Item n°: SCP-981
Classe de Objeto: Seguro (Potencial Euclídeo, aguardando testes adicionais)
Procedimentos Especiais de Contenção: Não tendo demonstrado nenhum sinal de sua influência se espalhando além da distância registrada, desde que SCP-981-2 permaneça em SCP-981-1 é requerido apenas que se armazene em uma sala de artefato padrão em uma caixa de cobre trancada com espessura de pelo menos 1 cm. Acesso a SCP-981 só é aplicável para nível 3 e acima.
Se SCP-981-2 precisar ser removido de sua lata, isso deve ser feito em uma sala de pelo menos 4m x 4m não contendo nenhuma mídia física de qualquer tipo, e cuidados devem ser tomados durante transporte para garantir que quaisquer salas adjacentes, acima e abaixo também estejam limpas. Quaisquer pen-drives carregados por funcionários da Fundação também devem ser removidos antes de adentrar a sala como precaução. Qualquer mídia descoberta contendo evidência de SCPs potencialmente de classe Keter deve ser posta em quarentena imediatamente.
Descrição: SCP-981 é composto por duas partes. SCP-981-1 é uma lata de aço para filmes datada do final da década de 1920, com sinais de dano concomitante com sua idade aparente. É rotulado em Espanhol como tendo sido copiado do Laboratório Cinematográfico de Buenos Aires, com o título manuscrito ‘236 - Metrópolis’. Outras escrituras no rótulo estão desbotadas demais para leitura, mas aparentam ser um nome e nota curta em uma caligrafia diferente. Dentro da lata está SCP-981-2, um carretel impresso com filme de nitrato Pancromático Kodak, em que há uma redução negativa de 16mm do filme Metrópolis de 1927, de Fritz Lang. O filme e a lata em que foi encontrado não demonstram qualquer marcação não-usual ou indicação de que eram qualquer coisa além de estoque produzido em massa para distribuição em cinemas no final da década de 1920.
Quando ambos os componentes de SCP-981 são colocados em proximidade com outro meio de armazenamento audiovisual contendo um filme de longa-metragem, os dados contidos no meio secundário demonstram alterações que não estão em concordância com qualquer forma anteriormente conhecida do filme. Testes qualitativos demonstram que qualquer período passado dentro de 1,93m da lata é requerido para os efeitos aparecerem na mídia de teste. Quando o filme é removido da lata nenhum componente produz a anomalia. Testes com filmes abstratos ou animados não apresentando nenhum ator visível provaram não ter efeito.
A lata foi recuperada do museu por dois agentes da Fundação se passando como oficiais da GSG-9, afirmando que os conteúdos do filme eram evidência. Foi assegurado em seu sítio atual e cuidadosamente examinado comparando com a edição restaurada de 2010. O final do filme apresentava uma cena extra, de aproximadamente quarenta segundos, que foi colocada entre o robô Maria sendo queimado na estaca e a cena final da catedral. Apresenta o personagem Freder de Fröhlich andando por uma passagem estreita e encontrando no final um muro com uma porta branca de madeira. Ele experimenta certa surpresa pela saída estar bloqueada, mas abre a porta e anda para dentro. Então segue uma placa de texto escrito ‘Meu Senhor! Estou perto da Catedral!’ e o filme contina como normal. A porta demonstra propriedades similares a SCP-249.
Ambos os elementos de SCP-981 foram descobertos em ██/██/██ por um funcionário da Fundação no museu de filmes Deustsche Kinemathek em Berlim durante uma visita não-oficial após uma reunião com os donos do museu relacionada a compra de equipamento de armazenamento. Durante uma conversa com um curador sobre técnicas de armazenamento se tornou aparente que a impressão foi encontrada próxima ao sítio original do incidente ███████ em ████. O curador descreveu que havia sido encontrado em uma prateleira em um porão de um albergue para jovens, em cima de uma cópia do filme de 1931 A Irmã Má. Isso não havia sido mantido no museu pois se acreditava ser uma farsa moderna, pois a personagem de Bette Davis era vista no carretel final do filme violentamente atacando a personagem de Sidney Fox com uma faca.
(Tirado da Entrevista 981-A1, com Agente █████: )
Dr ██████: O que eles fizeram com aquilo?
Agente █████: Ele disse que descartaram os dez minutos finais e usaram o resto para prática de restauração. Eu perguntei se eles ainda o tinham, mas ele disse que havia sido queimado. Ele disse ‘Não valia a pena guardar, sujeira nojenta como aquilo.’ E sugeriu que havia sido posto lá por jovens que estavam no albergue como uma pegadinha.
Dr ██████: Ele descreveu o que havia na fita?
Agente █████: Ele disse que era igual ao original até o ponto em que a personagem de Davis normalmente recebe uma proposta do noivo de sua irmã, ao invés disso, ela mexe em uma gaveta de mesa até achar um pedaço de pedra branca afiada em um lado como uma ponta de flecha, e é vista entrando à força no quarto de sua irmã e fazendo centenas de cortes pequenos por todo o seu corpo enquanto a sufoca com um travesseiro. A próxima cena é Sidney Fox sem ferimentos saindo do quarto e sorrindo para a câmera enquanto a tela gradualmente passa para os créditos.
Dr ██████: Você tem certeza de que ele disse branca? Porque esta descrição bate com SCP-034
Agente █████: Sim, ele afirmou que era branca. Então trinta-e-quatro é parte de um conjunto.
(Fim do segmento de Entrevista)
Experimentos adicionais foram realizados sob estritos critérios: Que qualquer mídia demonstrando evidência de SCPs meméticos ou visualmente perigosos será imediatamente colocada sob controle com segurança total e destruição pendente, e que a mídia seja vista por um funcionário classe-D sob observação de um guarda Nível 1. O conteúdo será descrito inteiramente para o guarda, o qual está sob ordens para encerrar rodagem e/ou terminar o espectador classe-D se for decidido inevitável.

Um quadro do filme ‘College’ de 1927, estreando Buster Keaton. Pouco depois desta cena Keaton arremessa o balde sobre os dois atores, cobrindo-os em um líquido negro viscoso. Ele então começa a chorar antes de [DADOS EXPURGADOS].
Registros de Testes Experimentais:
Experimento 981-1A:
Data: ██-██-████
Mídia: ‘A felicidade Não se Compra’, (1946), filme celuloide. Agora designado SCP9-981-A.
Tempo para Divergência: ██:██
Detalhes: Ao invés de dizer que ‘Sempre que um sino toca um anjo recebe suas asas’ o personagem de Clarence afaga Jimmy Stewart nas costas e diz ‘É só oito segundos, não vai doer nem um pouquinho.’ Ao invés de correr de volta par Bedford Falls, o personagem de Stewart adentra o que aparenta ser uma pirâmide Maia, onde passa três minutos correndo de sala a sala até encontrar uma sala com um tom verde fraco apesar do filme ser em preto e branco. Há pequenos escritos por todas as paredes. Ele pega uma pequena pedra e começa a riscar seções do texto, e com cada risco a sala estremece e poeira cai do teto como se durante um evento sísmico. Ele continua riscando enquanto a tela passa para os créditos finais.
Experimento 981-1B:
Data: ██-██-████
Mídia: ‘Manos: The Hands of Fate’, 1966, VHS. Agora designado SCP-981-B
Tempo para Divergência: ██:██
Detalhes: Durante o desfecho quando O Mestre confronta Michael, ao invés de encontrar Michael e sua família escondidos em um quarto eles estão todos [DADOS EXPURGADOS]. O Mestre cai de joelhos e começa a rezar em uma área do quarto fora do alcance da câmera. Logo antes da tela escurecer, a área ao redor do Mestre escurece como se por um holofote negativo e ele clama “É assim como eu esperava!” antes de cair de um lado, sangue escorrendo de seus olhos e nariz enquanto o filme escurece para os créditos.
Experimento 981-1C:
Data: ██-██-████
Mídia: ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’, 2008, DVD. Agora designado SCP-981-C
Tempo para Divergência: ██:██ (Filme é ██ minutos mais curto devido a cenas faltantes)
Detalhes: A cena em que o Coringa de Heath Ledger está pendurado de cabeça para baixo após ser pego por Batman ocorre como na edição teatral original, mas no final Ledger olha diretamente para a câmera e diz ‘Você não percebe, não é? Dois mil? Você nem mesmo começou.’ ele então pega um █████████ azul brilhante e uma faca, passa a lâmina por sua garganta e mergulha o █████████ em seu sangue. Ele então se torna gradualmente transparente e desaparece de vista enquanto a fala de encerramento de Christian Bale originalmente usada no final do filme leva a novos créditos, que listam os nomes de todos os membros do elenco e da produção como ‘Vocênemmesmocomeçou’.
Adendo: Além do perigo claro que este SCP posa para a segurança dos arquivos da Fundação, SCP-981 claramente tem a habilidade de transferir evidência de SCPs não-descobertos. Como uma ferramenta de pesquisa seu potencial é enorme, e um sistema qualitativo de testes deve ser estabelecido. O uso cuidadoso disso pode ser de enorme benefício à Fundação, mas para reiterar: Qualquer mídia encontrada contendo evidência de SCPs reconhecidos ou potencialmente meméticos ou de classe Keter deve ser posta em quarentena imediatamente, e nenhum contato com outros SCPs baseados em mídia deve ser tentado com aprovação do mais alto nível.