SCP-315
avaliação: 0+x
scp-315.jpg

Dois dos discos SCP-315, mostrando o rótulo e o lado dos dados. Glifos e marcações obscurecidas deliberadamente.

Item nº: SCP-315

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: O objeto não requer nenhum arranjo especial de armazenamento. No entanto, ele atualmente é mantido em uma caixa de papelão opaca longe de fontes fortes de luz ou calor, sob a suposição de que isso irá retardar a decomposição natural de quaisquer dados armazenados no objeto.

Descrição: O objeto consiste de um conjunto de noventa e cinco (95) discos em formato DVD graváveis de 8,5 GB padrão em uma pilha em um eixo de plástico preto. Análise do lado do rótulo de cada disco não revela o nome de nenhuma fabricante. Impresso em cada etiqueta fosca está o título "PoC 1/1". Abaixo dele, cada disco carrega um símbolo ou glifo único. Não existem dois discos com o mesmo símbolo.

Ao examinar o lado dos dados do disco, pode-se ver que cada disco já foi totalmente gravado com dados. Colocar o disco em um computador ou reprodutor de DVD revela que ele é um disco de vídeo com codificação padrão. Tocar o disco resulta em um de dois efeitos, dependendo se é um disco assistido anteriormente ou não assistido.

Se um disco não assistido for tocado em um aparelho de DVD, o vídeo começa. A cena exibida é uma sala de estar bem mobiliada com uma cadeira no centro. Sentado na cadeira está um homem caucasiano (SCP-315-1), aparentando ter cerca de quarenta anos. SCP-315-1 demonstrará então a capacidade de reagir e conversar com qualquer pessoa que esteja assistindo ao vídeo. SCP-315-1 responderá a quaisquer perguntas feitas a ele, parece ser capaz de ver o ambiente fora da tela do vídeo e parece gostar de discussões e debates com "espectadores".

Se um disco que já foi assistido é assistido novamente, o disco simplesmente repetirá a filmagem que foi vista na primeira vez. SCP-315-1 não reagirá às ações dos espectadores, nem se desviará da visualização anterior. Um disco, uma vez reproduzido, contém sempre a mesma filmagem, independentemente de quem está o assistindo. A única maneira de se comunicar com SCP-315-1 é inserir um disco que nunca foi assistido. Dado que existem 95 discos, cada um contendo três horas de vídeo, segue-se que SCP-315-1 tem uma vida útil efetiva de 285 horas, ou 11,8 dias, sem incluir a filmagem que já foi assistida. Também deve ser observado que SCP-315 não é o conjunto completo de discos. Sabe-se da existência de cinco outros. Sabe-se que todos os discos ausentes já foram totalmente assistidos.

SCP-315-1 está ciente da natureza de sua própria existência. Quando questionado, ele sabe que está sendo exibido em uma tela de televisão ou monitor e pode identificar o tipo, tamanho e cor do dispositivo em que é mostrado. Quando questionado diretamente sobre sua natureza específica, no entanto, SCP-315-1 não dará uma resposta direta, preferindo atrair o espectador para uma discussão ou debate. Não está claro se SCP-315-1 está ocultando informações sobre sua origem ou se ele mesmo não tem certeza. Ele afirma o primeiro, afirmando que nos contar tudo "estragaria o jogo". Ele não demonstra nem admite qualquer infelicidade com sua situação, nem com sua vida curta.

SCP-315-1 retém memória entre os discos. Se um espectador interagir com um disco não assistido e, em seguida, alterna para outro disco, SCP-315-1 reconhecerá o espectador e se referirá a uma conversa anterior. SCP-315-1 até mostrou sinais de desenvolver um relacionamento e amizade com os pesquisadores que passaram muito tempo conversando com ele.


Em anexo: Documento 315-a - Uma coleção de trechos relevantes de entrevistas com SCP-315-1. Leitura recomendada para familiarização com este assunto.


Adendo 315-01:
Testado para ver como SCP-315-1 responde às funções básicas de reprodução de vídeo.

Pausa: Toda a cena foi pausada, incluindo SCP-315-1. Quando reiniciado, SCP-315-1 foi capaz de dizer que ele havia sido pausado. SCP-315-1 então demonstrou a capacidade de responder, quando reiniciado, a perguntas feitas durante a pausa.
Retroceder: Toda a cena retrocedeu, incluindo SCP-315-1. Quando reiniciado, o DVD reproduziu o lado de SCP-315-1 da discussão anterior. SCP-315-1 não respondeu a perguntas até que o vídeo mais uma vez atingisse o ponto mais distante assistido. Ele então retomou a conversa normal e pediu para não ser rebobinado novamente.
Avanço rápido: Toda a cena avançou rapidamente, incluindo SCP-315-1, que permaneceu imóvel durante a reprodução acelerada. SCP-315-1 retomou a conversa imediatamente depois e pediu para não ser acelerado novamente.
Avanço lento: SCP-315-1 foi capaz de reagir à conversa durante a reprodução lenta, mas ele próprio foi feito desacelerado. Quando a reprodução normal foi retomada, ele identificou que ele estava em câmera lenta, mas observou que isso não fez nenhuma diferença perceptível para ele.

Adendo 315-02:
Tentativa de copiar um dos DVDs não assistidos. Não teve êxito - o disco contém alguma forma de proteção contra cópia que ninguém parece conseguir quebrar. SCP-315-1 demonstrou estar cienta dessa tentativa na próxima consulta e fez referência a "trapaça".

Adendo 315-03:
SCP-315-1 fez referência aos discos possivelmente sendo pré-gravados. Para tentar refutar, foi reproduzido um disco "fora da sequência", ou seja, foi reproduzido um disco do meio da pilha em vez de na ordem de cima para baixo usada anteriormente. Sem efeito aparente - SCP-315-1 ainda era capaz de dizer a hora atual, do mundo real, conversava normalmente e elogiou o pesquisador sobre a astúcia.

Adendo 315-04:
Outra tentativa de provar ou refutar a teoria de pré-gravação. Um gerador de números pseudo-aleatórios foi usado. Número exibido para a tela da televisão. SCP-315-1 foi capaz de ler o número. Se o vídeo for pré-gravado, o algoritmo usado para a previsão de eventos é quase impossivelmente preciso. Parece muito mais provável que o efeito seja devido a algum fenômeno paranormal nos próprios discos, embora outras sugestões para tentar provar ambas as hipóteses sejam encorajadas.

Nota do Dr. █████ ███████:
Eu não gosto dessa conclusão de forma alguma. Sem a capacidade de copiar o disco, porém, não consigo pensar em nenhuma maneira de provar uma hipótese ou a outra. Há coisas mais importantes com que se preocupar na Fundação, mas esta continua me incomodando.

Adendo 315-05:
Dois aparelhos de DVD instalados em áreas separadas. Um DVD não assistido selecionado aleatoriamente colocado em cada aparelho. Ambos os discos foram reproduzidos simultaneamente para dois pesquisadores distintos. Cada instância de SCP-315-1 travou uma conversa separada com cada pesquisador. Ambas as instâncias também mostraram estar cientes da outra conversa e foram capazes de transferir uma mensagem de um pesquisador para outro.

Adendo 315-06:
Dois aparelhos de DVD instalados na mesma sala, tocados para dois pesquisadores sentados lado a lado. Instâncias duplas de SCP-315-1 capazes de se comunicar com ambos os pesquisadores e entre si, criando uma conversa de quatro vias. Quando questionados se eram duas entidades separadas ou uma entidade controlando ambas as instâncias, os SCP-315-1s não puderam ou não quiseram dar uma resposta.

Nota do Dr. █████ ███████:
Isso está me deixando maluco. Estou me retirando deste projeto por enquanto. Não é necessária avaliação psicológica, estou apenas ficando estressado tentando descobrir como os malditos discos funcionam.

Adendo 315-07:
Experimento realizado para refutar a hipótese de que os discos sejam fabricados no futuro com base em registros de conversa SCP. Um disco não assistido foi colocado em um aparelho, assistido pelo Dr. █████ ███████ e registrado pelo pesquisador █████ ██████████. O pesquisador foi solicitado a registrar periodicamente as conversas incorretamente, registrando perguntas e respostas fabricadas tanto para o Dr. █████ ███████ quanto para SCP-315-1. Todos os registros precisos da conversa, incluindo o próprio disco, foram posteriormente expurgados e os participantes do experimento induzidos a esquecer quais partes do registro foram fabricadas. Relatórios imprecisos arquivados normalmente. Resultados: SCP-315-1 continuou a conversa normal com o indivíduo, sem fornecer respostas fabricadas ou declarações inapropriadas para a conversa real.

Nota do Dr. █████ ███████:
Não consegui ficar longe, mas pelo menos tenho um motivo decente para voltar. Isso prova que os discos não são conversas com roteiro de origem futura derivadas de nossos registros. Não é um grande avanço, mas Deus, estou feliz por finalmente ter refutado algo.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License