Item nº: SCP-263
Classe do Objeto: Seguro
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-263 deve ser armazenado em um cofre de armazenamento de itens de baixo valor no Sítio-19. Ele pode ser removido para teste, desde que tenha permissão de um pesquisador de nível 3 e uma área resistente a fogo para conduzir o teste. Todos os testes com SCP-263 devem ser registrados. Indivíduos testando SCP-263 podem ter acesso a um telefone celular, um PDA ou um computador netbook com acesso total e irrestrito a uma cópia sincronizada completa dos bancos de dados da Fundação, armazenados em um servidor de banco de dados dedicado para garantir a recuperação completa de qualquer entrada de registros não mais do que 200 milissegundos se e somente se eles forem exterminados imediatamente após a conclusão do teste.
Todas as gravações de testes com SCP-263 devem ser revisadas por um pesquisador com liberação de nível 4 ou superior e censuradas quando necessário para impedir acesso a material restrito. Todos os pesquisadores observando SCP-263 durante o teste devem receber um amnéstico local e ter suas notas confiscadas. As notas de pesquisa dos testes requerem permissão de um pesquisador com liberação de nível quatro para acesso.
Descrição: SCP-263 é uma televisão em preto e branco, com o logotipo da empresa "THOMSON". Ela não corresponde a nenhum modelo conhecido de televisão, mas tem um estilo e construção semelhantes aos televisores construídos no ano de 1961. SCP-263 está totalmente intacto, mas sofreu pequenos danos cosméticos na tela e na estrutura. Foi observado que SCP-263 funciona mesmo quando não conectado a uma tomada elétrica.
Quando ligada, a TV sempre exibe o interior de um estúdio, cujo design apresenta semelhanças com estúdios de game show de televisão da década de 1960. Uma grande logo, dizendo "GRANA OU CINZAS?" em letras grandes e estilizadas pode ser vista na parede posterior do estúdio, e uma peça musical não identificada toca no estúdio o tempo todo.
O único homem visível no estúdio é SCP-263-1.
SCP-263-1 parece ser um homem de descendência caucasiana de aproximadamente trinta e cinco anos de idade, vestido com um terno que combina com um estilo comumente usado entre os anos de 1959 e 1964. SCP-262-1 tem um comportamento que foi descrito como "Jovial," "Entusiástico," e "Exagerado." SCP-263-1 está sorrindo quase constantemente. Assim que um humano ligar SCP-263, SCP-263-1 irá olhar diretamente para o indivíduo e dizer que o indivíduo é "um novo competidor que acabou de sintonizar ao programa Grana ou Cinzas." Ele então afirmará que ele deseja ao indivíduo "muita sorte" para responder "três perguntas diabólicas" e "conseguir a grana - e não cinzas!" (O fraseado exato de SCP-263-1 varia ligeiramente entre cada uso de SCP-263.)
SCP-263-1 começará a fazer as perguntas. As perguntas feitas por SCP-263-1 estão sempre relacionadas ao ambiente em torno de SCP-263. Se ele estiver dentro de uma estrutura totalmente fechada, SCP-263-1 fará perguntas sobre os proprietários, história e design da estrutura. Se estiver fora de uma estrutura fechada, SCP-263-1 fará perguntas relativas à história, geologia, ecossistema e padrões climáticos da área circundante.
Enquanto estiver dentro de uma instalação da Fundação, todas as perguntas são relacionadas a vários SCPs em posse ou nos registros da Fundação ou sobre a história e arquitetura do sítio em que está armazenado. Muitas delas são indagações sobre informações básicas facilmente encontradas em documentos acessíveis por funcionários de nível baixo, mas algumas delas dizem respeito a minúcias específicas, encontradas apenas em certos documentos esotéricos que requerem alta liberação e/ou são bastante complicados de encontrar ou alcançar. Em cada caso, no entanto, as informações necessárias para responder corretamente à pergunta podem ser obtidas nos registros da Fundação. Para uma lista completa das perguntas feitas por SCP-263-1 enquanto em posse da Fundação, consulte o documento 263-Q1.
Se dentro dos próximos quarenta e cinco segundos o sujeito der uma resposta correta, seu sucesso será reconhecido e brevemente parabenizado por SCP-263-1.
Se, no entanto, o sujeito responder incorretamente ou não responder dentro de quarenta e cinco segundos, SCP-263-1 dirá: "O tempo acabou! Sinto muito," e o sujeito entrará em combustão imediatamente. As chamas são sempre de alta temperatura e intensidade e envolverão totalmente o indivíduo dentro de 4 segundos. Todas as tentativas de apagar o fogo até o momento não tiveram sucesso. Após quarenta e dois segundos, o fogo desaparecerá, junto com os restos do indivíduo, que queima totalmente. Depois de quarenta e dois segundos, SCP-263-1 olhará para o local onde o indivíduo entrou em combustão e afirmará que a falha é "uma pena" e que "espero que o próximo competidor evite as cinzas… e fuja com a grana!" SCP-263 então se desligará sozinho.
Se durante os quarenta e cinco segundos, alguém sussurrar para o sujeito, audivelmente falar com o sujeito, o sujeito sair da área diretamente na frente de SCP-263, ou o sujeito interagir com um computador com mais de vinte e sete centímetros, SCP-263-1 acusara o sujeito de trapaça e o sujeito entrará em combustão da mesma maneira como descrito acima. SCP-263, então, comentará sobre a "ética cada vez menor das pessoas de hoje" e SCP-263 se desligará. Dispositivos eletrônicos de consumo portáteis, como telefones celulares, PDAs e laptops menores que 27 centímetros não farão com que o sujeito entre em combustão, permitindo que o sujeito encontre as informações necessárias para responder corretamente à pergunta dentro do tempo fornecido.
Se o sujeito responder corretamente a todas as três perguntas, SCP-263-1 dirá: "Parabéns! Você ganhou a grana! Aqui está o seu prêmio!." SCP-263 então se desligará e um prêmio aparecerá na frente do sujeito.
Os prêmios dados por SCP-263 não parecem ter um tema ou padrão discernível. Até agora, foram dados os seguintes prêmios:
- Uma estatueta de mármore de um dragão, com 5,3 cm de comprimento; observação microscópica confirmou que detalhes de tamanho micrômetro estão presentes (valor $48.237)
- Estátuas de jade, que parecem semelhantes a dólares americanos comuns, no entanto, os rostos dos presidentes estão todos substituídos pelo rosto sorridente de SCP-263-1. Mesmo detalhe talhado que a estatueta de dragão listada acima (valor $226.703)
- Uma estatueta mecânica, 4 cm de altura, feita de latão e que anda aleatoriamente quando enrolada. A estatueta retrata uma criatura desconhecida, vagamente parecida com uma lula. (valor $21.424)
- Uma série de oito estatuetas em miniatura folheadas a ouro lembrando anomalias humanoides contidas no Sítio-19, incluindo SCP-1770. As estatuetas estão marcadas com o número de objeto das anomalias na base e não parecem de outra forma anômalas. (valor $13.315)
Todas as tentativas de inquirir SCP-263-1 sobre si mesmo ou SCP-263 se mostraram ineficazes. SCP-263 não reage a nenhuma pergunta ou declaração, exceto para as respostas das perguntas ou qualquer tentativa de "trapaça".