sistemas de detecção nuclear precoce de qualquer ex-estado soviético começarão a indicar um ataque nuclear iminente. Começando com estações de radar, todos os equipamentos possuídos por essas nações começarão a indicar um ataque nuclear massivo vindo de qualquer nação da OTAN com capacidade nuclear. Quando esses estados entrarem em alerta para a possibilidade de um ataque nuclear, o equipamento de qualquer nação da OTAN com capacidade nuclear também começará a indicar um ataque nuclear iminente de qualquer país atualmente afetado por SCP-1178. Observe que SCP-1178 somente afetará o equipamento de detecção precoce desses países, e não afetará os dispositivos de lançamento em si ou os comandantes responsáveis por tais dispositivos.
O Protocolo Pretia exige que agentes infiltrados dentro das organizações de detecção nuclear nos vários estados da OTAN e ex-estados soviéticos sabotem os sistemas de detecção precoce dos países para os quais trabalham. Isso é para criar uma explicação plausível do motivo pelo qual esses sistemas mostraram leituras falsas. Uma vez que isso tenha sido alcançado, funcionários devem ignorar ou lançar dúvidas sobre quaisquer leituras detectadas pelo equipamento afetado por SCP-1178. No caso de uma nação lançar um ataque nuclear, agentes da Fundação tem autorização para desativar os sistemas de resposta da(s) nação(ões) recipiente(s), a fim de minimizar os danos criados por um ataque nuclear e evitar um cenário XK.
Antes da contenção de SCP-1178, vários incidentes de quase ataques nucleares acidentais por potênciais mundiais foram relatados à Fundação por ativos integrados na GRU soviética e na CIA americana, levando à descoberta e reconhecimento de SCP-1178 como uma anomalia. Uma lista parcial de incidentes causados por SCP-1178 foi incluída neste relatório.
História do Objeto: Em ██/██/████, SCP-1178 foi lançado, o que foi relatado como um teste pela União Soviética. Durante o lançamento, relatórios da GRU Divisão "P" dizem que SCP-1178 parou de acelerar e detonou inesperadamente quando atingiu uma altura de 1,33 quilômetros. Ao mesmo tempo, equipamentos de detecção nuclear de alerta precoce na URSS começaram a exibir um ataque nuclear iminente pelos EUA. Não se sabe por que a URSS não retaliou em resposta a essas leituras. Aproximadamente 6 dias após a ocorrência do incidente, a GRU evacuou e demoliu a base, estabelecendo um centro de observação permanente.
Registros recuperados indicam que SCP-1178 foi lançado em um objeto presente na atmosfera sobre a Sibéria, mas a aparência e as propriedades desse objeto são desconhecidas, visto que todas as informações sobre o objeto foram destruídas em 1991.
Após um período de tempo desconhecido, SCP-1178 começou a afetar a área ao redor da base, levando ao seu segundo evento de ativação. Após esse evento, a área de exclusão que atualmente existe ao seu redor foi estabelecida. Durante a crise dos mísseis de Cuba, funcionários da GRU começaram a transmitir os sinais atualmente usados por funcionários SCP para conter SCP-1178. Acredita-se que a pesquisa com SCP-1178 os levou a criar uma elaborada fraude "pós-guerra", a fim de manter SCP-1178 pacificado.
Notas de pesquisa recuperadas da GRU teorizaram que a única motivação de SCP-1178 para ativar era irradiar a terra por meio de uma guerra nuclear, e, se tal guerra já tivesse ocorrido, o mesmo permaneceria inerte até que outra civilização capaz de conduzir uma guerra nuclear surgisse.