Item nº: SCP-852
Classe do Objeto: Seguro
Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-852 está atualmente alojado em um hangar subterrâneo no Sítio-██. O artefato não tem permissão para sair da contenção sem a aprovação do O5. O teste de componentes requer supervisão de nível quatro e uma unidade da Força-Tarefa Sigma-6 disponível.
Descrição: SCP-852 é um veículo de aço e latão, fortemente parecido com um batiscafo, com o nome Asas de Dédalo em latão folheado a ouro afixado no casco inferior. O veículo tem comprimento de 21,3 metros, boca de 4,1 metros e calado de 7,3 metros no total. O casco superior do artefato tem doze 'mastros' fixados nele com um comprimento de 9,6 metros, dispostos em dois padrões hexagonais regulares na parte superior e inferior da lataria superior, respectivamente. Cada mastro possui um dispositivo na extremidade que projeta uma "bolha" que deforma o espaço ao seu redor, de forma que não respeite às teorias atuais de espaço-tempo. Os dispositivos são soldados a vácuo aos mastros, tornando-os difíceis de remover para estudo.
O casco inferior do veículo é uma esfera de 3,8 metros de diâmetro e parece ter sido projetado para ser capaz de suportar vida. Possui uma janela de quartzo fundido para visualização, um painel de controle com uma cadeira robusta, uma câmara de descompressão a estibordo, e áreas de armazenamento ao longo da popa com uma variedade de ferramentas. Energia e oxigênio eram fornecidos por estoques na parte superior, com cal virgem usada para absorver o dióxido de carbono no sistema de ventilação. O painel de controle e as áreas de armazenamento também foram afetados pela soldagem a vácuo, mas eram reparáveis.
SCP-852-2 é um homem caucasiano mumificado vestindo uma roupa pressurizada de fabricação primitiva, semelhante a um capacete e roupa de mergulho, mas com um tanque de ar suplementar e ventilação para remover o excesso de dióxido de carbono. O traje tem mangueiras em sua mochila para fornecer ar e energia, que combinam com as mangueiras conectadas ao SCP-852 por sua eclusa de ar. As mangueiras de conexão foram cortadas a 12,46 metros da mochila do traje, com a área cortada se assemelhando a um espelho. A roupa em si tem dois orifícios, com acabamento semelhante ao corte da mangueira. Um terceiro orifício está localizado no tanque de ar.
Adendo: SCP-852 foi originalmente localizado em Mare Imbrium, aproximadamente sete quilômetro da estação lunar. Observação por satélite da área revelou formações anômalas, a Força-Tarefa Sigma-6 foi investigar. A força-tarefa localizou SCP-852, suas baterias estavam drenadas e a escotilha aberta ao espaço, tirando isso, intocada. Os rastros da câmara de descompressão levaram ao local de SCP-852-2, a aproximadamente setenta metros da câmara.
A análise da cena mostrou que SCP-852-2 encontrou hostis desconhecidos, que primeiro cortaram as mangueiras do traje, depois atiraram em SCP-852-2 nas costas enquanto ele fugia, perfurando o traje e matando-o por hemorragia ou asfixia. Embora os rastros feitos por SCP-852-2 sejam facilmente notados, não há rastros ou qualquer outra evidência das outras entidades.