SCP-423
avaliação: 0+x

Item nº: SCP-423

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-423 deve ser contido em uma sala de 5 x 5 metros contendo três (3) estantes de 2 x 3 metros. Um incinerador está localizado ao lado. Todos os funcionários que entram ou saem da sala devem ser revistados em busca de material escrito. Qualquer material escrito deve ser verificado quanto a qualquer vestígio de SCP-423 e, em seguida, se estiver limpo, incinerado.

À noite, SCP-423 deve permanecer em um pequeno caderno simples marcado como 423. Deixar de permanecer neste caderno nos horários designados resultará na perda de material de leitura fora de experimentos programados.

Descrição: SCP-423 não tem forma física. Ele parece existir inteiramente dentro de narrativas textuais. Ele foi descoberto em uma loja de livros usados em ████████, Texas, em ████ ██, 19██, em uma cópia de Tom Sawyer. O livro foi comprado pelo Agente ██████, que o localizou durante uma busca de rotina.

Agente ██████ trouxe o livro de volta ao Setor 28 conforme instruído. O livro parecia perfeitamente normal, exceto pela inclusão de um personagem chamado "Fred," que não existia em nenhuma outra versão da história. No entanto, não foi até que o livro foi deixado perto de uma cópia de Moby Dick que a natureza anômala de SCP-423 se tornou clara.

SCP-423 é capaz de entrar em narrativas textuais, inserindo-se como um personagem secundário. Os detalhes do personagem variam de história para história, mas ele é sempre chamado de "Fred" ou algo semelhante, e seu papel na história geralmente é secundário. Descrições físicas do personagem são raras, mas ele geralmente aparece como um homem humano de altura média e meia-idade. No entanto, isso pode mudar dependendo da natureza da narrativa. Ele já apareceu como um estudante em narrativas com foco em crianças (e, portanto, presumivelmente de uma idade apropriada) ou mesmo como um não-humano em narrativas em que humanos estão ausentes ou são raros. Em nenhum momento sua aparência é considerada incomum por outros personagens.

SCP-423 é capaz de passar de uma narrativa para outra voluntariamente, desde que as duas obras estejam dentro de um (1) metro uma da outra. O processo leva até três minutos, dependendo do tamanho da nova narrativa. Toda a narrativa muda de uma vez, o texto em todas as páginas parecendo se mover. Ocasionalmente, o tamanho da narrativa muda; nesses casos, o texto fica menor ou maior para caber na contagem de páginas do livro. SCP-423 só pode aparecer em narrativas textuais físicas. Ele não pode entrar em armazenamento eletrônico nem afetar narrativas puramente visuais. Se colocado próximo a uma história em quadrinhos ou outra forma de arte sequencial, ele mudará as caixas de texto e os balões de diálogo, mas não afetará as imagens. Da mesma forma, as ilustrações em uma narrativa textual não mudam, mesmo que não correspondam mais à narrativa afetada por SCP-423.

Ele prefere narrativas ficcionais. No entanto, ele pode entrar em qualquer narrativa que contenha personagens, incluindo anedotas, biografias e notas de pesquisa (Consulte o Adendo 423-1).

Ele pode entrar novamente em uma narrativa da qual já saiu. Nesse caso, a nova narrativa normalmente difere da última vez em que SCP-423 entrou na história. No entanto, ele demonstrou uma preferência por narrativas que ainda não tenha entrado.

Atualmente, não se sabe qual efeito morrer em uma narrativa teria em SCP-423, apesar do melhor esforço dos pesquisadores. SCP-423 mostra uma forte compreensão dos princípios narrativos e geralmente é capaz de prever a melhor resposta em uma determinada circunstância para evitar perigo para si mesmo. No entanto, ele já exibiu ferimentos leves. Apesar disso, estes parecem desaparecer quando ele entra em uma nova narrativa.

Pode-se comunicar com SCP-423 persuadindo-o a entrar em um caderno. Ele responde às perguntas escritas dentro, com as respostas de SCP-423 aparecendo abaixo das perguntas. Quando ele se transfere para outra narrativa, suas respostas desaparecem do caderno.

SCP-423 tem sido amplamente cooperativo desde sua contenção. Seus únicos pedidos até o momento foram por mais narrativas. Ele expressou uma preferência por narrativas com um grande número de personagens de fundo, visto que isso torna mais fácil para ele se misturar e "assistir as coisas boas." Já foi recomendado que, caso ele deixe de ser cooperativo, ele seja confinado ao caderno até que se torne mais receptivo às solicitações da equipe.

Pesquisadores que desejam obter mais informações sobre SCP-423 devem ler o Registro de Experimentos 423-A.

Adendo 423-1: Os pesquisadores são lembrados de que todo material físico escrito é um habitat potencial para 423 e que todas as notas devem, portanto, ser feitas eletronicamente. Se, por algum motivo, for necessário fazer anotações escritas, certifique-se de verificar em busca de adendos de um "Pesquisador Convidado Fred."

Adendo 423-2: O uso de SCP-583 para destruir SCP-423 foi sugerido. Embora o SCP não esteja programado para destruição no momento, isso foi anotado caso as circunstâncias mudem.

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License