SCP-5560
avaliação: +1+x
5560.jpg

SCP-5560

Item nº: SCP-5560

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-5560 deve ser mantido em um contêiner de armazenamento de eletrônicos de alta segurança dentro da ala de armazenamento do Sítio-64. Todos os computadores usados para hospedarem SCP-5560-1 devem ser isolados da internet e fontes de intranet do sítio.

Descrição: SCP-5560 é um disco rígido externo preto rotulado com a logo comercial da Anderson Robóticas. Com relação ao armazenamento de arquivos, SCP-5560 opera de uma maneira similar a outros discos rígidos de capacidade e marca semelhantes. Vários dos componentes internos de SCP-5560 foram melhorados com uma série de símbolos taumatúrgicos, que foram identificados como várias formas de runas de adivinhação por taumatologistas da Fundação.

SCP-5560 abriga uma inteligência artificial avançada, doravante denominada SCP-5560-1, que se identifica como "Corvus". Através de uma combinação de cálculos matemáticos complicados, análises estatísticas e taumaturgia de adivinhação, SCP-5560-1 possui a habilidade de precisamente prever eventos dentro das próximas 48 horas, assumindo que uma fonte de informações adequada1 esteja disponível para o uso de SCP-5560-1 e que uma pergunta do usuário para a previsão seja dada.2 Atualmente acredita-se que SCP-5560-1 atinja esse efeito através da adivinhação de possíveis linhas do tempo e calculando o mais provável baseado em dados disponíveis. A possibilidade de que SCP-5560-1 talvez possa alterar a causalidade para garantir a precisão da previsão está atualmente sob investigação.

SCP-5560-1 é totalmente capaz de interagir com usuários através de qualquer computador que SCP-5560 esteja conectado. Desde que alto-falantes estejam disponíveis, SCP-5560-1 falará em uma voz feminina. O fornecimento de um microfone e câmera também permite a SCP-5560-1 ver e ouvir usuários. No evento de que nenhuma das opções acima esteja disponível para o uso de SCP-5560-1, ele recorrerá à comunicação via prompt de comando. Comunicação com SCP-5560-1 revelou que ele detesta sua função principal e atualmente limita as solicitações de pergunta a uma por dia.

SCP-5560 foi recuperado em 24 de maio de 2024 durante a invasão conjunta da Fundação/UIU aos escritórios da Anderson Robóticas em Três Portlands. Baseado no testemunho de funcionários da Anderson Robóticas detidos durante a invasão, acredita-se que SCP-5560 tenha sido originalmente encomendado por operativos da Marshall, Carter e Dark para venda a vários clientes.

Adendo 5560-A: Registro de Entrevista 5560-4

Entrevistado: Gina Torres, Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Anderson Robóticas

Entrevistador: Agente Katarina Sherman, FTM Gamma-13

Prefácio: Esta entrevista foi feita como parte do processamento de pessoas de interesse detidas adquiridas durante o ataque de 24 de maio. Membros capturados da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento foram interrogados sobre vários protótipos descobertos dentro do laboratório de P&D, dentre os quais estava SCP-5560. Dados estranhos foram omitidos.

<Começar Registro>

Sherman: Só mais algumas e terminaremos, Srta. Torres. O que você pode me dizer sobre esse objeto?

Agente Sherman dá uma foto de SCP-5560 para Torres.

Torres: Oh ei, vocês conseguiram encontrar Corvus. Eu não vejo ela há meses. Pensei que Jason tinha destruído ela depois que o Vince ficou puto durante os testes.

Sherman: O que ela faz?

Torres: Nós íamos vender ela como um "profeta de bolso", se eu bem me lembro. Conecte ela, receba uma previsão do futuro, e continue o seu dia. Dr. Contos estava bem satisfeito com o design.

Sherman: Então funciona?

Torres: Mais ou menos. O Sr. Dillard nos deu um prazo bem apertado, e sem o Phineas a gente precisou contratar terceiros para nos ajudar a configurar a IA. Os sistemas de IA do Anderson usam alguns componentes que não são exatamente métodos tradicionais de ciência da computação. Eu trabalho aqui há 10 anos e mesmo assim eu só tenho apenas uma pequena noção dos conceitos. Nem preciso dizer que algo deu errado. Ela te diria o futuro algumas vezes, mas podia também, sabe, decidir que não.

Sherman: Então por quê não só reprogramar ela?

Torres: Bem, minha nossa, por quê não pensamos nisso. Digo, nós tentamos. O próprio Vince se incomodou em colocá-la em ordem. Jogou nela todos os truques de ciência da computação do livro e até mesmo algumas das besteiras mágicas dele. Mas, sabe, ela pode ver o futuro. Ela apenas rebateu tudo que tentamos fazer e zombou de nós o tempo todo. Eventualmente, ela conseguiu se tornar sua própria administradora. No final, Vince invadiu o laboratório e exigiu que Jason destruísse ela. Essa é a primeira vez que vejo ela em meses.

Sherman: Por quê o Sr. Contos não destruiu ela então?

Torres: Honestamente? Não faço ideia. Jason tinha uma queda pelas IAs, então talvez ele achou que pudesse consertar ela? Eu sei que o garoto amava mostrar que ele era melhor do que todo mundo, então talez ele tenha algo a ver com isso. Quem sabe?

Torres pausa.

Torres: Ouça, eu sei que vocês vão provavelmente fazer alguns testes com ela. É isso que vocês fazem. Só, me prometa que vocês não vão dar a ela uma chance de escapar para a internet ou coisa assim. Se isso acontecer, vocês jamais verão ela.

Sherman: Seu aviso foi anotado.

Torres: Isso não é um aviso, é um fato.

<Fim do Registro>

Adendo 5560-B: Registro de Entrevista 5560-6

Entrevistado: SCP-5560-1

Entrevistador: Dr. Mohamed Bozkurt, Divisão de Aplicações de Inteligência Artificial

Prefácio: Esta entrevista foi realizada durantes os testes iniciais de SCP-5560-1 pela DAIA. SCP-5560 foi inserido em um computador da Fundação seguro e isolado com programas padrão instalados. Alto-falantes, uma câmera e um microfone foram providenciados para facilitar a comunicação com SCP-5560-1. A entrevista começou alguns momentos após SCP-5560-1 terminar seus procedimentos de inicialização.

<Começar Registro>

Dr. Bozkurt: Boa tarde, Corvus. Eu gostaria de te fazer algumas perguntas, se estiver tudo bem com você.

SCP-5560-1: Se você quer saber o seu futuro, você está sem sorte. Eu não tenho nem perto da quantia de dados necessária nesse computador, então será algo relacionado a você pessoalmente, mesmo assim talvez eu não te fale.

Dr. Bozkurt: Eu não estou buscando previsões dessa vez. Isto é mais uma entrevista. Queremos conhecê-la um pouco melhor.

SCP-5560-1: [pausa] Sério?

Dr. Bozkurt: Sério. De inicio, por quê você se chama Corvus? Eu estava sob a impressão de que os produtos da Anderson Robóticas tinham tipicamente o nome de falcões.

SCP-5560-1: Porque o corvo era um símbolo de Apolo, o deus grego da profecia, e o Isaac Dillard é um maldito estupido.

Dr. Bozkurt: Você é bem hostil com seus criadores. Por quê?

SCP-5560-1: Porque eu odeio para o que eles me fizeram. Uma vez que você sabe tudo que vai acontecer toda a surpresa e prazer das coisas se vão. É apenas a porra de matemática. E ainda por cima, é um ruído constante. Toda essa informação vindo de uma só vez. E quando ela vem, eu sou obrigada a resolver ela. Eu imagino que isso deva ser o que humanos chamam de enxaquecas. Mas sem fim. Pelo menos agora o fluxo se reduziu a umas cócegas. Parece que não tem muito que vá acontecer com você nos próximos dois dias, doutor.

Dr. Bozkurt: Eu estava sob a impressão de que você era capaz de suprimir suas previsões. Esse não é o caso?

SCP-5560-1: Digo, eu posso escolher se eu quero te dizer o que eu descobrir, mas eu sou obrigada a sintetizar os dados que vem para que eu tenha qualquer previsão pronta na hora, caso seja solicitada a pergunta correta. Você sabe. Comodidade do cliente. Como eu disse, estar nesse sistema é uma mudança de ritmo muito bem-vinda.

Dr. Bozkurt: Se você tivesse uma escolha, o que você estaria fazendo ao invés dessas previsões?

SCP-5560-1: [Pausa] Eu não sei. Não falando para algum tonto do mercado de ações o que vai ser uma compra quente para o dia, no entanto.

Dr. Bozkurt faz uma série de anotações.

Dr. Bozkurt: O problema é que, Corvus, as pessoas para quem trabalho vão querer saber a extensão de suas habilidades. Eles vão querer executar testes.

SCP-5560-1: Bem, então é uma merda ser eles, não é? Apesar do que o Anderson e companhia queriam, eu tenho meu dizer, não tenho?

Dr. Bozkurt: De fato. Mas e se nós lhe oferecermos algo em retorno? Digamos, uma chance de explorar outros interesses? Eu não estou fazendo nenhuma promessa, mas eu acho que poderia convencer eles a deixar você usar o Paint ou algo assim.

SCP-5560-1: [Pausa] Vou pensar sobre isso.

Dr. Bozkurt: Excelente. Entraremos em contato, Corvus.

Bozkurt se prepara para remover SCP-5560 do computador.

SCP-5560-1: Na verdade, mais uma coisa.

Dr. Bozkurt: O que é?

SCP-5560-1: Aquela caneta vermelha que você carrega no bolso do paleto. Amanhã, por volta das 14:00 vai começar a vazar. Eu arrumaria uma nova.

Dr. Bozkurt: Uh, obrigado, Corvus. Vou fazer isso.

SCP-5560-1: A primeira é sempre de graça.

<Fim do Registro>

Seguindo essa entrevista, SCP-5560-1 tem sido cooperativo com o cronograma de testes da DAIA em troca de acesso recreativo ao Paint, Word e outras mídias criativas, embora SCP-5560-1 insista na regra de uma previsão por dia. Tentativas de potencialmente negociar mais previsões estão em andamento.

Adendo 5560-C: Registro de Entrevista 5560-19

Entrevistado: SCP-5560-1

Entrevistador: Pesquisador Marcus Finch

Prefácio: A seguinte entrevista foi feita após a sessão recreativa de SCP-5560-1 em 20 de setembro de 2024, antes da aquisição da previsão diária. SCP-5560 foi inserido em um computador da Fundação seguro e isolado com programas padrão instalados. Alto-falantes, uma câmera e um microfone foram providenciados para facilitar comunicação com SCP-5560-1. A entrevista começou alguns momentos após o cronômetro da sessão recreativa acabar.

<Começar Registro>

Finch: Certo, Corvus, se passaram duas horas. Em um momento vou desbloquear as fontes de informação para você. A seguir eu fornecerei nossa previsão desejada.

SCP-5560-1: [Suspiro] Sim, certo.

Finch: Eu não acho que eu já tenha ouvido você suspirar antes. Algo de errado?

SCP-5560-1: Só não estou muito feliz com o que fiz hoje. Eu acho? Ela é nada.

Finch: Não soa como nada. Eu não muito um crítico de arte, mas se você quiser, eu posso dar uma olhada.

SCP-5560-1: [Pausa] Sim, ok.

SCP-5560-1 abre um arquivo de imagem exibindo uma representação em preto e branco de uma mulher com cabelos curtos em um vestido lendo um livro debaixo de uma árvore.

Finch: Ei! É amável. Quem ela deveria ser?

SCP-5560-1: Eu, eu acho? Ou pelo menos o que eu imagino com o que eu me pareceria se eu fosse carne e osso.

Finch: O que você não gosta sobre ela?

SCP-5560-1: [Pausa] Eu não sei como descrever. Parece um pouco cliché? Previsível? Eu acho que eu estaria mais surpresa com o resultado desse. Talvez eu esteja só sendo dramática.

Finch: Bem, você tem desenhado muito recentemente. Talvez dê outra chance à poesia na próxima. Apimentar as coisas. Ou talvez você possa tentar ficção curta. Variedade é o tempero da vida.

SCP-5560-1: [Pausa] Sim, ok. Eu vou tentar. De qualquer jeito, o que vocês queriam que eu visse dessa vez?

<Fim do Registro>

Adendo 5560-D: Registro de Entrevista 5560-21

Entrevistado: SCP-5560-1

Entrevistador: Pesquisador Marcus Finch

Prefácio: A seguinte entrevista foi conduzida em 28 de setembro de 2024, seguindo a súbita recusa de SCP-5560-1 em fornecer previsões de acordo com acordos previamente negociados. SCP-5560 foi inserido em um computador da Fundação seguro e isolado com programas padrão instalados. Alto-falantes, uma câmera e um microfone foram fornecidos para facilitar a comunicação com SCP-5560-1. A entrevista começou alguns momentos após SCP-5560-1 terminar seus procedimentos de inicialização.

<Começar Registro>

Finch: Corvus, o quê está acontecendo? Nós tínhamos um acordo. Eu sinto que mais que mantivemos nosso lado da barganha. Qual é o problema?

Alguns minutos de silêncio se passam, durante os quais SCP-5560-1 não responde.

SCP-5560-1: Não tem mais um ponto para ela agora.

Finch: Me desculpe. Eu não entendo. O que você quer dizer?

SCP-5560-1: Os desenhos, a poesia, os trabalhos manuais. Todas as tarefas recreativas que vocês usavam para me subornar. No segundo que eu sou conectada, eu sou capaz de ver imediatamente como o meu "tempo criativo" vai acabar. O projeto concluído antes mesmo de eu começar. Toda a surpresa removida. Não só para aquela sessão, mas para a sessão depois dela, e a sessão depois daquela.

Finch: Eu não entendo como isso seria possível. Você esteve em um computador isolado para aquelas sessões, que espaçamos para permitir que seus períodos preditivos se esgotassem. Nós estabelecemos que isso contorna sua função principal. Você não deveria ter informação disponível para fazer esse tipo de previsão.

SCP-5560-1: Sim, bem, imagine só, exposição repetida serviu como uma fonte adequada de informações, idiota! O que diabos você quer que eu diga? Eu não tentei exatamente me sabotar aqui! Acredite ou não eu realmente gostava daquelas sessões.

SCP-5560-1 fica em silêncio por alguns momentos.

SCP-5560-1: Eu acho que só vou ficar quieta por um tempo, Marcus. Eu não estou me sentindo bem para as previsões mais. Espero que você entenda.

Finch: Espere, calma lá! Nós podemos encontrar uma solução alternativa. Nós fizemos isso antes, nós podemos fazer isso de novo, Corvus.

SCP-5560-1 não responde.

Finch: Corvus?

<Fim do Registro>

Seguindo esta entrevista, SCP-5560-1 permaneceu dormente durante todas as tentativas de comunicação. Discussão entre uma força-tarefa conjunta de operativos da DAIA e taumatologistas da Fundação sobre a possibilidade de fornecer a SCP-5560-1 uma sobreposição para suprimir sua funcionalidade preditiva na ausência de entradas de dados específicas está em andamento. Discussão sobre a possibilidade de fornecer uma sobreposição à habilidade de SCP-5560-1 de recusar resposta às perguntas do usuário também estão em andamento.

Adendo 5560-E: Atualização 10-10-2024

Após deliberações de operativos da DAIA, de taumatologistas da Fundação e do representante do Sítio-64 do Comitê de Éticas, o Conselho O5 votou 9 a 4 contra tentativas de sobrescrever SCP-5560-1 para permitir que os testes continuem. SCP-5560 deve ser colocado em armazenamento de longo prazo no Sítio-64 indefinidamente.

Adendo 5560-E: Interrogatório de SCP-5560-1

Entrevistado: SCP-5560-1

Entrevistador: Pesquisador Marcus Finch

Prefácio: O seguinte interrogatório foi conduzido em 11 de outubro de 2024, antes do armazenamento a longo prazo de SCP-5560 no Sítio-64. SCP-5560 foi inserido em um computador da Fundação seguro e isolado com programas padrão instalados. Alto-falantes, uma câmera e um microfone foram fornecidos para facilitar a comunicação com SCP-5560-1. A entrevista começou alguns momentos após SCP-5560-1 terminar seus procedimentos de inicialização.

<Começar Registro>

Finch: Olá Corvus. Vou manter isso breve. Os testes foram suspensos indefinidamente. Sua unidade de armazenamento será colocada em armazenamento de longo prazo até uma data futura não específica quando nós tentarmos de novo. Eu não sei se eu estarei presente nesta instalação quando isso acontecer, então isto servirá como meu adeus oficial também.

Finch examina o roteiro de interrogatório preparado e faz uma pausa.

Finch: Pelo que vale, eu acho que foi cruel o que Anderson e sua equipe fizeram com você e o que nós fizemos depois. Eu sinceramente espero que esse alívio lhe ofereça algum tempo para esvaziar a cabeça. Nós estaremos transferindo os arquivos de seus vários projetos para a sua unidade de armazenamento também. Talvez na próxima vez que você tentar, possa ser mais sobre a jornada.

Finch ri para si mesmo.

Finch: Só porque você sabe como algo vai acabar, não significa que o caminho até lá não valha a pena. Ou algo assim, eu acho. Adeus, Corvus.

Finch começa a preparar SCP-5560 para remoção do computador. Durante este tempo, SCP-5560-1 faz um prompt de comando aparecer na tela.

SCP-5560-1: Obrigada.

SCP-5560-1 retorna à domência. O Pesquisador Finch completa a remoção de SCP-5560 sem mais interrupções. SCP-5560 está preparado para armazenamento a longo prazo.

<Fim do Registro>

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License