SCP-1881
avaliação: +1+x
1881.jpg
Tela de SCP-1881, durante a jogatina.

Item nº: SCP-1881

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-1881 deve ser mantido desligado em uma sala comum. O teste direto do item é restrito aos funcionários Classe-D, que devem ser entrevistados semanalmente sobre possíveis efeitos posteriores.

Descrição: SCP-1881 é uma maquina de fliperama do inicio dos anos 80. O design é consistente com a marca [EXPURGADO], mas as marcas de identificação no invólucro foram removidas ou pintadas por cima. Um joystick e um único botão são definidos no console: uma configuração semelhante para um segundo jogador parece ter sido removida. Os componentes internos da máquina são resolução [DADOS EXPURGADOS] de 256x224, com 16 cores.

A máquina é funcional, mesmo que o hardware pareça ser parcialmente danificado: a tela frequentemente exibe falhas de renderização, uma boa seção das imagens e textos do jogo estão corrompidas, e o som muitas vezes se quebra e distorce.

SCP-1881 não exibe uma tela de abertura ou nenhuma tela de créditos, apenas a frase "INS#RT COIN". A máquina trabalha com trimestres padrão dos Estados Unidos, e apenas um quarto pode ser usado por vez. Uma vez por trimestre, SCP-1881 lança seu jogo, denominado como SCP-1881-B.

SCP-1881-B é dividido em "fases", cada um dos quais tem diferentes regras de jogabilidade, e que se sucedem aparentemente ao acaso. Os fases mais comumente vistas são:

  • "Nave Espacial": O jogador controla uma nave espacial sob cerco por uma horda alienígena.
  • "Labirinto": O jogador terá controle de uma figura humanoide que está em um labirinto, sendo perseguido por morcegos ou dragões. O objetivo do jogo é coletar o maior numero de "moedas" possíveis antes de sair do labirinto.
  • "Inseto": O personagem controlado pelo jogador é uma pequeno inseto que deve abrir caminho para uma grande estrutura, evitando "aranhas" e "sapos".
  • "Drive": O jogador controla um carro que conduz a uma estrada curvilínea, evitando obstáculos.
  • "Linhas": Um jogo de quebra-cabeça abstrato onde o objetivo é empurrar linhas em torno de um campo para cercar as "bolas" saltitantes.
  • "Selva": O personagem controlado pelo jogador é um homem que se move através de um ambiente semelhante a uma floresta, povoado com inimigos temáticos e obstáculos como crocodilos, cobras e areia movediça.

Outras etapas aparecem mais raramente, oferecendo vários desafios de habilidades e/ou estratégicos. Notavelmente, nenhum jogo baseado em sorte parece ser representado, nem jogos "esportivos", onde o oponente é de igual força para o jogador.

Os estágios em si não jogam da mesma maneira quando vistos novamente: os inimigos aumentam ou diminuem em número, o movimento e as habilidades do jogador mudam e os obstáculos desaparecem e reaparecem. Os casos notáveis incluem:

  • A fase "Nave espacial" aparecendo sem inimigos: a única entidade visível na tela era o navio do jogador, flutuando no espaço vazio. O evento continuou por cerca de 3 minutos antes do jogo declarar "STAGE CL%AR" <sic>.
  • A fase "Inseto", sem ancoragem de vidas do jogador após a morte, mantendo o cadáver do personagem na tela. Até chegar ao topo da construção , que exigiu a montagem de uma montanha dos cadáveres do personagem.
  • A fase "Selva" estava de cabeça para baixo, com exceção do personagem do jogador, que caiu no "céu".
  • A fase "Selva" apresenta [DADOS EXPURGADOS] como inimigos.
  • A fase "Labirinto" não teve saída, nenhum item de ajuda e números cada vez maiores de inimigos até que o jogador estivesse sobrecarregado.

Cerca de 30% dos jogadores SCP-1881-B relatam efeitos psicológicos duradouros depois, sob a forma de pesadelos relacionados aos seus conteúdos e alucinações visuais/auditivas ocasionais (uma queixa comum é ouvir sons do jogo quando não acompanhados e em áreas silenciosas). Um caso entrevistado, que teve acesso ao SCP-1881 antes de ser contido, informou que seu console de videogame doméstico ocasionalmente lançaria SCP-1881-B em vez de qualquer jogo inserido.

Nota: SCP-1881 foi recuperado em ██/██/1982, no ███████, Iowa, depois de uma série de mortes inexplicáveis de 7 adolescentes, todos do sexo masculino, chamou a atenção da Fundação. Todas as vitimas morreram durante o sono, de parada respiratória e/ou cardíaca. Nenhuma das vítimas sofreu condições de risco de vida de antemão: apenas 2 das vítimas tinham doenças cardíacas e uma para epilepsia. Os nomes das 5 vitimas foram apresentadas em SCP-1881-B como jogadores de pontuação alta.