As Estrelas Não Esperam Por Você
avaliação: +1+x

É quieto aqui fora.

O deserto se estende de horizonte a horizonte, onde o mais puro branco encontra o crepúsculo vermelho. Não há arestas aqui, nem ângulos, apenas curvas e o suave subir e descer das dunas até onde a vista alcança, e em todos os lugares além disso. Se um visitante de algum outro mundo tivesse posto os olhos neste lugar, eles poderiam tê-lo achado sereno, até mesmo bonito. Puro. Não posso desfrutar de tais ilusões, lamentavelmente, pois sei o que está por baixo e entre as areias do deserto sem fim. Um sepulcro abrangendo um planeta inteiro, sete bilhões de almas humanas moídas até que nenhum vestígio de sua existência pudesse ser encontrado. Eu sei disso porque eu coloquei todos eles lá.

Oh irmão. Tudo acontece tão rápido, uma vez que partimos.

Começou no dia em que você, você que eu nunca conheci, encontrou meu poder. O poder que escondi de mim mesmo em alguma vida anterior, por razões que agora posso adivinhar facilmente. Eu estava olhando pela janela do meu apartamento, para que eu pudesse ver as estrelas, e em vez disso eu vi você, em chamas enquanto você se despedaçava para manter o poder longe de si mesmo. Você não confiava no que faria com ele, então escolheu jogá-lo fora. Você se conhecia muito bem, como suspeito que eu também, em um ponto. Por todas as contas, eu não deveria ter sido capaz de vê-lo, pois meu apartamento era realmente uma pequena cela de contenção a cerca de 800 metros de profundidade, mas tais considerações nunca significaram muito para alguém que vive inteiramente em seu próprio mundo. Quando vi o momento de sua morte, tomei consciência de mim mesmo pela primeira vez em… não tenho ideia de quanto tempo. Qualquer parte de mim que me levou a jogar fora meu poder fez o mesmo com minha vontade, prendendo-a em um status quo eterno do qual não poderia haver liberação. Uma eternidade enchendo planilhas para patrões que existiam apenas na minha cabeça, de reuniões das nove horas sem ninguém, de paixões falsas e masturbatórias por mulheres imaginárias. Uma eternidade de mediocridade cansada e opressora. Mas isso acabou naquela noite, com sua alma queimando na atmosfera como a mais solitária das estrelas. Eu despertei. Eu morri.

Pois o que quer que tenha saído daquele pequeno apartamento transformado em cela não era mais eu. Eu nunca fui mais do que uma minhoca, diferente de todo o resto apenas porque tinha um pouco mais de controle sobre o solo em que rastejava. Eles nunca pensaram em mim mais do que um dobrador de realidade menor, um pacote de poderes introvertidos e neurose que era muito improvável que alguma vez representasse qualquer ameaça séria. E eles estavam certos. A pessoa que eu era, SCP-1915, como eles me chamavam, nunca foi nada além disso. Mas 1915 morreu naquele dia, observando uma estrela cadente. A coisa que então golpeou os guardas postados em sua cela como se fossem menos que mosquitos, que arrasou o Sítio-17 nesta areia fina e branca que agora está tão quente sob os pés, isso foi outra coisa. Não uma entidade, pois isso implicaria uma personalidade, e essa coisa certamente não tem nenhuma. Não um propósito, pois não havia propósito por trás de sua ação então, nem haverá para nenhuma de suas ações por vir. Nem era uma vontade, pois não queria nada. Nem vingança, nem domínio, nem liberdade, nem mesmo simples poder. Não, se eu tivesse que descrever aquela coisa como qualquer outra, seria uma… uma ausência. Um vazio onde a entidade deveria estar. Uma falta de propósito. Uma força imbecil desprovida de toda vontade. Uma Ausência.

A areia ainda está quente para os pés. Isso significa que o sol ainda queima, lá no alto. Eu me pergunto por que ela deixa permanecer, quando tudo o mais foi apagado tão rapidamente. Quando poderia facilmente alcançá-lo e arrancá-lo do céu. Se fosse outro, eu suspeitaria que fosse para zombar da memória da humanidade. Para zombar daquele pedaço de mim que ainda persiste na carne, teimoso como um carrapato enterrado. Mas esta é a Ausência. Ela não zomba.

Após a destruição do Sítio-17, a retaliação logo se seguiu. Equipes de contenção padrão no início, embora certamente ainda o suficiente para enfrentar qualquer anomalia que a Fundação imaginasse que pudesse estar contida no Sítio-17 com força esmagadora. Quando esses homens não voltaram, nem sequer relataram sua chegada, medidas mais sérias tiveram que ser tomadas. O Sítio-17 sempre esteve isolado, então eles podiam agir livremente. Armas e equipes de fogo, bombardeio aéreo e barragens de artilharia, a Fundação desceu sobre o que ainda acreditava ser SCP-1915 como o punho de um deus do fogo, todo calor, som e barulho. Se ainda fosse realmente corpóreo, duvido que até mesmo cinzas tivessem permanecido. Mas o que quer que a Ausência realmente fosse naquele ponto, a aparência esfarrapada da minha carne pendurada em torno dela tinha muito pouco a ver com isso. Ela simplesmente ficou lá e absorveu tudo, e a fúria inicial da Fundação logo foi… gasta. Ela então começou a andar, e não muito rápido também. Por dias, ela simplesmente caminhou vagarosamente enquanto a Fundação jogava tudo o que tinha nela. Observei de dentro da minha tranca enquanto ela caminhava insensível, indiferente, e este deserto seguiu em seu rastro, tão inescrutável e imparável quanto sua precursora.

Não estamos completamente sozinhos aqui. Alguns imortais teimosos persistem, criaturas miseráveis. A um continente de distância, um homem antigo ainda caminha, atormentado por três vozes zombeteiras. Ele acreditava que uma vez que ele fosse o único que restasse, ele teria permissão para descansar. Ele estava errado. Abaixo do solo há uma alma, sufocando enquanto a terra lentamente tritura sua sanidade para se transformar em cobertura morta. De sua prisão de ouro e rubis, não haveria libertação. Em outro lugar jaz um deus outrora sorridente, enquanto as areias cobrem sua figura prostrada. Ele não resiste. Uma vez ele havia prometido ao mundo seu amor, prometido à humanidade as estrelas. A areia escorre por entre seus dedos enquanto ele tenta reunir sua chama. Seu povo. Mas está morrendo, e eles estão mortos. Extintos.

Quando alguém caminha, acaba chegando a algum lugar, apesar dos esforços de todos, e assim a Ausência chegou à sua primeira cidade, as areias em seus calcanhares como um cachorrinho obediente. Oh, houve vilas e cidades antes disso, mas a Ausência não parecia se importar o suficiente para se incomodar com elas. Simplesmente passou, deixando-os aos caprichos das areias, que eram sempre singulares em sua intenção. Mas pelas ruas da cidade ela andava a passos largos, enquanto as Forças Tarefa Móveis lutavam e caíam para dar à população civil apenas mais alguns minutos para evacuar. A essa altura, esconder o que realmente estava acontecendo tornou-se impossível, é claro, à medida que rua após rua afundava sob aquela maré suave e rastejante. A Fundação, é claro, tentou evacuar a cidade assim que percebeu que não haveria como parar a Ausência, mas se eu aprendi alguma coisa em minhas… eras como um peão corporativo, é que organizar uma operação dessa magnitude é algo que leva muito mais tempo do que a Fundação tinha. É uma maravilha que eles conseguiram salvar tantos quanto eles fizeram. Quanto ao resto…

Ela tinha esperado até que a noite caísse. Imagino que foi uma visão assustadora, aquela figura solitária parada sob a luz congelada de outros mundos naquela interseção vazia entre os distritos financeiros e residenciais, onde os trilhos de trem costumavam estar antes das velhas locomotivas a vapor saírem de serviço e nunca serem substituídas por novas. Sim, esperou até poder ver as estrelas. Então queimou. Sem calor, sem luz, sem vida. Queimou um buraco na cidade e não havia nada para preenchê-lo. A realidade não pode sofrer um vácuo, diziam sempre, mas a Ausência mostrara quão pouco ela se importava com a realidade. Então se foi, simplesmente assim. Como se explica algo assim? Como você descreve o que não existe? Onde um momento era uma cidade de quinhentos mil, no próximo não era. Para o lugar que estava nem as areias chegavam. Era apenas uma cicatriz. Não foi nada.

Foi então, acredito, que a Fundação percebeu que não podia continuar sozinha. Os próximos meses da marcha da Ausência os viram se voltar para seus aliados às vezes; Matadores de Magos da Coalizão e ataques termonucleares, Paladinos da Iniciativa e relíquias sagradas. Rifle de precisão ou espada sagrada, inferno ardente ou retribuição divina, a Ausência não se importava. E logo, a Fundação não tinha mais aliados a quem recorrer. Em seguida, convocou seus inimigos outrora cruéis; Comedores de Tinta teciam sua arte em padrões enlouquecedores, para quebrar as mentes do infinito. Arquivistas e bibliotecários vieram dos Caminhos, trazendo consigo o conhecimento de cem mil mundos. Os Titãs Mecânicos sacudiram a brancura estéril das areias com o trovão do metal. A Ausência não se importou. E logo, a Fundação ficou sem inimigos. Em um último ato de desespero, eles cometeram sua traição final e mais dolorosa. Os guardas soltaram sobre o mundo seus prisioneiros. Desses, anotei, embora duvide que a Ausência tenha feito o mesmo.

No maldito terreno baldio que já foi Boston, foi assaltada por dois irmãos. Um selvagem, o outro sombrio, um violento, o outro relutante, eles, no entanto, lutaram com uma união graciosa para tirar o fôlego. Nos olhos deles, eu vi que eles não se conheciam há muito tempo, e que lutavam para que tivessem tempo de corrigir isso. Eu vi arrependimento e esperança, raiva e desespero, mas acima de tudo eu vi uma simples necessidade de ser. Eu gostaria de acreditar que você e eu teríamos sido como eles, se tivéssemos nos conhecido, irmão. Eles lutaram com a fúria de mil anos de solidão. Não foi suficiente.

Em um vale ferido que já foi parte do Mar Negro, encontramos um deus autoproclamado. Não havia nada além de confiança em seus olhos quando ele jogou a própria realidade em desordem, torceu e torceu suas leis mais fundamentais para trazer sobre a Ausência uma destruição incalculável. A terra congelou e ferveu e levantou, o ar gritou com alegria e o deus que ele caminhava envolto em um manto de relâmpago, enquanto o próprio tempo arranhava a Ausência com garras de total inexistência. Até que o deus veio ao encontro da falta de um olhar da Ausência. Até que seus olhos pousaram em um nada que durou para sempre. Até que ele não foi suficiente.

Diante das muralhas do Acre, enquanto a antiga cidade era inundada pelo deserto, duas figuras se aproximaram de nós. Um tinha quatro patas e chifres, sua coroa era gelo, seus olhos galáxias, todo o seu poder absoluto. O segundo era um homem, simples, humilde, mas possuidor de um amor de ser que se estendia até os confins do universo, compaixão para perfurar o mais profundo dos infernos que nada tinha a ver com fraqueza. Dos dois, eu não saberia dizer qual era mais glorioso, qual era mais aterrorizante. Eles enfrentaram a Ausência apenas com vontade, e quando senti que ela caía sobre nós pensei que fosse chorar. Certamente nada poderia resistir a tal presença. Certamente, nada iria querer. Mas a Ausência era menos que nada, infinitamente menos. Eu lhe disse o que aconteceu com o gentil Pangloss. Do outro, menos ainda permaneceu.

Durante meses eles vieram. Por anos. Por décadas. Sozinhos ou em grupos, com ferocidade ou com o olhar vazio, os prisioneiros da Fundação lançaram-se à Ausência. Eu não podia imaginar as razões por trás das ações de cada anomalia individual, mas se pudesse adivinhar, diria que a ideia de compartilhar a existência com uma… coisa como a Ausência os irritava ao ponto da loucura. Eu não os culpo. Mas no final, as prisões ficaram vazias, enquanto o mundo secava, enquanto a vida se esvaía dele centímetro por centímetro, grão por grão. Até que restava apenas uma cidade.

Não sei por qual poder me foi permitido enviar meus sentidos à nossa frente, enquanto a Ausência marchava para aquele bastião cambaleante que continha em seu trêmulo abraço o último da humanidade. Enquanto as areias ao nosso redor enterravam as últimas árvores que cresceriam nesta terra, eu senti cada partícula de vida naquele lugar triste como a chama de uma vela barata, momentos antes do tufão. Nesses momentos, enquanto o crepúsculo dançava em vermelhos e laranjas lúgubres sobre marfim, eu sentia todos eles. Para você, irmão, eu testemunhei.

Em uma sala baixa e estreita, uma mulher estava sentada ao pé de seu beliche ainda mais estreito e não conseguia orar. Ela havia perdido a mãe quando era apenas um bebê e, embora não fosse mais jovem, suas feições ainda mostravam toda a violência daquele incidente. Sua mãe estava diante do comedor de crianças e não se mexeu, e quando ambos caíram, ela ainda cantou o louvor de seu Senhor. Ela perdeu seu pai nos primeiros dias da guerra contra a Ausência, enquanto os Paladinos marchavam com fervor sagrado em seus olhos. Seu pai tinha sido um crente, sempre tinha sido uma presença sólida em sua vida, uma âncora imóvel por qualquer coisa, menos arrependimento. Ele havia prometido a ela que voltaria. Ele não quis mentir. Mas seu deus o havia abandonado, quando era mais importante. Abandonou todos eles. E agora Naomi se ajoelhou ao pé do beliche cada vez mais estreito e não podia orar. Então ela amaldiçoou em vez disso.

Abaixo, em uma série de porões úmidos que podem ter em um ponto armazenado queijos, uma mulher de cerca de quarenta anos consertava brinquedos quebrados. Quando ela era jovem, ela fez maravilhas. Tais maravilhas. Em cada linha gravada em seu rosto prematuramente velho eu vi o que poderia ter sido, se não fosse pela Ausência. Para mim. Na penumbra e no ruído suave de madeira podre se desfazendo sob dedos calejados, vi a morte do potencial. A morte de todas as possibilidades. Embora Isabel fosse teimosa como sempre, ela sabia que aquele brinquedo seria seu último. Ainda bem, ela pensou. Depois de hoje, não haveria mais ninguém para brincar com ele.

No telhado do edifício mais alto ainda de pé, um homem idoso viu o mundo acabar. Ele já foi um agente da Fundação, outrora um entre cem mil, pronto, preparado e recolhido. Seu dever era instruir os novos agentes sobre o que era apropriado para um agente fazer, como era apropriado para um agente pensar. E ele tinha sido muito bom em seu trabalho, já que geralmente seus recrutas sobreviviam por tempo suficiente para agradecê-lo. Mas o que ele era agora, ele se perguntou, enquanto observava as areias se derramarem sobre a mísera última linha de defesa que alguns tolos desafiadores ergueram no dia anterior. Seus rapazes e moças estavam todos mortos há muito tempo, e tudo o que ele sabia, todos os seus anos de treinamento e experiência, no final eles eram menos do que nada. Não era mais um agente, pois não havia mais uma agência. Não era mais um professor, pois os alunos tinham ido embora. Não é mais um homem, já que… bem, não adiantaria repetir isso, não é mesmo? Não mais nada, e essa foi a piada mais cruel. Não importava mais se a Ausência chegasse, ele pensou. Eles já estavam dentro dela. Um barulho atrás dele, e o velho virou-se para ver um homem pequeno e ratinho em um terno cinza amarrotado e um chapéu vazio que em um ponto provavelmente era um fedora. Ele olhou para o velho, mas não disse nada. Lombardi olhou para trás e não sabia se ria ou chorava. Logo, deixou de ser importante.

Tal foi o fim. Silencioso, pequeno, desprovido de heroísmo e grandes feitos, livre de pretensões de grande significado. Uma noite, havia raça humana no planeta Terra. Na seguinte, não havia. E foi isso.

As estrelas não esperaram por você, irmão. Quando você tomou meu poder, quando você se queimou nos céus, eles olharam para você e não sentiram nada. As estrelas não esperaram pela humanidade, por toda a promessa que ela mostrou, por toda a promessa que outros viram nelas. Mas e a Ausência? E eu?

Nós somos, eu sou, por todas as contas e possíveis qualificações, o maior monstro que este mundo já viu. Talvez que qualquer mundo viu. E, no entanto, irmão, vejo agora que as estrelas esperam por nós. Por mim. Onde está a justiça nisso? Não procure, pois não há. Mas o fato permanece, irmão. As estrelas não esperam por você. Mas elas esperam por mim. Para levá-las em meu abraço.

Suspeito que não demorarei muito.