SCP-2103
avaliação: +1+x
Antique_Mason_jars.jpg

Frasco de vidro típico de um litro.

Item nº: SCP-2103

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-2103 deve ser contido num armário de Objetos Seguros quando não está em uso para testes ou experimentação. Quando assim guardado, SCP-2103 deve ser diretamente contido numa caixa de armazenamento pequena (não maior que 1m ao longo de qualquer dimensão) adequada para transportar itens frágeis semelhantes a vidro. Esta caixa deve ser mantida aberta dentro do armário e sob vigilância automatizada a todos os momentos; especificamente observada por um processo automatizado que é capaz de detetar mudanças visuais baseadas em movimento e não baseadas em movimento (tal como mudanças de cor) para a área observada. Qualquer mudança observada deve ser imediatamente relatada para a equipa de pesquisa nomeada para SCP-2103.

Devido à baixa tolerância do objeto para stress físico e calor, testes para determinar a composição de SCP-2103 foram suspensos indefinidamente.

Atualização 23/10/2013: A partir do Incidente 2103-04, nenhum novo Pesquisador-Chefe ou posições de autoridade singular semelhantes devem ser designadas para a equipa de pesquisa do objeto. A equipa de pesquisa irá consistir de não menos que sete funcionários de pesquisa qualificados, todos os quais devem ser consultados quando mudanças na contenção de SCP-2103 forem feitas ou decisões sobre os métodos de testes usados no objeto forem determinados. No caso de todos os membros da equipa de pesquisa concordarem unanimemente num percurso de tal ação, um membro da equipa deve ser selecionado de uma forma rápida e imediata1. Este membro da equipa deve adotar uma opinião divergente e documentada que deve ser anexada ao registo ou proposta que é escolhida a ser colocada em prática.

Se um membro do Conselho O5 desejar revogar uma ação da equipa de pesquisa, um procedimento similar, envolvendo pelo menos três membros do Conselho, deve ser executado.

Descrição: SCP-2103 é visualmente idêntico a um típico frasco de vidro do tipo “Mason Jar” feito nos Estados Unidos. Quando não está a exibir propriedades anómalas, é capaz de conter um litro de líquido (assumindo que o buraco inferior está bloqueado) ou volumes equivalentes de qualquer outro material. Ao contrário de frascos de vidro típicos, não existe nome de uma marca, logo, data de manufaturação, ou impressão semelhante no vidro. Existe também um buraco de diâmetro de 25mm no centro do fundo do frasco, com cantos suaves que aparenta ser parte do design original e não criado posteriormente. A secção do frasco é feita de um material semelhante em transparência e densidade ao vidro, mas demonstrou ter uma resistência muito mais baixa a calor e stress físico do que o vidro.

Quando usado para conter objetos físicos, SCP-2013 não demonstra nenhuma propriedade anómala – itens colocados no topo do frasco ou continuam dentro do frasco ou saem pelo buraco inferior se forem de um tamanho ou composição apropriada para o fazerem. No entanto, o portadorentidade proprietária2 (ver o seguinte para detalhes) pode armazenar conceitos ou ideias dentro do frasco através de um processo pouco compreendido.

Para os efeitos de SCP-2103, “posse” por uma entidade é vagamente definido como essa entidade ter amplamente (ou incontestavelmente) reconhecido responsabilidade e domínio legal, moral, ou físico sobre o item. Os parâmetros exatos de posse variam um pouco de item para item, sugerindo alguma forma de senciência ou processo de toma de decisão programado pela parte de SCP-2103. Na maior parte das vezes, conceitos e ideias que apenas afetam um único indivíduo parecem as mais facilmente “possuídas”, enquanto conceitos maiores que um grande conjunto de indivíduos entendem, são afetados por, sabem sobre, ou usam falham este critério.

SCP-2103 aparentemente3 é capaz de armazenar um único conceito ou ideia (doravante referido como “item”) de cada vez. Quando assim armazenado, conhecimento do item é removido da realidade – o proprietário prévio e outros não conseguem recordar-se do item, e dependendo do item em questão poderão ou não ser capazes de perceber que algo está a faltar de todo. SCP-2103 aparenta ainda ter um potencial limitado de alterar a realidade, como em muitos dos casos o armazenamento do item cria mudanças na realidade como se o item nunca tivesse sido parte da realidade.

Devido ao Incidente 2103-04, SCP-2103 demonstrou uma habilidade de armazenar objetos físicos sob certas circunstâncias. Veja Registo de Incidente 2103-04 para detalhes adicionais. Testes intencionais para recriar estas condições estão com revisão pendente, mas de momento são proibidos.

SCP-2103 foi adquirido pela Fundação depois de uma série de postagens na Internet referindo um “conselheiro” que prometia aos seus clientes a habilidade de eliminar tristeza e eventos emocionalmente dolorosos dos seus passados. Depois de cinco relatos independentes e não relacionados das propriedades de SCP-2103 em ação (clientes discutindo um “frasco de terapia” e uma inabilidade de recordar certos eventos que eles tinham publicado sobre previamente) observadores da Fundação foram enviados para contactar o conselheiro sob o pretexto de potenciais clientes. O proprietário foi relutante em separar-se do item por várias somas de dinheiro ou outras trocas oferecidas, e provou não ser afetado por amnésticos administrados por agentes no local. Depois de uma curta confrontação, o sujeito escapou, mas SCP-2103 foi recuperado.

O antigo proprietário de SCP-2103 continua uma pessoa de interesse para a Fundação. Veja o Relatório A-2103 relacionado para detalhes.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License