Item n°: SCP-2997
Classe do Objeto: Seguro
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-2997 deve ser mantido em uma câmara de observação de alto valor. Deve ser colocado em um pedestal no centro de sua câmara e cada superfície deve ter câmeras instaladas para o monitoramento das atividades de SCP-2997-2. No caso do chip de rastreamento de SCP-2997 sair do Sítio-242, a Força-Tarefa Móvel Lambda-37 ("Contadores Geiger") deve ser enviada imediatamente como uma tentativa de recuperar SCP-2997.
Descrição: SCP-2997 é uma urna ornamentada feita de quartzo fumê1 originária do Japão no século XVI. Absorve toda forma de radiação que entra em contato, com exceção de luz visível. Há duas inscrições japonesas em SCP-2997 que dizem "Lembre-se que tu és pó, e ao pó voltarás." e "Eles creram".
SCP-2997-1 é uma pilha de cinzas humanas contidas dentro de SCP-2997, que constantemente libera uma quantidade variada de radiação gama. A quantidade de radiação liberada até determinado ponto, oscilou entre letal e infinitesimal.
SCP-2997-2 é uma designação coletiva para um grupo de figuras bidimensionais que podem ser vistas em qualquer superfície com uma linha de visão direta para SCP-2997. Instâncias de SCP-2997-2 assemelham-se com sombras nucleares2 de seres humanos com idade, gênero, altura, peso e etc. variados. Instâncias de SCP-2997-2 podem ser vistas executando muitas ações diferentes, mas as mais comuns lembram orar em um altar, tratar queimaduras, conversar e assistir ao que parece uma missa Católica Romana. Todas as tentativas de comunicação com instâncias de SCP-2997-2 foram malsucedidas.
SCP-2997 foi encontrada no porão da Igreja de São José em Omura, Japão onde estava sendo usada como peça de centro em um santuário. A pesquisa foi iniciada depois de múltiplos relatos de uma "Urna de Almas" em uma igreja em algum lugar perto de Nagasaki, Japão. Um esquadrão da Força-Tarefa Móvel Chi-3 ("Exorcistas") foi enviada para confirmar a existência de tal e a recolher. Após a chegada à Igreja de São José, a FTM Chi-3 foi atacada por um membro da congregação que estava orando no santuário que continha SCP-2997 no momento. Ele foi sedado com sucesso e todas as testemunhas foram questionadas sobre SCP-2997 antes de receberem amnésticos. O sacerdote chefe da Igreja de São José forneceu um pedaço queimado de pergaminho de um cofre e alegou que o encontrou junto com SCP-2997 em cima de um pedaço do altar da Catedral Urakami3 em baixo de uma pequena pilha de escombros. Um transcrito do documento pode ser encontrado no adendo 2997-02.
Adendo 2997-01: Em ██/██/██ uma instância de SCP-2997-2 semelhante a Canis lupus familiaris4 foi visto caminhando com duas instâncias de SCP-2997-2 que assemelhavam-se a homens carregando rifles.
Adendo 2997-02: Um transcrito do documento recuperado com SCP-2997:
Jesus a disse: "Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês nisto?"
Abaixo dessas palavras estão os selos dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel.