ATENÇÃO
Funcionário, por favor inspecione o conteúdo de seus bolsos imediatamente. Passe a mão ao longo de cada costura e verifique cada rasgo. Verifique suas bainhas, seu capuz, seu cabelo, se tiver algum. Se por acaso você encontrar um
clipe rosa, você deve executar obrigatoriamente o seguinte procedimento:
- Segure firmemente o clipe de papel.
- Dirija-se à estação de destruição de emergência mais próxima.
- Deslize o clipe de papel na fenda e pressione o botão "Destruir".
- Informe seu supervisor sobre o incidente.
Uma vez feito isso, você pode retornar às suas atividades.
Um seguidor do culto de SCP-555-FR
Item SCP nº 555-FR
Nível de Ameaça: Rosa
Classe do Objeto: Keter
Procedimentos Especiais de Contenção
Todos os bosques, florestas, cavernas e cemitérios na França foram organizados em uma ordem de patrulhamento que deve ser seguida pela Força-Tarefa Móvel Epsilon-13 ("Os Decompositores"). Os cultistas de SCP-555-FR encontrados durante essas patrulhas devem ser capturados e receber amnésticos de Classe-B.
Todos os sites e fóruns dedicados a SCP-555-FR devem ser retirados sem demora, e seus membros devem receber amnésticos de Classe-B. Todos os sites e fóruns que mencionam SCP-555-FR devem ser monitorados e seus membros capturados e interrogados.
Cada funcionário deve examinar o conteúdo de seus bolsos com a maior frequência possível. Se SCP-555-FR-A for encontrado, deve ser destruído o mais rápido possível. Para esse fim, as estações de destruição de emergência foram disponibilizadas aos funcionários nas Áreas e Sítios da Fundação SCP. Devido ao baixo risco que representa para a população civil, mas alto para os funcionários da Fundação, SCP-555-FR recebeu nível de ameaça Rosa ●.
Descrição
SCP-555-FR é um movimento religioso neopagão e animista que provavelmente foi criado especificamente para prejudicar a Fundação SCP. Os cultistas de SCP-555-FR são quase exclusivamente falantes de francês e seus números são estimados em cerca de █000.
Como outros movimentos neopagãos, SCP-555-FR não possui uma hierarquia definida. No entanto, há um único indivíduo referido pelos cultistas como o "Xamã" e considerado por este último como a figura religiosa mais alta no reino físico. Os seguidores de SCP-555-FR exibem um sentimento extremamente intenso de admiração pelo "Xamã" e uma forte compulsão de se aproximar fisicamente dele ou dela. Eles parecem capazes de localizar o último por meios inconscientes e anômalos, levando à descoberta do "Xamã" por pelo menos um cultista em quase todos os casos. Tentativas de dissimulação ou isolamento físico foram ineficazes.
SCP-555-FR-A é um clipe de papel rosa de marca e modelo desconhecidos. Qualquer indivíduo em contato com SCP-555-FR-A, ou portando-o em qualquer coisa que possa ser considerada suas roupas, torna-se instantaneamente o "Xamã" da religião e, assim, torna-se objeto de obsessão dos seguidores. A cada poucos dias, SCP-555-FR-A se manifesta nas roupas usadas por um funcionário da filial de língua Francesa da Fundação SCP. Isso causou várias invasões de instalações da Fundação por um grande número de seguidores de SCP-555-FR-A. Quanto ao "Xamã", o apego dos cultistas dificulta, na melhor das hipóteses, seu trabalho e, nos piores casos, causa sério desconforto, às vezes levando à morte por debandada. ██ funcionários morreram desta maneira e ███ outros ficaram levemente feridos nas lutas.
Este processo pode ser interrompido destruindo SCP-555-FR-A, cortando-o, triturando-o ou derretendo-o. No entanto, isso invariavelmente desencadeia seu reaparecimento alguns dias depois nos bolsos de outro funcionário, totalmente reparado. Informações recuperadas indicam que a origem desta anomalia é o Grupo de Interesse Nemo e o Nautilus.
História conhecida
O movimento de SCP-555-FR foi fundado em 21 de março de 2012 e o primeiro membro conhecido é D██████ M█████. Nos meses seguintes, o culto ganhou apenas alguns membros e D.M. sozinho estava trabalhando para divulgá-lo, traduzindo obras neopagãs americanas para o francês. No ano seguinte, o número de membros aumentou muito e os esforços de tradução foram muito mais eficientes, acompanhados pela criação de obras originais francesas. Durante seus dez anos de atividade, o culto escreveu e distribuiu 23 obras originais. D. M█████ afirmou durante uma entrevista que fundou o movimento para criar uma comunidade neopagã de língua francesa e que não tem conhecimento dos fenômenos anômalos subjacentes ou de SCP-555-FR-A.
Durante o ano de 2013, o culto ganhou popularidade após a publicação de vários videogames anômalos na WWW sobre ele. Durante a execução, os programas foram capazes de editar seu código de forma a criar uma experiência customizada para cada jogador. Um efeito tecnomemético impediu que os sujeitos percebessem a anomalia ao se comunicar com outros jogadores. Vários milhões de cópias foram baixadas em alguns meses e várias personalidades da Internet enviaram clipes de si mesmos jogando em vários sites. Esses jogos foram produzidos por uma empresa chamada SatanéMorts que parece ter desaparecido sem deixar vestígios. Parece relevante observar que esse nome contém a sequência de letras "Nemo".
Apesar dos esforços de censura da Fundação, a influência desse fenômeno nas comunidades de videogames ainda é visível até hoje. Algumas personalidades da Internet começaram a escrever suas próprias obras neopagãs, às quais alguns seguidores de SCP-555-FR se opõem fortemente por razões mal compreendidas.
Em 31 de outubro de 2016, o movimento experimentou um afluxo maciço de novos membros após a publicação no site YouTube de um vídeo do usuário Nemophiles descrevendo várias religiões neopagãs. O vídeo apresentava o número de telefone de D. M█████, bem como um agente tecnomemético obrigando os espectadores a discar esse número. D. M█████ então os convidaria para se juntarem ao seu culto. "Nemophiles" é o nome vernacular de uma espécie de flor nativa da América do Norte, mas parece relevante observar que esse nome contém a sequência de letras "Nemo". Este vídeo é a única atividade conhecida do usuário mencionado.
Embora um grande número de pessoas esteja ciente da existência de SCP-555-FR, apenas uma fração se juntou ao movimento. Novos membros em potencial enfrentam várias barreiras para entrar, como ter que ler um texto de 700 páginas escrito para esse fim por D. M█████ e ter que encontrar dois [REDIGIDO] dentro, o que muitas vezes prova mais difícil do que o previsto. O número de cultistas que traduziram ou escreveram pelo menos 3 obras neopagãs foi estimado em 0.
NÃO TÃO RÁPIDO!
Você já verificou o interior de seus bolsos hoje?
Alguns minutos de busca podem lhe poupar horas de tentativas inúteis de ultrapassar grupos de fanáticos furiosos.
- Segure firmemente o clipe de papel.
- Dirija-se à estação de destruição de emergência mais próxima.
- Deslize o clipe de papel rosa na fenda e pressione o botão "Destruir".
- Informe seu supervisor sobre o incidente.
Tenha um bom dia.
Entrevistador: Dr. Vicat
Entrevistado: H█████ R████, membro de SCP-555-FR
Data: 22 de maio de 2022
Dr. Vicat: Há quanto tempo você é membro de SCP-555-FR?
H. R████: Entrei no movimento em junho de 2017, então já faz… três, quatro… cinco anos. Parece que foi ontem… o tempo realmente passa.
Dr. Vicat: Como você soube de sua existência?
H. R████: De uma forma bem típica, eu diria. Por volta de 2014, assisti a muitos vídeos sobre jogos de terror e, um dia, me deparei com ███████ jogando █████ █ ████. Foi amor à primeira vista, então procurei o máximo de informações que pude encontrar, até encontrar o site oficial do movimento. Foi quando comecei a ler compulsivamente.
Dr. Vicat: O que o levou a se juntar ao culto?
H. R████: Fiquei simplesmente fascinado pelo fato de que um site cheio desse tipo de literatura pudesse existir. Minha única interação com a leitura e a escrita antes disso eram as aulas de francês no ensino fundamental e médio. Escusado será dizer que tinha uma opinião muito negativa sobre o assunto… Já naquele site, pude encontrar trabalhos curtos, simples, de fácil compreensão e num formato que nunca tinha visto antes. Quando soube que poderia fazer parte disso, hesitei no começo porque as regras pareciam duras e os membros, muito rígidos. Então, um dia, decidi tentar e aqui estou hoje.
Dr. Vicat: Você mesmo escreveu obras neopagãs?
H. R████: Alguns. Honestamente, não acho que sou tão talentoso, mas algumas pessoas parecem gostar deles.
Dr. Vicat: O que está levando você a continuar?
H. R████: Aquece meu coração saber que posso fazer as pessoas sorrirem com minha escrita. Alguns meses atrás, eu postei um texto humorístico, e vários outros membros me avisaram que eles deram boas risadas. Saber que em algum lugar alguém está se divertindo por minha causa é uma das sensações mais gostosas que já senti. Acho essas pessoas muito amigáveis e suponho que sejam a verdadeira razão pela qual me apeguei a esse movimento.
Dr. Vicat: O que você pode me dizer sobre D. M█████?
H. R████: Não muito, infelizmente. Quando entrei [para SCP-555-FR], ninguém o via há algum tempo. Então, um dia, ele voltou e conversei um pouco com ele, mas não o suficiente para lhe dar uma descrição precisa. De qualquer forma, sou grato por ele ter criado esta comunidade.
Dr. Vicat: Você possui informações sobre um indivíduo chamado Nemo?
H. R████: Tipo o peixinho dourado? Não, não conheço essa pessoa, desculpe.
Uma escultura após um ritual de SCP-555-FR. Cultistas afirmam que a estátua tropeçou e caiu.
Alma da Natureza, Oise, França
Rituais e práticas
A ideologia de SCP-555-FR gira em torno da crença de que cada item é habitado por um espírito adormecido que pode "acordar" a qualquer momento, dando ao item um comportamento incomum. Assim, a maioria dos rituais envolve objetos geralmente inanimados e visam “despertar o espírito” por diversos meios, desde cantos e danças até o uso de drogas alucinógenas. Na grande maioria dos casos, esses rituais falham. Pesquisadores disfarçados testemunharam comportamento anômalo, embora o uso de substâncias psicoativas torne esses testemunhos não confiáveis.
Os rituais são normalmente realizados em grupos de uma dúzia de indivíduos em um local remoto (geralmente em florestas). Os cultistas percorrem o local até encontrarem um item que considerem adequado. Pode ser uma estátua (cenário mais comum), esqueletos de animais (completos ou não), pedras notáveis ou lápides. Itens quebrados são priorizados; os crentes afirmam que a perturbação causada pelo dano facilita o despertar de seu espírito. A floresta ██████ no departamento de Val d'Oise é conhecida entre os cultistas devido ao grande número de gnomos de jardim quebrados que contém (apelidada de "a sepultura dos gnomos" por alguns).
Como mencionado anteriormente, os seguidores escrevem e traduzem obras neopagãs que depois distribuem para promover sua religião. Os membros valorizam esse processo em graus variados: alguns escrevem regularmente e temem a possibilidade de que sua produção não seja apreciada pelo resto da comunidade; outros não escrevem há anos e aparentemente não desejam retomar. Existe uma forma de conflito não reconhecido entre membros percebidos principalmente como tradutores e aqueles que preferem trabalhos originais. No entanto, a convivência pacífica desses dois subgrupos é assegurada por "agentes duplos" que exercem ambas as atividades.
Mensagens de Nemo
Após a maioria das manifestações de SCP-555-FR-A, o funcionário visado também descobre uma nota com uma mensagem assinada por Nemo. Uma amostra das mensagens recuperadas está disponível abaixo.
A FUNDAÇÃO SE IMPORTA COM VOCÊ
Aqui, na Fundação SCP, a segurança dos funcionários é nossa principal prioridade. Você sabia que 99,9% dos entrevistados sobreviveram a todos os seus experimentos?
Para melhorar ainda mais esse número, você deve inspecionar regularmente seus bolsos para garantir que nenhum clipe de papel rosa seja encontrado dentro.
- Segure firmemente o clipe de papel.
- Dirija-se à estação de destruição de emergência mais próxima.
- Deslize o clipe de papel na fenda e pressione o botão "Destruir".
- Informe seu supervisor sobre o incidente.
Bom dia, Dr. ██████████. Você se lembra de mim? Provavelmente não. Raramente se guardam lembranças do(a) estagiário(a) que coloca uma criança natimorta em um biotério simplesmente por diversão. Esta experiência foi desnecessária. Ninguém gosta de procedimentos violentos, repugnantes e sem justificativa alguma. Já faz um tempo desde que a maioria das pessoas entendeu isso, mas suponho que você não tenha uma visão retrospectiva naquela época. Ouso esperar que as poucas pessoas que estão vindo até você sejam mais persuasivas do que eu.
- Nemo
Devo admitir que sempre me fascinou, Dr. Gémini. Um cavalheiro tão elegante, tão elegante, tão orgulhoso de enviar pessoas para sofrer dentro de uma distopia religiosa… é óbvio que você nunca terá admiradores suficientes. Que sorte, acontece que um grupo de fanáticos está vindo em sua direção. Aproveite o seu tempo com eles.
- Nemo
Dr. ███████, não vou medir minhas palavras: você é um pioneiro. Ninguém antes de você se mostrou tão ansioso para continuar um experimento, apesar do sofrimento dos sujeitos. É uma pena que aqueles Classe-D que você confrontou em suas próprias mentes todos morreram. Mas não se preocupe; um lote de porquinhos-da-índia frescos deve chegar muito em breve.
- Nemo
Boa noite, Dr. Hélias. Seu trabalho na origem da consciência é admirável. O que é menos admirável é que este último reside no cérebro, exigindo assim o abate de uma série de assuntos a serem estudados. Isso nunca foi um problema para você, felizmente. Mas foi para mim.
- Nemo
Você pode me chamar de idealista, Dr. Müller, mas acredito que tratar todo um estado-nação como uma anomalia não é especialmente respeitoso. Eu só tenho uma pergunta para você: se uma multidão aproximadamente igual à população deste país estivesse correndo em sua direção, o que você faria?
- Nemo
Ser guarda ou cúmplice é uma pergunta difícil. Mas você, Dr. Vicat, parece ter feito sua escolha: por que parar um crime quando você pode estudá-lo confortavelmente sentado atrás de uma mesa? Afinal, esses Cavaleiros Templários que transformam pessoas em pedra não representam nenhum perigo direto para você. E quando alguém tenta intervir, você rapidamente informa a eles que não é uma boa ideia. Muito bem, Dr. Vicat: você é consistente em suas ações, por mais desprezíveis que sejam.
- Nemo
Deve saber que também tenho nojo da crueldade animal, Dra. Héliantas, não exclusivamente da crueldade humana. Você sabia exatamente como esse experimento terminaria e decidiu continuar mesmo assim. Você prometeu ao seu assistente que nada de perturbador aconteceria; Eu acreditei em você. Você joga a isca; Eu corri para ele.
- Nemo
Eu não ousaria criticar a ética pessoal do bom e justo Dr. Holt, mas devo admitir que este interrogatório problemático ao qual compareci, e durante o qual você afirmou estar ajudando um muito, muito azarado homem, enquanto o mantinha amarrado a uma cadeira, teve um grande impacto em mim. Desejo a você um interessante debate ético com a multidão que está se aproximando rapidamente de você.
- Nemo
Peço desculpas, meu caro colega, mas não consegui lembrar o seu nome. Tudo que eu lembro é que estudamos essas pessoas presas por sua própria história juntas e você não expressou nenhuma compaixão. É verdade que essa é uma atitude comum em relação a personagens fictícios, o que poderia me fazer parecer desnecessariamente irritado, mas acredito que eles também merecem buscar uma vida melhor. O que você acha?
- Nemo
Você certamente é a menos culpada de todos que receberam uma dessas notas. No entanto, recuso-me a deixá-la, sozinha, aproveitar a extraordinária oportunidade que lhe é apresentada. Existem tantas outras pessoas, em tantas camadas da realidade, que também desejam conhecer esta atraente senhora. Portanto, não importa se estamos em camadas narrativas diferentes! Metaficção ou não, uma multidão o seguirá aonde quer que você vá, Pesquisadora Dumas.
- Nemo
Documentos restritos
Parece óbvio pelos vários experimentos e testes realizados na anomalia, bem como informações fornecidas por pessoas de interesse, que SCP-555-FR pode ser muito útil para a Fundação em relação ao estudo de outras anomalias relacionadas à religião. As opiniões de funcionários especializados em assuntos religiosos pesquisados (notadamente o Dr. Vicat, em cujo trabalho confiamos profundamente) são muito favoráveis a esta proposta de uso da anomalia. De acordo com este último, a anomalia de SCP-555-FR tem todas as características necessárias para servir como um exemplo ilustrado, um "organismo modelo" em termos de itens SCP ligados a crenças e superstições. Isso seria muito útil para os professores de teologia e história religiosa que trabalham com a Fundação.
No entanto, outros funcionários que merecem nosso respeito tanto, senão mais, do que o Dr. Vicat se mostraram mais céticos e, devemos admitir, mais cautelosos e prudentes. Parece apropriado observar que as anomalias afetadas e/ou ligadas de alguma forma à mente humana são tão imprevisíveis quanto esta, e seria pouco bom para nossa organização distribuir muita informação sobre este tópico para estagiários e alunos sem mais discussão. Além disso, não é preciso dizer que a redução das restrições neste arquivo o torna vulnerável à pirataria por grupos rivais de interesse, embora isso não seja exclusivo de SCP-555-FR. Existem, é claro, muitos outros riscos associados à desclassificação de um arquivo, muitos dos quais são enumerados no Documento A-38 do Gráfico de Informações e Dados da Fundação.
Decidimos, como órgão de decisão neutro e imparcial, que não é nosso papel valorizar a palavra de um funcionário em detrimento da de outro. Isso seria desrespeitoso e contraproducente, além de ser contra as regras que devemos seguir sem falhas. Parece apropriado observar que as anomalias afetadas e/ou ligadas de alguma forma à mente humana são tão imprevisíveis quanto esta, e seria pouco bom para nossa organização distribuir muita informação sobre este tópico para estagiários e alunos sem mais discussão. Portanto, tal decisão deve ser devidamente debatida por tantos funcionários da Fundação quantos forem necessários.
Após uma votação do Comitê de Ética e do Conselho O5, levando em consideração os votos consultivos dos ██ Diretores dos Sítios da filial de língua Francesa da Fundação, foi decidido que o arquivo de SCP-555-FR manteria as mesmas restrições como qualquer outro arquivo comum até indicação em contrário. Um contra voto será realizado em exatamente seis meses, conforme especificado no Procedimento Administrativo B-98-Alpha.
Peço desculpas por não saber seu nome… Tenho força de vontade, mas tão poucos recursos. O envio bem-sucedido desta nota é uma conquista suficiente aos meus olhos. Você deve saber que não compartilho do prazer que você encontra em atormentar inocentes sob os pretextos mais cruéis. Um dia, é para criar um "fundo interessante…" no dia seguinte, uma "estrutura dramática" que acaba sendo dramática para todos menos para você. Você acredita ter todo o direito sobre essas pessoas porque você é o criador delas.
Não tenho certeza se minha horda de fanáticos chegará até você. Viajar entre as camadas narrativas é um domínio que ainda não domino totalmente. Mas como sei que você recebeu este bilhete… só posso implorar que não crie mais sofrimento do que o estritamente necessário. Essa foi uma tendência popular por muito tempo, mas hoje em dia você pode ficar sem ela. Estou dizendo isso em nome de toda essa camada narrativa, pense duas vezes sobre o que você escreve: neste universo, as pessoas há muito perderam seus óculos cor de rosa.
- Nemo
-
Você está tentando acessar um documento confidencial. Tem certeza de que deseja prosseguir?
-
Confirmação de identidade
Funcionário, confirme seu nome de usuário:
-
Por favor insira o código secreto associado a este documento. Qualquer envio incorreto resultará na execução imediata.
-
Bom dia funcionário autorizado. Se você acessou este arquivo com sucesso, certamente já sabe que a anomalia de SCP-555-FR exibe efeitos que desafiam nosso conhecimento da estrutura da realidade. Embora a Fundação tenha pesquisado este domínio por muito tempo, as informações reveladas pelo estudo de SCP-555-FR são, pode-se dizer, revolucionárias.
Devo informar, no entanto, que a natureza desses dados os torna difíceis de entender por uma mente despreparada. Este é o último aviso que você verá; depois, você poderá acessar o documento. Prossiga por sua conta e risco. - O5-12
CLIPE DE PAPEL ROSA
Cuidado! Você é suscetível ao aparecimento de um
clipe rosa em seu bolso. Isso atrairia um grande número de pessoas, o que poderia prejudicar sua produtividade.
- Segure firmemente o clipe de papel.
- Dirija-se à estação de destruição de emergência mais próxima.
- Deslize o clipe de papel na fenda e pressione o botão "Destruir".
- Informe seu supervisor sobre o incidente.
Tenha um bom dia, funcionário.
> Cancelar