Item nº: SCP-535
Classe do Objeto: Euclídeo
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-535 deve ser mantido em uma sala de armazenamento segura no Sítio ██. Defesas padrão de ação positiva (explosivas, químicas, biológicas e meméticas) devem estar ativas o tempo todo, conforme o procedimento operacional padrão. SCP-535 em si deve ser colocado em sua própria unidade de contenção, uma caixa de aço revestida de chumbo à prova de som de dimensões 4m x 4m x 4m e espessura não inferior a 5 cm em todos os pontos. SCP-535 está preso a um pedestal em sua unidade de contenção de tal modo que esteja posicionado no centro da caixa. Nenhum SCP baseado em memética deve entrar em contato com SCP-535. Nenhum líquido deve entrar em contato com SCP-535, exceto em circunstâncias de teste controladas; para facilitar isso, a unidade de contenção deve estar selada e deve conter equipamento de desumidificação reserva. SCP-535 não deve ser manuseado diretamente, exceto em circunstâncias de teste controladas. Se surgir a necessidade de manusear SCP-535, isso deve ser realizado apenas por um funcionário de nível 3 ou superior, sem outros indivíduos presentes na área imediata e com aparelhos mecânicos para evitar estar a menos de 1m de SCP-535.
SCP-535 não deve entrar em contato com outras anomalias associadas à transferência de informações, tais como SCP-606.
Descrição: SCP-535 tem a aparência de um béquer de laboratório de vidro borosilicato comum de 250mL. SCP-535 foi recuperado de uma instalação de armazenamento abandonada em ██████████, EUA. A origem de SCP-535 foi remontada a uma fábrica de vidro em ████████████ de propriedade da ██████████ Corporation. Exceto por ter fabricado SCP-535, nenhuma evidência de qualquer atividade extranormal foi encontrada em relação à referida fábrica ou corporação.
Todo líquido que toca a superfície interna de SCP-535 se transformará imediatamente em um líquido translúcido pálido de viscosidade 1.511 cP (aproximadamente a viscosidade do mercúrio), doravante designado SCP-535-1. Outras formas de matéria não são afetadas. A análise de SCP-535-1 revelou que ele é composto por aproximadamente 36% de água; no entanto, os 64% restantes englobam 14 substâncias até então desconhecidas. SCP-535-1 é adequado para consumo humano (desconsiderando os efeitos não químicos de SCP-535) e não produz reações visíveis. Quando SCP-535-1 é derramado de SCP-535 e entra em contato com uma superfície sólida ou líquida, ele evapora instantaneamente, não deixando nenhum traço perceptível.
Quando diferentes formas de armazenamento ou transmissão de informações chega a menos de 1m de SCP-535-1, SCP-535-1 irá 'ativar' e mudar de cor dependendo da natureza da fonte. As seguintes cores foram observadas;
- Vermelho - todas ás mídias digitais (computadores, CDs, etc.)
- Laranja - ondas de rádio
- Amarelo - ondas sonoras
- Verde Limão - filme fotográfico
- Azul - texto e imagens visuais físicas (observa-se que o tom preciso do azul muda dependendo do meio em que o texto ou as imagens estão transcritos)
- Roxo - fita magnética
- Branco - o cérebro humano
- Preto - [DADOS EXPURGADOS]
A análise de SCP-535-1 ativado mostra que ele é quimicamente idêntico a SCP-535-1 inativado.
SCP-535-1 parece 'absorver' informações de seus arredores. Se SCP-535-1 ativado for despejado de SCP-535, ele subsequentemente 'transmitirá' os dados contidos para o que em que pousar, se for compatível de alguma forma. Por exemplo, se SCP-535-1 ativado entrar em contato com um computador e, em seguida, for colocado em um computador diferente, as informações do primeiro computador serão copiadas para o segundo. Se SCP-535-1 ativado fosse derramado em qualquer dispositivo não digital neste caso, não haveria efeito. Em ambas as situações, SCP-535-1 evaporaria e desapareceria. A quantidade de SCP-535-1 utilizada parece não ter efeito, e múltiplas 'transmissões' de dados podem ser feitas conservando o conteúdo de SCP-535. Derramar SCP-535-1 ativado no dispositivo que o ativou inicialmente não surte efeito.
As diferentes formas de ondas eletromagnéticas capazes de ativar SCP-535-1 serão retransmitidas para os arredores, independentemente do objeto sobre o qual SCP-535-1 é derramado.
Texto físico e imagens serão transcritos em qualquer superfície sólida nas áreas onde SCP-535-1 for derramado (observe que o texto exibido em uma tela digital é considerado mídia digital, em vez de impresso). Isso ocorre invariavelmente do meio em que o texto foi originalmente escrito. Qualquer grande coleção de texto é geralmente ilegível, visto que o mesmo é redimensionado para caber dentro da área em contato com SCP-535-1 e apenas uma quantidade relativamente pequena de SCP-535-1 está disponível a qualquer momento devido ao tamanho pequeno de SCP-535.
Quando um ser humano vivo chega ao alcance de SCP-535-1, SCP-535-1 fica branco. No entanto, memórias e pensamentos humanos não são retransmitidos com a mesma eficiência que outras informações. Os efeitos de derramar SCP-535-1 branco ativo em outra pessoa são altamente imprevisíveis. Em situações benignas, o sujeito pode adquirir um fato ou memória menor. Muito mais comum, entretanto, são transtornos mentais, incluindo mas não se limitando a esquizofrenia, transtorno dissociativo de identidade, ansiedade severa ou alucinações generalizadas. Esquizofasia também é um efeito comum. Nos casos mais extremos, pode ocorrer coma seguido de morte. Até o momento, nenhum padrão foi identificado quanto aos efeitos potenciais de SCP-535-1 branco ativo. Mais testes com cautela são necessários.
Os conteúdos mentais de outros seres não afetam SCP-535-1, com exceção de [DADOS EXPURGADOS] resultando em [DADOS EXPURGADOS]
Adendo: Dr. ██████████ sugeriu o uso das propriedades replicativas de SCP-535 com relação à mídia física para reproduzir substâncias de valor para a Fundação. Esta proposta foi aprovada por O5-2 e experimentação preliminar foi agendada.