Item nº: SCP-490
Classe do Objeto: Seguro
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-490 deve ser mantido na Garagem de Armazenamento 17-Golf. A Garagem 17-Golf foi feita totalmente à prova de som, sua porta substituída por uma porta à prova de som com uma fechadura de código interna. SCP-490 deve ter todas as quatro rodas incapacitadas por meio de botas de estacionamento padrão e deve ser mantido acorrentado o tempo todo a quatro olhais de molibdênio, cravados no mínimo três (3) metros em um piso de concreto sólido.
Descrição: SCP-490 é um caminhão de sorvete datado da década de 1960 construído pela ████. SCP-490 parece ser mecanicamente padrão, exceto pelo sistema de som, que não responde aos operadores, embora pareça estar funcionando bem. A chave do veículo está presa na ignição e não pode ser extraída por nenhum meio. SCP-490 pode ser dirigido (alimentado por um motor diesel feito originalmente para o caminhão) e funciona corretamente em todas as formas em comparação com outros veículos do mesmo modelo.
Entre as 2h a 5h da manhã, horário local, SCP-490 operará sozinho e dirigirá em baixa velocidade em um circuito aleatório pelas estradas locais. Nesse momento, ele funcionará como se estivesse em condição de pico, enquanto reproduz uma música em seus alto-falantes. A melodia não foi identificada, mas se assemelha a música tocada em caminhões não anômalos do mesmo fabricante. No entanto, a melodia nunca é repetida e nenhuma parte pôde ser identificada até o momento. Porções gravadas não carregam o efeito anômalo.
Qualquer indivíduo que ouvir a música começará a avançar em direção ao veículo, ignorando quaisquer instruções para parar. Ao chegar ao veículo, as portas traseiras do caminhão se abrirão e a pessoa entrará com as portas fechando atrás dela. As portas se trancam, impossíveis de abrir por meios regulares, e, se violadas, [DADOS EXPURGADOS].
Se houver múltiplos indivíduos afetados, cada um irá se alinhar e esperar que as portas se abram novamente, ou até que a janela de 3 horas tenha passado. Indivíduos fora do veículo quando o tempo passar irão vagar para longe em aparente confusão; quando entrevistados, eles parecem não ter nenhuma memória do evento. Depois das 5 da manhã, SCP-490 perderá sua habilidade anormal e as portas traseiras poderão ser abertas. Todas as pessoas que entraram no caminhão durante o tempo que a música estava tocando terão desaparecido.
As sorveteiras estarão abastecidas com guloseimas congeladas. Embora as guloseimas contenham sabores tradicionais (Chocolate, Morango, Baunilha), a embalagem anuncia um sabor surpresa. O "Sabor Super Surpresa!" anunciado é carne humana incorporada ao produto, cujos testes de DNA provaram ser a carne do(s) indivíduo(s) que entraram no veículo e subsequentemente desapareceram.
Descoberto em ██████, Massachusetts, SCP-490 foi localizado no estacionamento de um banco, de onde foi rebocado para um pátio de depósito. O objeto tinha uma bota de estacionamento presa a ele e, portanto, não podia escapar. Pouco após o desaparecimento de vários residentes do parque de trailers próximo, uma equipe de agentes da Fundação foi enviada para investigar. Descobrindo o caminhão e seu conteúdo, a equipe pagou a multa por ele e o levou até o Sítio-17. Durante a viagem, ele se ativou, causando a morte de todos os membros da equipe, exceto pelo Agente ██████, que estava dirigindo o veículo da equipe e percebeu o que estava deixando seus companheiros em transe. O Protocolo A-████ foi iniciado e vários outros agentes equipados com proteção de ouvido chegaram. SCP-490 mostrou agressão e, quando bloqueado por vários veículos da Fundação, começou a colidir com eles e os agentes tentando capturá-lo. Após uma (1) hora e quarenta e três (43) minutos perseguindo SCP-490 pelas estradas vicinais, SCP-490 se desativou e foi levado ao Sítio-██ em um caminhão-plataforma.