6/10/████ - 2:43 da tarde: um dos humanos do sexo masculino quebra sua lança, e começa a construir uma nova. Primeira instância gravada de um humano criando uma ferramenta.
8/10/████ - 5:21 da tarde: Um grupo de quatro humanos matam um Smilodon com sucesso. Dito Smilodon foi visto vagando ao redor da montanha em múltiplas ocasiões. A pele do animal é transformada em roupa e o corpo é levado até a caverna para servir de alimento. Os humanos parecem se alegrar. Um dos caçadores morre dos ferimentos que recebeu durante a batalha.
8/10/████ - 6:35 da tarde: O quê se assemelha a um funeral é mantido para o caçador falecido. Ele é enterrado na base da montanha.
10/10/████ - 9:21 da manhã: Um dos humanos adultos ensina uma criança como fazer ferramentas, e a mostra vários animais. Primeira instância gravada de aprendizado.
13/10/████ - 11:13 da manhã: Os animais na floresta param e encaram o céu. Após quatro minutos eles voltam ao normal.
16/10/████ - 10:01 da tarde: Os humanos começam a dançar ao redor do fogo na caverna. Primeira instância de cerimônias sendo realizada.
18/10/████ - 7:03 da manhã: Um Glyptodon de cor dourada entra na floresta pelo lado direito da pintura, depois de se mover através do campo. Animais evitam a criatura. Essa é a primeira observação de cores não usadas na arte da era do paleolítico.
18/10/████ - 9:43 da manhã: O Glyptodon dourado se desfaz e parece morrer. Animais e humanos continuam a evitar os restos da criatura.
21/10/████ - 8:31 da tarde: Uma das crianças da caverna tenta explorar as cavernas mais a fundo, mas um dos adultos a para. O adulto repreendeu a criança, e ambos retornam até a fogueira.
23/10/████ - 10:52 da manhã: Um grupo de humanos entram a pintura através do campo. Eles constroem tendas provisórias e começam a caçar animais. Essa é a primeira vez que humanos fora do grupo principal foram avistados.
23/10/████ - 12:23 da tarde: Os humanos da caverna encontram os humanos do campo. Eles olham um ao outro atentamente, mas começam a interagir entre si. Após dez minutos eles começam a socializar.
23/10/████ - 6:47 da tarde: Após socializar, ambos grupos retornam a suas casas.
24/10/████ - 6:08 da manhã: Uma chama azul com um círculo branco em seu centro aparece no campo. Depois de três minutos ela desaparece.
27/10/████ - 8:09 da manhã: Os humanos do campo iniciam a construção de uma pequena plantação de bagas. Os humanos da caverna perecem ser intrigados por isso. Essa é a primeira observação de agricultura em SCP-2180.
28/10/████ - 1:21 da tarde: Os humanos da caverna começam a construir uma plantação perto da base da montanha, com os humanos do campo aparentemente os auxiliando . Água não parece ser usada em nenhumas das plantações.
28/10/████ - 2:25 da tarde: Um cervo (espécie exata desconhecida) tenta comer as bagas dos humanos das cavernas, mas é afastado. Uma cerca é construída ao redor da plantação. Essa é a primeira vez que humanos das cavernas foram avistados construindo.
29/10/████ - 3:14 da manhã: Oito figuras ovais roxas aparecem ao redor da lua. Depois de um minuto elas somem.
1/11/████ - 8:28 da manhã: Os humanos do campo começam a construir uma cabana de madeira primitiva. Após varias horas ela é completada.
2/11/████ - 9:41 da manhã: Os humanos das cavernas começam a cortar árvores para expandir sua plantação. Os restos do Glyptodon dourado se tornarão de uma cor enferrujada, e se partiram em pedaços menores. Humanos e animais apresentam estar menos cautelosos ao redor dos restos.
3/11/████ - 2:57 da manhã: Um círculo preto aparece abaixo de um dos humanos do campo que estava dormindo, e uma figura humanóide preta emerge dele. A figura pega o humano e puxa ele até o círculo. logo após, o círculo desaparece no chão.
3/11/████ - 7:05 da manhã: Os humanos do campo iniciam uma busca pelo membro perdido. Após cinco horas eles desistem. Uma das fêmeas parece chateada.
4/11/████ - 11:50 da manhã: Um dos humanos da caverna chuta uma pilha de terra e descobre uma lasca de prata no solo. Ele tenta tira-la mas falha, e começa a cavar com suas mãos. Nesse tempo um urso-de-cara-achatada ataca os humanos do campo.
4/11/████ - 11:53 da manhã: O homem que está cavando é interrompido por um dos humanos do campo, que o guia até seu povoado. O homem que anteriormente estava cavando ajudou a lutar com o urso. Após cinco minutos de luta o urso corre para longe.
4/11/████ - 11:56 da manhã: O homen da caverna volta ao ponto que estava cavando. Três outros caçadores assistem ele a cavar.
4/11/████ - 5:08 da tarde: Os humanos que estavam cavando conseguem tirar grande parte do objeto do solo. logo é possível ver a assemelha do objeto com uma ogiva nuclear.
4/11/████ - 5:31 da tarde: Os humanos da caverna e do campo se encontram ao redor do objeto para conversarem. Os humanos do campo aparentam ser intimidados pelo objeto, e uma altercação entre os dois grupos começa. Após uma hora ambos grupos retornam as suas casas.
5/11/████ - 6:41 da manhã: Os humanos do campo deixam suas casas, e vão em direção ao horizonte. Os humanos das cavernas não investigam.
6/11/████ - 4:12 da manhã: Uma chama azul queima o campo, Os humanos das cavernas acordam e observam pela caverna. Após duas horas o campo e as estruturas levantadas nele são substituídos pelas cinzas. Ocasionalmente, pontos azuis aparecem no local.
7/11/████ - 5:06 da tarde: Um dos adultos vai até umas das áreas mais profundas das cavernas e abre uma caixa trancada, anteriormente escondida atrás de uma grande rocha. Ele puxa um livro desgastado com as letras "SCP" em sua capa. Ele junta as crianças ao seu redor e começa a mostrar os conteúdos dos livro, que no qual mostrava desenhos e rótulos de anomalias contidas pela Fundação. Ele vira para uma página falando sobre um cenário █K, e aponta para fora da caverna. As crianças se chocam com o conteúdo do livro.
8/11/████ - 12:09 da tarde: Um caminhão branco danificado portando a logo da fundação chega na beira da floresta. Três humanos saiem dele, e um deles atira um sinalizador vermelho no céu. Os humanos nas cavernas se apressam e correm até o caminhão. No caminhão algum deles se abraçam, e celebram. Objetos pretos semelhantes a armas e armaduras são tirados da traseira do caminhão, e os humanos começam a falar. Eles correm de volta as cavernas e colocam suas armaduras.
8/11/████ - 5:06 da tarde: Animais deixam a floresta pelo horizonte.
8/11/████ - 9:14 da tarde: figuras humanóides azul escuro emergem de uma chama azul no centro da floresta. Ditas figuras tem um círculo vermelho em suas cabeças, dois dedos com garras, e aparentão controlar o fogo.
8/11/████ - 9:24 da tarde: [REDIGIDO]. Os humanos restantes se retiram para mais fundo nas cavernas. Durante isso eles encontram outra figura humanóide azul escuro.
8/11/████ - 9:27 da tarde: [REDIGIDO] correm até o caminhão.
8/11/████ - 9:34 da tarde: Um dos humanos restantes fica seriamente ferido perto do [REDIGIDO].
8/11/████ - 9:36 da tarde: [REDIGIDO]
1/1/████ - 12:00 da manhã: A gravura do número 2067 na parede muda instantâneamente para o número 2068.
21/1/████ - 12:00 manhã: Uma figura angelical verde limão com contorno vermelho aparece sobre a cratera. Por três segundos todas as cores da pinturas se tornam verde limão, após este tempo as cores da pintura retornam ao normal. O ser angelical se dirige em direção ao céu.
30/3/████ - 7:38 da manhã: Vida vegetal começa a crescer na cratera e no campo queimado.
1/7/████ - 1:00 da tarde: Animais começam a repopular a floresta.
29/9/████ - 3:05 da tarde: Um grupo de seis humanos chegam a floresta em uma caminhonete vermelha.