Créditos
Artigo: SCP-151-PT — Linha Direta
Autores: LucaaaC, VectorX1
Referência da imagem:
TECNOLOGIA, T. Telefone -
Aparelho Optpoint 500 Standard Siemens - VG1580 Usado.
Disponível em: link. Acesso em: 14 abr. 2024.
Classe de Contenção:
euclídeo
Classe de Disrupção:
vlam
Procedimentos Especiais de Contenção: Para assegurar a sua contenção eficaz, SCP-151-PT deve ser mantido em um recipiente de vidro blindado com trava eletrônica que o permita ser audível, fixo na sala G025, designada para realização periódica do Procedimento 0800-GRAHAM no Sítio PT13.
Toda instância SCP-151-PT-2 deve ser mantida em um alojamento humanoide padrão nas proximidades do Sítio PT13.
Falhas recorrentes em concluir com sucesso o Procedimento 0800-GRAHAM resultarão no desaparecimento espontâneo de SCP-151-PT, e desaparecimento por meios anômalos das instâncias SCP-151-PT-2 envolvidas.
Após o desaparecimento, SCP-151-PT reaparecerá em outra localidade no mundo, informações de registros gravados e quebras de contenção mostram preferencia para ambientes de trabalho corporativo em centros urbanos, caso isso ocorra, deverá ser despachada uma equipe de coleta auxiliada pela Força-Tarefa Móvel PT1 (“Olhos Alados”), que possui os recursos necessários para rastreá-lo.
-
PROCEDIMENTO 0800-GRAHAM
Localidade: Sítio PT13, sala G025
Materiais: A presença de pelo menos (3) três instâncias SCP-151-PT-2, três (3) mesas de escritório e computadores de rede privada funcionais para cada instância SCP-151-PT-2, além do recipiente blindado feito para manter a anomalia visível e audível porém ainda inacessível em período fora das execuções regulares do Procedimento 0800-GRAHAM.
Um armário deve ser abastecido diariamente com materiais de escritório que sejam requeridos pelas instâncias e aprovados por um pesquisador responsável, outros moveis e objetos para manter a aparência de um escritório na sala e e elevar o moral e conforto das instancias durante o procedimento são permitidos com aprovação.
Métodos: Simular um ambiente corporativo ao redor de SCP-151-PT onde instâncias SCP-151-PT-2 utilizam a anomalia para fazer pedidos simples e pré-aprovados que possam ser completos de maneira rápida pelas outras instâncias dentro da câmara de contenção. Os pedidos feitos pelas instâncias devem ser suficientemente diferentes de outros pedidos feitos em um período de até 7 dias antes do recebimento de uma chamada da anomalia. Ao fim de cada período expediente, um pesquisador revisará o registro eletrônico de todos os pedidos feitos, e caso qualquer instancia tenha realizado um pedido não-aprovado ou que entre em conflito com a contenção do objeto, sua situação empregatícia ou os objetivos da Fundação, a equipe de segurança responsável é instruída a aplicar punições cabíveis, incluindo terminação imediata, a fim de assegurar a contenção do objeto e objetivos da Fundação.
Efeitos: Se os procedimentos forem mantidos como previsto, SCP-151-PT tocará e deverá ser atendido por uma das instancias SCP-151-PT-2.
SCP-151-PT-1 irá atribuir uma tarefa a uma instancia SCP-151-PT-2 que deverá cumpri-la de acordo com a especificação dada por SCP-151-PT-1, se a tarefa atribuída não foi previamente requisitada por outra instancia SCP-151-PT-2, a mesma deve ser informada a um pesquisador responsável, que informará como o procedimento deverá continuar. O ciclo de pedidos e tarefas executados com frequência mantem SCP-151-PT dentro de sua câmara de contenção.
Além disso, o pesquisador responsável Dr. Jonathan B. L. e o departamento de recursos humanos do Sítio PT13 devem atender aos seus deveres conforme estipulados no acordo trabalhista (Anexo: Acordo-UT151) elaborado durante o Experimento-005 (Vide RegistroExp-151-1).
Sua aparência se mantém consistente desde sua descoberta em 1999.
Descrição: SCP-151-PT é um telefone fixo com secretária eletrônica, modelo Optpoint 500 Standard Siemens - VG1580, que se destaca por um botão marcado como "Diretoria". Notavelmente, o dispositivo não requer energia elétrica, nem conexão com linha telefônica para operar.
O objeto entrou em custódia da Fundação em 10/03/1999 após uma denuncia anônima, rastreada até o município de Cornélio Procópio.
A secretária eletrônica possui uma capacidade de memória que excede a da versão comum do fabricante.
Quando o telefone é tirado do gancho, nenhuma tentativa de discagem resulta em uma ligação bem sucedida. Porém, quando o botão "Diretoria" é pressionado, emite-se um som de discagem, seguido por um toque (média entre (3) três a (5) cinco vezes). A ligação é sempre atendida por uma voz feminina anunciando: "Escritório do Presidente Executivo; em breve, transferirei sua ligação".
Após um curto período de espera, uma voz masculina que responde como "Presidente Executivo" atende. Durante a ligação, A entidade, nomeada SCP-151-PT-1, rapidamente questiona se motivo da ligação se trata de um pedido ou reclamação. Se qualquer pedido ou reclamação for feito, SCP-151-PT-1 julga e informa se tal deve ser resolvido.
-
ENTIDADE SCP-151-PT-1
Descrição: Uma entidade senciente que responde a chamadas feitas em SCP-151-PT, identificado como responsável por efeitos anômalos de SCP-151-PT.
SCP-151-PT-1 possui uma personalidade estereotípica de um empresário de longa data, utiliza jargão corporativo que inclui uso esporádico de termos do inglês como "marketing" e "mindset" (publicidade e mentalidade, respectivamente).
A entidade foi submetida a interrogação durante uma bateria de experimentos envolvendo SCP-151-PT (Vide RegistroExp-151-1), onde foram traçados seus padrões de perfil. A interrogação proveu as seguintes informações:
- A entidade refere a si mesma apenas como "Presidente Executivo";
- Se comunica formalmente e dando preferencia para jargões corporativos;
- Desliga a ligação quando um pedido ou reclamação não é feito por um período prolongado (média 5 minutos);
- Considera qualquer pessoa que já fez um pedido a ela como um "funcionário" assim clarificando o método de conversão em instância SCP-151-PT-2;
- Tem informações particulares sobre a pessoa fazendo a ligação, como nome, ocupação e grau de escolaridade;
- Ao ser feito um pedido, não aceita que seja escolhido alguém especifico para realizar a tarefa, SCP-151-PT-1 responde que "a designação das tarefas aos empregados é trabalho do setor administrativo, para que tudo seja cumprido com eficiência";
- Responde a qualquer questionamento sobre sua origem de maneira vaga, afirmando ter fundado a "empresa" há muito tempo ou citando uma data que não faz sentido dentro de nenhum calendário que conhecido (Vide Exemplo-001);
- Responde de maneira vaga ou se recusa completamente a responder quando questionado a respeito do objetivo e nome da "empresa" (Vide Exemplo-002 e Exemplo-003).
-
Exemplo-001
(Trecho extraído do Reg-Aud-151-PT-Exp-002)
Dr. Jonathan B. L.: Qual a data de início das operações da sua "empresa"?
SCP-151-PT-1: Ah, assim como a maioria das coisas boas, foi nos anos 50, os negócios eram mais simples na época.
Dr. Jonathan B. L.: Entendo, mas qual data em específico?
SCP-151-PT-1: Foi no septuagésimo mês de 5050 DI.
Dr. Jonathan B. L.: Em 5050… DI?
SCP-151-PT-1: Depois do Início.
Dr. Jonathan B. L.: Eu não tenho familiaridade com esse calendário, você pode dizer a data equivalente no calendário gregoriano?
SCP-151-PT-1: Não.
-
Exemplo-002
(Trecho extraído do Reg-Aud-151-PT-Exp-002)
Dr. Jonathan B. L.: Qual a natureza das operações da empresa?
SCP-151-PT-1: Trabalhamos para assegurar a satisfação plena de nossos clientes e funcionários, nas mais diversas áreas, sempre colocamos o melhor funcionário para desempenhar cada tarefa.
Dr. Jonathan B. L.: Isso é bem amplo, qual é a sua principal linha de trabalho?
SCP-151-PT-1: Nós fazemos oque é preciso ser feito, todo pedido é considerado.
Dr. Jonathan B. L.: Com "todo pedido" você se refere a literalmente qualquer coisa?
Dr. Jonathan B. L.: Como isso é feito, exatamente?
SCP-151-PT-1: Qualquer coisa pode ser feita pela pessoa certa, por causa de uma circunstancia única, conhecimento ou habilidade, se nenhum dos nossos funcionários é a pessoa certa, nós fazemos uma contratação imediata.
-
Exemplo-003
(Trecho extraído do Reg-Aud-151-PT-Exp-002)
Dr. Jonathan B. L.: Qual o nome dessa empresa?
SCP-151-PT-1: Você é funcionário dela e não sabe nem o nome? Bom, talvez seja um problema da equipe de marketing.
Dr. Jonathan B. L.: Eu não participei de nenhum processo de contratação, você se refere a Fundação?
SCP-151-PT-1: Claro que não, a empresa é muito mais bem sucedida.
SCP-151-PT-1: Perguntas como essa mostram que você não está bem capacitado, não desperdice meu tempo, rapaz.
Evidencias de gravações da secretaria eletrônica de SCP-151-PT indicam que cerca de 2325 ligações foram feitas e recebidas de SCP-151-PT até 14/03/99.
Até 08/03/24, estima-se que 87% dos pedidos foram realizados, através da ação direta de uma pessoa determinada (Vide RegistroExp-151-1).
Uma pessoa que faça um pedido que SCP-151-PT-1 aprove, ou atenda uma ligação de SCP-151-PT após uma manifestação espontânea, se torna uma instancia SCP-151-PT-2.
INSTÂNCIAS SCP-151-PT-2
Descrição: Um individuo que utilizar SCP-151-PT para fazer um pedido é designado SCP-151-PT-2. Assim que o pedido for aprovado, o individuo passa a ser considerado um "Funcionário" por SCP-151-PT-1
Efeitos: Uma Instancia SCP-151-PT-2 será espontaneamente contatada por SCP-151-PT eventualmente. SCP-151-PT se manifesta em um espaço não ocupado dentro da área audível da instância, tocando como um telefone, o objeto continuará a tocar em média 30 segundos até ser atendido pela instância designada. Outra instância SCP-151-PT-2 ou individuo pode atender à chamada, mas a entidade na linha solicitará especificamente a instância alvo e encerrará a chamada se instância alvo não atender. SCP-151-PT se manifesta tocando adicionalmente duas vezes caso não seja atendido a primeira vez, após ser rejeitado 3 vezes, um fenômeno onde a instância alvo desaparecerá repentinamente acontece, esse fenômeno é descrito por SCP-151-PT-1 como uma "Demissão".
Ao ser atendido, SCP-151-PT-1 explicará e atribuirá uma tarefa que precisa ser realizada pela instância SCP-151-PT-1, consistindo em atender a um pedido feito anteriormente a entidade por outra instância, ou realizar uma tarefa especifica para um propósito desconhecido. A entidade explicará a consequência pela falha na realização dessa tarefa utilizando o termo "Demissão", esse termo foi atribuído ao desaparecimento repentino de instâncias SCP-151-PT-2 por meios anômalos.
Observação: Se SCP-151-PT já estiver dentro do espaço audível da instância alvo, o objeto permanecerá na mesma posição, tocando de acordo com a descrição anterior.
Investigação e arquivamento das gravações armazenadas em SCP-151-PT, ordem crescente a partir do registro mais antigo.
Data do Registro 07/02/99. As 13:50 GMT -03:00
INICIO DA CHAMADA
Interlocutor: Está chamando…
Secretária: Escritório do presidente executivo; em breve, transferirei sua ligação.
Interlocutor: O que? Quem—Quem está falando?
MÚSICA DE BOSSA NOVA BRASILEIRA COMEÇA A TOCAR
A MÚSICA PARA
Interlocutor: Alô?
Presidente Executivo: Olá, qual seria motivo da sua ligação?
Interlocutor: Eu—Me desculpe, quem fala?
Presidente Executivo: Eu sou o presidente executivo dessa empresa, oque eu posso fazer por você?
Interlocutor: Eu—Esse telefone apareceu na minha mesa, mas ele nem está ligado na linha, isso é uma pegadinha?
Presidente Executivo: Nossa empresa emprega apenas os melhores equipamentos do mercado, alta tecnologia resulta em alta produtividade. Nenhum ato recreativo é permitido em serviço. A ligação é sobre a necessidade de atualizar os telefones da sua filial?
Interlocutor: Que? Ahn… Bem, telefones novos no escritório seriam supimpas, mas-
O INTERLOCUTOR É INTERROMPIDO
Presidente Executivo: Então isso será arranjado, obrigado pela ligação.
Investigação e arquivamento das gravações armazenadas em SCP-151-PT, ordem crescente a partir do registro mais antigo.
Data do Registro 14/02/99. As 14:34 GMT -03:00
INICIO DA CHAMADA
Interlocutor: …Alô?
Secretária: Escritório do presidente executivo; em breve, transferirei sua ligação.
Interlocutor: Não, espera! Onde você trabalha? …Alô?.
MÚSICA DE BOSSA NOVA BRASILEIRA COMEÇA A TOCAR
A MÚSICA PARA
Presidente Executivo: Alô, Caio Leal, aqui é o presidente falando. estou entrando em contato para lhe passar um trabalho, preste bastante atenção, ele não será repassado e seu emprego está na linha.
Interlocutor: É você. você mandou entregar aqueles telefones novos aqui não foi? Eu perguntei para o gerente e ele nem ficou sabendo de nada, quem é você? Como você sabe meu nome?!
Presidente Executivo: Eu sou seu chefe, é claro. O trabalho consiste em entregar 42.000,00 reais em espécie para um funcionário chamado Nicolas Pinelli, na cidade de Cornélio Procópio, dentro da prefeitura do município, Falha em cumprir essa tarefa resultará na terminação de seu contrato e demissão imediata.
Interlocutor: O que? Escuta, você tá maluco se acha que vou fazer isso, bicho, eu vou chamar a policia, tá entendendo?
Presidente Executivo: Execute a tarefa dentro de até 7 dias uteis, boa tarde.
Notas:
28/06/99: Um B.O registrado por Caio Leal no departamento de policia civil da cidade de Cornélio Procópio foi encontrado através de investigação iniciada a partir de referencias dos registros eletrônicos de SCP-151-PT. A data e hora coincidem com o encerramento do Registro 151-2. Uma investigação policial sobre o crime de extorsão não obteve resultados. Caio Leal foi dado como desaparecido uma semana depois.
Título: Investigação das Características Anômalas de SCP-151-PT para fins de Contenção, Proteção e Segurança.
Data de início: 25/06/1999
Doutores encarregados: Karla Dias e Dr. Jonathan B. L.
Resumo: O presente estudo investiga minuciosamente as características anômalas associadas a SCP-151-PT. Esse estudo foi iniciado após SCP-151-PT desafiar os métodos de contenção convencionais. Seu objetivo principal é delinear a extensão e complexidade dessa anomalia para um melhor entendimento e formulação de um procedimento de contenção eficaz. Além disso, busca-se identificar e documentar o perfil psicológico da entidade denominada “Presidente Executivo”. Para atingir esses objetivos, uma série de experimentos controlados foi conduzida.
Objetivo: Investigar a composição interna e funcionamento de SCP-151-PT
Materiais: Aparelho de Raios-X
Métodos: SCP-151-PT foi posicionado no aparelho e múltiplas imagens de Raios-X foram tiradas.
Conclusões: Os componentes internos de SCP-151-PT foram identificados sendo 73% consistentes com os diagramas de fabricante do telefone modelo Optpoint 500 Standard Siemens - VG1580. Diferenças se mostraram inconsistentes entre as diferentes imagens. Incluem:
- Um circuito eletrônico de trilhas em disposição não-euclidiana. Função desconhecida.
- Um retângulo sólido ocupando 27% da área interna do objeto. Raios-X não atravessaram sua superfície.
- Estrutura visualmente idêntica a uma orelha humana ligada aos demais componentes.
Durante os testes foi identificado que o botão "9" está ligeiramente emperrado, por dano externo.
Neutralização do objeto foi confirmada sendo facilmente possível caso seja requisitada. - Dra. Karla Dias
Objetivo: Estabelecimento do perfil comportamental da Entidade
Materiais: Um gravador de áudio
Métodos: Dr. Jonathan B. L. apertou o botão "Diretoria" e realizou um extenso questionamento do "Presidente Executivo".
Conclusões: Um registro gravado do teste foi criado, batendo 3 horas de duração. (Vide Reg-Aud-151-PT-Exp-002)
Foi confirmada senciência, sapiência da entidade e uma habilidade anômala de adquirir detalhes sobre o interlocutor. Após intensa investigação, um perfil comportamental foi elaborado e incorporado à descrição do objeto. A entidade foi denominada SCP-151-PT-1. Foi também estabelecido a classificação de instancia SCP-151-PT-2.
"Durante o período de experimentação eu fui convertido em uma instância SCP-151-PT-2, portanto, pedi que meu escritório fosse movido para o lado da sala de contenção, a mudança poderá evitar eventuais quebras de contenção por minha causa e assim fica fácil eu mesmo levar SCP-151-PT de volta para contenção, caso aconteça." - Dr. Jonathan B. L.
Objetivo: Ganhar acesso a todas as instâncias SCP-151-PT-2 existentes fora de contenção, visto que a localização e contenção de cada instancia individualmente por meios convencionais é extremamente complexa, custosa e pouco eficiente.
Métodos: Dr. Jonathan B. L., pedirá para SCP-151-PT-1 para que "sejam reunidos todos os funcionários atuais da empresa" na sala de reunião geral B012 do Sítio PT13, onde então o Dr. explicará a toda instância de SCP-151-PT-2 sua condição e oferecerá um trabalho na Fundação como parte da equipe de contenção de SCP-151-PT. (o pedido formal a SCP-151-PT-1 foi formatado para assegurar a segurança das instâncias e da Fundação, com clausulas visando sigilo e meios de transporte até o Sítio PT13 disponibilizados pela Fundação)
Efeitos: Ao longo de um período de 2 semanas, um total de 9 indivíduos compareceram a sala designada e foram introduzidos a Fundação e sua missão, e sua atual condição como instâncias SCP-151-PT-2.
Após instruídas, todas instancias concordaram em aceitar a proposta de trabalho, foram contratadas como funcionários classe D e receberam alojamento permanente próximo ao Sítio PT13.
Histórias de acobertamento quanto a realocação repentina de todo SCP-151-PT-2 e sigilo da função que agora desempenham foram aplicadas para dissuadir suspeitas e preocupações de conhecidos e familiares das instancias.
Nota: Esse registro diverge do formato convencional por não ser um experimento controlado, mas foi adicionado por esclarecer propriedades anômalas do objeto.
Durante o Experimento 003, uma instância SCP-151-PT-2 que entrou em contato com a Fundação não chegou ao ponto de encontro.
Após uma investigação conduzida pela Força-Tarefa Móvel PT1 (“Olhos Alados”), foi encontrado um registro médico de um hospital próximo ao ponto de acesso designado que levaria a instancia SCP-151-PT-2 ao Sítio PT13, que descreve sua admissão no hospital.
Segundo o registro, a instância SCP-151-PT-2 foi vitima de um atropelamento enquanto se dirigia ao ponto de encontro, foi socorrida e admitida com ferimentos graves.
Após permanecer em estado estável, porém inconsciente, durante oito dias, a enfermeira responsável pelos cuidados da instância relatou aos profissionais médicos o seu desaparecimento repentino.
A única informação redimível resultante desse evento é que agora dispomos de uma descrição visual do que SCP-151-PT-1 denomina como “Demissão”.
Trecho extraído de um questionamento com a testemunha ocular
Testemunha: Ele estava lá em um momento e, em seguida, simplesmente não estava mais. Ele desapareceu diante dos meus olhos, eu vi o lençol cair na cama.
Essa entrevista obtida por oficiais da Fundação são relevantes para a investigação das características anômalas e, portanto, foram arquivadas. (Vide Reg-Aud-151-PT-Incidente-1).
Daremos como morto qualquer que seja "demitido" por não cumprir uma tarefa, isso aumenta motivação de toda instância de SCP-151-PT-2, mas diminui ainda mais a moral. Até mesmo eu tenho medo de receber uma ligação no meio da noite me condenando a fazer algo quase impossível. Não vamos nem mesmo ter a decência de um funeral.
Doutor Jonathan de Bruno-Luca, Abril de 1999, Sítio PT13.
Objetivo: Teste de método de contenção para SCP-151-PT
Materiais: Todas as instâncias de SCP-151-PT-2 (total de 10), uma sala capaz de comportar um máximo de 12 pessoas confortavelmente, um recipiente de contenção de vidro balístico com trava eletrônica criado para regular o acesso ao objeto e não impedir o toque de SCP-151-PT de ser ouvido, um guarda armado.
Métodos: As instâncias serão instruídas a fazer pedidos simples para SCP-151-PT periodicamente e, quando chamadas, devem completar as tarefas, assim criando um ciclo de pedidos e resolução de tarefas constante que evitará SCP-151-PT de se materializar fora de custódia da Fundação.
Conclusões:
O método buscou emular um ambiente onde SCP-151-PT seria constantemente estimulado através dos pedidos e tarefas. Mantendo ele dentro do alcance audível de todo SCP-151-PT-2, nenhuma desmaterialização ocorreu, depois de três meses se tornou seguro dizer que o procedimento é um sucesso, porém as dificuldades de se manter um objeto barulhento, sempre a alcance de 10 pessoas 24 horas por dia o torna um ato laborioso e inconveniente.
O procedimento foi então aprimorado logisticamente e nomeado 0800-GRAHAM, em referencia a Alexandre Graham Bell.
Nota: O experimento subsequente não estava originalmente incluído na série de testes destinados a encontrar um método eficaz de contenção para SCP-151-PT. No entanto, ele foi solicitado pelo doutor encarregado da equipe de contenção do objeto. Isso se deu devido às condições estressantes enfrentadas pela equipe durante a implementação do Procedimento 0800-GRAHAM. SCP-151-PT estava constantemente interrompendo os momentos de descanso da equipe ao se movimentar ocasionalmente até o refeitório e banheiros do Sítio PT13, usando suas características anômalas.
Objetivo: Negociar condições melhores de trabalho com a entidade SCP-151-PT-1
Materiais: Todas as instâncias SCP-151-PT-2 e um advogado empregado pela Fundação, especialista em negociações sindicais e assuntos relacionados a lei trabalhista.
Métodos: Foi formada e formalizada a União dos Trabalhadores 151(UT151), uma entidade legal que busca negociar melhores condições de trabalho com SCP-151-PT.
Conclusões:
Após uma negociação de termos que se estendeu por quatro horas e trinta e três minutos, foram estabelecidos os seguintes acordos:
- Os funcionários da UT151 terão uma jornada de trabalho limitada a oito horas, com intervalos regulares e um intervalo de duas horas, durante os quais não serão incomodados por atividades relacionadas a SCP-151-PT.
- SCP-151-PT só poderá interagir com os funcionários da UT151 durante o horário de trabalho e dentro do Sítio PT13.
- Os funcionários da UT151 têm direito a licença médica em caso de doença, além de 15 dias de folga não acumuláveis a cada seis meses, contados semestralmente de 1º de janeiro a 30 de junho e de 1º de julho a 31 de dezembro.
- Os funcionários da UT151 também têm direito a folga nos feriados oficiais do calendário aprovado pela filial lusófona da Fundação.
- A contratação de novos funcionários deve ser comunicada à UT151 com pelo menos 15 dias úteis de antecedência ao início de suas atividades como funcionários efetivos, para que sejam realocados para o Sítio PT13 e sejam propriamente instruídos.
- O presidente eleito da UT151, Dr. Jonathan de Bruno Luca, deve participar da gravação de um podcast empresarial mensal com SCP-151-PT-1 durante o horário de trabalho.
- Deve ser implementada uma campanha publicitária no Sítio PT13 para promover os serviços prestados pela "empresa", incluindo cartazes e dois comerciais de televisão no refeitório corporativo do Sítio PT13, um ao meio-dia e outro às quatorze horas.
- Uma reunião regular será realizada a cada dois anos para renegociar e ajustar esses termos de acordo com as necessidades das entidades envolvidas.
"O acordo foi um sucesso e resultou na resolução dos problemas encontrados com a versão original do procedimento 0800-GRAHAM um arquivo completo com os termos (Acordo-UT151) será anexado aos Procedimentos Especiais de Contenção" - Dr. Jonathan B. L.