O Livro de Mathisi, Capítulo 1: A Parábola dos Três Príncipes

avaliação: 0+x
sun.jpg

Verificando credenciais da Iniciativa do Horizonte…
Acessando Textos Universais…
Consultando "Livro de Mathisi"…

4 textos encontrados.
O Livro de Mathisi, Capítulo 1;
O Livro de Mathisi, Capítulo 2;
O Livro de Mathisi, Capítulo 3;
O Livro de Mathisi, Capítulo 4;

Selecionado: O Livro de Mathisi, Capítulo 1


O Livro de Mathisi

1 E aconteceu que um viajante, cujo nome era Mathisi, veio a Jerusalém, 2 e buscava ele o Rei dos Judeus. 3 E encontrou Cristo sentado entre o povo da cidade, pregando Seu próprio evangelho. 4 E Mathisi disse a ele: "És tu Jesus Cristo, rei dos Judeus, que cuida ser o Filho de Deus?" 5 E respondeu-lhe: "Eu sou o Filho do Homem."

6 E disse Mathisi: "Venho em busca de tua sabedoria, 7 porque provenho de longe, e vi coisas tais que fariam estremecer os homens. 8 Sim, vi o que os homens chamam de Deuses, porque são poderosos de fato. 9 Mas que dizes tu? 10 Pois clamas serem falsos os Deuses dos homens, mas o poder que têm é verdadeiro, e falam com a voz do trovão, mas alegas que teu Pai fala com uma voz calma e serena. 11 E que seus Deuses são cruéis, mas que teu Pai é o Deus do amor. 12 E que seus Deuses são feitos de pedra e metal e estranha é sua forma, embora teu Pai tome a forma de um homem."

13 Mathisi, pois, disse a Jesus: "Por que é teu Pai o verdadeiro Deus? 14 Que ensinamentos abraçam Seus seguidores que aproximam o homem do júbilo? 15 Pois são de grande inteligência os seguidores de Mekhane, e construíram esmeradas e curiosas máquinas. 16 E são de grande força aqueles malditos sacerdotes de Ion, verdadeiramente singulares em seu domínio da carne. 17 Ambos, pois, colhem as dádivas do que dizem ser seu Deus, mas teu Deus não demonstra dom algum em força ou ofício."

18 E Cristo respondeu-lhe: "Teve um sábio Rei três filhos. 19 E antes de morrer, declarou que seu Reino estaria nas mãos do filho mais apto a governar. 20 E havendo o Rei morrido, estabeleceu-se que cada um de seus filhos deveria proclamar seu direito ao Reino.

21 E disse o primeiro filho: 'Eis-me aqui; tenho grande força. 22 Este Reino deve ser governado por aquele que dominou o poder da carne, 23 e só ele poderá trazer a destruição em tempos de guerra e matar os inimigos do Reino. 24 Sim, por isso estou apto a governar.'

25 E disse o segundo filho: 'Eis-me aqui; tenho grande intelecto. 26 Este Reino deve ser governado por um mestre estrategista, aquele que só está circunscrito pelos limites de seu corpo, 27 e só ele poderá trazer a prosperidade, porque será seu Reino competente com a derrota de tais coisas carnais. 28 Sim, por isso estou apto a governar.'

29 E disse o terceiro filho, o mais jovem: 'Eis-me aqui; tenho o coração puro e dei ouvidos às palavras de meu pai. 30 Este Reino deve ser governado por aquele que o valoriza, que trabalha pela valentia de seu espírito, 31 e só ele poderá trazer a paz, porque será seu Reino aquele onde o povo viverá em júbilo e prosperidade. 32 Sim, por isso estou apto a governar.'

33 E o Reino foi entregue ao mais jovem dos irmãos, 34 porque havia verdade em seu coração e eram justos seus desígnios. 35 Mas havia os que se irassem, porque não aceitavam que o terceiro irmão os iria governar. 36 E eles partiram, dando ouvidos às palavras de outro irmão.

37 E havia os que seguiram o primeiro irmão. 38 E vagaram pela terra, pregando em nome da carne, 39 e era o caminho do primogênito carnal e sanguinário. 40 Acometeu-lhes, pois, a loucura e a violência, e o irmão se alimentou dos seguidores que caíram em batalha. 41 E aconteceu que o primeiro irmão foi deixado sem reino, porque caíram os que seguiram-lhe o caminho.

42 E havia os que seguiram o segundo irmão. 43 vagaram pela terra, construindo grandes máquinas, 44 e era o caminho do segundo irmão frio e ingrato. 45 Acometeu-lhes, pois, a apatia e seus corações endureceram em nome de seu Deus indiferente, e o irmão construiu máquinas ocas dos ossos de seus servos conforme definhavam em sua deliberada indiferença. 46 E aconteceu que o segundo irmão foi deixado sem reino, porque caíram os que seguiram-lhe o caminho.

47 E eis que o Reino do pai foi entregue ao terceiro e justo irmão. 48 E instruiu seu Reino nos caminhos de seu pai, nos ensinamentos da retidão e da paz, 49 e era o caminho do terceiro irmão terno e sereno. 50 O Reino, pois, prosperou sob o governo do irmão, porque o caminho da paz trouxe júbilo e prosperidade a seu povo. 51 E quão estranho foi que o Reino prosperou nos caminhos da mente e da carne! 52 Porque seus súditos, após terem observado as leis e serem capazes de suster a si próprios com esperança e retidão, foram capazes de prosperar de outras formas, não apenas em espírito, mas em mente e corpo."

53 E disse Cristo a Mathisi: "Vês agora a salvação de meu Pai? 54 Pois Seu caminho trouxe grandeza à mente e à carne, bem como a vida eterna. 55 E embora tais poderes e grandezas possam ser obtidos pelo evangelho daqueles Deuses perversos, tais dádivas só servem para alimentá-los. 56 Mesmo sendo árduo o caminho da retidão, seu fim é a verdadeira salvação. 57 Por ele herdará o homem a vida eterna e o Reino de Deus."

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License