Item nº: SCP-1182
Classe do Objeto: Seguro
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-1182 é essencialmente inofensivo e, como tal, deve estar contido em um armazenamento padrão. Por causa dos efeitos mentais únicos do objeto, o uso dele não é permitido, a menos que um membro da equipe com credenciais de Nível 2/1182 esteja presente.
Descrição: SCP-1182 é uma pequena escultura de polvo com aproximadamente 171 mm de comprimento e 76 mm de largura, pesando 312 gramas. SCP-1182 é construído por uma combinação de fios, cobre e ligas de titânio. A cabeça do polvo contém os mecanismos podem ser encontrados em um relógio, mas não houve a nenhum propósito documentado sobre esse mecanismo.
Quando segurado por um individuo (que será doravante referido como SCP-1182-1), SCP-1182 e SCP-1182-1 tornam-se efetivamente invisíveis. SCP-1182 faz com que o indivíduo se camufle perfeitamente no seu ambiente ao redor. A escultura causa uma reação ainda inexplicável na pigmentação de SCP-1182-1, conferindo-lhe as propriedades de um polvo disfarçado. Isso também significa que o individuo só pode adquirir a invisibilidade total enquanto estiver nu, pois o efeito não se estende por suas roupas. A camuflagem é distintamente muito melhor do que a de um polvo comum, pois SCP-1182-1 se mistura ao ponto em que é impossível distinguir sua posição. Se SCP-1182 for liberado, o indivíduo aparentemente "estará" de volta à existência.
Deve se prestar atenção ao efeito mental que o polvo exibe sobre SCP-1182-1. Enquanto segura SCP-1182, o indivíduo percebe a sala como se estivesse completamente preenchida com água. A presença de vida marinha desde peixes e corais e à vegetação marinha foi relatada em todos os casos. Para os outros indivíduos presentes na sala, SCP-1182-1 é visto se comportando como se estivesse submerso. A conversação com SCP-1182-1 é impossível, pois o indivíduo ouve apenas sons gorgolejantes como se o alto-falante estivesse se comunicando embaixo d'água. Quando SCP-1182-1 se move, eles sentem como se estivessem nadando. Foi visto em três casos, que SCP-1182-1 relatou ver seus membros como os tentáculos de um polvo.
Os efeitos de SCP-1182, tanto a camuflagem quanto as alucinações, só funcionam se o polvo estiver em contato com a pele de um indivíduo. Testes que envolveram indivíduos segurando o objeto através de uma luva e materiais similares não produziram os esperados resultados.