SCP-4999
avaliação: +1+x
4999.png

SCP-4999, em meados de 1973. Fotografia tirada pelo profissional fotógrafo, Gustav Bürger. A fotografia foi tirada três minutos antes de sua morte.

Item nº: SCP-4999

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: Devido as possíveis tentativas de evitar o contato ou incapacidade de SCP-4999, de se manifestar em um lugar habitado por mais de uma pessoa de cada vez, além da morte imediata e subsequente de qualquer um que o testemunhe individualmente, SCP-4999 está efetivamente sendo auto-contido. Quaisquer relatos de manifestações de SCP-4999 capturadas por câmeras de segurança, fotografias ou meios similares devem ser investigados, e a mídia sempre deverá ser confiscada para análise. Todas as pessoas testemunhas externas que estiverem entre a população civil deverão ser procuradas pelos agentes e receber o tratamento com amnésticos.


Descrição: SCP-4999 é uma entidade humanoide de composição desconhecida, que visualmente se assemelha a um homem de meia-idade. Sua aparência física é vária, mas SCP-4999 sempre utiliza um terno escuro durante as suas manifestações. Devido à raridade dos eventos de manifestação de SCP-4999 registrados e as circunstâncias altamente específicas em que ocorrem, poucos dados sobre sua natureza ou intenção estão disponíveis; no entanto, seu comportamento é consistente em todos os avistamentos registrados.

SCP-4999 se manifestará apenas em lugares que estejam sendo habitados por apenas uma pessoa. Todos os indivíduos registrados até o momento tinham estado terminal de saúde precária, estavam gravemente feridos ou condenados de morte. No término da manifestação de SCP-4999, o indivíduo acabará perdendo a consciência em 20 minutos e morrer depois disso. SCP-4999 só aparecerá se o indivíduo estiver consciente e sozinho. SCP-4999 não aparecerá se o indivíduo estiver em coma, dormindo ou inconsciente; SCP-4999 não se manifesta se o indivíduo estiver em cuidados de, na companhia de, ou de outra forma sendo diretamente observado por outro indivíduo.

Na manifestação, a entidade se assentará em um lugar diretamente adjacente à cama do indivíduo, se tal mobília ou outra mobília de aparência e função semelhante estiver disponível. Caso contrário, ele permanecerá em pé ou sentado num chão/solo, em qualquer configuração que permita o acesso físico direto ao individuo sem causar distúrbios. Quando SCP-4999 se encontrar com o indivíduo, ele removerá uma caixa de cigarros do seu bolso esquerdo da jaqueta e o oferecerá ao indivíduo. Se o indivíduo aceitar, SCP-4999 irá colocar um cigarro entre os lábios, dará outro cigarro pro indivíduo e acenderá dois. Se o indivíduo recusar, SCP-4999 irá acender e fumar um cigarro. A entidade fará contato físico com o indivíduo, tipicamente segurando a mão, colocando a mão sobre a outra do indivíduo, ou colocando a sua mão no ombro do indivíduo.

SCP-4999 irá permanecer com o indivíduo, em silêncio e sem se-mover, até que o indivíduo morra.

SCP-4999 não foi visto se envolvendo em qualquer outra atividade ou comportamento, e para de se-manifestar imediatamente após a morte do indivíduo. O cigarro dado por SCP-4999, no entanto, permanecerá, fornecendo a única evidência física da presença de SCP-4999.

Nenhum indivíduo até agora foi visto tentando recuar ou de outra forma resistir à entidade, e nem ter tentado envolver SCP-4999 em uma conversa, apesar de múltiplos indivíduos reconhecerem a presença da entidade por contato visual, ajustando a postura para retribuir ou facilitar o toque da entidade, e começando a chorar ao perceber sua presença, ou agradecer verbalmente a entidade quando um cigarro é oferecido.

Indivíduos afetados por SCP-4999 compartilham vários atributos comuns. Pesquisas feitas em indivíduos identificados indicaram que as manifestações de SCP-4999 são mais prováveis de se ocorrer quando um indivíduo:

  • mora sozinho
  • não possui religião
  • é pobre/desempregado ou sem-teto
  • exibe um histórico de doença mental
  • é um veterano militar
  • não tem registro criminais ou nunca foi condenado por um crime violento
  • atualmente não possui uma família sobrevivente
  • é solteiro ou não possui amigos, ou pessoas consideradas importantes
  • tem pouca ou nenhuma posição social em sua comunidade
  • não exibe nenhum registro de realizações profissionais ou pessoais significativas
  • tem poucas ou nenhumas relações interpessoais mutuamente benéficas,

ou exibe qualidades e história de vida que tornam o indivíduo indescritível, anônimo, negligenciado ou de outra forma não notável ou insignificante pelos padrões de sua respectiva sociedade.

Até agora nenhum teste com SCP-4999 foi autorizado ou pelos menos realizado, devido aos dados disponíveis indicando que a observação de um indivíduo humano poderia interromper a sua manifestação, bem como as preocupações éticas.

Descoberta: SCP-4999 foi inicialmente descoberto por um resultado de seu status emergente como uma lenda urbana, com imagens da entidade aparecendo em câmeras de segurança de hospitais em todo o mundo sendo disseminadas pela Internet e por vários programas de televisão. Um pequeno programa de desinformação foi posto em prática para manter esta imagem pública, e SCP-4999 foi oficialmente registrado em 27 de Novembro de 1998.

Anos após a classificação de SCP-4999, pesquisas adicionais e referências-cruzadas com relatos de fenômenos semelhantes sugeriram que, enquanto as evidências concretas das aparições feitas por SCP-4999 se tornaram mais comuns devido ao advento de tecnologias como fotografia e gravação de vídeo na era moderna, escrituras e representações artísticas de uma figura exibindo propriedades, comportamento e aparência física similar ao de SCP-4999 existem ao longo da história mundial, cultural e mitológica, com alguns casos ainda não resolvidos tendo milhares de anos de idade - e também em alguns casos, a pré-datação de vários acontecimentos na civilização humana.

Atualmente não foi compreendido como essas culturas pré-modernas teriam sido capazes de detectar a presença de SCP-4999. Uma investigação elaborada sobre isso está em andamento.


Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License