Procedimentos Especiais de Contenção: Devido a indisposição ou incapacidade de SCP-4999 de aparecer diante de mais de uma pessoa de cada vez, em adição da subsequente e imediata morte de quem presenciá-lo pessoalmente, SCP-4999 está efetivamente sendo autocontido. Quaisquer relatos de manifestações de SCP-4999 capturadas por câmeras de segurança, fotografias ou meios similares devem ser investigados, e a mídia sempre deverá ser confiscada para análise. Todas as testemunhas externas que estiverem entre a população civil deverão ser amnesticizadas.
Descrição: SCP-4999 é uma entidade humanoide de origens e composição desconhecidas. Sua aparência física varia, com um terno escuro sendo a única constante entre manifestações. Devido à raridade de eventos de manifestação de SCP-4999 registrados e as circunstâncias altamente específicas em que ocorrem, poucos dados sobre sua natureza ou intenção estão disponíveis; no entanto, seu comportamento é consistente em todos os avistamentos registrados.
SCP-4999 se manifestará apenas em lugares que estejam sendo habitados por apenas uma pessoa. Todos os indivíduos registrados até o momento tinham estado terminal de saúde precária, estavam gravemente feridos ou em seus leitos de morte. No término da manifestação de SCP-4999, o indivíduo acabará perdendo a consciência em 20 minutos e morrerá depois disso. SCP-4999 só aparecerá se o indivíduo estiver consciente e sozinho. SCP-4999 não aparecerá se o indivíduo estiver em coma, dormindo ou inconsciente; SCP-4999 não se manifesta se o indivíduo estiver em cuidados de, na companhia de, ou de outra forma sendo diretamente observado por outro indivíduo.
Na manifestação, a entidade se assentará em um lugar diretamente adjacente à cama do indivíduo, se tal mobília ou outra mobília de aparência e função semelhante estiver disponível. Caso contrário, permanecerá em pé ou sentado num chão/solo, em qualquer configuração que permita o acesso físico direto ao individuo sem causar distúrbios. Quando SCP-4999 se encontrar com o indivíduo, tal removerá um maço de cigarros do seu bolso esquerdo da jaqueta e o oferecerá ao indivíduo. Se o indivíduo aceitar, SCP-4999 irá colocar um cigarro entre os lábios, dará outro cigarro pro indivíduo e acenderá dois. Se o indivíduo recusar, SCP-4999 irá acender e fumar um cigarro. A entidade fará contato físico com o indivíduo, tipicamente segurando a mão, colocando a mão sobre a outra do indivíduo, ou colocando a sua mão no ombro do indivíduo.
SCP-4999 irá permanecer com o indivíduo, em silêncio e sem se-mover, até que o indivíduo morra.
SCP-4999 não foi visto se envolvendo em qualquer outra atividade ou comportamento, e para de se manifestar imediatamente após a morte do indivíduo. O cigarro dado por SCP-4999, no entanto, permanecerá, fornecendo a única evidência física da presença de SCP-4999.
Nenhum indivíduo até agora foi visto tentando recuar ou de outra forma resistir à entidade, e nem ter tentado envolver SCP-4999 em uma conversa, apesar de múltiplos indivíduos reconhecerem a presença da entidade por contato visual, ajustando a postura para retribuir ou facilitar o toque da entidade, e começando a chorar ao perceber sua presença, ou agradecer verbalmente a entidade quando um cigarro é oferecido.
Indivíduos afetados por SCP-4999 compartilham vários atributos comuns. Pesquisas feitas em indivíduos identificados indicaram que as manifestações de SCP-4999 são mais prováveis de se ocorrer quando um indivíduo:
- mora sozinho
- não possui religião
- é pobre/desempregado ou sem-teto
- exibe um histórico de doença mental
- é um veterano militar
- não tem registros criminais ou nunca foi condenado por um crime violento
- atualmente não possui uma família sobrevivente
- é solteiro ou não possui amigos, ou pessoas consideradas importantes
- tem pouca ou nenhuma posição social em sua comunidade
- não exibe nenhum registro de realizações profissionais ou pessoais significativas
- tem poucas ou nenhumas relações interpessoais mutuamente benéficas,
ou exibe qualidades e história de vida que tornam o indivíduo indescritível, anônimo, negligenciado ou de outra forma não notável ou insignificante pelos padrões de sua respectiva sociedade.
Até agora nenhum teste com SCP-4999 foi autorizado ou pelos menos realizado, devido aos dados disponíveis indicando que a observação de um indivíduo humano poderia interromper a sua manifestação, bem como as preocupações éticas.
Descoberta: SCP-4999 foi inicialmente descoberto por um resultado de seu status emergente como uma lenda urbana, com imagens da entidade aparecendo em câmeras de segurança de hospitais em todo o mundo sendo disseminadas pela Internet e por vários programas de televisão. Um pequeno programa de desinformação foi posto em prática para manter esta imagem pública, e SCP-4999 foi oficialmente registrado em 27 de Novembro de 1998.
Anos após a classificação de SCP-4999, pesquisas adicionais e referências-cruzadas com relatos de fenômenos semelhantes sugeriram que, enquanto as evidências concretas das aparições feitas por SCP-4999 se tornaram mais comuns devido ao advento de tecnologias como fotografia e gravação de vídeo na era moderna, escrituras e representações artísticas de uma figura exibindo propriedades, comportamento e aparência física similar ao de SCP-4999 existem ao longo da história mundial, cultural e mitológica, com alguns casos ainda não resolvidos tendo milhares de anos de idade - e também em alguns casos, a pré-datação de vários acontecimentos na civilização humana.
Atualmente não foi compreendido como essas culturas pré-modernas teriam sido capazes de detectar a presença de SCP-4999. Uma investigação elaborada sobre isso está em andamento.