SCP-1497
avaliação: 0+x

Item n°: SCP-1497

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-1497 está atualmente contido em um armário de segurança no Sítio-██. Contato visual com SCP-1497 deve ser evitado. Instâncias de SCP-1497-1 criadas fora de teste devem receber amnésticos Classe A.

Descrição: SCP-1497 é um olho humano em miniatura suspenso no centro de uma jarra de vidro de 6cm de altura, embora não se saiba como essa suspensão é obtida, visto que SCP-1497 não pode ser aberto. SCP-1497 não possui nervo óptico nem vasos sanguíneos retinianos, visto que a esclera cobre completamente toda a superfície, exceto pela córnea. O olho é capaz de girar livremente em todos os três eixos e o faz regularmente na direção de novos estímulos visuais. A íris de SCP-1497 muda de cor ao manter contato visual com um humano por três segundos, combinando com a cor dos olhos do observador. Isso ativa a propriedade de risco cognitivo de SCP-1497.

Após a ativação, o humano que SCP-1497 imita (doravante SCP-1497-1) começa a sofrer uma mudança na percepção visual. Instâncias de SCP-1497-1 relatam que as coisas que anteriormente consideravam visualmente desagradáveis tornavam-se muito mais visivelmente atraentes. Foi confirmado que isso não é o resultado de alucinações, mas sim de uma mudança cognitiva dentro de SCP-1497-1. Os efeitos mais comuns são um aumento na atratividade percebida de outros seres humanos, resultando num aumento na atração sexual e numa maior apreciação de todas as façanhas visualmente artísticas.

O efeito de SCP-1497 também se estende a conceitos e situações, visto que SCP-1497-1 é incapaz de reconhecer visualmente uma ameaça. Ao ser apresentado a lâminas e armas de fogo, SCP-1497-1 só será capaz de apreciar o design gráfico da arma mesmo quando apresentada de forma ameaçadora. Testes concluem que SCP-1497-1 não reagirá a ameaças de violência a si mesmo ou a outros, e, igualmente, não será afetado por testemunhar violência contra outros. No entanto, SCP-1497-1 são capazes de reconhecer quando estão sendo feridos, embora não consigam reconhecer visualmente a causa do dano. Isso deixa SCP-1497-1 feridos em estado de pânico que muitas vezes faz com que eles sejam incapazes de responder ao ato de violência, embora sejam capazes de fugir e procurar atendimento médico. Devido às propriedades anômalas semelhantes entre SCP-1497 e SCP-1528, investigações sobre possíveis conexões estão atualmente sob consideração.

SCP-1497 foi localizado em uma galeria de arte em Portland, Oregon em 03/02/2013 por um agente implantado na força policial local após receber relatos de alguém pedindo ajuda dentro do prédio trancado. SCP-1497 foi localizado em um pedestal com um bilhete e uma foto (Consultar Adendo 1497-A) sob o objeto, a placa no pedestal dizia "Melhor Cego do que Seduzido Pela Beleza." Presos na galeria de arte estavam dez humanos cegos, todos alegando terem sido sequestrados dentro da semana passada. Amnésticos Classe C foram distribuídos entre eles após interrogatório e eles foram devolvidos aos seus locais de residencial.

Adendo 1497-A: O seguinte bilhete e fotografia foram encontrados fixados sob SCP-1497.

Este mundo é feio
Olhe para ele com novos olhos
E veja a perfeição


Adendo 1497-B:
Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License